terça-feira, 4 de junho de 2013

Preso de CDP paulista é esquecido no fórum após depor, segundo jornal O Vale.

Fonte: http://www.ovale.com.br/preso-do-cdp-de-s-o-jose-e-esquecido-no-forum-apos-depor-1.410407

Preso do CDP de São José é esquecido no fórum após depor

Detento foi ao fórum prestar depoimento com outros 15 presos, mas PMs que faziam escolta voltaram ao presídio sem ele
Rodrigo MachadoSão José dos campos
A história poderia render um roteiro de filme policial se não fosse o final infeliz para o personagem principal do enredo, um preso do CDP (Centro de Detenção Provisória) de São José dos Campos, esquecido no banheiro de uma cela do fórum.
O caso aconteceu no último dia 21, quando o presidiário Matheus Costa e mais outros 15 presos foram levados do CDP ao Fórum de São José para participarem de audiências, o que faz parte da rotina tanto do presídio quanto do fórum.
Enquanto o juiz não chama os detentos, eles aguardam trancados em uma cela no interior do fórum. No final do dia, todos retornam ao CDP.
Naquele dia, no entanto, Costa foi esquecido atrás da divisória do banheiro dentro da cela enquanto policiais militares e agentes penitenciários contavam os detentos para a volta ao presídio.
Esquecimento.
Isso aconteceu, segundo fonte ouvida pelo O VALE porque, como de costume, os presos são acorrentados em grupos de cinco ou menos para facilitar controle no momento de embarque e desembarque.
Naquele dia, foram 16 presidiários para o fórum, divididos em três grupos de cinco e um deles foi sozinho. “Este preso foi deixado na hora de embarcar no fórum. A Polícia Militar não conferiu a cela e ele ficou escondido atrás da parede do banheiro. Só que, ao chegar no CDP, deram falta dele”, disse a fonte ouvida pelo O VALE.
Um funcionário do fórum viu um suspeito pulando o portão, ligou para a polícia e o detento Costa foi recapturado pela PM, que fazia ronda ostensiva na região do Jardim Aquarius, na zona oeste.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e a direção do CDP de São José não informaram por qual crime Costa está preso.
Especialistas em segurança consultados por O VALE criticaram o atual sistema de escolta de presos, alegando que o mesmo pode provocar erros como o cometido em São José.
Babá.“Embora a Polícia Militar tenha a responsabilidade da escolta, são os agentes penitenciários ou funcionários do CDP que são responsáveis pela contagem e o controle de saída e entrada de detentos”, disse o especialista em segurança pública José Vicente da Silva Filho, ex-comandante da PM no Vale.
“A PM não é ‘babá’ de preso. Não deveria ser o trabalho da polícia. Ela faz a segurança para evitar a fuga de presos. O fato [ocorrido em São José] revela falta de estrutura tanto da polícia quanto do CDP”.


Estado abre sindicância para apurar erro na escoltaA SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) do Estado de São Paulo informou ontem, por meio da assessoria, que abrirá uma sindicância para apurar os motivos de terem esquecido um detento na cela do Fórum de São José.
Atualmente, o transporte de presos é feito em um veículo do próprio CDP com uma escolta de policiais militares e acompanhado por um funcionário do presídio.
Em nota oficial encaminhada ontem à tarde ao O VALE, a SAP disse que “será instaurada apuração preliminar pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário para apurar as circunstâncias do ocorrido”.
Silêncio. A assessoria de imprensa do 1º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), em São José, que é responsável pela escolta dos detentos do CDP, foi procurada pela reportagem ontem à tarde por telefone e por e-mail, mas até as 21h ninguém foi designado para comentar o assunto.
O VALE tentou ainda contato ontem com o diretor do Fórum de São José dos Campos, José Loureiro Sobrinho, mas ele não foi localizado para comentar o assunto.

SAIBA MAIS
O caso: No último dia 21, a Polícia Militar e os agentes penitenciários do CDP (Centro de Detenção Provisória) de São José esqueceram um detento em cela dentro do fórum da cidade
Contagem: Na chegada ao CDP, a PM e o CDP perceberam a falta de 1 preso no grupo de 16 detentos
Fórum: Um funcionário viu durante a noite um homem tentando pular o muro e acionou a PM, que o prendeu novamente
Outro lado: A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo abrirá uma sindicância para apurar os motivos de terem esquecido o detento na cela do Fórum de São José. A PM não comentou o caso
 

53 comentários:

  1. Todos sabemos que esse tipo de escolta é uma comédia, pois quem manda são os PMs, mas quando dá algum QRU jogam o BO para o besta do agente que está "acompanhando". Sabemos também que tanto o acompanhante quanto o motorista não tem autonomia alguma para tomar qualquer tipo de decisão ou dar opinião no trabalho dos PMs. A SAP não é uma pasta independente, infelizmente trabalha de mãos atadas!

