sexta-feira, 20 de junho de 2014

Porte de arma federal de agentes penitenciários; Qual a vantagem?


O porte que tínhamos tem dado muitos problemas com a polícia, já que era um acordo entre a SAP, SSP e Polícia Federal, agora é lei federal, além de ter validade no território nacional.
 
Cabe ao governo de São Paulo apenas se adequar a nova legislação, criando decreto regulamentando a lei, quanto ao ASP, AEVP ou Oficial Operacional basta ter uma arma legalizada e se adequar aos cursos de capacitação e exames psicológicos.
 
Esperamos que acabe com a burocracia e que seja possível recebermos armas do próprio governo de São Paulo, já que esse governo fez doações de mais de 200 mil armas a outros estados.
 
Veja texto esclarecedor abaixo e nesse link veja que o governo de SP doou 200 mil armas para os estados do ACRE, ALAGOAS, PIAUÍ, RIO GRANDE DO NORTE, RONDÔNIA E RORAIMA:
http://jenisandrade.blogspot.com.br/2012/07/governo-de-sp-doa-cerca-de-20000-armas.html







Fonte da matéria abaixo: http://www.dizerodireito.com.br/2014/06/lei-129932014-confere-porte-de-arma-de.html
Lei 12.993/2014: confere porte de arma de fogo aos agentes prisionais fora do serviço quarta-feira, 18 de junho de 2014
Olá amigos do Dizer o Direito,


Foi publicada hoje mais uma novidade legislativa.


Trata-se da Lei n.° 12.993/2014.


Sobre o que trata a nova Lei?
A Lei n.° 12.993/2014 altera o Estatuto do Desarmamento para permitir que agentes e guardas prisionais tenham porte de arma de fogo mesmo fora de serviço.


Quem são os agentes e guardas prisionais?
Os agentes e guardas prisionais (ou penitenciários) são os profissionais responsáveis pela custódia, vigilância e escolta (interna e externa) dos detentos das unidades prisionais, além de outras atividades relacionadas com as rotinas e procedimentos da execução penal.
Não há distinção entre “agente” e “guarda” prisional. A Lei n.° 12.993/2014 utilizou as duas expressões como sinônimas considerando que existem leis estaduais que denominam o cargo como “agente” e outras como “guarda”.


Porte de arma
O Estatuto do Desarmamento, desde a sua redação original, já permitia que os agentes prisionais tivessem porte de arma de fogo (art. 6o, VII). No entanto, esse porte era apenas em serviço.
A Lei n.° 12.993/2014 ampliou a garantia e permitiu o porte de armas de fogos (de propriedade particular ou fornecidas pela instituição), a serviço ou fora dele.
Para que tenham direito ao porte, os agentes e guardas prisionais precisam atender aos seguintes requisitos:



1º) Deverão integrar o quadro efetivo do Estado (DF) ou União.
Existem alguns Estados que, em vez de promoverem concurso público para agentes penitenciários, fazem a contratação de empresas privadas que auxiliam na administração penitenciária. Os funcionários dessas empresas privadas são chamados, de forma atécnica, de “agentes penitenciários terceirizados” justamente porque desempenham algumas atividades que são próprias dos agentes penitenciários.
Os funcionários dessas empresas privadas, mesmo que realizem o trabalho dos agentes penitenciários, não terão direito a porte de arma de fogo, que é exclusividade dos agentes públicos efetivos.


2º) Deverão estar submetidos a regime de dedicação exclusiva.
Os agentes penitenciários não poderão exercer outra profissão.


3º) Deverão estar sujeitos a cursos de formação funcional.
O Decreto que regulamentar a lei deverá prever a realização de cursos de formação e de reciclagem dos agentes penitenciários a fim de que, por meio de treinamentos, estejam sempre aptos a fazer uso adequado do porte de arma que ostentam.


4º) Deverão estar subordinados a mecanismos de fiscalização e de controle interno.
O sistema prisional dos Estados (DF) e da União deverá prever a existência de órgãos de corregedoria para fiscalização da atuação dos agentes penitenciários. Além disso, os agentes penitenciários também estão submetidos ao controle externo do Ministério Público e do Conselho Penitenciário.


