sábado, 29 de dezembro de 2012

Comentário sobre a aula de política sindical do Daniel Grandolfo(presidente do Sindasp).


Como esse BLOG não foge de nenhum assunto e como não é sempre que temos uma aula de política sindical, ainda mais com um professor da estirpe do amigo Daniel Grandolfo, vou tecer alguns comentários e aproveito para divulgar o melhor comentário que vi sobre a aula do nosso amigo professor.
Quando fiz a postagem sobre as fotos de presidentes de sindicato com o governador, fiz porque não concordo que presidentes de entidades sindicais abracem, aplaudam ou façam pose para fotos com o governador, por muitos motivos que não precisamos comentar aqui, pois nesse mesmo blog você achará muitas postagens com críticas a postura desse governo com os servidores penitenciários.

Em nenhum momento eu disse que não devemos conversar com representantes do governo, acredito que fotos durante reuniões(sem pose, é óbvio), é importante porque demonstra que houve a reunião, inclusive acho que as reuniões deveriam ser filmadas e gravadas, para a categoria ver como foi a reunião, talvez seja ingenuidade minha, achar que o secretário ou governador aceitaria isso tranquilamente, mas que pelo menos houvessem mais representantes sindicais nessas reuniões, ao menos um por região.


ATÉ QUANDO FICAREMOS LEVANDO UM "CAMINHÃO DE AREIA" PARA CASA, APÓS CONVERSAS DE DIRIGENTES SINDICAIS COM ESSE GOVERNO?

Ah, professor! O nome do seu BLOG, "é tempo de dizer basta", é uma contradição com suas idéias, pense nisso... sugiro, "quanto mais areia chegar, melhor ficará"

Veja comentário do amigo Miguel Angelo sobre a aula de política sindical:
Caro Daniel Gandolfo, li a postagem de seu blog e posso afirmar que o que você considera como aula de política sindical ou “nova política sindical”, nada mais é do que a retórica de uma expressão de origem Grega, que data de milhares de anos, também conhecida como DEMAGOGIA.


O que é mais lamentável ainda é ver nas palavras de um presidente de sindicato, que representa uma parte de toda uma categoria de trabalhadores, um texto com tamanha pobreza de vocábulos, ou seja, um texto que subestima, que deprecia, que exclui toda a história de pessoas que lutaram DIGNAMENTE pelos DIREITOS da categoria, escrita de forma “chula” em uma linguagem de muito mau gosto.


Caro Daniel, tentar convencer que política sindical não se faz com enfrentamentos é argumento que me parece mais pautado na teoria Hobbesiana, de que vivemos em “estado de guerra” e que qualquer migalha que vier de um estado absolutista é o bastante para atender as necessidades mais imediatas dos “ignorantes”, como você mesmo citou.


E além do mais comparar essa politicazinha café com leite, como você mesmo disse de “bate e assopra” com a do Ex Presidente Lula é esdrúxula e inaceitável, pois o grande sindicalista Luis Inácio Lula da Silva, fez sindicalismo de enfrentamento, conduziu greves, liderou manifestações de massa, foi perseguido e preso pelo militarismo, passou pelos galpões da ditadura, antes de se tornar a figura pública que é.


Política sindical tem que ser totalmente apolítica, extra-partidária e ética, tem que ser feita por pessoas com responsabilidade; Tenho certeza que em ambos os sindicatos existam pessoas com esses perfis, com essas determinações e que realmente acreditem em um movimento sindical sério e totalmente independente, que respeite os associados que é a razão maior de suas lutas.


Quando faço citações sobre as ambições políticas por parte dos nossos representantes de classe, é porque tudo me parece muito claro, o marketing pessoal utilizado no site e nos informativos é exagerado, e toda essa exposição, ou partem de ambições políticas ou são puras crises de “estrelismo”.


Acredito ainda que a situação da classe dos agentes de segurança penitenciária tenha solução, mas para isso necessitamos que toda a estrutura sindical seja reformulada, para que a representação de classe seja o defensor não desta ou aquela entidade, mas que seja o defensor dos DIREITOS da categoria.


Gostaria de deixar aqui também os meus parabéns ao Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Rondônia (Singeperon) que demonstrou através da vitória no STF do Mandado de Injunção - MI 1545 que reza sobre a aposentadoria especial aos 25 (anos) de exercício da profissão em função insalubre para os agentes penitenciários daquele estado, que sindicalismo é a defesa de classe em qualquer instancia e não a simples aceitação de engodos como ocorreu no estado de São Paulo com a lei 1109/2010 tão comemorada pelos nossos representantes.

Sendo só para o momento.