    ResponderExcluir
  2. Isso é pressa de ir embora...kkkkkkkk....vai dar o horário de troca de plantão e não quer ficar para traz...kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá :1º Ponto-Se ASP não é POLICIA não deveria estar nem acompanhando preso em forum ou seja qual as atribuições do ASP ?Não é efetuar a vigilancia e disciplina interna dos presidios? Efetuar a vigilancia contagem acompanhar as locomoções dentro do predio como enfermaria parlatorio trabalho atendimento com setores administartivos como advogADOS PSICOLOGOS E ETC?Ou sera que eu to errado ?Se estiver me corrijam princippalmente O sR jenis!2 Ponto-ASP vai acompanhar preso de alegre porque não é obrigado .Se alguem discordar posta aí...POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  4. não querem aprovar a pec 308 mas querem fritar o funcionario.agente penitenciario e para presidios e cdp.e não atua na rua. isso é obrigacao sa pm. ou sera que nessas escoltas o pm acataria ordens de um agente.?

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente é sim dever e função do ASP acompanhar presos ao Fórum e tbm hospitais,caro amigo asp sp, está no ROL DE ATIVIDADES DO ASP, é um documento contendo as funções do cargo que é afixado ao Processo de Insalubridade, apesar de não termos preparo específico para tal procedimento a não ser as aulas do cursinho que nos é dado ao ingressarmos no cargo que acaba sendo irrelevante ao longo da carreira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra NAncy :Eu fiz curso de formação e desconheço esta atividade pois se fosse realmente parte do rol de atribuições do ASP deveria haver treinamento pratico assim como o trabalho de campo que é a carceragem,contagem,revista e quando fazemos teoria vamos aos fins de semana nos CDPs da vida para fazer aula pratica sendo avaliado por um instrutor ou melhor dizendo ,né´,professor da acadepen o que é justo pois se voce for la no forum fazer uma simulação ou até mesmo acompanhado da PM que orientara os procedimentos aí sim pode se dizer que o ASP está preparado para acompanhar preso e como disse o colega anteriormente tem que estar no papel que no forum quem conduz o preso sera o ASP a PM fara a segurança armada porque infelismente hoje vejo uma pa de guarda ir no forum e a pm olha pro cara como se ele fosse o preso talvez até por que ele não tem treinamento como postura durante uma condução de sentenciado ,como agir dentro de um predio com muita movimentação e aí vai.Se é para irmos pra rua tem que nos preparar e quando falo preparo tem que ser completo.Outra coisa por que o gir faz um treinamento?è porque não pode haver erro e se houver os caras foram treinados e não tem como falar que não sabia então se temos que sair para rua coloque no curso de formação a aula teórica e pratica que dão pro gir pois quando saímos dentro de uma viatura seja com PM gir civil estamos carregando bandidos periculosos que a qualquer momento podera ser arrebatado e não um caminhão de terra que onde coloca ficalç.RESUMINDO :não faço o que não aprendi.

      Excluir
    2. Quero ver algum diretor me obrigar a fazer escolta de presos extra-muros no regime fechado. Quero ver abrir sindicância pela minha recusa. Essas escoltas é só para puxa-saco, ganhar diária ou algum ASP que paga de puliça! Vá recusei essa ordem direto do Diretor Geral e ele não teve peito de abrir sindicância. Vá se informar dos seus direitos e deveres!

      Excluir
    3. Essa é a maior besteira que já ouvi sr. ou sra. Nancy. Me dê o número da lei ou resolução que quero ver isso.
      Por essa e por outros é que estamos nessa situação.

      Excluir
  6. é uma falta de respeito o que este tal de josé vicente da silva filho ex- comandante da pm, disse . babá é a mãe dele falta de respeito com a nossa classe. deve ser uns daqueles que ampara os presos os famosos direitos humanos. vai se tratar.