Armas próprias ou fornecidas pelo ente público
A Lei autoriza que os agentes penitenciários portem tanto armas de fogos que sejam fornecidas pela corporação ou instituição como também armas de fogo de propriedade particular, ou seja, adquiridas pelos próprios guardas.


Em serviço ou fora dele
A novidade da Lei 12.993/2014 é ela autorizar que os agentes penitenciários portem armas de fogos não apenas em serviço (ex: durante uma escolta de presos), mas também fora dele, como em períodos de folga.
O raciocínio do legislador foi o de que a atividade de agente penitenciário tem o potencial de gerar a insatisfação de criminosos, sendo, portanto, necessário que ele tenha meios de se defender de eventuais retaliações mesmo quando estiver em períodos de folga.


Guardas Portuários
Os Guardas Portuários gozam de porte de arma de fogo para uso fora do serviço?
NÃO. Os Guardas Portuários possuem porte de arma de fogo (art. 6o, VII, do Estatuto do Desarmamento). No entanto, não estão autorizados a portar a arma fora do serviço.
A Lei n.° 12.993/2014, na forma como foi aprovada pelo Congresso Nacional, previa o porte de arma de fogo fora do serviço também para os Guardas Portuários. Ocorre que esse dispositivo foi vetado pela Presidente da República sob o argumento de que não havia dados concretos que comprovassem a necessidade de sua autorização e que isso poderia resultar em aumento desnecessário do risco em decorrência do aumento de armas em circulação.

62 comentários:

  1. O que vejo agora é uma consciência por parte dos agentes que optarem por esse beneficio conquistado pela categoria.A arma desde que ministrada com respeito é um instrumento que realmente garante segurança .Com certeza isso vai gerar ou já esta gerando incomodo em matéria de inveja dos militares então diante disso eles com certeza ficaram buscando coisinhas para poder ferrar agentes por ai.Devemos ter a consciência de que cada um é cada um ( policia militar ,civil e policia penal) Já que o governo pouco cuida da categoria ,acho que devemos nós buscar nos qualificar em matéria de roupas adequada ao exercício da profissão ,curso de defesa pessoal, curso de tiro .Tudo isso só tem a fortalecer a categoria que esse porte de arma seja pra sempre e pra todos .Isso só será possível com postura e cada vez mais vendo nós policiais penal como referencia em matéria de organização e postura perante o trabalho e também interpessoal.Parabéns a todos e que usem com muita sabedoria .Que Deus esteja com todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais é isso mesmo,perfeito o comentário.

      Excluir
  2. ACABEI DE COMPRAR A MINHA ARMA.
    O QUE DEVO FAZER AGORA?
    FAZER OS MESMOS TRAMITES, QUE É PEDIR A AUTORIZAÇÃO PARA A SAP OU ESPERAR VER O QUE O ESTADO VAI FAZER COM A NOSSA FUNCIONAL?

    ResponderExcluir
  3. Jenis, então a partir de agora, para adquirir uma arma, entraremos nessa opção, que consta do site da PF?

    POLICIAIS

    ATIVOS

    1.Para adquirir uma arma de fogo de uso permitido o policial deve dirigir-se a uma unidade da Polícia Federal munido de requerimento preenchido, além de apresentar os seguintes documentos e condições:

    (a) cópia do documento de identificação funcional;

    (b) declaração escrita da efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido;

    (c) 1 (uma) foto 3x4 recente;

    (d) comprovante de residência (Água, Luz, Telefone, contracheque, DECLARAÇÃO com firma reconhecida do titular da conta ou do proprietário do imóvel, Certidão de Casamento ou de Comunhão Estável).

