sábado, 22 de junho de 2013

Tese de mestrado sobre presídios e agentes penitenciários de Itirapina.

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-14012013-135107/pt-br.php

Confesso que não li toda a dissertação do Rafael Tadeu Sabaini, mas os títulos da dissertação citados abaixo e o pequeno trecho que li achei interessante, gostaria de ver a opinião dos companheiros de Itirapina que trabalham ou trabalharam nessa unidade depois de lerem essa dissertação.
Nessa tese é citado assuntos como o prestígio e a reputação do agente penitenciário em uma cidade pequena com presidio. 


Veja alguns tópicos:

UMA CIDADE ENTRE PRESÍDIOS, SER AGENTE PENITENCIÁRIO EM ITIRAPINA.

Itirapina e suas duas penitenciárias
O agente de segurança penitenciária
Famílias e cadeias
Do supermercado a revista: Finais de semana.
O bairro jardim Nova Itirapina.
Desconfiança acima de tudo
As saidinhas
Palavras da cadeia em meio a cidade
Do estigma ao prestígio
A profissão de Agente Penitenciário na cidade grande
O trabalho de Agente Penitenciário em Itirapina
Limitado espaço de prestígio e reputação
As várias percepções de ser agente
Morar na cadeia



13 comentários:

  1. Jenis você conhece Itirapina, já trabalhou em Itirapina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive em Itirapina apenas para realização de uma BLITZ, na época que o diretor era o José Reinaldo, conhecido pelos amigos como Reinaldinho, José Reinaldo depois que foi diretor da PII de Itirapina foi coordenador de duas coordenadorias e sempre muito elogiado pela maioria dos servidores penitenciários, lembro que quando chegamos em Itirapina para colaborar com a BLITZ, José Reinaldo nos convidou para mostrar a casa que seria para moradia dele na unidade, mas era um espaço aberto para os ASPs, mas como existe um ditado popular que "quem é bom não fica", José Reinaldo foi injustiçado sobre o meu ponto de vista.

      Excluir
    2. conheci o reinaldo tambem e no ponto de vista dos asps ele foi injustiçado .pq bateu de frente com o sistema ao mostrar a realidade do rdd em rede nacional...politica ultrapassada da sap e do geraldinho.

      Excluir
  2. Alguem pode informar o que esta acontecendo em Mirandopolis nesta semana em uma das Penitenciarias, parece que é alguma situaçao muito grave

    ResponderExcluir
  3. Essa tese, deveria ser encaminhada para as cidades pequenas que não aceitam unidades prisionais, e ficam amarrando as LPTS dos guardas que moram na região, principalmente Oeste, deve se tirar como exemplos... Serra Azul 8.000 habitantes 3 cadeias o comercio e a cidade agradece as unidades,,, Pracinha 2.000 habitantes 1 presidio,,,Alvaro de carvalho,,,Balbinos,,,etc,,,, o que esperam nosso governantes.... montadora de carros ou fabrica de computadores???? agarra o que aparece que é lucro,,,,

    ResponderExcluir
  4. Jenis na rabeira das manifestações o sindicato deveria organizar ato para bloquear todas as rodovias em frente a presidios por pelo menos 2 horas,,,,,,,,ia parar São Paulo desse ditador Alckimim........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmãozinho, vc não entendeu ainda o sentido dessas manifestações? Não estou pagando uma rajada, mas as manifestações não tem relação com sindicatos ou partidos... faz o seguinte, se vc acha que isso que vc propõe é justo, convoca uma manifestação via facebook e pronto! Eu não possuo conhecimento nessa midia social, senão já teria feito uma convocação para fazermos um protesto na sede da sap, sem violência e cobrando coisas que são ponto pacífico para nossa categoria... agilidade na lpt, mais servidores, fim do desvio de função, contratação imediata dos oficiais operacionais (motoristas, cerca de 600 aguardam nomeação fazem meses...), fim da convocação para blitz (irregular) ou regulamentação dela com folga, etc... fechando a ataliba leonel, todos com mascaras pq senão o bonde é garantido, mas com cartazes e gritos deixando claro que não queremos praticar nenhum tipo de violência ou vandalismo. Que tal isso?