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo companheiro! O Asp vai nessa porque pensa que é policia, não somos obrigados a sairmos da unidade. Agora é a cara deles segurar esse B.O.
    Sou do litoral e aqui é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente o especialista em segurança não entende de nada , o mesmo não sabe como funciona o sistema , não tem conhecimento das normativas expedidas pelo estado, pela secretaria da segurança publica: Desde a hora que os detentos saem de uma Unidade é sim responsabilidade da PM , o funcionário segue apenas para apresentação dos presos .ASP tem que ser ASP , lugar de ASP é nas unidades .

    Giovani - CDP Taubaté.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a favor do que você disse, temos que nos dar valor. Somos Agentes Penitenciários e não capachos dos coxinhas. Mas infelizmente existem muitos asp que gostam de ser mandados pelos pms.

      Excluir
    2. concordo com vcs meus colegas de trabalho, temos q ser mais unidos e perceber q juntos nossa classe é muito forte. e esse especialista em segurança quero q saiba q especialista em segurança somos nós. pq não somos "indicados" para ficar atras de uma mesa ou como a pm pegar nóias nas ruas e baterem em 3 ou 4. nós entramos em um raio somente com as chaveas e é 1 contra 300

      Excluir
  9. INFELIZMENTE DISCORDO DO COLEGA ACIMA, PRIMEIRAMENTE GERALMENTE QUEM ACOMPANHA ESSES BONDES SÃO ASPs QUE SÃO COLEGUINHAS DA CHEFIA, POIS FOGEM DO RAIO E AINDA GANHAM DIARIA,PELO MENOS É O QUE ACONTECE NA MINHA UNIDADE, SE O ASP É COMO DISSE O COLEGA ACIMA, O MESMO DEVERIA RECUSAR ACOMPANHAR O BONDE,POIS NÃO E POLICIA ENTÃO QUEM SE CALA CONSENTE SENDO ASSIM QDO ELE SUBIU NO BONDE ASSUMIU A RESPONSABILIDADE PELA CONDUÇÃO DOS PRESOS E SUA QUANTIDADE, OUTRA COISA SE NÃO CONSEGUE CONTAR DE 1 A 16 IMAGINE ELE NA MINHA UNIDADE TENDO QUE CONTAR 320 DETENTOS NO RAIO, POR AI CONCLUIE-SE QUE ELE NÃO ESTA ACOSTUMADO A FAZER CONTAGEM E RECONHECIMENTO DOS DETENTOS NO RAIO DIARIAMENTE POIS É O QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS NA HORA DO SOL E NA TRANCA, ONDE NOS LEVA A CONCLUIR EM CONSEQUENCIA AO QUE FOI EXPOSTO POR MIM ACIMA O MESMO TRATA-SE DE UM DOS MUITOS ASPs SEGURAÇÕES QUE EXITEM NAS UNIDADES SO QUEREM COMER CARNE O OSSO OU SEJA O RAIO DEIXA PARA SEUS COLEGAS ROEREM, E DE VEZ ENQUANTO TIRA UM SARRINHO BASICO DO ASP QUE TRABALHA ESCRAVISADAMENTE NO RAIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são pessoas como vc q enfraquece a classe, não eximindo a falha de nosso colega, porém não cabe a vc dizer e outra só vc no estado q conta raio com 320?? sou da unidade de sjc e posso garantir q o vc fala não tem fundamento. do msm jeito q vc diz isso, da-me o direito de duvidar q o rao de 320 q vc diz q conta, vc não é uma mãe para os presos. msm pq quem fala mostra o nome não se esonde em anonimo

      Excluir
    2. Falou asneira agora heim......o ASP que foi ao forum em SJC não é nem de longe coleguinha da chefia fera... e a mesma historia " na minha unidade bla bla bla bla....nao ta satisfeito presta outro concurso amigão...

      Excluir
    3. Nesse cdp de sao jose os colegas do diretor estão diretores ou na administrativo.
      De quem ele ñ curte, é fundo da cadeia, noite ou fazendo escolta. Manda e desmanda e ninguem fala nada.E diaria nem pro motorista, só pra quem faz o que ele pede. É o caso do ASP, que nao fez o que diretor pediu, mudou de setor e foi pro forum. Aí deu o BO, quem vai segurar? Só porco e galinha.