    2.Para adquirir uma arma de fogo de uso restrito o policial deverá observar os regulamentos editados pelo Comando do Exército, conforme segue:

    2.1. POLICIAIS FEDERAIS:

    (a) preencher o ANEXO I da Portaria nº 020 - D LOG, de 23 de novembro de 2005

    (b) apresentar cópia do documento de identificação funcional;

    (c) declaração escrita da efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido;

    (d) 1 (uma) foto 3x4 recente;

    (e) comprovante de residência (Água, Luz, Telefone, contracheque, DECLARAÇÃO com firma reconhecida do titular da conta ou do proprietário do imóvel, Certidão de Casamento ou de Comunhão Estável);

    (f) comprovante bancário de pagamento da taxa de R$ 25,00 devida em razão da Lei 10.834/03 (Vide instruções de preenchimento da Guia de Recolhimento da União).

    2.2. POLICIAIS RODOVIÁRIOS FEDERAIS, POLICIAIS CIVIS, MILITARES E BOMBEIROS DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL

    1. Para adquirir uma arma de fogo de uso restrito o Policial PM, BM, PC, PRF, PFF deverá observar os regulamentos editados pelo Comando do Exército, conforme Portaria nº 02 - COLOG, de 24 FEV 2014 - Ministério do Exército.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JENIS, AGUARDANDO SUA RESPOSTA!

      Excluir
    2. Sim, mas precisa ser publicado um decreto regulamentando a LEI.

      Excluir
    3. Tem que esperar a vontade do picolé de chuchu?

      Excluir
    4. Jenis, tem uma estimativa de quando será publicado o decreto que regulamenta a lei?

      Excluir
  4. Acredito que muda muita coisa,nós agentes penitenciários eramos esquecidos desse desgoverno, mais hoje se unirmos mais um pouquinho só conquistaremos muito mais ate chegarmos numa carreira valorizada que é nosso objetivo.

    ResponderExcluir
  5. União é a palavra chave para toda conquista !!!
    Sou AEVP e estou muito esperançoso em conquistas para esta categoria de AGENTE PENITENCIÁRIO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado luciano, é isso ai irmao.
      Boas conquistas p aevp tbm,Deus abençoe tds nos.alex

      Excluir
  6. concordo com o anonimo ai de cima,somos trinta mil forças,olha a policia civil de sp,a 12 anos atras não era nada,minha mulher ganhava 500 reais como investigadora e ninguém sabia o que era policia civil,hoje conseguirão até o nível superior para a categoria e vejam os agentes penitenciários de Tocantins,eles brigarão tanto e acreditaram na categoria que em 2006 eles conseguiram encorporar a carreira de agente penitenciário na Policia Civil do estado de TOCANTINS,com 1 milhão e meio de habitantes,agora lhe pergunto a vocês de sp,qual a diferença deles da nossa.

    ResponderExcluir
  7. Art. 1º. Esta Lei dispõe sobre o regime jurídico dos policiais civis do Estado do
    Tocantins.
    Art. 2º. São policiais civis, para os efeitos desta Lei, os ocupantes dos seguintes
    cargos de provimento efetivo:
    I - Delegado de Polícia;
    II - Escrivão de Polícia;
    III - Agente de Polícia;
    IV - Médico Legista;
    V - Perito Criminal;
    VI - Papiloscopista;
    VII- Auxiliar de Autópsia;
    VIII-Agente Penitenciário;
    IX - em extinção no evento da vacância:
    a) Motorista Policial;
    b) Perito Policial.
    Art. 3º. O exercício de cargo de natureza policial civil é privativo dos policiais
    civis de que trata esta Lei.
    Art. 4º. A função policial civil se funda nos princípios da hierarquia e da
    disciplina, sendo considerada serviço essencial da atividade persecutória, objetivando a
    preservação da ordem pública e da paz socia

    ResponderExcluir
  8. (c) declaração escrita da efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido
    Como se nossa profissão não justificasse!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou quase sendo um asp estou aguardando a listagem vejo isso como uma vitória isso mostra q a categoria só tem a ganhar vejo q se com postura e se a gente se unir tenho certeza q mais conquistas virão com o tempo quem sabe polícia penal forte abraço a todos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm aguardo a lista parceiro.
      Realmente uma vitiria, so acho estranho q sempre vem algum agrado perto de eleiçao, agora conquista q eu considero urgente seria de um tiket melhor, nao esse vale coxinha q realmente nos envergonha e constrange perante amigos q comentao e zombao com razao. Mas, vamos a luta, abraço tbm a tds asps e aevps.Deus proteja a todos.

