quarta-feira, 10 de setembro de 2014

AEVPs que estão na escolta "poderão" ter plano de cargos e salários diferenciado.


 
 
SAP criou grupo de trabalho para discutir a implantação de plano de cargos e salários para AEVPs que estão na escolta.
 
Adoram criar grupos de trabalho para estudo, coincidentemente estamos próximos das eleições, mas lembro que muitos desses grupos de trabalho não saem da teoria, assim como foi por exemplo a  criação da nossa LEI ORGÂNICA que está em estudo desde 2009.
 
A SAP fez um descaso muito grande com esses trabalhadores, inclusive deixando-os em um local que mais parece um pavilhão de presos, trabalhando de forma desumana e quando reclamam chegam a ouvir a frase: "Isso é azar militar", só que lembrem que mesmo trabalhando em escolta, AEVPs ou ASPs não são militares,  os únicos militares que tem na SAP são os policiais militares que escoltam o secretário da SAP(que mesmo assim é discutível, pois militar segundo a constituição é só o Exército, Marinha e Aeronáutica, o restante são forças auxiliares), portanto, reclamem pelos seus direitos mesmo, anotem todas as horas que ficam sem almoço e quando ultrapassam do horário de ir pra casa, depois que acabar o estágio probatório procure um advogado e processe o estado requerendo essas horas em pecúnia, você ganhará um bom dinheiro, por enquanto vamos protestando por aqui, me informe sobre todas as irregulariedades que  vou encaminhar aos órgãos competentes.
 
Além do mais, o desgoverno de São Paulo continua dividindo a categoria para propiciar a DESUNIÃO entre a categoria. já que vai dividir os AEVPs que fazem escolta e os que ficam nas muralhas, portanto não vamos nos degladiarmos entre nós.
 
Se já existe assédio moral nas bases de escolta e se esse estudo for satisfatório e quem fizer escolta ganhar mais, pode ter certeza que o assédio será gigantesco,  você não ouvirá apenas "isso é azar militar," certamente você ouvirá "pede pra sair", sofrerá ameaça de levar "bonde" para a muralha a todo instante.
 
É esperar para ver...
 
Obs. Não esqueça de anotar tudo, faça uma agenda com os horários que você entra, horário de almoço e horário de saída.
 
O RETP não é para você trabalhar de graça, o artigo do RETP apenas diz que você tem que ficar a disposição, não diz que você tem que trabalhar de graça, portanto a partir do momento que você ultrapassar do seu horário ou for convocado, você tem que receber por isso, portanto você ganha RETP para ficar a disposição apenas.



Veja a publicação do grupo de trabalho que foi criado:
Administração
Penitenciária
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução SAP - 123, de 9-9-2014
Constitui Grupo de Trabalho com o fim de estudar
a implantação de plano de cargos e salários para
a classe de Agente de Escolta e Vigilância, quando
na função de escolta de presos, no âmbito
desta Pasta
O Secretário de Estado da Administração Penitenciária,
considerando
- que desde advento da Lei 898, de 13-07-2001, e alterações
posteriores, que instituiu na Secretaria da Administração
Penitenciária a classe de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária,
vinha sendo exercida pela referida classe somente a
função de vigilância das muralhas das unidades prisionais de
regime fechado;
- que o programa de implantação da escolta de presos no
âmbito desta Pasta iniciou-se apenas em 05 de fevereiro do
corrente ano;
- a execução dessa atividade vem demonstrando que há
necessidade de se adequar a estrutura funcional, para a obtenção
de melhores resultados;
- a necessidade de estudar a viabilidade de criação de
cargos e salários para o Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária,
quando na função de escolta de presos do sistema
penitenciário paulista.
Resolve:
Artigo 1º - Instituir Grupo de Trabalho, destinado a estudar
a viabilidade de criação de cargos e salários para Agentes de
Escolta e Vigilância Penitenciária, quando na função de escolta
de presos das unidades penais de regime fechado do sistema
penitenciário paulista.
Artigo 2º - Designar, para integrar o Grupo deTrabalho, os
seguintes membros, sob a coordenação do primeiro:
I – Andrea Fernanda Crudo, R.G. 23.664.449-X, representando
o Departamento de Recursos Humanos;
II – Clariane Gonçalves Moura, R.G. 35.584.547-7, representando
a Assessoria Técnica do Gabinete;
III – Paulo Rogerio Cerqueira Lopes, R.G. 16.346.681,
representando o Departamento de Inteligência e Segurança da
Administração Penitenciária;
VI – Thiago de Azevedo Carneiro, R.G. 35.435.351-2, representando
o Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância
Penitenciária, da Coordenadoria de Unidades Prisionais da
Região Metropolitana.
Artigo 3º - Para a consecução de sua finalidade, o coordenador
do Grupo de Trabalho poderá:
I - convocar servidores que, por seus conhecimentos e
experiência profissional, possam contribuir para a realização
dos trabalhos;
II - solicitar, junto aos órgãos competentes, as informações
que julgar necessárias ao desenvolvimento dos trabalhos objeto
desta Resolução.
Artigo 4º - As atribuições estabelecidas aos membros do
Grupo de Trabalho deverão ser exercidas sem prejuízo das funções
que desempenham.
Artigo 5º – O Grupo de Trabalho de que trata o artigo 1º
deverá apresentar relatório conclusivo no prazo de até 60 dias,
a contar da data da publicação desta Resolução.
Artigo 6º - Esta resolução entra em vigor na data de sua
publicação.

