domingo, 23 de março de 2014

Sr. Lourival Gomes, pede pra sair!!! Entregue as chaves da SAP ao Alckmin.

O Sr. Lourival Gomes, secretário da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) de São Paulo, é servidor do sistema prisional paulista há 43 anos, foi de escriturário a guarda de presídio(nomenclatura da época para ASP), além de ter sido diretor de segurança, diretor geral e coordenador da COESPE, conhece perfeitamente a nossa realidade como servidores penitenciários, apesar que sempre defendeu o governo do estado de São Paulo, principalmente nas vezes que esteve como secretário da SAP e quando era coordenador da COESPE, inclusive defendeu o governo do estado em duas reuniões das comissões de segurança pública e assuntos penitenciários da ALESP, apesar que nessas comissões o governo não precisa que o defenda, pois os deputados da situação que são maioria absoluta na ALESP "blindam" o governo defendendo-o e fazendo perguntas que não são difíceis de se responder.
 
Só que conhecer a realidade é bem diferente do que ser solidário aos seus subordinados, coisa que não está sendo no momento e talvez nunca foi, acredito que o Sr. Lourival seja um homem realizado profissionalmente, acredito também que nesses 43 anos de trabalho o Sr. Lourival fez muitos amigos no sistema prisional paulista, de auxiliar de serviços gerais a diretores gerais, nesse longo tempo é possível que foi amigo de famílias em que o avô e o pai foram servidores penitenciários e agora o filho é servidor  penitenciário, sei inclusive de "mestrões" do "fundão" de cadeia e até mesmo sindicalistas que ofereceram jantar ou até mesmo já tomaram um cálice em algumas tabernas junto com o Sr. Lourival, mesmo após o Sr. Lourival ter passado a ter status de "estrela", sim... estrela, pois quem anda com quase uma dezena de seguranças e com carro blindado, tem status de estrela.
 
Senhor Lourival, não siga o exemplo do Sr. Antonio Ferreira Pinto, ex secretário da SSP e da SAP, que após ser esculachado pelo governo Alckmin em público passou a fazer oposição e críticas ao governo Alckmin, será muito mais louvável e nobre se o senhor pegar as chaves da SAP, chamar a imprensa e fazer a entrega simbólica dessa SAP, que há muito tempo está na lama, devido ao descaso total desse governo que é do mesmo grupo político há 20 anos no poder em São Paulo.
 
Vivemos uma realidade caótica no sistema prisional paulista, com CDPs que deveriam ter 768 presos e alguns estão com mais de 2.600 presos, há 20 anos atrás, quando o senhor ainda era do "baixo clero", presídios que eram para 900 presos dificilmente chegava a ter 890 presos, mesmo o Carandiru que era o único presídio paulista acima da capacidade não ultrapassava 30%(trinta porcento) acima da capacidade, hoje muitos ultrapassam os 300%(trezentos porcento), como pode o senhor que viveu uma realidade distinta dessa de hoje, não se pronunciar ao nosso favor diante do CAOS que vivemos?
 
Vivemos um CAOS tão grande, que sempre vemos pela imprensa que o crime organizado comanda crimes de dentro dos presídios paulistas, onde a imprensa adora nos colocar como os verdadeiros culpados, só que trabalhamos com imensa falta de funcionários, falta de tecnologias existentes, como Scanner Corporal, Bloqueadores de Celular, ao meu ver existe uma falta de 30 mil agentes de segurança penitenciária em São Paulo, 5.000 Agentes de Escoltas, 3.000 oficiais administrativos, 1.000 oficiais operacionais, 3.000 auxiliar de serviços gerais, 300 médicos, 300 enfermeiros e 300 dentistas, além da falta de pelo menos 100 presídios, acredito que o senhor gostaria de contar com esses profissionais, com as tecnologias existentes e com as populações carcerárias de acordo com a capacidade de cada unidade.
 