      Excluir
    2. Amigo, se vc já entra reclamando, imagine quando tiver vários anos como nós...e tem mais, vale-coxinha vc perde quando chega a asp II só pra constar...

      Excluir
    3. Nao é q entro reclamando,claro q nao vo deixar de prestar o concurso so porisso.
      Mas vai dizer q vc nao concorda q é pouco e pior, perde qd for asp ll? Mesmo assim ,nao vo te responde a altura porinquanto. Sem comentario sua maneira de julgar.

      Excluir
    4. Também aguardo a listagem. Força amigo,á e sobre o comentário do antigão, não liga tem que reclamar sim pois estamos entrado por nos identificarmos com o cargo mais temos o direito de cobrar condições dignas para o exercício da função,um grande abraço!!!

      Excluir
    5. Obrigado parceiro, tamo junto!
      Parabens tbm pela escolha da profiçao e conquista. (Le)

      Excluir
    6. E ISSO AI COLEGAS QUE ENTAO ENTRANDO PRA LUTA CONTRA O CRIME, , SOU ANTIGAO, E VCS NOVATOS, MAS E BOM SABER QUE VCS JA ENTRAM RECLAMANDO MAS TEM QUE LUTAR TAMBEM OK, E NAO FAZER COMOS ALGUNS ANTIGAO QUE SO SABEM RECLAMAR E NAO FAZEM NADA NAO TEEM CORAGEM NEM DE FAZER GREVE, ESPERO QUE AS RECLAMAÇOES DE VCS SEJAM COLOCADAS EM PROTESTOS , PRECISAMOS DE GENTE NOVA E COM APETITE, PARA LUTARMOS POR UM SERVIÇO DIGNO E JUSTO,. SEJAM BEM VINDOS E NUNCA SE DEIXAR LEVAR PELA CORRUPÇAO, POIS A OPORTUNIDADE E GRANDE , MAS DEVEMOS SER HOMENS QUE HONREM NOSSA CATEGORIA E NOSSA CASA.

      Excluir
    7. Obgd pela consideracao e recepcao amigo,conta c gente sim.vlw

      Excluir
    8. RECLAMAO. NEM SABE SE PASSOU NEM VIU A LISTA...JA TA SE ACHANDO ASP..PALPITANDO ONDE NAO CONHECE....TENHO 25 ANOS DE ASP..ESTOU SEMPRE APRENDENDO...MENOS CARA...MENOS. VCE NEM ASP AINDA E....FIQUE VOCE SABENDO..PRA PAGAR DE PIOIO...SE ENTRAR VAI TER QUE SOFRER MUITO AINDA..XARA....VOCE AINDA NAO VIU NADA. ANTIGUIDADE E POSTO..INOCENTE.

      Excluir
  10. PODE ATÉ SER SE UMA VITÓRIA,PORÉM SERIA MUITO MELHOR SE O CARECA PILANTRA TIVESSE REDUZIDO DUAS CLASSES E JA SANCIONADO ESSE BENDITO AUMENTO QUE NÃO VEM!! AHH E REFERENTE A MARÇO É CLARO,ARMA NÃO PAGA MINHAS CONTAS E MUITO MENOS DA CONFORTO A MINHA FAMILIA.FORTE ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr.cortamim...vc achou justo os asps antigos que tanto lutaram prá chegar no nivel VIII serem rebaixados? Eu acho que mais uma vz os antigos foram desprezados pelos sindicatos e pela s.a.p. Mas, fazer o que né...só existiam 481 asps VIII e pouco representam num universo de tantos mil ...

      Excluir
    2. Nossa! Nao acredito?
      Dao c uma mao e tirao c outra msm. É nd q com isso rebaixarao os asp vlll? Absurdo. Le

      Excluir
  11. Uma das melhores coisas dessa nova lei é não depender mais da sap para ter porte!
    Vai se inerente e função,igual as policias!

