quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Agentes penitenciários fazem paralisação em 17 Estados e no Distrito Federal


Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2013-01-30/agentes-penitenciarios-fazem-paralisacao-em-17-estados-e-no-distrito-federal.html
Agentes penitenciários fazem paralisação em 17 Estados e no Distrito Federal

Paralisação de 24 horas ocorre em protesto contra o veto de Dilma Rousseff ao projeto de lei que regulariza o porte de arma de fogo da categoria fora do serviço


Agência Brasil | 30/01/2013 16:18:19- Atualizada às 30/01/2013 16:23:25


Os agentes penitenciários começaram na manhã desta quarta-feira (30) uma paralisação de 24 horas em 17 Estados brasileiros e no Distrito Federal, em protesto contra o veto da presidenta Dilma Rousseff ao Projeto de Lei 87/2011, que regulariza o porte de arma de fogo da categoria fora do serviço .

Medida vetada: Projeto prevê porte de arma fora do trabalho para agentes penitenciários

O presidente da Federação Nacional Sindical dos Penitenciários (Fenaspen), Fernando Ferreira de Anunciação, informou que durante a paralisação os agentes estão executando apenas 30% dos serviços. Segundo ele, o veto do governo gerou “insatisfação nacional.” Ele defendeu o direito dos agentes de portar arma fora do serviço. “O veto causou revolta na categoria e [a paralisação] foi deliberada como repudio [ao veto] da presidenta Dilma Rousseff”.

No Distrito Federal, a visitação aos presos, que normalmente é às quartas-feiras, foi transferida para sexta-feira (1º). Segundo o subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, Cláudio de Moura Magalhães, a mudança não causará prejuízo aos visitantes. “Não recebi [informação sobre ] qualquer ocorrência de tumulto nos presídios. Os próprios visitantes [entenderam] que é difícil avisar a todos. Só quem não acompanhou o noticiário foi pego de surpresa”.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro não haverá paralisação. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), os servidores não pararam porque a legislação do estado é diferente e o veto da presidente Dilma Rousseff não afetou os agentes.

A diretoria do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro (Sindseap-RJ) divulgou pela manhã no site da instituição uma nota informando que a Assembleia Geral da categoria decidiu ontem (29), por unanimidade, não aderir ao movimento. De acordo com o texto, os agentes vão esperar resposta do governo antes de fazer qualquer manifestação.

Os Estados que aderiram ao movimento são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Maranhão, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.

28 comentários:

  1. Não entendi, esta veto não é para São Paulo? Alguém pode me responder, porque agora fiquei confuso , para mim nenhum agente poderá ter este porte a não ser o particular que já temos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O porte é assegurado pela lei do desarmamento aos agentes penitenciários de todo país, desde que haja uma resolução normatizando o mesmo, caso que ocorre no estado de São Paulo e que foi regulamentada dessa forma. Resolução da SAP regulamenta porte de arma de fogo para ASPs, AEVPs e motoristas 06/06/2011 A concessão do porte de arma de fogo, de uso permitido, fora do serviço, agora é de competência da SAP (secretaria da Administração Penitenciária). A competência da SAP para tratar sobre o assunto foi publicada no Diário de Oficial de 1° de junho, na Resolução SAP 124. Com isso, integrantes do quadro efetivo dos ASPs, dos AEVPs e dos motoristas de veículos que transportam presos, desde de que cumpram os requisitos estabelecidos pela Polícia Federal poderão portar armas de fogo fora do ambiente de trabalho. A Resolução SAP 124 , reeditou com alterações a Resolução SAP-235, de 05 de outubro de 2010, que “Reedita com alterações a Resolução SAP-99, de 29 de junho de 2007, que dispõe sobre o porte de arma de fogo, de uso permitido, aos ASPs e AEVPs.
      Na realidade o que foi vetado é o porte de arma inerente a função, que na verdade seria a garantia de que poderemos portar armas, uma vez que o nosso porte pode ser retirado a qualquer momento por resolução do secretário e ou ato do governador. A diferença entre os dois é que no inerente além da garantia devido a função, nós não perdemos mediante, aposentadoria, licença médica e outras normas contidas na resolução SAP pela qual perderiamos.

