quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Agentes de Escolta e Vigilância do Estado de São Paulo participam de curso no Estado de Santa Catarina com instrutores da SWAT








O 1º Prision Swat Internacional da América latina, realizado em Lajes-SC, contou com a participação dos AEVP Rodolfo José Lessa dos Santos, Claudemir Donizete de Paula, Plinio Serra, Josimar Júnior, Luis Fernando Moassab, Kebler Alexandre Guislotti e Michel e Fernandes, da Secretaria da Administração Peniteniciária de São Paulo. O evento teve treinamento especial de ações no sistema prisional de alto risco, tais como resgate de agentes e intervenção tática, dentre outras técnicas especiais com a participação de agentes prisionais, policiais civis e militares, guardas municipais, agentes de escolta, vigilância penitenciária e militares das forças armadas.



Os 120 alunos do evento, promovido pelo CATI (Centro Avançado em Técnicas de Imobilização) Swat de São Paulo, no período de 13 a 22 de setembro, tiveram os treinamentos no Ginásio Jones Minosso, nas dependências do Centro Universitário Facvest e da Fundação Municipal de Esportes.



Os treinamentos dos AEVP, tiveram uma carga de 115 horas/aula. Foram realizados os cursos de Gerenciamento de Crises e Negociações com Reféns Localizados, Containment Active Shooter (Contenção a Atirador Ativo)- USA, Tactical SEM (Atendimento Pré-hospitalar Tático a Agente Ferido)- USA, High Risk Prisioner Escort (Escolta de Alto Risco)- USA, Low Light Shooting (Tiro em Baixa Luminosidade)- USA, Imobilizações Táticas, Combate com Facas e Intervenção Tática.



Os instrutores brasileiros e do Departamento de Polícia da Swat de Dallas, San Marcos e El Paso nos Estados Unidos, se dedicaram nas aulas práticas de imobilização tática e capacitação de oficiais, para tornar o primeiro evento na América Latina, como referência para os demais profissionais da segurança que pretenderem realizar o curso no próximo acontecimento.



Destaque para a participação de Terry Nichols, da Swat de San Marcos; Brian Randall Hadas, Swat de Austin/ Texas; Luis Alberto Trevino, Swat de El Paso/Texas; Robert Calvin Nicchols, Ex-chefe segurança interna da Nasa; tenente PM André Júlio da Costa, ex-integrante do Gate/SP; Domingos Monteiro, Cati Swat Treinamento Policial; Claudio Barbosa Andrade, GIT (Grupo de Intervenção Táticas)- Complexo Penitenciário Bangu e Nelson Wagner, Swat Treinamento Policial.



Participaram do curso, profissionais da Bahia, Paraná, Santa Catarina, Brasília-DF, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

































25 comentários:

  1. Tinha Asps de Avaré fazendo o curso la tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que esses profissionais farão as escoltas futuramente e sim deve-se investir em treinamentos, falta um pouco disso no Brasil a iniciativa e não se acomodar somente naquilo que lhe foi atribuído, nenhum conhecimento pode ser dispensado, mas para aqueles que sonham em ser policial e bom buscar prestar concursos para não criar uma falsa expectativa ou ficar na esperança da criação de policia penal.

      Excluir
    2. Gostaria de saber quando e como foi feito este curso, por que não foi divulgado, como foi a seleção dos agentes.

      Excluir
  2. meu!! quer ser policia, vai estudar e passar em concurso para policia civil ou federal; ficar nessa de treinamento com arma de plástico não leva a nada, aevp é aevp, não é policia nem sai da torre. Por esse tipo de atitude que ASP(ainda serei policia) e aevp são motivo de chacota no meio policial... honre ou abandone sua camisa, limite-se ao seu trabalho e suas atribuições.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom amigo, pelo que escreveu vc é aquele antigão que não pensa em crescer intelectualmente, se especializar. treino Tático é assim mesmo! Para quem não teve contato com determinadas técnicas o melhor é a realização das técnicas sem o uso de munição real (para doutrinar, aprender o gesto do movimento).
      Para vc ter uma ideia a nossa Gloriosa Policia Civil ministrou curso Tático nessa semana em Garça e também utilizou marcadores de tinta para as aulas prática.
      Se você não quer fazer nenhum tipo de investimento para prestar um trabalho melhor e especializado está no seu direito mas não julgue não despreze a iniciativa positiva de seus companheiros e irmãos.
      Se quer paz prepare-se para guerra.

      Excluir
    2. Otario é otario com esse pensamento nunca vai ser merda nenhuma na vida !