    ResponderExcluir
  12. Eu não vi tanto impecilho para conseguir meu porte de arma. Fui atrás da documentação necessária e estou habilitado. Claro, as vzs demora um pouco. De qualquer maneira é mais uma conquista. Mas, não é por isso que vou votar nesse governo de P.Tralhas.

    ResponderExcluir
  13. Tenho minha arma em casa e sua licença, é claro. Também tenho a funcional de ASP, mas não aquela com o porte, que esta demorando muito pra chegar. Ando meio inseguro nesses dias de copa, mas não sei se com este decreto posso sair com minha arma apenas portando seu documento e minha funcional comum. Será que posso, ou tenho ainda que esperar alguma resolução, ou ainda a minha funcional com o porte mesmo que demore? Se alguém puder me responder ficarei muito agradecido, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou nesse barco.. Não sei o que fazer, pois nem o dp d minha UP sabe o que a SAP vao fazer?!?!?

      Excluir
    2. infelizmente nao pode irmao, pois mesmo com o registro nao te da o direito a portar a arma, e nescessario o porte emitido pela sap ok

      Excluir
  14. ASP reclama de tudo.... qdo não tinha a porra do porte, reclamava.. agora que tem, reclama tb... ah, vá a merda... ô raça do cacete...

    Acho engraçado esse povo que critica quem quer portar arma... cada um que cuide de sua vida como melhor lhe aprouver...Esse é o mal da SAP... enquanto uns querem melhorar, ser reconhecido pelo serviço, outros ficam criticando quem quer portar arma de fogo... Isso ocorre pq a SAP contrata qualquer bóia fria que presta o concurso... a classe nunca vai ser valorizada enquanto ficarem contratando caipira que só pensa em cachaça e em luan santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o colega.. tem mto agente de segurança penitenciária que acha que trabalha em firma ou em escritório...

      Excluir
    2. Concordo tb... o cara cortava cana no interior, faz o concurso e vem prá são paulo... ai fica aqui enchendo o cu de pinga, indo em puteiro e sonhando com a tal da LPT, pq o sonho dele é ir trabalhar naquela cidade de onde ele veio que o criminoso mais perigoso de lá é um cara que estuprou a cabrita do vizinho... esses caras não devem mesmo ter porte de arma... já vi mto caipira falando mal de quem porta arma de fogo.... mas qdo aconteceu os ataques de 2006, cansei de vê-los correndo atrás de arma, mesmo que fosse fria, pq estavam com o boga na mão...

      Excluir
    3. Haaa cala boca o ,vc se acha so pq nao é do interior? A diferença é q vc tem mais chance de ser corrupto,pq se acha o espertao,palhaço.

      Excluir
  15. Sou AEVP e concordo plenamente com o comentário acima !!!!

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkk é isso mesmo.

    ResponderExcluir
  17. sou ASP e os anônimos de cima estão certíssimo,é a mais pura realidade,

    ResponderExcluir
  18. alguns guarda fika nessa q nao eh "pulucia" kero ve a hora q tromba com um ladrao entrando na sua casa o q vc vai fazer sem nada na mao..ai vcs fala q eh agente e ele vai embora prq gostam dos "agentes" e dos "pulicia" nao gostam..se liga maluco..num ker arma num compra..mas para d criticar os q tem seus bando d seguro..na hora dos ataques fika pedino pra viajar com kem tem arma neh...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou do inter,mas concordo c vc ,se tem asp q sai fl isso,"q nao é pm" ta errado msm. Ai é mane! O risco é o msm.
      Tem q ter o ferro msm. Le

      Excluir
  19. http://youtu.be/wxdpkBPwf_s,assistam esse vídeo,ta certinho com os anônimos de cima,a pura realidade.

    ResponderExcluir
  20. Estou faz 7 meses esperando a autorização e o registro da Federal... Espero que isso acabe de uma vez por todas

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Como vcs sabem q sao os asp do interior q. Sao conta uso da arma? E fazem essas coisas ?
      Eu sou do interior e logo entro p sistema, mas nao tenho essa caracteristica q estao falando. Acho sim, q o pior defeito de um asp é fc julgando, criando entriga. Le

      Excluir
    2. Eu sei pq trabalho e já trabalhei com um monte de interioranos... a maioria não quer saber de arma... só falam em transferência, em cachaça e em "Fernando & Sorocaba",...

