quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Diretores de presídios federais pedem demissão coletiva. Em SP...nem em sonho...

É... em São Paulo isso não ocorrerá tão facilmente.

Mesmo com condições de trabalho muito melhores que a nossa no estado de São Paulo, esses honrosos cidadãos tomaram essa atitude e poderão trabalhar em qualquer presídio com a cabeça erguida pela atitude tomada, é que em São Paulo se faz a política do coleguismo, de forma totalmente amadora, onde um diretor geral de presídio com qualquer diploma de curso superior feito a distância, passa a receber três vezes o que recebia como um agente penitenciário sem designação em cargo comissionado.

Não digo que não exista diretores de presídios competentes nos presídios do estado de São Paulo, já trabalhei com alguns deles, mas a maioria não seria diretor nem de um boteco se dependessem de competência, muitos são diretores porque é amigo do amigo, amigo do rei e suas formas de agir lembram as características e atitudes de "famíglias".

Pedi a saída do secretário Lourival Gomes da SAP em uma carta aberta durante a greve que a nossa categoria fez de forma honrosa e de dar orgulho para qualquer servidor penitenciário do estado de São Paulo, independente de quem ateou "fogo no mato" e se houve algum interesse que não seja apenas o interesse coletivo, a categoria fez a sua parte, até os sindicatos me surpreenderam, mas os dirigentes da SAP eu não acredito que nos surpreenderão, se o secretário tivesse entregue as chaves da SAP ao desgoverno de São Paulo, ele sairía de cabeça erguida e todos servidores sentiriam orgulho de sua atitude.







Crise na cúpula dos presídios federais culmina em demissão coletiva Diretores de departamento que administra as quatro penitenciárias de controle máximo da União pedem exoneração.

Renata Mariz

Publicação: 27/08/2014 06:02 Atualização: 27/08/2014 08:20

O caos no sistema prisional não está restrito aos estados, como o Paraná, onde teve fim, ontem, uma rebelião de 44 horas, que terminou com cinco mortos e sete desaparecidos. Na esfera federal, uma crise se instalou na cúpula do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça. Pelo menos nove diretores do órgão, responsável por administrar quatro presídios federais de segurança máxima, entregaram o cargo. Entre outros problemas apontados pelos descontentes, está a ingerência do atual diretor-geral do Depen, Renato Pinto de Vitto, empossado em maio deste ano.

Em nota, o Ministério da Justiça afirmou que o Depen consultou a PF sobre a coleta de material genético dos presos do sistema federal na última sexta-feira e que o órgão informou estar “providenciando diligências para atender a demanda o mais rápido possível”. Acrescentou ainda, no comunicado, que “algumas reformulações na equipe” já foram feitas em maio e junho, com a chegada do novo diretor do Depen, e que outras “alterações na diretoria do sistema penitenciário federal serão realizadas”, sem confirmar nem negar a informação de que houve pedidos simultâneos de demissão.

33 comentários:

  1. Não se iludam com essa noticia. Tem coisas debaixo desse tapete. Alguem em sã consciência acha que o DG do Estado de São Paulo entregaria seu cargo? Claro que não, vc entregaria? Não sejamos hipócritas. Mas, posso dizer uma coisa: Trata-se de uma classe desunida que viram alguns colegas serem destituídos do cargo por mero capricho de quem os comanda e ninguem, se quer um, questionou o porque de tal ato. Sabem o pq? Medo de ser "jogado fora" tambem. Conheço vários servidores bons que sairam e as justificativas serviriam para serem usadas em um programa humoristico. Alguns falam em concurso pra DG, não sei se resolveria, pois esta cheio de "intelectuais" no nosso meio e esses, seriam aprovados, mas quanto a experiência de "fundão" de cadeia? E outro detalhe, com certeza haverá varias etapas e no final, se não for "conhecido" será excluído automaticamente. Em tempo: já vi vários ASPs criticarem seus "chefes" e por capricho do destino foram promovidos e passaram a agir igual a aqueles que outrora criticava. Em resumo: E assim caminha a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em parelhuuvas tem um que pediu pra sair e foi ser assessor do diretor!