44 comentários:

  1. Não é querendo desanimar os amigos AEVPs, mas há uns dois anos foi criado um Grupo de Trabalho semelhante a esse para estudar as condições de Trabalho dos Oficiais Operacionais(Motoristas) que Trabalham na SAP, e até hoje não sabemos o resultado desse estudo. QUEM SABE VOCÊS TEM MAIS SORTE QUE NÓS......

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse noticia. E os AEVP's que estão na luta desde 2002, passando humilhações no inicio de sua carreira, sobrevivendo com um holerite inicial de R$480,00, batalhando na muralha e concretizando a fuga zero e que pelos boatos que corre na CRC é de que não terá opção para ir para a escolta quando implantada na região, dando prioridade para os novos integrantes recém-formados... Fico indignado e frustrado com noticias como essa... Cade o reconhecimento dos que estão na estrada a 12 anos? Eu com AEVP espero que possa consolidar a letra "E" da nossa sigla, e não sendo apenas reconhecido apenas com Agente de Muralha. Fica meu desabafo como forma de protesto e que a SAP olhe para os antigos de forma diferente com veem agora. Obrigado ao Jenis pelo espaço cedido.
    RLM - CDP Hortolandia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como na capital, no interior os antigos também terão a chance de irem para escolta, mas antes, 1° fazer o curso 2° passar no curso 3° colocar o nome em listas internas. Porém vc já conhece nossa secretária, tudo daquele jeito.

      Excluir
  3. No cdp riolandia estamos com efetivo bem reduzido puxando em media 8 horas todo plantao e o Dg diz q ganhamos pra puxar até 11 horas ,isso ta certo? O que fazer, onde questionar ou denunciar isso ? Nos ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro, parece que seu DG não tem conhecimento do que é o trabalho do AEVP. Leia estatuto do F.P.; leia as resoluções SAPs.
      Se ele quer uma unidade protegida, deve aderir a 3X3h. de muro com rodízio e 3X3h na base em "prontidão" (resolução SAP). Afinal, ele quer que cuida do muro e deixa a armaria, o acesso ao muro, etc. à mercê??? Agente satisfeito, animado e acordado rende mais!
      Abraço aos companheiros de Riolândia e região.

      Excluir
  4. Na minha opinião teria que acabar essa desunião entre os funcionários, afinal de contas todos nós corremos risco, tanto os ASPs quanto os AEVPs.. Mais uma forma disso começar a melhorar, seria igualar o salário e tanto um como o outro terem os mesmos direitos, porém o Desgoverno não quer isso né! Fica parecendo PM que não gosta de CIVIL e FEDERAL que não gosta de nenhum dos outros dois! Acho que a partir do momento em que comerçarmos a correr juntos as coisas podem melhorar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade companheiro! união é tudo... não podemos cair na "armadilha" do "Desgoverno". Eles plantam a discórdia e ficam assistindo, a briga dos funcionários.

