sábado, 1 de junho de 2013

Presídios abertos neste ano em SP já estão superlotados, segundo a Folha de SP.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1288245-presidios-abertos-neste-ano-em-sp-ja-estao-superlotados.shtml

Presídios abertos neste ano em SP já estão superlotados
AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO



Das 12 mais novas penitenciárias paulistas, dez já estão superlotadas. Entre elas, estão duas abertas há menos de quatro meses, em Cerqueira César, a 291 km de São Paulo.

As únicas penitenciárias novas --inauguradas desde 2010-- que ainda comportam detentos estão perto de atingir sua capacidade máxima. Ficam em Capela do Alto (a 136 km da capital) e foram abertas em março.

Os dados constam de um levantamento feito pela Folha no banco de dados da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária.

A pesquisa mostra que São Paulo tem quase dois presos por vaga. São 205 mil detentos onde caberiam 105 mil.

CDP de Pinheiros superlotado

 Ver em tamanho maior »
Apu Gomes - 10.mai.2013/Folhapress
Anterior Próxima
Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo abriga 6.000 detentos, o triplo de sua capacidade --2056 presos

O Estado tem 37% da população carcerária do Brasil. E tem uma taxa de 486 detentos por 100 mil habitantes. No país, a taxa é de 287.

Especialistas apontam ao menos três motivos. O primeiro é o aumento das prisões; depois, vem a pequena quantidade de ordens judiciais para o cumprimento de medidas alternativas.

Por último, a falta de estrutura para que presos façam a progressão de regime --do fechado para o semiaberto, por exemplo.

"O sistema é um caos e isso é culpa de todo mundo, do Legislativo, do Executivo e do Judiciário", diz o criminalista e professor de direito Roberto Soares Garcia.

Para ele, a distorção começa por um sistema penal que admite prisões desnecessárias antes do fim dos processos. "Eles [juízes] não enxergam a condição desumana das prisões", afirmou.

Quem trabalha nas unidades reclama da superlotação. "É duro controlar uma turba [multidão]. Em muitas prisões, quem manda é o preso", disse um agente penitenciário.

Para o assessor jurídico da Pastoral Carcerária, José de Jesus Filho, os governos federal e estadual nunca deram prioridade à reabilitação de presos. "O foco sempre foi a construção de prisões."

Em 36 presídios a superlotação é pior do que a que havia no Carandiru. Com implosão iniciada em 2002, o famoso presídio brasileiro chegou a ter 8.000 detentos em 3.500 vagas -2,3 presos por vaga.

Hoje, os presídios que mais preocupam são os CDPs (Centros de Detenção Provisória) 4 de Pinheiros, com 3,6 detentos/vaga, e de Santo André, com 3,5.

"A situação nesses locais é deplorável", disse Jesus Filho.

O complexo formado pelos quatro CDPs de Pinheiros tem sido chamado de "novo Carandiru". Nele, estão detentos vinculados à facção criminosa PCC, estupradores e rejeitados por outros criminosos.

Colaboraram APU GOMES e FELIPE SOUZA

10 comentários:

  1. Agora vai começar as pauladas da imprensa a tal da matéria comprada, não que os presídios e o sistema esteja bom mas quando eles querem privatizar alguma coisa no Brasil eles os Governantes começam a se denegrir até mudar a opinião de todos, isso é política de lixo senhores, enquanto não privatizarem tudo que puderem não vão sossegar...

    ResponderExcluir
  2. Pontal ... 1 ano .... capacidade: 678 ..... tá com 1000 ...ainda ta suave !!

    ResponderExcluir
  3. E ae será que vão chamar mais Asps para as unidades de cerqueira cesar......

    ResponderExcluir
  4. Não é construindo presídios que vai resolver problema da segurança pública, e sim educação, pois uma coisa leva a outra. Isso é uma coisa que TODOS, mas digo TODOS os brasileiros sabem, Só não entendo o porque não é aplicado e ACEITO pelo povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ponto que chegamos, Viviane, somente a pena de morte pode dar uma amenizada na situação!

      Excluir
  5. Ai Vivi... como voce é inocente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que sou, de certa forma, inocente. Mas sou ainda mais uma pessoa que ainda acredita, que tem fé, e é por isso que consigo acordar todos os dias e educar os meus filhos.

      Excluir
  6. Qual CDP será que é o da foto acima, vcs repararam no monte de garrafas de maria-louca, tem até galão de 5 litros....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem notado ai colega, pior é como zelador vai cobrar alguma coisa viu o tanto de roupa no meio do patio ja trampei em CDP desta forma o zelador ta no raio da gaiola ninguem nem ve o cara se os ladrão quiser mata ele la e ninguem ve vai cobra os cara fala que tem 300 onde era pra etr 96 é complicado!!!1

      Excluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.