sábado, 25 de maio de 2013

Diretora de centro de ressocialização é presa em flagrante, segundo o G1


Fonte: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2013/05/diretora-de-centro-de-ressocializacao-e-presa-em-flagrante-em-jau-sp.html
Diretora de centro de ressocialização é presa em flagrante em Jaú, SP

Reeducandos estariam prestando serviços particulares à suspeita.
Outros dois funcionários foram detidos; todos prestaram depoimento.


Do G1 Bauru e Marília


A Polícia Civil prendeu em flagrante a diretora do Centro de Ressocialização de Jaú e dois funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária pelo crime peculato. Eles prestaram depoimento na noite desta sexta-feira (24).

Segundo a polícia, reeducandos prestariam serviços particulares aos funcionários do estado. Em nota a Secretaria de Administração Penitenciária informou que a diretora foi destituída do cargo. O delegado responsável pelo caso não informou se os suspeitos serão liberados ou encaminhados para alguma cadeia da região.


Veja matéria do site JAUMAIS com mais informações:
Fonte da matéria abaixo: http://www.jaumais.com.br/?pg=not%EDcia&id=6983

Presa em flagrante diretora do CR de Jaú
Dois agentes penitenciários, que acompanhavam detentos do Centro de Ressocialização, também foram presos ontem


A diretora do Centro de Ressocialização (CR) “Dr. João Eduardo Franco Perlati“ de Jaú, Maria de Lourdes Kerche do Amaral, foi presa em flagrante pela Polícia Civil, ontem de manhã, acusada de utilizar uma viatura e quatro reeducandos da unidade para fazer mudança particular. Dois agentes penitenciários que acompanhavam os detentos também foram presos. Eles vão responder por peculato (quando o servidor público usa o cargo para conseguir algo em benefício próprio). A pena, em caso de condenação, varia de 2 a 12 anos de reclusão.
O delegado seccional de Jaú, Carlos Alberto Gomes da Rocha Silva, revela que a prisão dos três ocorreu após denúncia. “Eu recebi de manhã uma denúncia de que ela (diretora) estava utilizando uma viatura do Estado para fazer a remoção de presos para a casa dela para fazer mudança”, conta. “E ela está de licença-prêmio, ela está de licença do Estado. Ela não poderia nem utilizar presos, nem usar funcionários e, muito menos, usar a viatura”.
Após a constatação da irregularidade, segundo o delegado, Maria de Lourdes e os agentes penitenciários Marcos Antônio dos Santos, 39 anos, e Alexandro Alves de Oliveira, 37 anos, foram presos e levados à delegacia para prestar depoimento. A viatura do CR foi apreendida. “Ela disse que iria pagar para os presos fazerem o serviço, mas não tinha autorização judicial. Para você utilizar preso para fazer qualquer serviço, você precisa de autorização do juiz”, explica.
De acordo com Silva, os quatro reeducandos cumpriam pena no regime semiaberto e foram conduzidos de volta ao CR. Os agentes penitenciários, que seriam encaminhados à Penitenciária Tremembé II, conseguiram alvará de soltura no final da noite. A diretora do CR passou mal enquanto prestava depoimento e foi levada à Santa Casa de Jaú com a pressão alta. No final da noite, o advogado dela também conseguiu seu alvará de soltura.
Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que já acionou a Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário para rigorosa apuração dos fatos. “Se procederem as afirmações, a diretora será destituída da função que atualmente exerce, além do que será instaurado Procedimento Administrativo Disciplinar, por procedimento irregular de natureza grave, ou seja, além de responder criminalmente, também responderá administrativamente”, diz.

50 comentários:

  1. Tem dois lados a serem analisados. 1 - O cargo de diretor é um chamariz para se encaminhar para o lado errado, o que está acontecendo frequentemente. As pessoas (diretores) acreditam ou acham que ocupando cargos de confiança, podem e fazem desses cargos, um instrumento para obter benefícios de qualquer espécie. Alguns chegam ao cúmulo de acharem que são Deuses e acreditam que vão se perpetuar no poder. Na minha unidade eles (diretores) também usam presos do semi aberto para arrumar a casa, lavar os carros, etc.
    2 - Esses cargos de confiança servem também para humilhar, xingar e assediar moralmente os funcionários, aliás, isto é uma rotina dentro de algumas unidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não concordo com vc, primeiro porque não precisa ter cargo para ser safado, segundo vc deveria saber que o preso do semi aberto pode e deve prestar serviços para a unidade, e a casa de qualquer diretor que resida no complexo penitenciário faz parte da unidade, portanto é legal que os mesmos trabalhem nas casas, e terceiro esses cargos servem para que pessoas como vc incapazes sejam cobrados para desempenhar suas funções.