      Excluir
  5. É bem provavel q esteja acontecendo algo na SAP para querer separar as funções ...esse negocio dos "antigos" ficarem indignados com certas coisas nao procede pois existem antigos na Escolta e estao pq foram voluntários ...muitos dos antigos se gabam pq estao desde 2002 mas se vc pergunta se eles querem ir pra Escolta eles dizem: "eu não vou pra Escolta, pois na muralha eu tenho horario certo pra almoçar e ir pra casa e posso descansar todo dia"...e agora ficam revoltados com a hipótese da Escolta receber mais???...oq vcs querem antigos??...tudo pra vcs isso??...vem pra Escolta pra ver se vcs são AEVPs de verdade ...ficar no muro sentado na sombra com as pernas pro ar é facil...e pra quem realmente trabalha e merece meu respeito ...aquele abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que tem alguns bilaozão que acha que são os picas da galáxia! porque ficam com fome!trabalha horas a mais de graça!.. você é igual a hiena!dorme no pau!come no pau e ainda da risada!.

      Excluir
    2. Imbecil, deve ser novato e se achando numa bosta de escolta, os antigos ja fazem escolta a muito tempo pelo interior afora, chegou agora e ja esta se achando seu merda. seu bosta vem para o muro vc e ve se cresce imbecil como profissional que respeita os amigos de SAP.

      Excluir
    3. O cara,o que vai mudar pra vc se aumentar o salario de todos ou só dos escolta? Vc quer ver outros ganhando menos só pra satisfazer seu ego e dizer a si próprio que ganha mais?Vc não tem que brigar ou reclamar para auê outros ganhem menos do que vc,tem que brigar pelo seu!essa escolta ta uma merda mas não é culpa de quem ta na muralha,é de cima,de quem ta no comando e ganham três vezes mais do que nós. ENTAO VIRA HOMEM E RESPEITE A TODOS DA FORMA COMO VC GOSTARIA DE SER RESPEITADO,E ANTES DE ABRIR A BOCA E FALAR MERDA PENSE UM POUCO MAIS!!!

      Excluir
    4. muito simples, é só implantar a Escolta no interior e os próprios daqui poderiam fazer as escoltas sem nenhum problema, agora alguns manés ficam aí passando fome na capital e arreganhando o rabo pra SAP, Agora esperar alguém do interior pedir pra ir cheirar merda de mendigos aí São Paulo e pra ficar fazendo barulho com viatura na rua o tempo todo e achando que são os super mans aí e querendo tirar o pessoal que tá aqui desde o começo, tá de brincadeira néh o juvenil, ja tem quantos meses de serviço aí o seu Nivel I, ta conseguindo pagar pelo menos a pensão pra morar aí depois do aumento?, "Vem pra Escolta mostrar se são AEVPs de verdade"? Secretaria é uma piada mesmo..ainda aparece mais palhaço de todo lado...

      Excluir
    5. só abre a boca para falar merda rapaz, se voçê tivesse sofrido as dificundades dos antigos não falava isso. Você acha que a turma de 2002 não passou perrengue fora de casa rapaz, cuidado com suas palavras, todo mundo esta no mesmo barco mané, a diferença é que os antigos passavam necessidade longe da familia com 480 reais e os novatos com 1770, então para de reclamar e vamos nos unir contra esse estado de calamidade.

      Excluir
  6. culpado sindespe, desde o começo tenta dividir a categoria! so nos prejudicaram,,,

    ResponderExcluir
  7. Gostam de fomentar a desunião, mas como sempre fica exposto o habitual egoísmo de alguns, que esquecem de mencionar a luta que nós AEVPs "da muralhas que estamos renegados ao segundo plano" travamos no inicio lá em 2002.

    Todos nós AEVPs ou ASPs antigos e/ou novatos merecemos dignidade, reconhecimento e o principal um melhor salário.

    Só com força e união das categorias iremos conseguir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ta certo é isso ai!!! Estou aguardando set chamado e acho o mesmo , respeito e união em primeiro lugar.