      Outra coisa, nem ASP vc é, portanto, ainda é bóia fria...

      Excluir
    3. Kkkk vai por mim nao fi.
      Garanto q meu serviço é mto melhor do q o seu anterior.
      Mas nao vo generaliza q nem vc nao, vc é das poucas raças podres q existe,q se acha o bao, so fala,mas é um merda.

      Excluir
    4. Se seu serviço é tão bom, pq vai entrar para a SAP, ô bóia-fria?

      Pronto, agora pré-candidato à ASP fica dando palpite.... vai passar no concurso primeiro...

      Excluir
    5. Kkkkkk cara q nem vc so me faz rir,de pena. Kkkkk

      Excluir
  22. Isso que dá contratar bóia fria para ser Agente Prisional... o cara só pensa em viola e pinga...

    ResponderExcluir
  23. Concordo plenamente!! Já até tinha postado algo sobre isso aqui, e vou além!! Esses caipiras são os maiores puxa sacos, caguetas do sistema!! Só pensam em LPT e Troca de Plantão!! São capazes de dar qualquer coisa por conta disso!! Já presenciei esses caipiras dar litro de Black Label, Jack Daniels para DG. A única coisa que querem e voltar para a cidade de origem, ganhando 3.000,00 por mês, sentar a bunda em uma cadeira e esperar aposentadoria. Muitas dessas cidades com menos de dez mil habitantes, com índice de criminalidades baixíssimo. Por isso não estão nem ai para o Porte de Arma!! São uns verdadeiros comedias!! O concurso por sua vez e uma droga, qualquer um fazendo um bom chutometro e aprovado, e muitas vezes sem o perfil adequado, por isso deveria ser com antes ter uma prova oral..E isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi caipira caguetar colegas em troca de transferência... né Donato?

      Excluir
    2. Recalque do c%#@%#@
      Beijinho no ombro.

      Excluir
    3. po pessoal pega leve. com o pessoal do interior, moro em itu interior, nao e bem assim, estou esperando a chamada do concurso de 2013, posso dizer a voces que no interior nao e esse paraiso que estao falando, trabalho na fundacao casa e tenho que esconder que trampo la, posso dizer que se os lixos do bairro descobrir, e capaz de rancarem minha cabeca e pindurarem no meu portao, agora indo para SAP, vou poder ter uma arma, nao porque eu acho ela e bonita,mas pelo menos poder tentar se defender e se nao conseguir poder morrer lutando, entao falo a voces. para nao generalizar que o pessoal do interior sao contra o porte, que bom seria se o interior fosse aquele paraiso que se foi um bom tempo la atras...

      Excluir
    4. Esqenta nao parceiro,esses ai sao a minoria estragada da captal.
      Realmente imagino fundacao casa e sem arma é osso. Agora vai clariar p vc parça,flw

      Excluir
    5. "maioria estragada"??? VSF.. chama o colega de serviço de "parça" (igual ladrão);;;

      Excluir
  24. fala um monte de merda do pessoal do interior ,mas ve la quem e que poe essas cadeias pra funcionar.para o pessoal da capital isso e um paradigma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai parceiro.

      Excluir
    2. Quem põe a cadeia prá funcionar são os pé vermeio mesmo... bando de capachos de diretores...

      Excluir
  25. pow rapaziada aqui no rio de janeiro todos os inspetores penitenciários possuem armas e andam armados e aqui não leva mais de 2 meses para obter a peça e para aqueles que não querem uma chega aqui no rio e diz que e agente pra ver se não vai morrer

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Jenis, gostaria de saber se hoje o nosso porte que é dado pela SAP tem validade para todo território nacional como vem descrito. E gostaria de saber se tem outro porte para ASP fornecido pela Policia Federal. Sem mais obrigado.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.