      É mais ou menos isso!

      Excluir
    2. Complementando a informação acima, Srs Asps mediante a incorporação do ALE ao salário base e RETP a probabilidade de que muitos colegas tirem licenças médicas infindáveis é grande, mas fiquem atentos pois todos terão que passar pelo DPME e dependendo do CID apresentado o porte de armas será cancelado automaticamente. Fiquem atentos!!!

      Excluir
  2. São Paulo não aderiu porque é um estado de categoria pau mandado do alckimin e os sindicatos são um lixo.

    ResponderExcluir
  3. Jenis, li a reportagem em outros jornais e percebi que agentes de outros estados não entenderam POR QUE são paulo não aderiu, todos nos sabemos que nosso estado ja nos concedeu porte em ambito estadual segundo portaria da federal, sei tambem que a grande massa geperica quer lutar para melhoria de salario, construção de novas unidades, e automatização do sistema, mais fico pensando que poderiamos aderir pelo simples fato de mostrar total apoio a classe em nivel nascional, seria bom para todos, união começa assim, não so pelo interesse de uns mais para todos, na minha opinião deveriamos sim dar apoio aos outros estados, com greve branda 48h nos finais de semana para não carregar nemhum plantão.
    Abraços a todos colegas de trabalho.
    ASP III/SP-CAPITAL.

    ResponderExcluir
  4. O Estado de SP só vive de HIPOCRISIA e DEMAGOGIA! Os Sindicatos paulistas estão batendo palmas pelas migalhas que cairão no chão quando o governo sacudir a toalha e os primeiros a correr para pegas as migalhas da incorporação do ALE furtado em 50% no chão são os ASP VIII do antigo local I, depois vem os demais brigando que nem urubu fedorento na carniça pelas sobras, depois virão os ASP I e ASP II que não tem quinquênio e tentarão pegar os restos que foram pisados pelos demais e deixarão de pegar as migalhas e irão morrer de fome, as migalhas que conseguirem pegar serão tomados pelo SPPREV e pelo IRPF. É só DEMAGOGIA, é só HIPOCRISIA! Já virou um CIRCO, um TEATRO ARMADO como dia o companheiro Jenis de Andrade, onde os espectadores são os DEMAGOGOS e HIPÓCRITAS e os PALHAÇOS do espetáculo do HORROR são os ASPs e AEVPs... Não acredito mais em nada, em NAAAAADA MESSSSSSSSSMO! Só temos o Deputado Major Olimpio e Deputado Prof. Carlos Giannazi na oposição e o RESTO da ALESP são situação, inclusive o PT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se para vc nada esta bom ,pq não pede exoneração e procura coisa melhor onde vc pode ganhar um pão inteiro e não só migalhas Concordo que a SAP não é grandes coisas mas muitos reclamam mas não largam o osso e nem a teta gorda do estado né

      Excluir
    2. Em resposta a este anônimo na matéria, que ele diz que é melhor ganhar o pão e não só migalhas, esse sem noção, não deve ter que pagar mercado, filho na escola, prestação de carro, plano de saúde, combustivel pra trabalhar, pedágio, etc,,, deve estar bom mesmo seu salário seu sem noção !! Márcio De Souza.

      Excluir
  5. temos que fazer paralizacao referente aos baixos salarios e falta de condicoes de trabalho. sou asp feminina na pf santana e nao temos condicoes de trabalho, aquilo esta um horror

