sexta-feira, 28 de junho de 2013

Comentários sobre a entrevista do secretário da Administração Penitenciária em Presidente Venceslau.




Ponto de vista de um agente de segurança penitenciária que em 2013 tem 19 anos de trabalho em presídios paulistas.



A de se contestar alguns pontos.

1º O governo do estado de São Paulo prometeu construir 49 presídios em 2009, se analisarmos o próprio site da SAP, veremos que foram construídas e inauguradas apenas 13 presídios de 2009 até o presente momento, ou seja, cerca de dois anos após o que seria a conclusão dessas 49 unidades até 2011, geralmente argumentam que encontram dificuldades para que as cidades aceitem presídios, mas sabemos que os presídios são empurrados "guela abaixo" independente se os munícipes querem ou não, vemos também prefeitos e munícipes que pedem presídios nas suas cidades, como é o caso de Riversul divulgado em matérias jornalísticas. 
2ºNa questão da presença da ROTA em Presidente Venceslau, raramente a ROTA vai para outra cidade do interior se não houver uma necessidade gritante, e o secretário sempre prega que tem uma parceria com a SSP, então, se a SSP tomou decisão de mandar a ROTA para PV, que é uma cidade de porte pequena e tem dois presídios(inclusive um de segurança máxima "das máximas")  , algum motivo relacionado ao sistema prisional tem na minha opinião e a secretaria da administração penitenciária deveria ser informada, se é que não foi.
3º Existe uma HIPERLOTAÇÃO no sistema prisional porque o governo do estado de São Paulo destruiu a Casa de Detenção e transformou a Penitenciaria do Estado em presidio feminino na Capital, que juntos tinham capacidade para cerca de 9.000 presos, além de ter desativados centenas de cadeias públicas no estado e encaminhado esses presos para o Sistema Prisional que já tinha seus problemas(mas não tinha uma HIPERLOTAÇÃO há duas décadas), esse presos foram encaminhados para o sistema prisional como se escondesse a sujeira para debaixo do tapete, até porque as cadeias publicas e o complexo CARANDIRU ficam ou ficavam aos olhos da sociedade e os presídios ficam na sua maioria em regiões afastadas das áreas urbanas. 
4º Quanto a cidades que serão construído presídios serem para resolver questões regionais, os presos da maioria dos presídios paulistas que estão no interior são da capital e grande São Paulo, acredito que nunca foi a meta do governo regionalizar presídios, vemos cidades que tem uma população de 1.500 moradores e tem um presídio com cerca de 1.700 presos na cidade, a exemplo da cidade de Pracinha-SP.
5ª e último contra ponto: O secretário disse que o sistema prisional recebe 1.200 presos por mês, aumentando com isso um presidio e meio, só que existem liberdades, presos de regime semiaberto que não voltam das 5 saídas temporárias durante o ano, esses presos que não retornam  dessas saídas temporárias e os que evadem esses presídios semiabertos, chega a ser a população carcerária de no mínimo  5 presídios do estado de São Paulo por ano.





 Jenis de Andrade

Agente de Segurança Penitenciária.


Só um lembrete a SAP: A liberdade de expressão é permitida pela constituição federal, desde que não seja anônima, e se algum representante da SAP quiser fazer uma nota de resposta ao meu contra ponto, esse espaço está aberto. 

Aos amigos, assistam e comentem a entrevista no link abaixo, esse blog Toninho Moré é muito acessado pelos servidores penitenciários da região de Presidente Venceslau.

9 comentários:

  1. JENIS, HOUVE AGRESSÃO A FUNCIONARIO NO CDP DE SUZANO, ISSO NA DATA DE ONTEM 27/06 ONDE O PRESO NA RADIAL FOI PARA CIMA DO FUNCIONARIO E O ACERTOU UM GOLPE NA CABEÇA DO ASP, POR TER PEGO ALGEMA HOUVE CORTE NA TESTA DO FUNCIONÁRIO.... CADEIA 2300 PRESOS

    ResponderExcluir
  2. Como ele disse o nosso agradecimento pelos funcionários daqui da região oeste que são muitos e pelos muitos muitos espalhados pelo estado, ai eu pergunto: o que ele faz como secretário para ajudar?
    O minimo que seria rodar a LPT, mas pelo contrario já faz muito tempo que não tem, ai ele ainda vem agradecer e diz valorizar os servidores.
    O ida dele também não foi por causa do afastamento do diretor geral da PI de Mirandópolis, eles (diretores)são o terceiro esqualão da SAP, ou foram mesmo para receberem diárias e fazerem churrasco nas residências da P1 de Venceslau.