      Excluir
  2. Esses tiveram "culhões"! Parabéns!

    Já vocês da SAP? Só vergonha!

    Não! Errei! Sem vergonhas!

    ResponderExcluir
  3. Jênis, na boa...assim é fácil, os diretores dos presídios federais são Delegados da Polícia Federal concursados...se não tão satisfeitos nos presídios saem e assumem uma delegacia para assinar passaporte (com o mesmo belo salário). Não dá pra comparar com os diretores daqui, pois como você mesmo disse, a diferença salarial de um ASP pro DG é de três vezes mais. Agora, discutir meritocracia pra se chegar a Diretor é demagogia, estou só há 10 anos no sistema e não conheci ainda um diretor (que apesar de bom) ser mal visto "apenas" por ser diretor. 80% dos guardas do Estado na minha opinião são ignorantes neste sentido..não querem gente de fora da SAP, mas quando alguém chega a Diretor (mesmo sendo bom no que faz) é criticado...deixa de ser guarda. Muita burrice, o próprio ASP não se valoriza e quer ser valorizado. Não sou diretor, nunca fui e nem quero ser, mas alguém tem que ser, uma pena é o apadrinhamento que ocorre.

    ResponderExcluir
  4. Devemos votar no Jenis pra deputado mas se caso ele nao for eleito temos que dar um jeito de colocar ele como secretario da Sap .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anônimo se liga! Pensamento positivo: se acreditar veja isso: Jenis federal grandolfo estadual! Não é hora de jogar voto fora!

      Excluir
  5. Pois é e aqui em Araraquara o diretor de disciplina era un cara justo e honesto, nós gostamos muito dele, e ele por correr pelo certo e brigar pelos abusos contra funcionários foi retirado do cargo covardemente. Pessoas de boa índole e que tratam nós como seres humanos não estão tendo vez e voz no sistema, só tem valor as indicações como vc disse e quem vive acelerando funça pra se segurar no cargo. Tomara que a SAP mude suas idéias no futuro e valorize quem realmente merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço um ex DG aqui na região oeste que é honesto, corajoso, presente, enfim, bom demais e foi retirado do seu cargo por mero capricho. Claro, ninguem agrada a todos e a unanimidade é tola. Não vou citar seu nome, pois segundo consta esta muito bem e não desejo criar intigras. Mas, é assim...SOMOS TODOS NÚMEROS...

      Excluir
  6. OS MAIORES CANCERES DO ESTADO SE CHAMAM: S.A.P. E GERALDO ALCKMIN. SE ESTÁ UMA MERDA É POR CULPA DELES DOIS QUE JUNTOS SOMAM-SE 100% DA INCOMPETENCIA NA SEGURANÇA PÚBLICA PAULISTA .

    ResponderExcluir
  7. Se a moda pega as cadeias que já estão sem guardas ficaram sem diretores mas papai noel só aparece em sonho

    ResponderExcluir
  8. Jenis , a Sap esta tao ruim que esta permitindo a permanencia de diretor no cargo mesmo depois de ser punido em PA....O que acha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk !!! verdade, tem DG que levou .... dias de suspensão e ficou no cargo. Deve estar dificil achar gente prá ser diretor. kkkk !!!! E quando tem um bom, se discordar de algo do seu superior e esse, se achar acima de DEUS e não aceitar criticas, leva 'BOOONDDDEEE" . Infelizmente é assim. E vc que critica, quando se tornar um DG adote postura diferente daqueles que são seus alvos, senão será mais um na mesma panela. Não é feio virar DG, muito pelo contrário, é conquista, mas se tornar um "bunda mole" é outra coisa.