    >>>from Blackberry>>> GMT+3 22:02:14 30.01.2013>>>>>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, a nossa luta deve focar o nosso dissídio, ou seja, a nossa data base, os reajustes inflacionários anuais que todos trabalhadores tem direito, o respeito do governo para com nossa categoria, há necessidade de aumentar os locais de exercicio para IV e V , pois a superlotação chegou para ficar, o governo finge não saber. EM QUALQUER EVENTO DENTRO DAS UNIDADES SOMOS COBRADOS E MUITAS VEZES PUNIDOS, SINDICANCIA, INQUERITOS, TUDO DESABA NA CABEÇA DO ASP. QUEREMOS TAMBÉM RESPEITO A NOSSA CATEGORIA, A NOSSAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, AS NOSSAS PROMOÇÕES, AOS NOSSOS BENEFÍCIOS QUE SÃO USURPADOS POR AQUELES COLARINHOS BRANCOS DO GOVERNO QUE NEM SEQUER SABEM O QUE É UMA UNIDADE PRISIONAL, APENAS ESTUDAM NA SURDINA DA NOITE, COMO NOS PREJUDICAR E DENEGRIR A CATEGORIA.

      Excluir
  6. É camarada nenhum protesto pelo menos os senhores Rinaldo SIFUSPESP e Grandolfo SINDASP agitaram em apoio a este movimento dia 30/01/13, até quando vamos aturar esses diretores de sindicatos? quem paga essa p.... de sindicatos somos nós e pq eles ficam do lado do secretário? Vamos renovar!!! Senhor Jenis esta aí e confio nele como muitos da classe!

    ResponderExcluir
  7. Não venham comparar Agentes Penitenciários de São Paulo com os outros, pois só aqui sabemos realmente o que é lhe dar com o tal PCC.

    ResponderExcluir
  8. QUE VERGONHA,FOI A ÉPOCA Q VC OUVIA ALGO DE UM SINDICATO E ENCHIA DE ORGULHO,COMO EU,ME SENTIA NUM pAÍS Q OS SINDICATOS RESOLVIAM E ERAMMMMM sindicatos q OLHAVAM E RESOLVIAM ABRAÇAR AS CAUSAS DOS SEU FILIADOSSSSSSS...E NEM SE PREOCUPAVAM COM OS PATRÕESSSSS NEM UMA BELA FOTO E UM SORRISO AMARELO E A CATEGORIA SE FERRANDO E OS SINDICALISTAS RECEBENDO UMA MIGALHA.........E ACHANDO Q GANHARAM O MELHOR DOS MELHORES BENEFICIOSSSSSS........OBS....SENHORES SINDICALISTAS TIREM FOTOS COM OS FUNCIONÁRIOS Q RODAM CHAVESSSSS QUE FAZEM CONTAGEM EM CELAS Q TEM MAIS DE 50 PRESOS E QUE DÃO A CARA PRA BATER Q TRABALHAM FAZENDO MENOS DE UMA HORA DE ALMOÇO E QUE SÃO AMEAÇADOS POR CHEFES PAGA PAU DE DIRETOR .......

    ResponderExcluir
  9. Dúvido que aqui em SP pare, mas quando tirarem esse porte humilhante de civil aí vão querer correr atrás mas será tarde demais, e não terá apoio de nenhum estado,é vergonhoso para SP!!

    ResponderExcluir
  10. cade o estado de são paulo ,onde é que esta porque não aderiu esta greve,e os sindicatos paulista,de que adianta tantos sindicatos se nada fazem, tanta briga entre os sindicatos paulistas, que não resta forças para brigar contra o governo,deveriam mesmo é se conscientizarem e se unirem ,assim propor uma melhoria para nosso categoria,lutando todos juntos contra o governo, reivindicando melhorias para a nosso categoria.

    ResponderExcluir
  11. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro,são importantíssimos em nivel nacional,deveríamos sim darmos apoio aos outros estados.É uma pena,perdemos uma grande chance de ficarmos uma categoria forte.Ficar cada um olhando por si,só interessa aos governos.Abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. os sindicatos de sp querem ser representativos nacionalmente, mas naum abraça a causa unitaria ,deixa qd eles precisarem do resto dos estados pra vc ver !!!!!

    ResponderExcluir
  13. Amigos se Agentes do Estado de SP não nos unirmos, sempre será esta miséria, e ai não adianta reclamar !!