Sr. Lourival Gomes, faço um apelo, coloque a mão na consciência, reflita sobre esse apelo de um agente penitenciário paulista indignado com a tirania do governo Alckmin, mesmo tendo algumas atitudes arbitrárias e autoritárias na gestão do senhor como secretário da SAP, exemplo são as transferências arbitrárias de servidores penitenciários, que basta discordar ou debater com um de seus dirigentes e não falar amém aos caprichos desses, que muitas vezes são incompetentes, não sabem lidar com o grupo e morrem de medo de quem discorde deles, é óbvio que temos exceções, mas na sua maioria esses dirigentes só são diretores porque são amigos dos amigos, isso não existiria se o senhor tivesse implantado um concurso para diretores, ao menos que fosse nos moldes da secretaria da educação, onde diretor de escola é concursado, outro exemplo é a tão falada LPT (lista prioritária de transferência), onde impera outra arbitrariedade, para fazer inscrição ou ser transferido por ela, nao pode estar respondendo processo administrativo, ou seja, esse servidor é condenado antes do julgamento, além de faltar transparência nessa LPT, onde não sabemos quem está melhor ou pior colocado nas listagens, mostre a esse governo tirano e ditador que nos chamou de chantagistas e mandou "meter a polícia" em cima desses honrados servidores que muitas vezes o senhor disse que são abnegados e verdadeiros heróis.
 
Como pode o governo nos chamar de chantagistas e mandar "meter" a polícia em cima de nós, em vez de negociar com a categoria, se o senhor mesmo já participou de várias negociações com criminosos com o intuito de acabar com rebeliões, jamais iríamos agir com violência para forçar uma negociação, estamos agindo com responsabilidade, exercendo nosso direito constitucional de fazer greve,  mantendo a segurança nos presídios paulistas e as necessidades básicas dos custodiados, como saúde, alimentação e banho de sol, mesmo com déficit de servidores e HIPERLOTAÇÃO.
 
Sr Lourival Gomes, reflita sobre o que lhe disse o deputado Pedro Tobias em uma dessas reuniões da comissão de segurança pública e assuntos penitenciários, onde o mesmo disse: "O senhor será secretário eterno, ninguem quer essa secretaria, pode ficar sossegado". Será que o senhor está sossegado?
 
A SAP está na lama há muito tempo...
 
Sai da lama, Sr. Lourival Gomes!!!
 
Veja o vídeo que o deputado Pedro Tobias foi irônico com o secretário da SAP:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

11 comentários:

  1. Esqueceu de dizer o salario do sr Lorival Gomes .

    ResponderExcluir
  2. com o salário que ele ganha vc acha que ele vai sair vc acha que ele se importa com alguém como a maioria dos Diretores e Coordenadores e ainda por cima o cidadão é escrachado em Público ainda fica dando risada feito um bobo. Mau sabe falar, seria muito honrado se todos os coordenadores e diretores entregassem as chaves para o Sr Pinóquio que a cada dia que passa seu nariz fica maior com suas mentiras e seus PMs (marionetes) é incrível como estudo não é sinal de sabedoria prova disto a reação desse nosso Governador que infelizmente só está lá pois nós o colocamos lá apesar de eu nunca ter votado neste lixo, mas o povo paulista o colocou mas a maquiagem do sistema penitenciário está borrada e a hora que realmente for desmascarada que realmente alguém corajoso, imparcial mostre o que se passa por trás das muralhas a população ficara horrorizada como o País ficou quando conheceu Pedrinhas.....(só um desabafo)

    ResponderExcluir
  3. Belo texto amigo. Mas acho que o status de secretario é maior que qualquer consciência, mesmo para alguém que já vivenciou muitos apuros como servidor nos tempos do baixo clero. Deveríamos mesmo é entre outras reivindicações, incluirmos a saída de todas estas DIRETORIAS, COORDENADORES E DO SECRETARIO DA SAP que estão aí, muitos com mais de 10 anos de exercício sem largar o osso. Vamos incluir em nossas pautas o descontentamento com essa raça de funcionários que se acham melhores do que nós. Esses que por medo de perder seus cargos, pro labore e per capta passa por cima dos funcionário e arrebentam os cadeados dos portões. Vamos vê-los voltarem a trabalhar como guarda que deveriam ser (apesar que muitos nunca abriu a cela de um pavilhão). Não vamos nos esquecer destes que nos comunicaram.

    ResponderExcluir
  4. P A R A B É N S !!! Jenis, meus parabéns pelas palavras, muitos queriam falar isso mas falta coragem..
    abraço.