      Excluir
  8. Estou há 08 anos neste sistema falido. Sou ASP, mas neste últimos anos a SAP fez com que tomasse uma atitude, e graças a Deus e ao meu esforço tenho 02 concursos em andamento, um pra ganhar mais e outro pra ganhar 200,00 a menos do meu atual salario. Não vejo a hora de sair desta secretaria, onde cargos de diretoria (chefia) é por indicação, caguetagem e babação de ovo e não por concurso interno (mérito).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das suas as minhas palavras

      Excluir
    2. UFA!ATÉ QUE ENFIM UM QUE TEM A VISÃO DAS COISAS POIS O RESTO SÓ FICAM PUXANDO OSACO E BABANDO NA SAIA DESTES DIRETORZINHOS.NA MINHA UNIADE TEM UM QUE DESCE PRO PREDIO E ACHA QUE TA TUDO SOBRE CONTROLE QUANDO NA VERDADE O BARATO TA NA BANGUELA.TEM QUE ACABAR ESSES CARGUINHOS DE CONFIANÇA POIS PRA SER CHEFE TEM QUE TER CONHECIMENTO NA AREA TIPO OFICIAL OU DELEGADO PELO MENOS JA TER RODADO CHAVE UNS 5 ANINHOS PELO MENOS E NÃO VIR SEAPRESENTAR E JOGAR A TIA NA JANELA DO DG PRA IR TRAMPAR NA DIRETORIA E NEM ENTRAR PROPREDIO.

      Excluir
  9. O que devemos fazer é parar de alimentar que uma função bnao gosta de outra!!! Sou AEVP e atualmente escolta, sempre chego e comprimento todos, o que eu aprendi com meus pais é que não devemos criticar as pessoas pelas suas funções e sim pela suas atitudes..... Respeito e admiro o serviço de todos.

    ResponderExcluir
  10. Na unidade onde trabalho esta virando rotina dobrar serviço ou seja trabalharmos 24 horas direto, estipularam uma ordem que o efetivo tem que ser no minimo 8 devido a distância entre as guaritas ser grande, se em 12 horas de serviço o estresse é alto imagina em 24 hrs. Gostaria de saber como deve ser realizada uma convocação, pois quem se recusa é ameaçado de sindicância.

    ResponderExcluir
  11. FALOU TUDO JENIS, ESSE COMENTARIO TOTALMENTE CORRETO, Se já existe assédio moral nas bases de escolta e se esse estudo for satisfatório e quem fizer escolta ganhar mais, pode ter certeza que o assédio será gigantesco, você não ouvirá apenas "isso é azar militar," certamente você ouvirá "pede pra sair", sofrerá ameaça de levar "bonde" para a muralha a todo instante. JA ESTOU ATÉ VENDO.

    ResponderExcluir
  12. Ao amigo aevp de riolândia:
    A culpa é do seu diretor de aevp que por causa do carguinho, não quer dar a cara para bater, nosso presidio tbém estava assim, pressionamos o diretor de aevp (na parede mesmo), então começaram as convocações, virou uma bola de neve, o diretor geral teve que cortar uma torre, pois o DP começou a pressionar com tantas convocações, e hoje mesmo com 6 aevps, são somente 3x3 como consta nosso edital, vão para cima, denunciem, mandem cartas para a croeste, procurem o sindicato ou daki á pouco estarão puxando torre e portão. abço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Jenis futuro deputado federal por S. Paulo 5078 tem como vc. fazer uma explanação sobre mais SAPs. alem das 11 atuais, é que ouvi dizer que nós que trabalhamos no sistema de escala 12 x 36 horas temos direito a duas folgas mensais como acontece na Guarda Municipal de minha cidade.Vc. acha que se nós nos mobilizarmos poderemos receber esta folga?Eu vou votar em vc. e no Giannazi para deputado estadual 50789 vou pedir votos para meus familiares e amigos.Boa Sorte

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Jenis pela ajuda aos mais leigos nesses assuntos sobre nossos direitos , isso muito nos ajuda.
    Uma secretaria que privilegia a ser promovido com um curso de internet e não um curso superior, não tenho mais nada pra falar .