    ResponderExcluir
  14. É pessoal, o Estado de São Paulo onde começou os ataques contra Policiais Militares, Civis, GCM e Agentes Penitenciários não aderiram a greve? Esses sindicatos estão de brincadeira neh? Está mais claro que nunca, os sindicatos estão na situação com o Governo. Não posso acreditar nisso que está acontecendo, somos humilhados em todos os sentidos, na imprensa e nas próprias unidades onde há superlotação e Diretores que acham que são superiores a tudo e a todos, não temos segurança nenhuma nas Ruas e nem dentro das Cadeias. Ah Acham que o sindicato vai lutar por nós nessa campanha salarial, merda nenhuma que exigência eles fizeram para esse ano? Retirado do Teto de alimentação, isso é um lixo e uma vergonha, euquanto outras secretarias estão bem melhores que a nossa. E o aumento salarial cadê? a inflação derruba esses aumentinhos que recebemos. Não aguento mais isso, temos que nos unir e ser fortes. Mas a pergunta que não quer calar COMO? Tem um montes de agentes que não consegue nem respirar nas cadeias que os diretores estão em cima. Medrosos!!!

    ResponderExcluir
  15. Covardes nós todos fomos em relação á essa paralisação , não devemos esperar que o sindicato decida por nós,eles são pau mandado do geraldo, devemos parar pelo menos 48hs, não só por porte ,mas por salários também

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre falei e continuarei a bater na mesma tecla,estes sindicatos praticam a política do me segura senão eu brigo!
    O Grandolfo bastou começar a dar aulas nos cursos de formação,que ficou piando,alinhado com o governo,o João Rinaldo sempre foi um cone ,agora temos dois cones como presidentes dos dois maiores sindicatos de São Paulo!
    Isso é uma vergonha!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. é uma vergonha ter diversos sindicatos deveria ser apena um, mas o interesse pessoal de cada presidente está acima da categoria ficam afastados para não trabalhar e com tudo isto nem apareçe na unidade que trabalha para não ser cobrados uma vergonha eu era filiado aos dois mais me disfiliei pela incompetencia de nossos representantes, lanço uma pergunta O TRIBUNAL DE CONTAS SABE DO AFASTAMENTO DESTES PELEGOS, porque o estado está pagando a uma junta diretiva como é o caso do sifuspesp não poderia estar afastados acho eu, pergunto ainda, E O PATRIMONIO DO SINDICATO, uma junta diretiva pode vender?

    ResponderExcluir
  18. Quem manda na SAP, são os demônios de saia

    ResponderExcluir
  19. O Brasil é o Pais da piada pronta...e a nação do salve-se quem puder não tem cultura suficiente para entender das tratativas obtidas nos esgotos desse picadeiro, leia-se, Congresso Nacional.

    ResponderExcluir
  20. Isso que é descaso com colegas de outros estados.
    Quem vê não vamos precisar deles um dia.
    Agora o sindicato quer coletar assinatura só pra falar que não fez nada. "AREIA DE NOVO"

    ResponderExcluir
  21. Até qdo vamos aceitar esta miséria em nosso salário, precisamos unirmos em busca de condições melhores de trabalho, ja que estes sindicatos não fazem nada por nós, vamos mostrar nossas forças e unirmos para melhores salários, melhores condições no trabalho,reduzir a jornada de 12 horas para 08 horas, só asssim podemos diminuir o grande número de lincença!! acorda pessoal.

    ResponderExcluir
  22. BOA NOITE CAROS AMIGOS ASPS,VAMOS PARAR DE SERMOS IDIOTAS VAMOS NOS UNIR DE VERDADE,VAMOS FAZER UMA PARALISAÇAO DIA 08 E 09 DE MARÇO,PARA SERMOS VISTOS E OUVIDOS POR ESSE GOVERNO E SERMOS MAIS VALORIZADOS,VAMOS NOS UNIR DE VERDADE,AVISEM SEUS AMIGOS,COLEGAS,CONHECIDOS QUE ESTAO NO SISTEMA E VAMOS A LUTA,POR FAVOR JENIS DEIXE ESSE MEU COMENTARIO AI POSTADO, SÓ VC PARA NOS AJUDAR E CLARO NOS MESMOS

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.