terça-feira, 25 de junho de 2013

Ameaça de facções criminosas a autoridades leva Rota ao interior, segundo a FolhaSP.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1300785-ameaca-de-faccoes-criminosas-a-autoridades-leva-rota-ao-interior.shtml
AFONSO BENITES
ENVIADO ESPECIAL A PRESIDENTE PRUDENTE
E PRESIDENTE VENCESLAU
JOSMAR JOZINO
DO "AGORA"


Ameaças a autoridades feitas por uma facção criminosa levaram a Rota, tropa de elite da PM, a enviar quase 80 homens para a região oeste do Estado de São Paulo.

Os policiais estão desde o dia 22 de maio fazendo rondas nas cidades de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes e outras das redondezas.

Nesses municípios está presa a cúpula da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Desde que chegou à região, a Rota fez ao menos duas incursões em presídios usando inclusive um dos helicópteros da PM. Na penitenciária 2, de Venceslau, a aeronave sobrevoou as celas dos criminosos apontados como principais chefes da facção.

Nesse mesmo presídio, quase 50 homens da Rota entraram portando armas de grosso calibre como forma de intimidar os detentos.

DROGA APREENDIDA

Investigações mostraram que membros do Ministério Público, do Judiciário, da PM e diretores de penitenciárias poderiam ser vítimas de atentados praticados por criminosos vinculados ao grupo.

A informação foi confirmada por oficiais da PM, agentes penitenciários e membros do Judiciário. Nenhum deles quis ter seu nome divulgado, por temer punição por superiores ou se tornar o próximo da lista da facção.

A Folha apurou que as intimidações aumentaram depois de várias ações que causaram prejuízo financeiro à facção. Entre elas estão as descobertas de três depósitos nos quais membros da facção ou fornecedores deles escondiam parte da droga comercializada pela organização criminosa no Estado.

Entre março e maio, operações da PM e da Polícia Federal encontraram esconderijos subterrâneos em chácaras de Juquitiba e Piracicaba e em um galpão na Mooca, na zona leste da capital.

Nas três operações foi apreendida pouco mais de uma tonelada de cocaína (refinada e em pasta base), além de 80 kg de crack, 10 kg de maconha e um arsenal composto por 22 armas, entre fuzis, submetralhadoras, pistolas e espingardas.

A estimativa é que o prejuízo da organização criminosa nessas três ações tenha ultrapassado os R$ 2 milhões.

Criada para atuar em todo o Estado, a Rota costuma agir principalmente na região metropolitana -a base fica em São Paulo. Seus deslocamentos para outras regiões ocorrem em momentos de crise. Raramente ela atua dentro de presídios, que possuem equipes especializadas na contenção de distúrbios.

A última vez que a tropa de elite esteve na região oeste do Estado foi nas vésperas da eleição de 2010, quando houve ameaça de ataques. Na ocasião, a tropa se fixou em Prudente por quatro meses.

Além das ações nos presídios, a Rota tem feito revistas e bloqueios em várias partes das cidades e das rodovias.

11 comentários:

  1. HÁ UMA PARTE AI QUE NÃO É VERDADE, A ROTA ESTA EM PRESIDENTE VENCESLAU E REGIÃO, MAS ESTA NAS RUAS, ESTIVERAM NA P2 MAIS SÓ ANDANDO PELA MURALHA, O AGUIA DA PM SÓ VEIO AQUI NO DIA EM QUE ELES CHEGARAM, NÃO ENTRARAM NA UNIDADE NEM UMA VEZ, AS FONTES DESSE JORNAL ESTA FALANDO FAROFA, EXISTE SIM CONVERSAS PARALELAS DE QUE O PCC QUER MATAR UMA AUTORIDADE NA CIDADE, E DIGO MAIS CONVERSANDO COM ALGUNS PM´S DA CIDADE, ELES FALARAM QUE NEM ELES SABIAM QUE A ROTA IRIA VIM PARA VENCESLAU, SÓ FICARAM SABENDO ALGUMAS HORAS ANTES DELES CHEGAREM AQUI, E QUE O HÁ UM ACORDO ENTRE SAP E SSP, E NADA E DIVULGADO E NEM REPASSADO, NEM MESMO PARA OS PM'S DA CIDADE, E DETALHE A ROTA NÃO ESTA SUBORDINADA A NIGUEM POR AQUI ELES FAZEM O QUE QUEREM E VÃO ONDE QUEREM, E A UNICA CERTEZA QUE TENHO É QUE 99% DOS ASP'S AQUI DE VENCESLAU TANTO DA P1 E P2 ESTAMOS DE CHAPEU ATOLADO ATÉ O PÉ.

    ResponderExcluir
  2. Libera a rota Geraldo, para que possamos trabalhar mais sossegado e dormir em paz.