      Excluir
    4. Então está mais do que na hora de vocês mostrarem que são homens e enquadrarem esse diretor, seja do jeito que for. Entenderam?
      O diretor só se criou porque vocês deixaram.
      Recuse fazer qualquer escolta e duvido que esse diretor tem peito de abrir qualquer sindicância contra vocês. E se isso acontecer vocês saem fácil fácil e ainda colocam no dele.
      Vamos se mais esperto e aprender a trabalhar.

      Excluir
    5. Diretor manda e desmanda nessa cadeia velha. Tirei meu probatorio nela e sei como foi dificil aguentar a pressao que e feita, corte de folga, pressoes, bonde e troca de setor sem motivo. Jenis sabe como eh, passou la tb. Ainda bem que cantou minha lpt
      é facil falar pros guardas de la baterem de frente sem saber o dia a dia. a corevale deveria olhar com atencao esse diretor e as tretas que ocorrem la opressao com guarda. quem tira rdd la é o funça

      Excluir
  10. somente um adendo lista de presos que compoem o bonde esta na mão do asp e não da policia militar quem da conta a unidade de retorno do preso é o asp sendo assim não dificil concluir onde esta e de quem é o erro

    ResponderExcluir
  11. louco é o asp que sai para fazer escolta, pois, quando dá b.o., só vê os outros pulando fora..... não querendo ser o pai da criança....

    ResponderExcluir
  12. vidaloka sou eu que entro em raio lotado e tranco todo mundo.quarta-feira, junho 05, 2013 12:29:00 AM

    kkkkk, graças a Deus o funcionário do fórum viu o mala escapando, eu queria ver o que os PM's e os ASP's com desvio de função iriam dizer.

    ResponderExcluir
  13. Por isso a escolta tem que ser feita pela Joia da SAP.. Os AEVP.. sou com orgulho.. ai acaba essas noticias..
    Aki é 220v..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai rapaziada voces são pagos pra isso fazer vigilancia e escolta então chega de teta de 3 x 3 pega o tar de "FAMAY" e pau no gato...

      Excluir
    2. joia da sap onde ? vc so conhece preso atrinta metro de distancia. conte um raio com quatrocentos presos ,para depois dar palpite.

      Excluir
    3. Não se vanglorie. Se tirar o AEVP da muralha, qualquer empresa de segurança faz o trabalho, agora tira o asp do pavilhão que eu quero ver se vc é tão bravo assim, o joinha... vai la fazer o serviço que eu quero ver se vc é tão monstrão...

      Excluir
    4. Kiakkkkkkkkkkkk Joia da SAP se derreter da o anel fala sério esses puliça viu que não saem de cima do muro nem pra um lado nem pra outro o povo indeciso!

      Excluir
  14. Nada de correria. A PM está com pressa? Manda ir embora. O ASP deve ir no ritmo seguro, senão,...SINDICÂNCIA!

    ResponderExcluir
  15. Acompanham presos para fugir dos raios agora segura o refrao!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Sr. José Vicente da Silva Filho, ex-comandante da PM no Vale, eu gostaria de saber apenas como que a PM faz a segurança para evitar a fuga de presos sem conferir e/ou contar os mesmos. Esse ex PM é tão comédia quanto os outros que fizeram a escolta, que cedo ou tarde quem a acabou percebendo o problema com certeza foram os ASPs quanto chegou na unidade.

    ResponderExcluir
  17. Bom Jenis, trabalho no cdp de SJC, onde ocorreu esse fato, existe alguns (um ou dois asp) que não fazem esse tipo de trabalho no fórum e por isso eles tem a fama de tumultuadores, pois eles discutem direto com os policiais que querem que o asp fique a disposição deles para fazer o que eles querem, algemando,desalgemando,abrindo e fechando a cela da carceragem do fórum, enquanto eles (pm) ficam conversando e tomando café, resumindo eles (pm) querem que o asp fique lagarteando para eles. Sou a favor desses asps pois eles não se deixam ser passados por trouxas e lagartos da pm,por pouco que eu entendo, a responsabilidade é da pm a partir do momento que eles assinam a retirada do preso na portaria e não exite nenhuma resolução da SAP que diz que temos que ficar a disposição da pm (lagarteando). Gostaria de saber a sua opinião sobre qual a função do asp que acompanha os presos no fórum? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão, trabalho em um CDP, e como vc sabe existe grande movimentação para Foruns e hospitais, e aqui foi formado uma equipe de escolta externa, e participa quem quer, o nosso trabalho não tém destino certo e horario. Concordo com tudo o que diz sobre a PM, ficam pagando de brabão com os presos, aqui realmente existe uma duvida, fora da unidade a quem pertence a custodia do preso? Esta é a grande duvida... E mais ( neste caso ) são 16 presos e quantos ASPs estavam nesta escolta? Se a PM tem a custodia fora da unidade, porque temos que ficar acompanhado o preso quando esta internado em hospital? Existe muitas duvidas, com a palavra o Secretario ou o governador...Enquanto isso...

