sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Imagens mostram superlotação e sujeira no CDP de Taubaté

Fonte:http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2012/11/imagens-mostram-superlotacao-e-sujeira-no-cdp-de-taubate.html

A matéria diz que tem até 17 presos, mas a própria juíza já tinha denunciado no ano passado que tinha cela com mais de 30 presos.

Isso é péssimo para o servidor penitenciário.


 
Veja no link abaixo a interdição do CDP pela juíza no ano passado, infelizmente não acredito que a corregedoria interdite essa unidade ou qualquer outra da SAP
Assim como disse William Shakespeare
Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que toda a nossa vã filosofia
 
 http://jenisandrade.blogspot.com.br/2011/09/justica-de-taubate-proibe-cdp-de.html
Imagens mostram superlotação e sujeira no CDP de Taubaté

Cela de 30 metros quadrados é ocupada por até 17 homens.
Presídio é alvo de embate entre Justiça e governo do Estado.

Carolina Teodora Do G1 Vale do Paraíba e Região


CDP Taubaté (Foto: Divulgação/Justiça)Superlotação do CDP Taubaté é alvo de embate entre Justiça e Estado (Foto: Divulgação/Justiça)
Imagens do Centro de Detenção Provisória de Taubaté mostram 17 homens enfileirados ocupando a mesma cela de 30 metros quadrados repleta de sujeira e sem nenhum espaço livre, nem mesmo ao lado do vaso sanitário.
Preso se espreme embaixo da cama em CDP de Taubaté (Foto: Divulgação/Justiça)Preso se espreme embaixo da cama em CDP de
Taubaté (Foto: Divulgação/Justiça)
As fotos constam no processo judicial que tenta proibir a entrada de novos presos no local por conta da superlotação e foram disponibilizadas ao G1 nesta quarta-feira (28). O presídio abriga 1.957 presos - mais que o dobro de sua capacidade máxima de 768 detentos.
A situação do CDP de Taubaté se tornou alvo de um embate entre a Justiça e Estado. A juíza da Vara de Execuções Criminais (VEC), Sueli Zeraik, pediu à Corregedoria da Polícia a interdição parcial do local. Segundo ela, que fez o pedido no último dia 21, a situação é caótica e os detentos não contam com a mínima condição de higiene.
Celas do CDP de Taubaté que abriga mais que o dobro de sua capacidade (Foto: Divulgação/Justiça)Celas do CDP de Taubaté que abrigam mais que o
dobro de sua capacidade (Foto: Divulgação/Justiça)
Em reposta, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que irá recorrer da decisão caso a corregedoria acate o pedido. De acordo com a SAP, o CDP de Taubaté funciona "dentro das normas de segurança e higiene".
De acordo com a VEC, o objetivo do processo é reduzir para até 1.200 o número de presos no CDP. A VEC informou que o CDP possui oito raios, cada um com oito celas de 30 metros quadrados com capacidade de abrigar 12 detentos. Em algumas, estão 35 presos, de acordo com a VEC.
Segundo a VEC, a unidade possui ainda o Setor de Medida Preventiva de Segurança Pessoal, composta por 11 celas de sete metros quadrados com capacidade para três detentos cada.
Problema
Em setembro de 2011, a Vara de Execuções Criminais de Taubaté chegou a proibir a entrada de novos presos no CDP e também determinou a redução do número de detentos na unidade, que na época abrigava 850 presos acima da capacidade, mas a decisão foi cassada pela Corregedoria Geral de Justiça.
CDP Taubaté (Foto: Divulgação/Justiça)CDP Taubaté tem 23 celas algumas com 30 e outras com sete metros quadrados (Foto: Divulgação/Justiça)

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2012/11/imagens-mostram-superlotacao-e-sujeira-no-cdp-de-taubate.html

15 comentários:

  1. ta entao vem em osasco 1 2.400 presos que tem peito pra interditar!!!!!!!!!! 50 presos na cela ta bom pra vcs

    ResponderExcluir
  2. Vão ao Presídio Edgard Magalhães Noronha, o PEMANO de Tremembé, estão querendo aumentar sua capacidade para 2200 presos no ano que vem, já autorizado pelo Secretário e vai chegar preso de onibus em Janeiro para desafogar regime fechado e chegar ao número de 2200 presos até fevereiro de 2013 e o número de ASP só diminui, tem ASP se aposentando, tem ASP que faleceu, ASP de licença saúde, e os que ficam tem que tomar de conta de dois Pavilhões lotados, dois Pavilhões com cento e vinte preso cada, de quando os bondes começar a chegar, vai lotar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta informação é verdade, o pemano vai virar um barril de polvora onde vai acomodar tanto ladrão ali meu deus não tem guarda nem para tomar de conta dos 1600 ladrão imagina com mais 500 ladrão.

      Excluir
  3. Pelas fotos ai esta ótimo. Aqui em Osasco I que tem mais de 50 por cela o ladrão nem tem como se mexer. Alem de estar forrado de ladrão na praia, nas jegas, ainda tem uns par de naves nas celas....Tá horrível de contar, sem condições....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega de osasco 1, aqui em osasco 2 já tem 2080, isso porque teve reforma, agora irá atingir 3000 presos fácil fácil.enquanto nós não fizermos alguma coisa, porque quem está a frente disso somos nós asps, isso nunca vai mudar.

      Excluir
  4. Caros companheiros isto que se ve no CDP de Taubaté é a realidade de todo o sistema penitenciario do estado de são paulo, porem infelismente estes relatos não veem a publico porque somente quando isto acontecer é que que sabe poderemor ter alguma malhora mediante a repercussão publica que isto iria gerar. Tudo dentro da SAP é maquiado dando a impressão que tudo vai muito bem e é tudo muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "PAÍS DAS MARAVILHAS" no site da SAP parece uma creche de bebês...

      Excluir
  5. o cdp de suzano está igual

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos a solução para isto é o Exercito embocar de madrugada nas cadeias com os caminhões e levar todos os lideres e simpatizantes dessa tal facção bem como também os presos que cometeram crimes contra crianças e recicla-los, pois como adubo seriam muito uteis.

    ResponderExcluir
  7. ainda cabe uns 30 ai, e pouco que este povo merece!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. vcs acham muito 30 por cela, os 2cdp de osasco tem em media 350 por raio, tem cela com quase 50, e isso é normal?, se nossos gloriosos sindicatos não pararem de competir entre eles, ecomeçarem a brigar por nós estamos perdidos, não tem como trabalhar deste jeito

    ResponderExcluir
  9. Acho ruim para os asp devido condições de trabalho mais difíceis. Mas para o preso é pouco e bom!!! Parece que a juíza tá com dozinha dos presos!!! Pede pra ela tentar melhorar nossos salários que já fará muito.

    ResponderExcluir
  10. E será que alguém do governo vai ler esses comentários? Vai nada, eles não estão nem ai, o negócio é fazer uma mega greve, reivindicando melhoras que nunca vem para os agentes, esse governo tem acordo com ladrão, e os presos dão ordem de dentro dos presídios... é o fim mesmo rapaziada, e ainda ficam com dó de preso... estamos perdidos... não temos apoio... tá difícil mesmo!!!!

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo. Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook,
Jenis de Andrade no Orkut e
@jenisdeandrade no Twitter.