      Excluir
  5. Concordo Jenis Andrade, trabalhei com José Reinaldo, realmente foi injustiçado

    ResponderExcluir
  6. Nada de incremento positivo.A tese se concentra mais na vida dos ASPs de Itirapina e diferentemente dos ASPs que vivem nas grandes cidades(habitam em bairro de periferia e escondem suas profissões por segurança), em Itirapina se entende-se que os ASPs são medíocres,aparecendo como figura de prestígio,ostentando salário(bem maior,comparado com o resto da população),armas,carros,uniforme e,sobretudo,um saber valorizado a partir de seu convívio com o universo das prisões e se comparando com policias.
    WHAT A SHAME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não tenha incremento positivo para você. Mas para os ASPs de Itirapina creio que possua algum valor. E acho, que de alguma maneira, há uma tentativa de aprofundar o estudo nesta profissão. Talvez seu comentário seja individualista demais, sem ter lido toda a dissertação. Pesquisas acadêmicas não têm essa resposta pragmática instantânea como você quer.

      Excluir
  7. BOA NOITE JENIS, VC DISSE TUDO, NA SAP O QUE CONTA É O CARA SABER PUXAR O SACO, E SER BABA OVO, NÃO ADIANTA VC TER A EXPERIENCIA DE 10 ANOS DE SISTEMA, SE O CARA ASSUMIU O MÊS PASSADO E SABE FAZER UM BOQ.....TE PRO DIRETOR ELE COM CERTEZA É O CARA PERFEITO!!, NÃO NASCI COM CERTEZA PRA PUXAR SACO DE NINGUEM, MAIS COM CERTEZA A SAP É UMA SECRETARIA DAS MAIS LIXO QUE EXISTEM NO PAIS, ELA REALMENTE NÃO DÁ CONDIÇÕES DE RECCUPERAÇÃO A NENHUM PRESO, E TAMBÉM NÃO DA SEQUER CONDIÇÕES HUMANAS PRA NENHUM SENTENCIADO, NÃO SOU BABÁ DE PRESO E NENHUM MONSTRÃO, MAIS O QUE É DIREITO E DEVER DO PRESO TEM QUE SER COLOCADO NA PRATICA, DEVEMOS COBRAR E TAMBÉM OFERECER MEIOS PRA QUE ISSO SEJA FEITO CORRETAMENTE, TODOS OS FUNCIONARIOS SÃO MAIS UM RS, NA MINHA OPNIÃO DEVERIA SER EXTINTA, ABRAÇO JENIS!!

    ResponderExcluir
  8. Quem trabalhou ou conheceu o Zé Reinaldo sabia que ele seria o próximo Secretário se o Sistema não tivesse eliminado-o.

    ResponderExcluir
  9. Trabalhei em São Paulo no conhecido Pinheiros 4, aprendi tudo sobre uma cadeia(girias,movimentos....) consegui voltar para proximo de minha casa estou hoje em Itirapina 2 e digo a todos os quais quiserem criticar esta localidade, etudem sobre o sistema penitenciario e sua história, anterior a 2006 era considerada a segunda pior unidade "perigosa" do estado, e a unidade de levou e leva até hoje orgulho a sap, pioneira com os grupos de intervenção, funcionários que prezam, zelam por sua profissão dentro e fora junto aos cidadãos e as forças de segurança; nunca em minha vida foi possivel ver o quanto a realização de meu trabalho,cargo, função é valorizado junto aos companheiro e cidadãos, o que tenho a dizer é parabéns a este que SOZINHOS E POR SUA CAPACIDADE FIZERAM TAL NOME GRATIFICANTE. AINDA não li esta dissertação mas garanto que minhas palavras são de um ASP que realmente acredita que nosso trabalho pode ser reconhecido com nosso esforço e capacidade, parabéns aos asp's da capital do interior. unidos somos muitos .

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.