      Excluir
    3. o negocio nao e ser policia e sim ter um treinamento, eu honro meu trabalho, mesmo porque faco dignamente. Seu eu tivesse lavando fossa, mesmo assim eu honraria. Caro amigo quando tinha meus 14 anos trabalhava em lava rapido, trabalhava em sacolao para ganhar frutas e me sinto orgulhoso, porque nao virei marginal. Uma coisa e voce fazer a diferenca, ou seja, ter o conhecimento. Lembrando que nao ;participo do curso, mas respeito a todos que honram seu trabalho... Antes de ser heroi para os outros , seja um heroi para voce mesmo. Digno e o alimento que sai do proprio trbalho.

      Excluir
    4. É lamentavel que tenha pessoas com essa mentalidade em nosso meio.

      Excluir
    5. caro amigo!"para ter paz prepare-se para guerra" vou postar anterior a outras mensagens, para ficar mais proximo de uma resposta culta e produtiva, ao meu primeiro esboço;
      Antes de mais nada para responder a alguns "post", trabalho desde meus 11anos,"turma do reco-reco" em bauru-sp, sou asp a 11anos( não sou antigão).
      Estou terminando meu pos-doc então não sou tão leigo.
      Só estou na sap ainda por conveniência, mas o que eu quis dizer no me post anterior, foi que muitos "funças" que tem barulho de policia na cabeça, atrapalham o bom andamento das unidades, querendo "pagar raiva" desnecessaria ao detento, esquecendo que quem puni é a lei e não o guarda,
      E que esse tipo de treinamento seria legal(otimo) se existisse a possibilidade de um confronto real com o respaldo da SAP(o que não ocorre);
      Então esse tipo de treinamento, hoje "ao meu ver" pode estar criando espectativas em pessoas que tem o ego frustrado por não ter conseguido passar para policia "eu conheço varios" e que numa situação de risco moderado, o elemento pode querer impressionar e mostrar o seu treinamento "imprintado" de policia e causar desgraça...
      (o treinamento é bom, e a discrição é ótima)
      desculpa aos meus amigos poliças, mais foda é ficar na gaiola, na viuva,no pavilhão,solta a tranca....
      TIRAR NA TORRE É MAMÃO....

      Excluir
  3. VOCÊ É UM COMPLETO IMBECIL, fazendo um comentario deste.
    pois não é o fato de querer ser policial mas sim obter conhecimento e tecnicas para se proteger e ajudar os companheiros de trabalho, tenho muita pena de você por ter uma cabeça tão preconceituosa.

    ResponderExcluir
  4. Continua na sua vidinha rotineira de ficar sempre fazendo a mesmíssima coisa todo dia, aí vc vai ver onde vai parar. Quando tiver 60 anos irá se arrepender daquilo que poderia ter feito na vida e por comodismo não o fez...

    ResponderExcluir
  5. o do segundo comentario e um trouxa por isso que a categoria nao vai pra frente desfazendo dos proprios companheiros lamentavel

    ResponderExcluir
  6. Sou "antigão", mas antigão mesmo. Sou ASP e atualmente estou em um Cargo. Sempre pensei - e cheguei a manifestar isso por escrito - que o sistema deveria ter uma categoria especializada em vigilância externa e escolta independente.
    Vivi para ver a criação dos AEVP's, e viverei para vê-los nas escoltas. O resultado apresentado por essa categoria é indiscutível. Me deem argumentos negativos e lhes daremos FATOS, NÚMEROS positivos. Incentivo cursos que aperfeiçoam a nós mesmos, sofridos servidores dedicados do sistema prisional.
    Parabéns pelo Curso, e que se multipliquem e que também surjam, na área de atuação de cada um, aos demais servidores da SAP.
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  7. o pessoal não vamos nos desgastar brigando uns com os outros, cada uma faz o que quer da vida se querem treinar legal todo treino é bem vindo, e se querem honra a sap de outra forma legal também.
    temos uma secretaria que quer nos separar AEVP & ASP não vamos cair nessa pois somos todos AGENTES PENITENCIARIOS
    FIQUEM COM DEUS

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos os amigos, prestei concurso para agente operacional MOTORISTA, estou aprovado mas minha classificação esta em 497 sendo que no edital consta apenas 80 vagas ou seja pelo que vocês tem conhecimento, sera possìvel eu ser chamado, pois pelos comentàrios que se ve ha muita falta de funcionàrios gostaria se possìvel de informações de alguèm de vcs. que estão na ativa, meu muito obrigado e fique com DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquece ja fiz varias peguntas nunca obtive resposta , sobre oficial operacional .