      Excluir
    2. A resposta é simples, fácil e direta. ASP não tem que fazer escolta. ASP tem que trabalhar internamente na Unidade Penal. Aceitou o desvio de função, assumiu essa responsabilidade, então agora segura a bronca.

      Excluir
    3. Não se trata de desvio de função. Quando o diretor quer pagar uma raiva, manda o caboclo para o forum. E foi o caso do colega.
      Mesmo sabendo que não é função nem atribuição do ASP, quando uma ordem é dada, mesmo sendo ilegal, dificil falar não. Falar não dá perseguição nessa cadeia.

      Excluir
    4. Ordem ilegal não se cumpre! Se representa! Bando de novatos inexperientes. Vê-se que o cursinho de formação não serve para nada mesmo. Vão estudar um pouco de direito administrativo.

      Excluir
    5. No meu curso de formação de AEVP, nas aulas de LEP, me lembro mto bem do professor (ASP) dizendo: "Ordem absurda não se cumpre, se representa". E disse mais: "Fiquem sempre atualizados em relação às atribuições do cargo".

      Tivemos um ótimo professor, uma zica da porra, mas ensinou mto bem como se deve fazer. Eu duvido que quem teve aula com ele, se fizer as coisas do jeito que foi ensinado, vai responder alguma bucha... O cara mandava bem...

      Excluir
  18. Entendo que asp não é obrigado a escoltar, tem sim que acompanhar o preso. Saiu da unidade é responsabilidade da pm, o asp só deve colocar e tirar o preso do bonde, pois a pm não tem que ficar entrando no bonde. Se fugiu de qualquer forma, sindicância na pm e não no asp pois quem deixou fugir foi a pm. A carceragem e segurança do fórum também é responsabilidade da pm, então quem tinha que conferir os presos na carceragem era a pm. Erro do asp? de certa forma sim pois deveria questionar sobre o preso faltando, mas precisa ser apurado, pois algumas vezes não é o asp que levou o mesmo que vai buscar, será que o asp que foi buscar era o mesmo, e a documentação estava com o asp que foi buscar? geralmente esse controle tem na portaria onde foi identificado o problema. Agora pergunto. Cadê o sindicato para defender a classe? e esse especialista em segurança acha que somos babas de presos? pergunta se ele tem coragem de entrar em uma unidade e passar o dia batendo de frente com os presos. Aposto que não, pois quando foi para a pm entrar desarmada para carregar os presos, nenhum deles entraram e em algumas unidades o funcionário tinha que carregar o preso na portaria.

    ResponderExcluir
  19. Já disse uma vez aqui neste Blog, que só existe esperto porque existe guarda vacilão.

    A grande maioria dos agentes adoram ficar externando simpatia pela Polícia Militar e, com isso, fazem qq coisa que estes "determinam". Alegam que não querem confusão, que não querem inimizades, que não querem problemas.

    Acontece que a instituição Polícia Militar é forte, muito ao contrário da excelentíssima SAP, que "abre as pernas" para qualquer outro órgão, pois seus dirigentes não querem perder os cargos que ocupam.

    Acontece que a culpa não é somente dos dirigentes.. O grande e maior culpado da SAP ser essa zona somos nós, os asp's que ficam fazendo qualquer coisa para ficar agradando diretores incompetentes.

    só que quando o "rojão explode", esses mesmos AGENTES SIMPATIAS, são os primeiros a se prejudicar.

    Parafraseando o que li em outro blog, precisamos fazer "bracinho de horácio" e "olhos de vidro". Faz tempo que eu não tô nem aí para a bagunça da cadeia que trabalho, pois não adianta eu ficar me lascando dentro da cadeia e um monte de incompetente gozando e ganhando prolabora nas custas do meu suor.

    para mim, cadeia boa de trabalhar é a cadeia que é uma zona mesmo... pq ai eu tenho argumentos para jogar na cara do diretor incompetente...