      Excluir
    2. Só que você esta mal informado,Diretor de CR não tem direito a casa.

      Excluir
    3. isso que o governo quer, que enquanto pilantras, safados, incompetentes fazem algo errado, o funcionario ao invés de se unir e limpar o quintal de casa, fica discutindo na rede, quem defende incompetentes e corruptos são do mesmo time

      Excluir
    4. VC deve ser outro puxa saco de dr e alem disso esta muito mal informado para dizer que o Dr tem direito a casa se nao tem o que postar so le e pronto

      Excluir
    5. QUE DR. COISA NENHUMA ! DIRETORES DE PRESIDIOS DA SAP. SAO FUNCIONARIOS PUBLICOS SIMPLES E NADA MAIS, CARGOS DE CONFIANÇA, ISSO SIM, SE PERDEREM O CARGO IRAO RODAR CHAVES E VIRAR PORTEIROS. DOUTORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    6. AÍ :ISSO É SÓ NOS CRs VÃO VER QUANDO PRIVATIZAR TUDO OU SEJA OS CADIÃO PARTICULAR...AÍIIIIIIIIIIIIII VC S VÃO VER

      Excluir
  2. Muita palhaçada isso aí, diretores fazem muito pior que isso e não acontece nada, ao meu ver isso é perseguição administrativa!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk

    é pacabá com o pequi de goiás...

    se esta JUSTIÇA IMPLACÁVEL pega! (o que é justo) o que vai ter de DIRETOR(ES) presos e respondendo b.o´s não está escrito no gibi...

    lá em Valparaíso tem um ex-dg q foi condenado judicialmente por estes abusos e improbidades...

    tá na hr do nosso sistema se fazer valer de IDONEIDADE e LEGALIDADE...já naum basta o que acontece no INTERIOR DAS PRISÕES (tanto contra preso como p/ o funça)

    Acorda Sistema Prisional!!! tem mt coisa errada...DENUNCIAR é a coisa mais fácil do mundo...basta INICIATIVA e utilizar das ferramentas corretas e direciona-las a quem de dever e direito...

    Boa Sorte a todosssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Se todos denunciasse as coisas que acontecem nos presídios no que diz respeito a comportamento de diretores, veriam mais notícias como essa serem veiculadas.

    ResponderExcluir
  5. Insisto em dizer, comentários anônimos sobre corrupção ou crime de qualquer servidor sem provas não será postado, se preferir mande um email para mim antes ou envie para a corregedoria: jenisdeandrade@yahoo.com.br, digo isso porque insistem em postar comentários acusando pessoas de corrupção, envie para mim que analisarei antes...

    Me refiro a comentários que não foram postados...

    ResponderExcluir
  6. Sempre tem uma fruta podre no pomar!Nas unidades, nas diretorias, na secretaria, no governo, só não sabe quem não quer! Acho que o primeiro passo para "melhorar" (resolver é difícil) era concurso interno para todas as Diretorias, só podendo ser habilitado quem não tem faltas, sindicância, processos, etc..., e sempre que ocorrer um deles ser afastado imediatamente até apuração dos fatos. Ah, antes que eu me esqueça, SINDICATOS!SE VOCES ESTAO CONTENTES COM O GANHAM, A CATEGORIA NÃO ESTÁ! CAMBADA DE TRANCA-RUA

    ResponderExcluir
  7. Se a moda pega muitos Diretores vão parar atrás das grades..
    É tanto peculato, que se for prender....aiaiaiai.
    CR deveria acabar à muito tempo.
    Quem trabalhou em um sabe...

    ResponderExcluir
  8. Peculato não seria furto praticado por funcionário público em razão de seu cargo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não.......isso não é peculato.......Companheiro........vai estudar primeiro ....anter de falar .......!!!!!

      Excluir
    2. É peculato sim... quem tem que estudar é o senhor...