      Excluir
  9. São todos policiais federais, voltam na ativa, e aqui, cargo de confiança...uma dica, acabem com a sap e entreguem pra ssp, aumentem carreiras incomporando a nossa na policia civil, verá como muda a situação...abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve estar louco ou é novo no sistema? Virar-mos SSP? Sabe de nada inocente, o bom é como erámos na década de 80, ou seja, da "justiça", ai sim o salário era excelente. Chegou a ser 10 salarios minimos sem insalubridade. Acho que agora vc mudará de idéia né?

      Excluir
    2. Quer ser policia faz concurso pra pc e pm. Nos somos Executores da Execuçao Penal. Por causa de mentalidades como a sua de se achar policia que estamos desse jeito. Sou muito mais um juiz dirigir uma UP do q um delegado. A unica solucao seria Federalizar o Sistema Penitenciario, sermos todos subordinados ao Ministerio da Justiça. So assim nao ficaremos atrelados a interesses politicos, e tira esse monte de lixo de Coronel aposentado encostado na Sap. Extingue-se as SAPs.

      Excluir
  10. Não trabalhei com mtos DG's, mas se tem um DG que trabalha para o guarda, esse é o Cláudio Portella ( CDP Sao Bernardo do Campo) exemplo de ética e profissionalismo. Qm dera todas as UP pudessem ter um DG como ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM CONHECE A CADEIA DO FAFA...DO FOMFOM...NÃO AGORA É DO RORO KKKKK!!!! VEM PRA CÁ

      Excluir
    2. Obrigado Bruno! Agradeço suas gentis e sinceras palavras!

      Excluir
    3. Não trabalhei com o Portella, apenas tive a oportunidade de conhecer quando estive em blitz com o GIR.Em poucas palavras, posso definir, AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIARIA, ocupando o cargo de DG. Diferente de alguns que acham o contrário.quem dera o sistema tivesse outros assim.Parabéns.e Bruno ganhou um cargo...rsrs

      Excluir
    4. Portela, não vou me identificar para não arrumar mais B.O .. rsss, mas fui seu vizinho na P.E. Fico muito feliz por vc estar bem e pode ter certeza torço por vc e pelo Mauricio (PFS). Lembrou né?

      Excluir
  11. Jenis, você só errou num ponto: quando menciona de forma preconceituosa os cursos a distancia. quem fala dessa maneira não tem conhecimento da metodologia dos cursos a distancia. Se o senhor parar e pensar, vai chegar a uma conclusão, que, teu blog é uma dessas ferramentas. Educar é transmitir conhecimento, e o teu blog faz isso, leva conhecimento as pessoas através de informações, mesmo sabendo que nem todos que acessam seu blog concordam ou aceitam suas sugestões ou opiniões. A própria EAP, SENASP, trabalha com essa ferramenta e você mesmo deve ter feito algum com curso nesta metodologia. Cursos a distancia é tendencia mundial. pense nisso. Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Jenis, do jeito que a coisa tá feia no sistema prisional paulista, tem muito diretor no cargo ainda, porque morre de medo de ir para o fundão, porque compensar mesmo, acho que no momento não tá não, é só cadeia lotada, é só críticas de tudo e de todos, presos, direitos humanos, funcionários e a SAP.
    Agora também estão levando tiro na rua, basta mais um episódio desses e vai ter neguinho jogando a toalha, quem ficar por último que apague a luz !!!!

    ResponderExcluir
  13. bom dia pessoal o que falta para os diretores de são paulo é ética profissional,esses diretores não largam o cargo que tem e nem seus vencimentos maravilhosos enquanto os agentes ganham salários miseráveis e são perseguidos por esses diretores que pensam que nunca vão voltar para a chave esses diretores federais deram uma prova que a honra esta a cima do prolabore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doidão, estuda e vira DG, mas faça diferente daqueles que vc critica hj. Precisamos de gente nova, digo, com mentalidade nova. Não adianta assumir um cargo e fazer igual a todo mundo. Apesar que, aqueles que procuram fazer a diferença são perseguidos e são retirados do cargo.