    ResponderExcluir
  20. É a hora dos A.E.V.P. assumir está parada . Pra dar jeito no sistema !!!

    ResponderExcluir
  21. Pra quem não sabe, no fórum da Barra Funda existe uma base (companhia)da PM, onde fica a carceragem, que é de responsabilidade da mesma.Já fui lá algumas vezes, e sei bem que lá o ASP não tem vez nem pra ir ao banheiro, muito menos pra embarcar ou desembarcar um preso que seja. Isso é reflexo de uma secretaria sem moral, que vive sendo tirada pela PM e pela Civil. E o clubinho do grandolfo e a escolinha do professor rinaldo nada...e o salário ó....

    ResponderExcluir
  22. Na unidade que trabalho ninguém gosta de mim, pois sou uma zica do pântano, não tenho amigo mais também não seguro B.O.
    Fundão de cadeia, já tô no ultimo posto da hierarquia, quando me pedem:
    Acompanha Fórum
    Acompanha P.S
    Acompanha COC
    Acompanha Remoção
    Minha resposta é um sonoro NÃO. Sempre me ameaçam dizendo que vão me por no papel e sempre digo para irem em frente.
    Essa sindicância teria o prazer de responder, como teria também o prazer de responder uma sindicância por não assumir dois raios.

    ResponderExcluir
  23. vai otario e ainda o comandante da pm chamou os asp de baba de preso rsss vaiii secretariazinha sem moral essa, ninguem respeita a sap,

    ResponderExcluir
  24. http://m.diarioweb.com.br/noticia-detalhes/138300/detento-foge-durante-exames-no-hospital-de-base

    ResponderExcluir
  25. A princípio concordo com os colegas acima, no quesito q temos q proceder a contagem na cadeia, para controle interno, ou seja, pegamos o raio com 200, não chegou nem saiu ninguem, temos q passar com 200. Agora quando "conduzimos" ao fórum ou "acompanhamos" ao hospital, não temos responsabilidade nenhuma com a fuga, infelizmente apenas vamos para zelar da integridade física e psicológica do vagabundo, p.ex: tiramos e colocamos algema na patinha do vagabundo, pois eventualmente se a PM machuca o "pobre coitado", faz-se um corpo de delito e constata q ele chegou machucadinho na cadeia, aí sim é no peito do guarda (o exemplo é bem hipotético, mas apesar de absurdo é a realidade). Enfim quem está com as .40 e das vezes até fuzil e 12, são os PMs; as vezes tem uns guarda heroi q mete a 380 na cinta, a principio em vão, pois como machucar alguem, sendo q vc tem a obrigação de protegê-lo??

    ResponderExcluir
  26. A princípio concordo com os colegas acima, no quesito q temos q proceder a contagem na cadeia, para controle interno, ou seja, pegamos o raio com 200, não chegou nem saiu ninguem, temos q passar com 200. Agora quando "conduzimos" ao fórum ou "acompanhamos" ao hospital, não temos responsabilidade nenhuma com a fuga, infelizmente apenas vamos para zelar da integridade física e psicológica do vagabundo, p.ex: tiramos e colocamos algema na patinha do vagabundo, pois eventualmente se a PM machuca o "pobre coitado", faz-se um corpo de delito e constata q ele chegou machucadinho na cadeia, aí sim é no peito do guarda (o exemplo é bem hipotético, mas apesar de absurdo é a realidade). Enfim quem está com as .40 e das vezes até fuzil e 12, são os PMs; as vezes tem uns guarda heroi q mete a 380 na cinta, a principio em vão, pois como machucar alguem, sendo q vc tem a obrigação de protegê-lo??

    ResponderExcluir
  27. Baba de preso e a mãe desse ex Pm Vagabundo paga pau de preso, esses pm são valentões com uma quadrada na mão e em maior numero quero ver eles entrarem em um raio com 400 vagabundos querendo arancar a sua cabeça com apenas uma caneta na mão