      Excluir
    3. Meu companheiro, peculato é qualquer vantagem indevida e não apenas furto, cometido por funcionári público.....!!!!!..........Vai estudar meu filho.....!!!!!....da uma olhadinha no artigo 312 do Código Penal

      Excluir
  9. POXA, QUE PENA ISTO ACONTECER ..... POIS TODOS QUE LEREM ESTAS NOTICIAS VÃO GENERALIZAR, AI QUEM TRABALHA COM ÉTICA E MORAL, TERÁ SUA IMAGEM MANCHADA, E OLHA QUE MAIS DE 99% DOS FUNCIONÁRIOS SÃO EXTREMAMENTE CORRETOS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que Diretor na SAP tem ética e moral kkk que piada, existe é abuso de autoridade e assédio moral isso sim!!!!!!!

      Excluir
    2. O assédio moral é quando o diretor encontra pilantra que nem vc. Funcionário que trabalha direito não sofre assédio moral.

      Excluir
  10. Pior do que não ganhar o salário que merecemos, é não lutar pra que isso aconteça! (sindicato só funciona individualmente, eles não lutam pela classe de modo geral)

    ResponderExcluir
  11. Concordo deveria ter concurso interno para todos os diretores, todos sem exceção, usam e abusam dos cargos de confiaça, ganham muito bem e nunca estão contentes com seus salários e mordomias, ganham mais que muitos professores, inclusive professores universitários, nosso Brasil é uma vergonha, onde já se viu um DG ganhar mais que um professor universitário, sem contar as regalias do cargo, que um professor não tem, que professor tem um carro a sua disposição, casa de graça, percapita...etc.

    ResponderExcluir
  12. Vamos analisar juridicamente. Qualquer pessoa, mesmo pessoa física de direito privado, pode contratar mão de obra de presos, que cumprem pena em regime semi-aberto, para realização de serviços diversos, tais como serviços de pedreiro, limpeza, serviços gerais e até mudança. Para isso deve ser formalizado um contrato de trabalho para tal fim, entre a pessoa que quer tomar o serviço e a Unidade Prisional onde o preso encontra-se cumprindo pena. Acredito que isso não tenha ocorrido, portanto essa diretora já começou errado. Em relação à utilização de veículos oficiais, estes somente podem ser utilizado a serviço do estado, e nunca para fins particulares, NUNCA. A utilização de serviços de servidores para fins particulares é ainda mais grave do que o uso do veículo, então não preciso dizer nada a respeito disso, me limitando apenas a comentar que tais Agentes cumpriram ordem absurda e, infelizmente, terão que responder por isso. O que temos que ter em mente, é que não precisamos de diretores que fiquem alisando os funcionários, ou fazendo tudo o que o Agente Penitenciário quer. Nem o senhor Jesus Cristo agradou a todos, quem dirá um diretor de penitenciária. Precisamos de diretores que enxerguem a dificuldade do sistema prisional e procurem ajudar o corpo funcional, sendo honestos e verdadeiros. O diretor pode impor sua autoridade sim, mas para fazer valer a legalidade e a transparência e não para fins particulares, se expondo dessa forma. Muitos servidores somente pensam em aumento, porém pouco fazem para melhorar suas condições de trabalho. Não devemos ser covardes ou temer represalhas. Quando ver alguma coisa errada, o servidor deve ter ombridade e ir até o Diretor e falar na cara dele. Quem deve não teme. O que pode acontecer? Se o diretor for sensato, ele irá escutar e procurar corrigir o erro. Se o diretor for ignorante, o que ele poderá fazer, mudar o funcionário de plantão? Forçar uma transferência ilegal, que poderá ser revertida com um mandado de segurança? Não devemos ser covardes e nem nos inibirmos por não querermos ser incomodados. Falo dessa forma pois já fiz isso. Já fui até a sala do diretor e já falei para ele, na cara dele que não estava satisfeito com algumas situações. É óbvio que ele pode não ter gostado muito, porém, eu estava certo e não tinha rabo preso com ninguém e por isso os erros apontados foram corrigidos. Repito. Tenhamos ombridade. Tratemos desses assuntos cara a cara. Quem não deve não teme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num mundo ideal isso seria o correto, mas na realidade isso é complicado ao extremo em muitas unidades, beirando o impossível em alguns locais... infelizmente o sistema todo é criado para restringir o guarda, para calar quem pensa, etc...

      Grande, vc teria um modelo desse mandato de segurança para anular bonde? Isso sim seria algo de enorme importância, pois com um desses em mãos, qq guarda que passou do probatório poderia falar oq pensa, pois o medo de bonde é absurdo entre os antigos! Se alguém tiver, colaborem, pois é assim que nos ajudamos, nos protegendo e cobrando!

