sábado, 22 de junho de 2013

Lei Orgânica do sistema prisional de MG é entregue ao secretário. E em São Paulo?


Em São Paulo, a SAP convidou os sindicatos para participarem de reuniões com o intuito de confeccionar uma lei orgânica para os servidores penitenciários de São Paulo(claro que foi "areia" da SAP), isso foi em 2.008!

Até ontem, teve apenas algumas reuniões de representantes da SAP e dos sindicatos SIFUSPESP e SINDASP e não progrediu, não sei se por briguinhas políticas, de egos, falta de vontade politica ou incompetência mesmo, pois isso já faz 5 anos.

O que me deixou pasmo uma vez, foi quando sugeri a um diretor sindical que a categoria deveria elaborar essa lei orgânica e os sindicatos analisarem através do seu departamento jurídico e depois entregarem a SAP, mas esse diretor sindical alegou que não fazia a lei orgânica porque se der errado lá na frente, a categoria iria culpar o sindicato depois.

Ou seja, se tem medo de tomar atitude ou representar a categoria, então esse diretor sindical não me representa.


Vou criar um esboço da lei orgânica e colocar em debate com a categoria para elaborarmos essa tão sonhada lei orgânica, apenas não fiz até hoje, porque não tenho conhecimento jurídico para elaborar uma lei, mas na nossa categoria temos muitos servidores competentíssimos e conhecedores de legislação, tenho certeza que esses nos ajudarão.






Veja que em Minas Gerais uma comissão mista acaba de elaborar a lei orgânica dos servidores penitenciários.

http://www.sindsistema.com.br/?pagina=noticiaviw&id=1537
Lei Orgânica do sistema penal de MG


Depois de dois anos de árduo e intenso empenho de uma comissão mista composta por membros do sistema prisional mineiro, finalmente entregaram ao secretário de Defesa Social a proposta de nossa Lei Orgânica que instituirá e padronizará as competências e garantirá os direitos e deveres da categoria dos servidores prisionais, o código de ética, profissionalizando e condicionando todos os procedimentos administrativos.

Pondo fim a era do achismo e dos relatórios tendenciosos e pouco profissionais, consolidando e dando transparência à atividade prisional e de fato inserindo-nos no contexto da segurança pública.

Nos próximos dias o Secretário de defesa Social estará enviando o mesmo para a Casa Civil e Seplag.

Agradecemos a todos que de qualquer maneira ou forma contribuíram para que a lei viesse a ser hoje! uma realidade.



Obrigado!


Adeilton de Souza Rocha

Presidente do SINDASPMG

14 comentários:

  1. Em vez desses caras ficar indo pra Itália e Bruxelas, deveria ir em Minas conhecer o que é ser agente penitenciário, os do sifuspesp eu nem falo, porque esses vao ficar 14 anos na direção mas só pensando neles, tamo fud... não tem pra onde correr
    socoooooorrrooooo jeniiiiiiiiiiiiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem um jeito nisso e vou repetir se cada asp como voce fizer aí em sua unidade uma reunião e passar a real intenção do nosso sindicato garanto que vai ter excursão pra ir se desfiliar la nas sedes dos mesmos.Pois muitos se filiam e não acompanham o que os referidos sindicatos fazem.

      Excluir
  2. Em minas gerais os agentes sâo mais operacionais.Aqui em sp a maioria pensa que trabalha em escritòrio.é só olha o perfil dos caras.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que isto se deve pelo fato de lá já estar funcionando o presídio PPP (participação público privado)deixando assim bem claro as funções de cada categoria/setor.
    BE SAFE

    ResponderExcluir
  4. Vocês viram o Secretário Fernando Grella Vieira está acabando com o desvio de função da Segurança Pública e vai abrir um concurso imenso, tenho um partente que trabalha lá e disse que está proibido desviar funções da polícia técnica e civil.
    E a SAP até quando vai esta palhaçada de desvio de função e falta de funcionários??? Cadê o sindicado ??? Cadê o Secretário???

    ResponderExcluir
  5. Verdade, o SIFUSPESP é como se fosse um carro estacionado a muito tempo e o SINDASP é um grupo de pedestres que fica pedindo carona numa estrada abandonada. Ambos não nos levam a lugar nenhum...

    ResponderExcluir
  6. A LEI ORGANICA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO PAULISTA É DAR CUECA, MEIA E POR TAPETE VERMELHO PARA LADRÃO. TAMBEM SERA INCLUIDO NA LEI ORGANICA QUE SEREMOS OBRIGADOS A CUMPRIMENTAR O LADRÃO QUANDO CHEGA NA CADEIA PEGANDO NAS MÃOS E DIZENDO SEJA BEM VINDO SENHOR (NOME DO LADRÃO) AO SISTEMA PENITENCIÁRIO E ESTAMOS AQUI PARA SERVI-LOS BEM.

    ResponderExcluir
  7. é que a sap só sabe distribuir cargo de confiança para os ocupantes desses cargos elaborarem planilha... ô povo que gosta de planilha e de gráficos...

    ResponderExcluir
  8. enquanto nos não fizermos igual esse pessoal das passeata do passe livre , parar o sistema prisional de São Paulo e sairmos pra rua nunca vamos ser valorizados .

    ResponderExcluir
  9. nao adianta ficar falando,,ainda somos zuados nas cadeias prq esses sem futuros dos sindicatos nao tem vergonha na cara!!! e qiem continua pagando eles tem menos ainda,,cambada d bunda branca,,tem medo d perder a bokinha no sindicato e ter q voltar a rodar chave no fundao....

    ResponderExcluir
  10. Gente,

    Precisa acabar esses desvios de funções, isso atrapalha o trabalho do agente, tem unidade que o cara mal se apresenta e a Diretoria já coloca em desvio de função, acabando com a vida do guarda que está se desgastando lá dentro sozinho. Se acabar esses desvios vai melhorar e muito a qualidade do nosso trabalho. Bastava pro secretário uma simples resolução proibindo as unidades de fazer isto e pronto. O sindicato não cobra porque não quer...

    ResponderExcluir
  11. O dia que o ASP não entrar no pavilhão em protesto ao desvio de função e as outras mazelas "plantadas" pelo governo, as coisas podem ter uma chance maior de melhorarem, já os sindicatos, há muito não nos representam, só que, estão trabalhando de acordo com o mesmo ASP que não se representa e vem chorar suas "pitangas" em caráter oportunista neste espaço, que digo, é muito melhor que os oferecidos pelos nossos Honrados sindicatos, pois propicia a discussão quase que em tempo real...

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.