      Excluir
  9. JENIS,tambem prestei esse concurso de motorista,mas ja fazem mais de 3 meses que o concurso foi homologado e ninguem foi chamado ainda.Tenho conversado com varios motoristas que dizem que ha um grande deficit de motorista,pois ha um grande numero de agentes dirigindo o chamado desvio de função,sera que irão convocar mais de 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E AI PEDRO DE ONDE VC. É QUAL A SUA CLASSIFICAÇÃO, CARA EU ACHO QUE ESTE CONCURSO NÃO VAI DAR EM NADA POIS AS OUTRAS FUNÇÕES TODAS JÁ FORAM NOMEADAS, SOMENTE A DE MOTORISTA AINDA NÃO.
      ACHO QUE O DESVIO DE FUNÇÃO QUE A, ESTA COBRINDO A FALTA DE MOTORISTA, sei lá mas vamos ter fé ........abraço.

      Excluir
  10. Respostas
    1. GOSTEI DA SUA RESPOSTA MAS BASEADO EM QUE VOCE ESTA TRANQUILO?

      Excluir
  11. Eu diria que a vigilância melhorou 1000% depois que os AEVPs assumiram as muralhas...( sou asp )

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, antes de criticar você deve no mínimo saber do que se trata esse curso. Segundo, O Prison Swat tem como publico alvo os Agente Penitenciário de todo o País, e não Policiais. Foram ministradas técnica para o dia a dia dentro das penitenciária. Os instrutores foram de altíssimo nível, só para citar alguns deles como Comandante de GIT-RJ Andrade, Mestre Nelson Wagner, Mestre Domingos Monteiros, Ex Comandante do GATE Ten Costa, isso porque nem citei o americanos.
    O que aprendemos lá foi muito além de simples técnicas, aprendemos a como voltar para casa, o lugar onde realmente somos importantes

    ResponderExcluir
  13. A pior ignorância é aquele que não quer aprender e não quer que os outros aprendam. Se tem ASP "antigão" que não quer saber de mais nada, só da chave. Não tem problema. Mas nesse curso haviam muitos ASP - SAP, tinha um com 27 anos de carreira. Vibrando, tinha GIR, todos querendo melhorar o sistema que só vai mudar se nós mudarmos. Agora fica nessa papinho de corredor de cadeia. jà era. O que vemos é, que os Estados onde as condições de trabalho do funcionário estão melhores que as nossas, começou com iniciativa do próprio funcionário que procuraram se aprimorar, correram atras do conhecimento, da técnica, e não ficaram esperando serem indicados para nada, foram lá e fizeram. Aquele que não quiseram acompanhar ficaram para trás.
    Muitos aqueles que não querem melhorar tbm vão ficar para trás, os ASP da Região de Marilia, Hortolandia, Avaré, ..... a grande maioria estão investindo em cursos, pos graduação, graduação,.... E acredito que essa é a tendencia...... e Aqueles que não quiserem entrar nesse embalo vão ficar a margem

    ResponderExcluir
  14. A ÚNICA COISA QUE ME ENTRISTECE É O SERVIDOR TER QUE DESEMBOLSAR UMA GRANA ALTA PRÁ INVESTIR NUM CURSO DESTE PORTE, CURSO ESTE QUE DEVERIA SER PAGO PELA SECRETARIA A TODOS OS SEUS SERVIDORES, PORÉM NÃO É ASSIM QUE ACONTECE.
    QUANTO AS CRÍTICAS DESSES VAGABUNDOS INCRÉDULOS E ACOMODADOS, FODAM-SE, NÃO QUEREM NADA COM NADA NA VIDA E MORREM DE INVEJA DOS CARAS DE PEITO QUE TEM CORAGEM DE ENCARAR UM TREINAMENTO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL, PARABÉNS AOS MEUS AMIGOS ASPS E AEVPS QUE METERAM A CARA E COM CERTEZA RETORNARAM COM MUITO CONHECIMENTO. CDP TAUBATÉ

    ResponderExcluir
  15. jenis vc tem ideia se esse governador que tanto promete e não cumpre nada pois foi no governo dele que aconteceu o aveps que cuidaria da muralha e escolta de presos mas ate agora nada ele abre outro concurso sendo que ainda tem muito remanescente do concurso de 2008 isto é uma palhaçada pois as pessoas passam em concusos gastam muito e nada eu acho que isso é o maior descasso com os aveps gostaria de ter uma resposta pois acompanho seu blog todos os dias para ver se tem alguma chmada e nada então esta na hora desse governador tomar uma decissão pois quando em campanha é muito facil prometer mas não cumpre nada obrigada

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.