    ResponderExcluir
  28. Mais um dia de serviço, o ASP chega, descobre-se que tem carteira D e automaticamente um a mina de ouro, ou seja, mais um motorista!!!Se for probatório, melhor ainda, pois a diretoria vai deitar e rolar!!!!Tem uma escolta e o ASP recebe o “presente”......olha vai ter um “bonde” pra tal lugar e preciso de vc, pois vc é de confiaça, corre com a gente e outras balelas. Só que como vai ser um preso só (muitas vezes mais) vc vai sozinho blz, pois não justifica ir outro ASP já que vc é um e também não tenho como justificar outra diária para mais um funcionário ok? Sim Dr. Perfeitamente!!!! Se for guarda antigão, não ta nem vendo.... bota a arma na cintura e vai que vai, só pensando na diária, pois sabe que umas duas ou três viagens pra São Paulo “vai chgar”, se for probatório aí que piorou, além de já crescer os olhos na diária, “pagar” de arma, ou simplesmente não poder dizer.... não doutor não é minha função, aí coitado é só terror nas avaliações......não colabora com o serviço, etc e tal. Bem vamos ao resumo: Asp não é motorista!!!!!!!Se não houver outra forma, tem que mandar outro guarda pra acompanhar!!!!! E se não tiver.....não vá, porque depois não vaio doutorzinho nenhum pra bater no peito e assumir que te mandou sozinho!!!!!!É o ASP quem vai sentar no banquinho da “CORREGE”, se condenado for, adeus Licença prêmio, promoção por merecimento, se tiver sido promovido, regride de classe, não vende a licença prêmio do período, se for probatório ai já era.....facilitação de fuga!!!!e será que seu chega vai “trincar” com vc????ou diante de uma facilitação de fuga seu probatório vai ser confirmado?????
    OS.: Normas não aplicáveis se vc for filho de diretor ou coordenador.
    E se eu disser que não vou dirigir? Sou obrigado? Vale a pena hoje dizer não e ser perseguido, ou corro o risco de ser exonerado (sem apoio nenhum) amnahã?Ah, esqueci relatar que réu em processo não recebe diária ok!
    Reflitam...
    A113.

    ResponderExcluir
  29. só existe esperto, pq a SAPO tá cheio de guarda vacilão

    ResponderExcluir
  30. Jenis, concordo com muitos colegas que me antecederam, ASP não tem que fazer escolta e/ou acompanhar preso em Forum, pois numa fita dessa tem que responder, o diretor vai dizer porque foi? Então "segura". Nenhum PM vai acusar o parceiro, vão jogar nas nossas costas, isso já aconteceu em outras Unidades, incluindo Ribeirão Preto.

    ResponderExcluir
  31. Por isso que eu não vou nessas escoltas furadas,hospital,fórum,velório´to fora meu serviço é dentro da unidade.Agora o asp vai ver o fumo entrar,pois a corda sempre quebra do lado mais fraco.

    ResponderExcluir
  32. Aproveitando o ensejo, gostaria de saber uma coisa: É proibido usar celular nas dependências da cadeia. Mas onde eu trabalho (cdp de São José dos Campos) a pm usa tranquilo o celular na portaria e o diretor de portaria não diz nada.A pm usa o celular até quando está embarcando preso na parte de baixo (dentro da cadeia), próximo ao controle dois e ninguém diz nada. Agora eu pergunto: porque???? Mas se o coitado do asp pega o celular apenas para ler uma msg na portaria.PRONTO o diretor já te olha feio e já vem dizendo se eu não estou vendo o aviso de que é proibido uso de celular.Não quero aqui dizer que posso usar o celular. Mas se é proibido para um, é proibido para todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que se seu diretor de portaria disser alguma coisa, acontecerá uma das alternativas a seguir:

      1º) O PM vai arrumar confusão e, em algum momento, ele dará voz de prisão para seu diretor por desacato, coisa que comumente os PM's fazem. É a chamada "invertida", que eles adoram fazer;

      2º) Eles vão fazer "bolinho podre" na portaria, chiar, pagar que vão prender seu diretor e que se nao deixarem eles usarem o telefone, que não vão retirar os presos;

      3º) com a confusão estabelecida, vai aparecer algum diretor de centro e vai dizer que a PM pode, que o telefone deles servem para contato com o comando, que o telefone deles é corporativo, que o telefone deles é obra de Deus, que o telefone deles não vai parar na carceragem e etc.

      4º) O diretor geral vai aparecer, pedir desculpas ao PM e tentar fuder algum por conta do ocorrido;

      Parafraseando o que li no blog flit paralisante: à PM não basta a focinheira, é preciso lhes arrancar os caninos"

      Resumindo, qq merda de outra secretaria, manda e desmanda na SAP...

      Excluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.