Miguel Angelo. P. A. C.


PS) Existe uma divergência numérica entre seu texto e o informativo da entidade, O informativo refere um aumento dos associados de 130% que passariam de dois mil para quatro mil e seiscentos, enquanto você refere em seu texto que passou de dois para seis mil associados, ou alguém está “mentindo” ou precisa voltar às aulas de matemática.



Veja a aula na íntegra:

AULA DE POLÍTICA SINDICAL





Quando resolvi postar essa aula de política sindical muitos amigos diretores que mostrei essa postagem foram totalmente contra eu postar isso, pois disseram que eu estaria ensinado pessoas ignorantes a fazer política inteligente, um deles me disse que estaria sendo um tremendo idiota se postasse isso, disse ainda deixa que esses ignorantes morrem na ignorância pois estão cavando o próprio fim com essas falácias idiotas, ele disse ainda, o sistema está mudando e em pouco tempo consolidaremos o SINDASP se vc não contar o segredo da política sindical.
Caros companheiros amigos diretores eu concordo em tudo com vcs, mas mesmo assim eu vou postar essa aula pois sou um idiota como vcs disseram.

Existe uma minoria no sistema prisional que acha que sindicalismo é só criticar o patrão, alguns são movidos por motivos partidários, outros por ignorância do que realmente vem a ser o movimento sindical.

Primeiro passo é entender que o sindicato é apolítico, ele vive de buscar resultados para classe independente de partido político. Sindicato que não traz resultados morre.

Essa política antiga de apenas bater no governo e criticar o patrão, fazer cara de mal, xingar o governador não surte resultados, é por alguns acharem isso, que estamos na merda onde estamos, (tem sindicato que tem medo de elogiar o patrão quando ele faz alguma coisa boa, tem medo de fazer uma foto com o patrão, e é por isso que nunca na historia do sistema prisional um sindicalista negociou com o governador, nunca tiraram uma foto no gabinete do governador como o SINDASP fez. (desafio alguém achar na historia do sistema uma foto de negociação no gabinete do governador), o pior é que alguns pouco inteligentes insistem nessa política retrógada e infrutífera de dezenas de anos. (Até como o maior sindicalista do Brasil, Lula, mudou a estratégia, mas alguns ainda não perceberam que vivemos um novo tempo).

Alguns ignorantes jamais serão recebidos para uma negociação com o governador sabe pq? Primeiro pq não saberiam negociar, segundo pq esses sindicalistas só sabem critica-lo e reclamar não importa oque o patrão faça, terceiro pq mesmo que o patrão, nosso caso o governo atendesse algum pedido do sindicalista esse não surtiria resultado algum pois o sindicalista não elogiaria nem tão pouco divulgariam uma foto sequer, e continuariam reclamando. O governo é inteligente ao contrario de alguns sindicalistas, é por isso que não os recebe.

Todas as conquistas alcançadas esse ano pelo SINDASP foram com política, no "morde e assopra", até elogio ao governador no jornal do SINDASP nós colocamos, pq será? Será que somos idiotas ou pelegos? Fazemos sindicalismos inteligente queremos ser ouvidos de novo pelo governador é por isso que o elogiamos após cada conquista, e depois voltamos a revindicar e criticar outro ponto.
Mas alguns idiotas diriam vamos para o enfrentamento! Vamos para a greve! Bem sabemos nós, os inteligentes que não teríamos adesão da categoria pois nem das assembleias a categoria participou esse ano.

Chegou o momento do sindicalismo inteligente chegou a vez do SINDASP, onde batemos no patrão, mas quando conseguimos alguma coisa, somos amigáveis, elogiamos, fazemos uma foto e agradecemos pela conquista mesmo que ela seja pequena nos fazemos pessoas gratas pois representamos pessoas civilizadas de alto nível social. Sabe como se chama isso? Inteligência política, é assim que o SINDASP trabalha e a maioria dos ASPs já entendeu que esse é o único caminho da vitória nas reivindicações.

É com INTELIGENCIA que se consegue as coisas hoje em um mundo globalizado como o nosso, só no enfrentamento não vamos conseguir nada. O patrão precisa saber na nossa força e respeitar.

Só tenho que agradecer pois a maioria da categoria hoje entende essa maneira do SINDASP trabalhar, a prova estão nos números, o SINDASP um ano atrás tinha 2 mil filiados e hoje está com 6 mil.

Obrigado a todos os milhares que acreditam em nosso trabalho! A vitória será nossa!

Abraço do amigo

DANIEL GRANDOLFO
 
Texto sobre a aula extraído do BLOG do Daniel Grandolfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.