    ResponderExcluir
  3. Hoje(25/06/2013) na tela da Band o repórter Sandro Barboza iniciará uma série de denúncias envolvendo a SAP e a Secretaria de Segurança Pública

    ResponderExcluir
  4. Isso e conversa pra boi dormir. A Rota esta no interior por causa do acordo q o governo fez com o pcc. Os bandidos estao rindo da nossa cara. A rota entra dentro da p2 pra mostrar pros lideres do pcc q tirou ela da capital. Abracem essa ideia d q o bicho ta pegando. Nosso governo e covarde. Fez acordo pra tirar a rota da capital e grde sp pra parar as matancas d pm

    ResponderExcluir
  5. Todas essas manifestações popular ocorrendo em busca de diversas melhorias; agora até o PCC, segundo essa matéria, planeja uma manifestação criminosa reivindicando alguma mudança; e os Sindicatos que representam os servidores do Sistema Prisional cada vez mais em silencio, sem nenhuma reclamação, sem querer reivindicar nada, deve tá tudo ótimo, pelo menos para as lideranças sindicais. Bando de Pelego que deturpam nossa Classe, estão entre nós, mas não são um de nós. Acorda Servidores da SAP. Queremos, Lei Organica; 2 Folga SAP; trabalhar com a capacidade de presos correta, e quando ultrapassar a capacidade pagamento em dobro o adc insalubridade; Concursos para Diretores; Unidades automatizadas; Scaner corporal nas Unidades; Bloqueador de sinal de telefonia celular nas Unidades; Uma Unidade RDD por região do Estado para isolar as lideranças de facções criminosas; Proibição de entrada de cigarros para presos; Proibição de Visita Intima; etc...

    ResponderExcluir
  6. Essa da intimidação com armas dentro da P2 é lorota. Os caras da Rota entraram sim na P2, porém, ficaram observando os presos nos Raios e tambem o GIR 8 trabalhando, e foram até a base e cumprimentaram os profissionais (guerreiros) que ali estão, e demonstraram que mais uma vez que os combatentes do GIR são super profissionais.

    ResponderExcluir
  7. Enquanto a Rota fica preocupada com quem já está preso a bandidagem nada de braçada nas ruas,pelo menos em Venceslau a criminalidade aumentou coincidentemente nesse periodo, até assalto a lotérica e mercado já ouve dias atrás,coisa que não me recordo que tenha ocorrido anteriormente!

    ResponderExcluir
  8. Que vergonha para os sindicatos, o povo Brasileiro parou, bateu lata, quebrou tudo, enfrentou policiais, e nós ASPS pagando sindicato para ser cagão, se não tem peito, sai fora e deixa o lugar para outros. Que humilhação, profissão de risco é a nossa, poderíamos muito bem reinvidicar um salário mais justo, pois condições de trabalho não vão melhorar nunca, então vamos melhorar salários.
    Vamos ver se através dos acontecimentos, não se consiga ao menos absorver umas idéias que faça dar coragens a esses que se acham líderes a liderar bagunças organizadas, greves, bate latas, melhores salários, pelo amor de Deus, faça alguma coisa !!

    ResponderExcluir
  9. ROTAAA na RUAAA..., vou contar uma situação q aconteceu comigo: sai da casa da minha sogra e estava indo pra casa quando fui abordado pela VTR da ROTA no automatico já avisei que era GP e estava armado, blz entregue as documentação ai um deles olhou pra mim e disse: meu irmão e Agente "vc's ASP eu pago um pau entra lá no meio dos malas só na ideia" e disse vc's não sabe a força q vc's tem meu irmão fala q gosta do que faz mas recebe muito pouco se vc's pararem um semana sem forum advogado oficial visita só a boia, ai sim vc's conseguiriam o que reivindicase, avisei pra ele q os ASPs são muito cagão medroso acomodado isso me da vergonha mas e a REALIDADE DA NOSSA CLASSE

    ResponderExcluir
  10. Depois dos protestos que pararam o estado de SP, o governo: baixou o valor das passagens de metrô e ônibus,anunciou que não vai aumentar o valor dos pedágios, ontem recebeu uma comissão do MTST e anunciou que vai aumentar o valor do auxílio moradia de 300 para 400 (25%). E nós? Ele abriu a torneira do dinheiro público, e se demorarmos mais, ja sabem né...

    ResponderExcluir
  11. AQUI EM PRUDENTE INFORMAÇÃO DE UM MEMBRO DO SINDIPELEGO ME DISSE QUE AGORA EM 2.013 NÃO VAI CHEGAR NADA E QUE O ASPS NÃO QUER NADA NÃO, E QUE O PRESIDENTE DO SINDICATO JA FEZ O QUE PODE FAZER, E QUE TAMBÉM NÃO VAI FAZER MAIS NADA PRA ESTE ANO, AGORA SÓ EM 2014, E QUE TALVEZ EM 2014 O GOVERNO DA UNS 3.5% DE AUMENTO NO BASE, E QUE TODOS PAGUEM A MENSALIDADE E CONSIGAM MAIS SINDICALIZADOS, QUE A CADA SINDICALIZADO A MAIS VÃO GANHAR UMA CAMISA DA POLICIA PENAL E UMA FOLHINHA DE CALENDARIO PARA 2014.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.