    ResponderExcluir
  15. É irmãos falar é fácil difícil é fazer a coisa acontecer quando eu estava no muro tive a oportunidade de permanecer la porém optei pela escolta sou 2008 as coisas não estão fáceis para ninguém só q murmurar não salva sua vida não aumenta seu salário e não faz com que o governo mude, então se quer mudança comece dentro de você, respeito, solidariedade honestidade, humidade e amor ao próximo faz com quem você antes de julgar reflita se você pode melhorar a situação. Pense nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só faltou vc dizer no final da mensagem: " CHICO XAVIER"!!!

      Excluir
    2. Cumpadi, na SAP(e no brasil em geral) respeito, solidariedade, honestidade e amor ao próximo não funcionam.....acorde, prá se conseguir algo ao menos na SAP tem de puxar muito o saco de Diretor, trazer presentinho, emprestar casa na praia, etc.....aí sim vc consegue alguma coisa. Tô errado?

      Excluir
  16. tem quer ser igual no (DEPEN),asp é muralha e ja era, faz tudo, escolta e dai por diante, o que temos que fazer é lutar com todas as forças assim como fizemos na greve e mostrar pra esse desgoverno e esses sindilixos que nós somos sim unidos e capazes de representar essa tão nobre categoria.

    ResponderExcluir
  17. AEVP'S muito cuidado com sindicato pelêgo! Leiam e aprendam isso! Nenhum dos sindicatos de ASP'S até hoje conseguiu liberar nenhum diretor remunerado! O sindespe conseguiu afastar 03 diretores bem remunerados pesquisem isso se achar que é "picuinha"! Talvez encontrem isso no D.O. e vão entender de "peleguismos" aí inês é morta.

    ResponderExcluir
  18. GRUPO DE TRABALHO = AJUDA DE CUSTO =DIARIA=DESVIO DE FUNÇÃO=NADA!

    ResponderExcluir
  19. Esse sindespe maldito, ta fudendo os antigos e aos novos que estão se achando os Batmans nas escoltas, só um aviso - "menos meus amigos do mesmo jeito que estão fudendo os antigos hj vão fuder com vcs também".

    ResponderExcluir
  20. Muitas discusoes, muitas opinioes diferentes, mas ja que querem mudanças começe na conscientizaçao de todas as categorias a mudança la em cima... GOVERNADOR q mudara SECRETARIO e assim vai mudando os outros cargos. Nao adianta fikar um falando mal ou ofendendo o outro pois eh o q o governo quer. Assima de ASP AEVP ESCOLTA existe homens pais de familia filhos etc... melhor mudança sera votar certo no dia 5 de outubro... sou AAS e esperando a SAP me chamar pra escolta...

    ResponderExcluir
  21. SINDICATO DE MERDA MESMO VCS QUEREM DEIXAR BEM CLARO QUE OS AEVPS DA MURALHA QUE TRABALHAM EM PRESIDIOS ESTÃO SEM NOVIDADES QUE TRABALHAMOS POR TRÊS COM A SUPER LOTAÇÃO, EFETIVO REDIZIDO A 60% E NÃO TEMOS DIREITO A ESSA CONQUISTA NÃO DISMERECENDO O BRAVO SERVIÇO DOS AEVPS ESCOLTA O PROBLEMA É QUE VCS SINDICATO ,DESTA FORMA ESTÃO CRIANDO UMA DESUNIÃO ABSURDA ENTRE OS TIPOS DE SERVIÇO EM UMA UNICA CATEGORIA TERIA QUE LUTAR PRA TODOS ESTÃO NEGOCIANDO DA PIOR FORMA É MUITO LAMENTAVEL

    ResponderExcluir
  22. Valeu Jenis pela orientação.precisamos de mais irmão igual a você.abraço

    ResponderExcluir
  23. O mais engraçado é que os antigos nao quiseram vir pra escolta, quantas ouvi que vamos morrer, que nao tem coragem de vir pra escolta e tals... Ai quando se fala em benefícios pra nos eles reclamam, e quando se fala em escolta no interior, eles dizem que querem transferência que vão pra escolta, mas pagar veneno aqui em SP ninguém quer né??! Até parece que vão na nossa frente...rsrs

    ResponderExcluir
  24. Os expers da rota da sap se acham, o governo consegue sempre dividir a categoria. Tenho 25 anos de ASP no fundão da cadeia e o meu filho é da rota da SAP e colocaram na mente dele para não se misturar com ASP e AEVP antigos.. Já tirei essa ideologia da mente dele, todos somos AGENTES.

