sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Penitenciária Paulista será investigada, segundo jornal A Cidade




Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/noticias/policia/NOT,2,2,867708,Penitenciaria+de+Ribeirao+Preto+sera+investigada.aspx

Penitenciária de Ribeirão Preto será investigada

MP determina que Seccional apure irregularidades dentro do presídio

01/08/2013 - 23:37

Jornal A Cidade - Jucimara de Pauda


O Ministério Público determinou que a Delegacia Seccional de Ribeirão Preto abra uma investigação para averiguar denúncias de irregularidades na administração da Penitenciária de Ribeirão Preto, entre elas crimes de tortura e extorsão.

Por causa das denúncias, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) pode substituir o diretor de segurança, nomeado mês passado.

O promotor Aroldo Costa Filho afirma que a investigação foi aberta após uma representação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) regional de Ribeirão.
“Existem denúncias de prática de tortura, extorsão praticado por funcionário público e derrame de esgoto em locais inadequados e irregularidades na nomeação de diretores”, diz o advogado Ricardo Macedo da diretoria da OAB.

A representação também é assinada pelo advogado Anderson Polverel, coordenador da Comissão de Direitos Humanos da entidade. “Recebemos os documentos na OAB, analisamos e encaminhamos à promotoria junto com um DVD e áudio com as denúncias”, diz. As investigações ocorrem em sigilo.

Uma das denúncias se refere a um cargo de diretor de segurança e disciplina. Desde o dia 18 de junho assumiu A.P., no lugar de V.M. (publicada no Diário Oficial do dia 30 de julho).

De acordo com a denúncia, A.P. não poderia assumir o cargo porque já foi punido administrativamente por crime de tortura contra presos. A SAP confirma a punição.

Na denúncia recebida pela OAB, também consta o crime de concussão porque teria ocorrido entrada de celulares e omissão de funcionários que os encontraram no interior do presídio. Os funcionários, segundo a denúncia, teriam exigido do sentenciado e de suas famílias dinheiro para abafar o caso.

A representação da OAB também questiona a inércia da Secretaria de Administração Penitenciária que não solucionou ainda o problema do derramamento de esgoto no rio Tamanduá, que fica em área de recarga do Aquífero Guarani. A Promotoria do Meio Ambiente já deu prazo para que o caso fosse resolvido, mas até o momento nada foi feito.

Diretor de segurança pode ser trocado

Por meio de nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que, mediante o teor das denúncias, a nomeação de A.P. para Diretor de Núcleo de Segurança e Disciplina do Turno II da Penitenciária de Ribeirão Preto está sendo reavaliada.

O diretor, segundo a nota, respondeu com outros colegas em 2007 a procedimento disciplinar, sendo suspenso por 60 dias, convertidos em multa.

A SAP ainda informa que faz um combate diuturno à entrada de celulares na unidade de Ribeirão, com utilização de aparelhos de raio-x, portais de detectores de metais e revistas, além de realizar procedimentos de busca e apreensão dentro das unidades prisionais. Só neste ano, segundo a nota, 67 aparelhos foram encontrados.

11 comentários:

  1. Aos Asps de Ribeirão Preto, acredito que a maioria ai são honestos, não deixem que meia duzia de bandidos estraguem a honra de voces perante todo o estado, Denunciem, existem muitos meios de denunciar, 181 por exemplo, mas se caso fiquem calados por medo serão no minimo taxados de covardes perante todo o estado

    ResponderExcluir
  2. Pois é senhores só não enxerga quem não quer, enquanto não tiver concurso público, ou pelo menos concurso interno porém neste caso que seja sério e preferencialmente feito pela vunesp para preencher vagas de diretores sempre será essa patifaria, e quem, perde nisso tudo é todos nós asp(s), ficando sempre na saia justa perante a opinião pública, e sempre servindo nestes casos de bode expiatório deste governo para não valorizar nossa classe e nem dar o tão esperado, e justo reajuste salarial para nós, e no contesto geral quem manda no momento na pasta, entre escolher e lutar pelo bom senso, e profissionalizar o serviço penitenciário com o referido concurso para preenchimento de vagas de diretor, e, colocar os aliados, puxa-sacos, e pelegos nos cargos, sempre opta pela segunda alternativa, é a famosa lei de Gerson da vantagem em tudo, me ajuda que eu te ajudo, isso é Brasil....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito amigo, concordo com vc plenamente, têm que ter concurso interno para todos os cargos de Diretoria (desde Diretor de Plantão, Diretor Disciplina, e principalmente Diretor Geral . Porque nossos representantes não colocam essa ideia nos pedidos ao Secretario e ao Governador, quem sabe conseguimos. Acho dificil, mas não impossível. E como disse um amigo " Um não , nós já temos , o que mais temos a perder ? "

      Excluir
  3. A Penitenciaria de Ribeirão Preto, sempre foi um lixo pra trabalhar. Todo mundo da região sabe disso...Só louco e com tendência ao suicídio é que faz LPT pra lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo qdo fui pra "ribeirao ribeirao tem de tudo pro ladrao" eu nao sabia o qdo era lixo...mas agora arrumei uma soluçao

      Eii!!!vc vai ve
      eu vou pra juruce
      eu vou pra juruce
      Eii!!!vc vai ve
      eu vou pra juruce
      eu vou pra juruce

      Me tira daqui vovooooo

      Excluir
  4. AOS MEUS AMIGOS Q TRABALHANDO HONESTAMENTE NA PENITA DE RIBEIRÃO SÓ TENHO UM CONSELHO, TODO DIA VC PEDE " ME TIRA DAQUI VOVÓ " SÓ ASSIM VCS PODERÃO SAIR DESSE LUGAR ONDE O GUARDA Ñ PODE COBRAR O LADRÃO PQ COMO MEU AMIGO FALA , RIBEIRÃO É MUITO BOM TEM TD PRO LADRÃO !!

    ResponderExcluir
  5. Enquanto o ASP canta...faz música...dá risada dá própria situação...o governo desacredita da classe...e nos trata com a mesma falta de respeito no qual temos com a nossa profissão...enquanto isso o ladrão bate em funcionário, como teve esses tempo na minha unidade...e trabalhamos para 10...faça música...peça para a vovó tirar vc dessa unidade...esse é o caminho mesmo...

    ResponderExcluir
  6. infelizmente esta muito complicado trabalhar na penita de Ribeirão, não por causa da diretoria e sim de meia duzia de funcionario que são contra a diretoria, eles são contra porque não tem oportunidade de subir por ser incompetentes... ai ficam soltando noticia que todo mundo sabe que nao procede... e com isso sujando ainda mais a imagem de ASP que ja nao é nem um pouco boa perante a sociedade.. se fosse denuncia verdadeira até q tinha razão de soltar na midia... mais somente mentira essas denuncia.. tanto q faz anos que vem ocorrendo noticia e o diretor geral e o disciplina continua no cargo.... se fosse noticia quente eles ja teriam caido ha tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vixi esse deve ser cagueta nato , e puxa saco de diretor !! muito comédia !! acho q só vê ladrão pelo computador !! nunca trancou ladrão e vem pagar !! sai zica

      Excluir
  7. Quando a denúncia feita de forma anônima de algumas supostas irregularidades de uma unidade da região de Campinas, sugiro me enviar email ou enviar a denuncia a corregedoria, o comentário tem muitas denúncias graves. Me envie email para jenisdeandrade@yahoo.com.br
    Obs. A liberdade de expressão é um direito constitucional, desde que que não seja de forma anônima.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.