    ResponderExcluir
  5. Jenis, desde a nomeação do Sr. Luiz Carlos Catirse como Secretário Adjunto, o Lourivalzão já preparava sua saída, e como já disse em outras ocasiões, e parece que incomodo os Irmãos DGs e outros também, o último ato de Solidariedade foi a proposta de aumento do Comp para os Irmãos.'. DGs, porém, eu acredito que esse Senhor de Bons Préstimos sempre ao lado da Situação, poderia deixar a Secretaria pelas portas da frente, como você disse em seu texto acima!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Jenis, sabias palavras... Muito me admira um senhor como esse cidadão....com toda história profissional, ser omisso dessa forma...infelizmente se você não faz parte da "panelinha", você é descartado...isso vale para todas as áreas do serviço público.
    Sinceramente...eu como cidadão...quero chegar à idade desta pessoa, tendo caráter e sendo HOMEM acima de tudo... Uma coisa é você se ser um.... Outra coisa é você ter ATITUDE... Coisa que ele não tem... Eu não sei o que ele está passando... ou imaginando com tudo o que está acontecendo agora... Mas ele, na posição que está hoje, como secretário... Esperaríamos uma atitude de no mínimo vir a público e esclarecer as “mazelas” dessa secretaria e a tamanha falta de estrutura que vemos... Não só da secretaria, mas de um todo, principalmente deste “suposto” governador... Que vem a público e trata o seu funcionário como um qualquer...
    Eu Sr. Secretário...assim como todos os Agentes Penitenciários do Estado de SP, tenho vergonha de falar que o Sr. é uma pessoa que defende aquilo em que está a frente...
    Já dizia o Cap. NASCIMENTO...”PEDE PRA SAIR”...é um favor que o Sr. fará.

    ResponderExcluir
  7. O fato do Sr lourival Gomes ser ou não aliado do governo não nos diz respeito pois afinal de contas não é ele que paga nosso salario e sim O GERALDINHO então se alguem é nariz empinado é o geraldinho >Detalhe tiro o chapéu pro Sr LOURIVAL GOMES pois antes de chegar onde está rodou chave e em "cadeia" ou seja como citraram a cima passou por todos os niveis de uma prisão .Ao contrario de muitos que hoje aí estão atras de uma mesa só porque fez concurso e quando se apresentou na cadeia mostrou o diploma de letras /pedagogia.Outro detalhe interssante Lourival pelo menos tem noção do que é uma prisão ao contraio do nagashima que tocava CR e foi querer tocar o sistema de s paulo ...que mico.

    ResponderExcluir
  8. JUSTIÇA DO TRABALHO QUER QUE SUSPENDA A GREVE POR 48H PARA NEGOCIAÇÃO TERÁ ASSEMBLÉIA HOJE PARA A ATEGORIA DECIDIR. Acho justo desde que seja atendidas as reivindicações pretendidas no caso da negativa deste se retornaria com a GREVE...

    ResponderExcluir
  9. Jenis Parabéns, você consegui compilar indubitavelmente o que realmente acontece no sistema penal!!!Se um governador do maior e mais rico Estado da federação diz: “Mete a policia, prende os agentes os agentes penitenciário e interna os presos”. Então o que podemos esperar dos sub alternos desse governador?? Penso que coisa bem pior!! Por isso concordo plenamente com o colega Luizão, temos sem sombra de duvida de solicitar uma total mudança, uma reforma completa nessa secretaria, mudança de secretario, coordenador e diretores..temos que lutar contra essas transferências indevidas abusiva e arbitrárias, temos que lutar contra os desvios de funções, onde já se viu!! Em uma instituição penal ter 10 agentes para tomar conta de mais de 1500 presos, enquanto no setor de manutenção dessa mesma instituição tem 8 agentes, sem fazer nada, tudo por conta de apadrinhamento..

    ResponderExcluir
  10. Com o salário que ele tem,aliás não só ele como todos os diretores que venderam sua alma por conta desses mil reais na conta,duvido que ele está envergonhado com a sujeira que encontra esta secretaria de administração penitenciária(com letra minúscula),reza pra isso acabar logo secretário,diretores:aceitem bondes com remoções,advogados,quebrem os portões,para estabelecer a "ordem" seus vendidos.Toda unidade prisional carrega um ambiente pesado,ostil,que vem de muitos tempos atrás,até por conta da injustiça que alguns encarcerados sofriam.Hoje quem vive preso,somos nós AEVP,ASP,Oficial Administrativo,Oficial Operacional,enfim todos servidores do sistema,nós que necessitamos de apoio psicológico para enfrentar o dia a dia em uma cadeia.Peço ao secretário e ao governador que tomem um pouco de simancol e olhem para a vergonha que é a administração de vocês.Queremos apenas o reconhecimento por levantar um presídio e manter a ordem e a segurança de muitas famílias que estão nas cidades,nos seus lares.Tenho orgulho da minha profissão AEVP e estou junto com nossos colegas ASP e todos servidores da Sap,aliás queridos,essa rivalidade que existe,é uma imposiçao de lá de cima,justamente para nós não nos unirmos e não ganharmos força frente ao governo.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.