    ResponderExcluir
  25. É todo mundo vendo o próprio rabo se continuarmos com essa divisão de ASP aevp e agora muralha não chegaremos a lugar nenhum

    ResponderExcluir
  26. Estou vendo mais uma divisão na SAP, agora vai ser ASP, GIR, AEV e AEVP e todos brigando entre si, invés de ficarem ae discutindo quem ganha mais ou trabalha menos, deveria ver que estamos todos na mesma canoa furada então precisamos nos unir para tirar a água senão afundaremos tudo junto

    ResponderExcluir
  27. O que NÃO PODE e os antigos continuarem so na SOMBRA, ISSO É O QUE NÃO PODE, E O QUE E PIOR , NÃO QUEREM FAZER ESCOLTA, dai e fácil neh, dai e mamão. A escolta ta um osso só pra fazer, dai qdo fala em salario diferenciado, ir pro interior PRIMEIRO, dai querem IGUALDADE, tenham consciencia po, TEM TODO MUNDO QUE FAZER ESCOLTA E FAZER MURALHA, e não vem com papinho furado não , MURALHA E MUITO MAIS FACIL SIM, O RISCO NA RUA É BEM MAIOR, NAUM VEM COM DESCULPA NÃO!!! SE FOR PRA TER FUNÇÃO DIFERENTE TEM DE TER SALARIO DIFERENTE MESMO, DOA A QUEM DOER. PS: NÃO SOU NOVATO!!!

    ResponderExcluir
  28. O FATO E QUE NÃO PODE FICAR COMO ESTA, MESMO SALARIO E FUNÇOES DIFERENTES, UNS CARAS NÃO QUEREM DESCER DO SEGURO DA MURALHA, QUEREM IR PRO INTERIOR PRIMEIRO, E SO FICAR VENDO O PESSSOAL DE AGORA SE FERRAR. TEM DE FAZER ESCOLTA TODO MUNDO E PRONTO, O CARGO FOI CRIADO PRA ISSO, NÃO ERA SO PARA MURALHA NÃO, É SO PUXAR O EDITAL DO PRIMEIRO CONCURSO, JA FALAVA EM FAZER ESCOLTA SIMMM, PRA QUEM NÃO LEMBRA, DESCE DO MURO E OUTROS SOBEM NO MURO, ISSO SIM!!!

    ResponderExcluir
  29. E assim mesmo pessoal O FUNCIONARIO DO SISTEMA E PODRE DEMAIS, meu primo é ASP mas trabalha na ADMINISTRAÇÃO diario, dai com esse negocio de DEJEP, que é exclusivo da segurança de movimentação de PRESOS INTERNA, se transferiu para o PLANTÃO, dai QUER VIR CONVOCADO E FICAR NA SALINHA DO DP, onde trabalha kkkk É MOLE???? Antes naumpodia pq a filha ia cedo pra escola , a mulher tava trabalhando em hospital e tals, AGORA POOOODIIII kkkkk JA TEM ASP QUERENDO QUE ESSA DEJEP SEJA CANCELADA kkkk ralaram no fundão da cadeia e agora vem os SEGURÕES da ADM e pegam as DEJEP DELES!!!! Pessoal, na SAP a pessoa perde seus valores , uns nem tinham mas, se tinha um minimo PERDE, TRISTE!!!!

    ResponderExcluir
  30. Tenho certeza que todos iremos fazer escolta no futuro, não creio que teremos opção, pois é inerente ao nosso cargo, mas vejo que falta um pouco de respeito do pessoal da escolta com o pessoal que tá na muralha ralando faz tempo, tenho amigos que ficaram anos na capital pra virem para o interior, imagino que não conhecem nossa luta que se iniciou faz 12 anos e não foi nada fácil.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.