sábado, 30 de agosto de 2014

Em 12 anos, mais de 12 Agentes Penitenciários foram assassinados no litoral paulista.

No mínimo um agente penitenciário é assassinado por ano no litoral paulista, muitos são assassinados apenas por serem agentes penitenciários.

Após uma pequena pesquisa que efetuei na internet, constatei 11 assassinados de servidores penitenciários no litoral paulista e me lembro do assassinato do amigo e agente penitenciário Ivo Miranda que foi assassinado entre 2004 e 2006, período que trabalhei no CPP de Mongaguá, iniciei a pesquisa com o ônibus que foi metralhado em 2002, onde tinha 17 agentes penitenciários no interior desse ônibus e o agente penitenciário Janio foi assassinado, segundo matéria da Folha SP, e segundo alguns colegas, só não assassinaram mais agentes penitenciários que se encontravam nesse ônibus porque alguns agentes estavam armados e revidaram a emboscada, esse ônibus era utilizado pela penitenciária de São Vicente para levar e trazer os servidores penitenciários do presídio para o centro de São Vicente. 

Em seguida, apenas 3 meses depois, foi assassinado o diretor de produção(equivalente ao DCTE de hoje) do CPP de Mongaguá, essa pesquisa foi finalizada com o assassinato do diretor de segurança e disciplina do CDP de Praia Grande.

É óbvio, que foram assassinados muitos agentes penitenciários no estado de São Paulo em várias localidades, mas o que surpreende é que com tão poucos presídios(apenas 5 no litoral sul e um no litoral norte), aconteça tantos homicídios e o desgoverno de São Paulo não se pronuncia sobre essa peculariedade do litoral paulista e vive dizendo que está tudo sobre controle.

Insisto na tese que precisamos que a polícia federal investigue os homicídios ocorridos no litoral paulista, pois o desgoverno de São Paulo perdeu o controle faz tempo.

E você servidor penitenciário, o que acha que deve ser feito?


Veja matéria de homicídios ocorridos no litoral em 12 anos
Se tiver mais matérias sobre assassinatos no litoral paulista, me enviem para contribuir com essa postagem...


Ônibus metralhado com 17 agentes penitenciários retornando do trabalho
29 de janeiro de 2002
Janio Antonio de Mendonça, 45,   Agente de Segurança Penitenciária
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u44987.shtml

30 de março de 2002
José Roberto Cardoso 38 anos, Agente de Segurança Penitenciária
http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,policia-nao-sabe-quem-matou-diretor-da-prisao-de-mongagua,20020401p16394

15 de julho de 2002

09 de agosto de 2010
Gilvan Almeida dos Santos, 39 anos, Agente de Segurança Penitenciária

13 de fevereiro de 2011
Roberto Morais Berlce, de 46 anos,
14/02/2011
Roberto Morais Berlce, de 46 anos, Agente de Segurança Penitenciária
http://jenisandrade.blogspot.com.br/2011/02/infelizmente-mais-um-agente.html

04 de fevereiro de 2012
Rodrigo Gordini de Carvalho, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária
http://jenisandrade.blogspot.com.br/2012/02/agente-penitenciario-e-assassinado-no.html

26 de fevereiro de 2012
Bruno Barbosa, Agente de Segurança Penitenciária

25 de outubro de 2012.
Luis Carlos da Silva, 49 anos, Agente de Segurança Penitenciária

09 de agosto de 2013
Thiago Nunes da Silva, 27 anos, Agente de Segurança Penitenciária

14 de agosto de 2014
Paulo Alexandre Ribeiro Rosa, 44 anos, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária

21 de agosto de 2014
Charles O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,pcc-ordenou-vinganca-contra-agentes-de-presidio,1548186O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,pcc-ordenou-vinganca-contra-agentes-de-presidio,1548186Demitre Teixeira, 30 anos, Agente de Segurança Penitenciária


Dois servidores penitenciários que foram baleados e conseguiram sobreviver:

15 de julho de 2006
 Joelson Souza Maia, 37 anos, Agente de Escolta e Vigilância  Penitenciária



14 de agosto de 2014
Benedito Ribeiro, Agente de Segurança Penitenciária

Tivemos ASP baleado durante resgate de preso no CPP de Mongaguá nesse período também, felizmente o tiro que o ASP recebeu foi de raspão e não deixou sequelas físicas.

8 comentários:

  1. Mais um motivo prá transferir os pcc's do litoral! Se colocarmos lá "oposição" os vagabundos dos "irmãos" sumiram de lá e deixaram os agentes em paz!

    ResponderExcluir
  2. Ja q ninguem tem peito p elaborar leis ceveras p quem atenta contra a vida de agentes ou pm , entao deveria aver um presidio só p qem é do pcc,e nesse local, só o governador gerencia diretamente.
    Assim nao sobraria buxa ps asps .

    ResponderExcluir
  3. quando esses lixos da sociedade descobrir que é o governo que trata eles como animais e deixando- os amontoados como animais em uma cela ai a historia muda. ai vai ser um governador morto por ano e não nós asp que não temos culpa de nada que esses governo faz com a sociedade paulista !!!

    ResponderExcluir
  4. FUNCIONÁRIO FOI AGREDIDO NA PENITENCIARIA DE MARABA PAULISTA ONTEM DENTRO DO PAVILHAO. AGENTES EXIGEM UMA BLITS COM O GIR, MAS ENCONTRAM RESISTENCIA PELA DIRETORIA.

    ResponderExcluir
  5. Jenis!

    Parabéns!

    A postagem sobre o DEJEP que você fez bateu recorde de comentários.

    Vamos continuar batendo em cima e fiscalizando, pois tenho informação que tem Unidade Penal que o Diretor de Disciplina não publicou a lista única para conhecimento de todos os ASPs como manda a Lei e chama o funcionário de "boca" de um dia para outro para fazer a DEJEP.

    Cadê os Sindicatos para fiscalizar isso?

    Cadê a Corregedoria?

    Já deu mais do que tempo de organizar tudo isso e por isso não há desculpa.

    Transparência já no Sistema Prisional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo acho que o Jenis não tá precisando tanto de puxa-sacos! Pelo jeito vc só cobra e não faz nada! Porque vc não vai consultar o DP em vez de criticar sindicatos! A maioria das unidades da croeste não estão fazendo convocações sem chegar o dim-dim(numerário) correm o risco de ter que pagar em folgas. Tenham receio que qdo chegar os recursos serem válidos só a partir daí! Nós temos muitos guardas "tapados" e o Jenis sabe disso. De vez em qdo sou "censurado". Digo mais qdo era bancário na década de 70 tomei borrachada de militar prá vcs hoje terem mais liberdade de expressão!

      Excluir
  6. gostaria de saber se os asps. dos crs fas patrte da secretaria de adm. penitenciaria? é q a tal de DEJEP. nao contemplou essa fatia de servidores. gostaria de lembrar q trabalhamos com os mesmos meliantes dos cdps. e q tem plantao que é tirado com 2 asps. para uma populaçao de ate 250 vagabundos

    ResponderExcluir
  7. O Asp em São Paulo virou mendigo, tem unidade que é um querendo comer o outro vivo por causa de 160 cruzero que não vai mudar sua vida em nada lembrando que o salario inicial no Rio gira em torno dos 4 mil e no Paraná tb.
    Nosso salário está cerca de 1000 reais abaixo sem contar as condições de trabalho.
    Isso sim é dinheiro por isso sim vale brigar.
    DEJEP 160 cruzeiros, plantão extra auxiliar de enfermagem na cadeia 200 reais.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.