    ResponderExcluir
  3. pergunta. dia 01/07 a SAP vai participar da greve geral também?????????

    ResponderExcluir
  4. Acho que já passou da hora de fazer uma faxina no sistema prisional, estamos vendo direto corrupção, e na maioria das vezes de cima,precisa realmente deixar trabalhar quem trabalha, não esses diretores de cargos comissionados que colocam os funcionários pertecentes a panelinha, sem conhecimento técnico algum para exercer o cargo, e para não perder uma gratificação de chefia ou diretoria se sujeitam as imoralidades dos Gestores da nossa SAP.
    Portanto, vamos acabar com essa palhaçada, ou vamos todos colocar nariz de palhaço, acordem vocês não sabem a força que tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que enfim um comentário de uma "mente pensante"

      Excluir
  5. Era uma vez no CDP de Suzano...Nem bem a diretoria atual assumiu e já tivemos uma baixa no contingente. Era o Sr de nome M. que foi morto a partir de uma ordem dos presos do CDP. Depois agrediram um ASP de nome K. pouco tempo depois um ASP de nome G. No último dia 05/05/2013, mais uma agressão ao ASP de nome A. agora no dia 27/06/2013 mais um ASP agredido de nome G.M. Até quando essas agressões vão continuar? Será que o diretor do CDP de Suzano não percebeu ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a patifaria esta solta no sistema inteiro, ele esta esperando completar o alfabeto inteiro, pra colocar a viola no saco e se jogar.

      Excluir
  6. No CDP MAUA tbm existem muitos problemas como por exemplo a falta de funcionarios e aqueles muitos que se jogao pras "gaiadas" e prejudicam a carceragem, culpa dos CHEFES fracos q deixam isso acontecer
    ao menos agressoes nao estao acontecendo e quando um preso se atreve a ameaçar um guarda, o DG manda de bonde pra VENCESLONGE

    ResponderExcluir
  7. Vamos refletir por instante apenas: “..........Alguém contrataria um técnico de segunda divisão pra treinar o Barcelona, é evidente que não!! Infelizmente nossa Secretaria admite exatamente isso, de nada adianta lutarmos pra alcançarmos um sistema prisional melhor, se continuamos recebendo ordens de chefes e diretores totalmente despreparados, que mal conhecem a LEP, resoluções, portarias ou mesmo o decreto que criam seu próprio cargo, ou seja, ainda que alcancemos as melhorias desejadas, estas serão apenas brinquedos nas mãos de diretores despreparados que parecem brincar de cadeia”. Antes de colocarmos qualquer planejamento em prática devemos escolher melhor as pessoas responsáveis por nos dar a direção certa. No meu entendimento eu diária que: Qualquer um que deseja ser diretor em qualquer nível deva passar por uma seleção interna de conhecimento escrito, que deva concorrer com outros colegas em igualdade de condições e se aprovado deverá se colocar a disposição em assumir qualquer unidade de sua coordenadoria, conforme lista classificatória, ou seja, deseja ser DNS no mínimo 3 anos atuando na área de segurança, deseja ser DCD no mínimo 2 anos atuando como DNS, deseja ser supervisor no mínimo 2 anos atuando como Diretor de centro em qualquer área, para aí sim alcançar uma Diretoria Geral, lembrando que para cada cargo deverá passar por prova escrita classificatória, delineei aqui apenas um pequeno esboço de como poderia ser, porque me parece inconcebível o estado colocar milhões de reais e ainda a vida de tantas pessoas nas mãos de diretores que simplesmente surgem do nada e de lugar algum, digo que precisamos mudar este conceito em primeiro lugar, antes de qualquer outra coisa, pois os incompetentes que existem hoje destruirão qualquer boa ideia que exista.
    É difícil aceitar que temos tantos, mas tantos profissionais com formação intelectual e de experiência pratica dentro do sistema e não são aproveitados e estes poderiam mudar completamente a forma de como as coisas são hoje em dia, e infelizmente estão encostados, jogados de lado, pois estes não ficam bajulando ou bebendo cerveja com ninguém. É uma pena!!
    Desculpem o desabafo...

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.