      Excluir
    2. Colega se você sofrer algum tipo de injustiça, basta enviar um email para ouvidoria da sap relatando o fato,,

      Excluir
    3. Bem, acho que vc deixou um campo bem aberto de dúvidas a respeito de parte doque que vc postou, mas relato que há muita coisa no testo que compartilho da sua opinião.
      Porém acho muito duvidoso vc ter feito o que diz ter feito, pois até a sua postagem no blog saiu como anônimo, fica uma muito complicado de crer em alguém que posta sua opinião a respeito de um assunto na net sem pelo menos se identificar, ter tido a coragem de se por diante de um DG e dizer ou apontar erros no dia a dia de uma unidade prisional.

      Excluir
  13. Seria interessante que a Corregedoria da SAP realizasse investigação do uso indevido de veículos oficiais das Unidades por servidores, os quais deveriam ser usados apenas para fins funcionais o que não ocorre em grande parte das Unidades, o local desses veículos é no páteo da Unidade e não na casa dos dirigentes, disponível 24 hrs por dia para ir a diversos lugares alheios ao serviço. Até mesmo por uma questão de transparência.

    ResponderExcluir
  14. tanata coisa errada acontecendo sistema, ´PRESIDENTES DE SINDICATOS FAZENDO CORPO MOLE NA REPRESENTAÇÃO JUNTO AOS SERVIDORES, PRESIDENTES DE SINDICATO SAINDO EM FOTOS COM SECRETARIO E COORDENADORES, isso teria que ser investigado , gravissivos estes compratamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo de estranho.. O pessoal quer se perpetuar à frente do sindicato..Qual seria o motivo?

      Excluir
  15. BOA NOITE, ISSO É PIADA EM RELAÇÃO AO QUE ACONTECE NESTE SISTEMA PRISIONAL FALIDO DO ESTADO DE SÃO PAULO CHAMADO SAP,DEVERIAM IR ATRAZ DE COISAS GRANDES, TEM COISAS DO ARCO DA VÉIA NESTA PIADA CHAMADA SAP.

    ResponderExcluir
  16. essa secretaria deveria ser extinta, deveria acabar essa piramide da administração, com secretario, coordenadores e diretores, isso é uma panela do caramba, um puxa o outro pra gozolandia, não tem méritos nem reconhecimento profissional, é tudo puxa saco um do outro, quem puxa muito o saco tem um galho garantido, agora se vc não tem perfil de puxa saco, vc vai ser profissional em zeladoria de raios, e vai segurando malandro!!, essa secretaria deveria ter acabado a muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo colega...nunca vi um resumo da SAP tao completo assim, PARABENS COMPANHEIRO NOTA 10!

      Excluir
  17. BOA NOITE, SE NA SAP FOSSE FEITO CONCURSO DE MERECIMENTOS JUNTAMENTE COM PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECIFICOS PARA VIRAR DIRETOR,ESTARIAM NA RUA, MELHOR, ESTARIAM VIRANDO CHAVE, É UMA COMÉDIA PURA, O QUESITO PRA VIRAR DIRETOR DE UMA UNIDADE É SER PUXA SACO OU AMIGO DE INFANCIA DO COORDENADOR OU SECRETARIO, NÃO IMPORTA A INTELIGENCIA, BASTA A AMIZADE, VCS ACHAM CERTO ISSO, ME AJUDA AI OWW!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, com o PSDB vc deve usar a linguagem deles para ter algum efeito ao cobrar algo... concurso interno, de merecimento, etc... nada disso está na moda para os tucanos, oq eles pagam um pau é para a tal CERTIFICAÇÃO, cara, como esses manés curtem isso! Esses contratam os serviços de um FGV da vida para fazer provinha para alguns cargos de confiança no estado... parece q diretor de hospital, dirigente de ensino e gerentes de escolas são os que rolam atualmente, e estão expandindo, então se vc quer cobrar algo, mande email para a secretaria de gestão pública dizendo o absurdo que é a designação de qq tipo de diretor na sap, que eles, desde chefe de turno até coordenador, devem ter que passar pela certificação, deixe claro qual é o salário de um DG, o Jorge Segae da gestão pública vai adorar isso, e o cara tem poder, ein! O lourival é um coitado perto dele... Lembrando que a gestão pública fez um concurso para analista, salvo engano, uns anos atrás, apenas para contratar gente para fuçar onde eles podem cortar gastos (com servidores e torrar grana em coisas inúteis), então se teu email cair na mão de um desses lagartos, o cara abraça a idéia!