      Excluir
  14. Jenis, há vários exemplos de DG pedindo para sair, veja alguns exemplos de CRs da Região Central:
    - Bragança Paulista.
    - Piracicaba.
    - Atibaia.
    - Limeira
    Penitenciária Feminina de Campinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou ex DG e se meus "amigos" soubessem que ha vida lá fora e que o ego deve ser deixado para um segundo plano, pediriam prá sair. Eu estou muito bem fora do cargo e por ter sido sempre honesto, onde chego tenho o respeito de todos. Infelizmente após minha saída descobri quanto falsos amigos eu tinha e quando ficam no cargo na base do puxa saquismo. Conheço os dois lados da moeda e me decepcionei com alguns. Chega a ser ridiculo o que via e o que vejo. MAS, DEVO SER SINCERO, EXISTE GENTE BOA NESSE MEIO e não merecem criticas.

      Excluir
  15. Ola jenis boa tarde,gostaria que não edita se os meus comentários fiz uma critica a pessima administraçao no cdp de vila indepêndencia e metade desse comentário desapareceu,pois bem essa direção massacra os funcionários,principalmente esse diretor de disciplina que nunca pegou na chave e fica criticando e prejudicando vários colegas de trabalho,com sua falta de conhecimento e com sua arrogância,esse seria um bom exemplo como os diretores federais fizeram pegasse seu bone e sumisse do sistema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários com ofensas pessoais são moderados e não postados, se tiver alguma denúncia me envie que eu envio para a corregedoria, se não tomarem atitude eu postarei

      Excluir
  16. Jenis não é bom publicar mesmo,quem conhece o sistema conhece o CDP de Vila independência e sabe do histórico ,e sabemos também que nos últimos anos nunca teve uma administração tão correta como agora, os colegas tem que aprender a perder cargos. Saiu hoje, amanha estará em outro lugar, criticar e cometer falsas denúncias contra pessoas integras não vai ajudar a chegar a lugar algum, e sim prejudicar a sua própria consciência.Conheço os diretores, trabalhei junto, não trabalho mais,em uma secretária onde tem tanta gente errada é no mínimo ridículo, pressionar alguns apenas pelo fato de não fazer mais parte da grade da unidade em questão, esta é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  17. Jennis venho aqui alimentar esta novela mexicana vila independencia trabalho lá e até que enfim entrou uma diretoria que não faz acordo com os detentos. Como ja se sabe este cdp que por diversas vezes esteve Como o pior presidio para se trabalhar.hoje isso não mais acontece a questão da disciplina e da ordem é um fator importantissimo que foi conquistado pelos asps não havendo nenhuma questão que desabone esta diretoria Existem falhas como qualquer outro local de trabalho mais digo que hoje é um dos melhores unidades prisionais para se trabalhar .Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa talvez seja a sua verdade caro colega ai do vila independencia,o que é estranho que ate o momento não.foi investigado as denúncias,guarde sua defesa para o momento oportuno,e ai tera uma surpresa,vc deve ser amigo de copo do disciplina ou devr estar em um cargo de ditetoria,é natural que feche os olhos para a verdade,cuidado quando a casa cair vc vai juntar

      Excluir
  18. Boa tarde amigo Jenis, o que esta havendo no Vila é uma guerra de vaidades principalmente por parte do SR Luiz que nao soube perder o cargo, mais enfim as pessoas devem saber que aqui ninguem, é mais sim esta no cargo (de diretoria) e que pode perder a qualquer hora, de mais a mais pode contar com todos nois do Vila, abraços amogo

    ResponderExcluir
  19. DIRETOR NO SAP ,E UMA VERGONHA, E MAIS VERGONHOSO AINDA A MANEIRA COMO VÃO PARAR LÁ, MAIS AINDA O QUE SE SUBMETEM A FAZER, TIPO OS B.O CONTRA OS ASPs NA GREVE!!!! LEMBREM-SE DISSO!!!

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.