      Excluir
  18. TEM COISAS PIOERES NO SISTEMA PRISIONAL, PRINCIPALMENTE OS CARAS DOS SINDICATOS GOZANDO COM NOSSO DINHEIRO, E NÃO TRAZENDO BENEFICIO NENHUM PRA CATEGORIA, ISSO SIM É UM ABSURDO, ME AJUDA AI OWWW!!!

    ResponderExcluir
  19. Esse monte de diretor que fica viajando de uma Cidade pra outra com viatura e gasolina da Unidade, isso também é irregular não é pessoal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não, deve ter alguma lei obscura do tempo do onça liberando isso (passe o caso para a gestão pública, eles vão adorar cortar isso!). Mas enquanto tiver lagarto chamando um mobral de um DG, que fez uma facul qualquer, de DOUTOR, o cara vai montar na gente! Nunca chamei DG nenhum de doutor, nem meus profs da facul, q eram todos, no mínimo, doutores eu os chamava disso, quem diria um zé ruela de um DG!

      Excluir
    2. Nossa, ui como vc é importante...
      Ah, e o que voce fez com faculdade? Terminou ao menos? Passou na OAB ou em outro concurso e se deu bem na vida, ou tá carregado na revolta e amargando 12x36?

      Excluir
  20. Você é da maçonaria? não! Ah então você não é diretor!... Você é amigo de infância do Cordenador? Não! ah então você não é diretor!.... Você é puxa saco do DCSD? Não! ah então você não é diretor de núcleo! Podíamos nos reunir aqui nesse blog e denunciar as falcatruas dos diretores, dar um basta na pressão que eles nos fazem pra não tirarmos nossa folga SAP e não viajarmos para nosso interiorzão. LPT então, areia pura, cabide aquele setor no DRHU onde um briga com o outro pra estar mais bem vestido, parece até desfile de moda.

    ResponderExcluir
  21. Tanta coisa errada acontecendo sistema, ´ PRESIDENTES DE SINDICATOS FAZENDO CORPO MOLE NA REPRESENTAÇÃO JUNTO AOS SERVIDORES, PRESIDENTES DE SINDICATO SAINDO EM FOTOS COM SECRETARIO E COORDENADORES, isso teria que ser investigado, gravíssimos estes comportamentos.

    ResponderExcluir
  22. nao existe peculato de uso, entretanto para a pcesp ir ate la, e porque alguem mandou.....

    ResponderExcluir
  23. O QUE TÁ FALTANDO NO SISTEMA É CONCURSO INTERNO PARA DIRETORES, SEM EXCESSÃO, CADÊ O SINDICATO PRA COBRAR ISSO PARA A NOSSA CATEGORIA??? SÓ SE PREOCUPAM EM "SAIR NA FOTO" PUXAR O SACO DOS POLITICOS E GASTAR O NOSSO DINHEIRO COM VIAGENS, HOTÉIS E RESTAURANTES, QUANDO EXISTIR CONCURSO INTERNO PARA DIRETORES NOSSOS PROBLEMAS SERÃO TODOS RESOLVIDOS, PQ PRA SER DIRETORES VAI SER PRECISO SER INTELIGÊNTE E COMPETENTE, NOS PRECISAMOS DE LIDERES DE VERDADE, PQ DE PUXA SACOS O SISTEMA JÁ ESTÁ TRANSBORDANDO E NOSSOS PROBLEMAS SÓ AUMENTANDO!!!

    ResponderExcluir
  24. Jenis, outra ASP foi agredida na PFII Tremembé e nada foi divulgado....Pq?? até quando????basta!!!

    ResponderExcluir
  25. Se a SAP fizer uma fiscalização adequada, podem fazer uma faculdade porque vai sobrar cargo de DG.

    ResponderExcluir
  26. A vdd que isso nem tipifica o crime de peculato, pq o uso torna atípico o delito. A prisão foi arbitrária. Eu espero que o Estado esteja preparado para cobrir todo o dano moral que vai enfrentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhece, né? tá no meio tb?

      Excluir
    2. conheço a lei; pelo visto vc não. Quando algo do gênero te acontecer, vc vai chamar quem? sua mãe? falta de apoio da classe é a coisa mais lamentável que existe.

      Excluir
    3. Vai lá advogar prá ela entao...kkkk

      Excluir
  27. Na unidade feminina de Pirajuí não é deferente: a diretora de disciplina excede nas suas atitudes usando de assedio moral com nos só porque estamos no probatório; mais isso esta preste a acabar aguardem!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Só existe diretor esperto, pq existe guarda vacilão.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.