quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Com prisões superlotadas, SP cria novos “Carandirus”

Veja matéria do R7 publicada hoje, no link abaixo:

http://noticias.r7.com/sao-paulo/com-prisoes-superlotadas-sp-cria-novos-carandirus-09092014

24 comentários:

  1. é fato, estamos com as mãos atadas , devemos fazer manifestos antes que acabe as eleições . vamos colocar a boca no trombone e sair da internet e do face e botar para quebrar....

    ResponderExcluir
  2. Uma pena não dar para comentar a notícia no próprio site, pois os números não batem, uma vez que várias unidades tem suas particularidades, sendo alguns raios ou pavilhões menos hiper lotados que os outros, por exemplo, como é o caso de pinheiro IV, onde são 4 raios para até 128 presos, desses 4 raios, 3 são ocupados com presos do deic e do denarc, sendo que a lotação atual está entre 480 a 520 presos, muito acima dos "meros" 221%, o outro raio é exclusiva para o trânsito judicial/CHSP, com uma população que varia muito conforme a semana/mês, coisa entre 250 e 350 presos, tudo isso com um quadro funcional padrão para o tamanho, no papel, da unidade, mas se disconsideram a hiperlotação, como ocorre em boa parte das cadeias do estado, e além disso o trânsito, que por si só deveria ser uma cadeia a parte, não um puxadinho de uma unidade "comum", explorando os companheiros que já ralam com os mais de 1500 presos fixos, esses ainda tem que trabalhar dobrado, pois eles tem que revistar os presos que chegam todo santo dia! Sei que tem outros CDPs onde existe raio exclusivo para condenados, onde acaba existindo uma hiperlotação ainda maior nos outros raios, por exemplo. A reportagem é até bem feita, extensa e quase completa, se compararmos com o baixo nível do jornalismo que temos por aqui, mas tem questões vitais que foram deixadas de lado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade mesmo, todos os CDPs, estão superlotados , e o que o GOVERNO DO ESTADO ESTA ESPERANDO,...

      Excluir
  3. Não precisamos de mais nada pra declarar greve e tranca geral no sistema prisional,pois a coisa esta mais ou menos assim guardas e sindicatos de um lado X desgoverno e crime organizado do outro.só precisamos de sindicalistas corajosos pra fazermos o que precisa ser feito.

    ResponderExcluir
  4. O PROBLEMA NÃO É DO EXECUTIVO E SIM DO JUDICIARIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU, ACHO QUE É DOS DOIS TANTO DO EXECUTIVO, COMO JUDICIÁRIO, o Executivo porque precisa ter uma GESTÃO , COM RIGOR DENTRO DAS UNIDADE PRISIONAL, DO JUDICIÁRIO QUE PRECISA SER MAIS RÁPIDO , NADA DE SUSPEITOS LIVRES NADA ESPERAR TRANSITAR JULGAR O PROCESSO, CADEIA FECHADA , NADA DE PENAS BRANDAS PRECISANDO DE LEIS PENAL MAIS RIGOROSA, E NÃO DEIXA CRIMINOSOS SOLTOS , E TER UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR PARA TODOS OS SERVIDORES DENTRO DAS UNIDADES PRISIONAL BRASILEIRA ...

      Excluir
    2. voce não Marcos vc é um dos que se jogaram quando o bicho pegou em praia grande.
      vc naooooooooooooooo

      Excluir
  5. AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA: UM REI SEM TRONO




    O arquétipo atual do agente de segurança penitenciária, contrariando a concepção legal de suas atribuições, contemporiza o exercício de múltiplas funções, atua em todos os setores administrativos das Unidades Prisionais, dirige veículos oficiais, atua na manutenção, no acompanhamento externo de presos e enfermaria. No atendimento aos apenados, cada agente é responsável em média pelo triplo da capacidade do local que abriga os presos, com a responsabilidade do atendimento das refeições, o encaminhamento dos presos para médicos, dentistas, hospitais, audiências judiciais, advogados, oficiais de justiça, assistentes sociais, psicólogos, oitivas internas e externas, recreação, vigilância e tarefas avessas criadas por tecnocratas desprovidos de aptidão gerencial.
    Os trabalhos com os apenados são executados num território onde várias regras e costumes são definidos pela intimidação; o céu e o inferno gravitam na mesma órbita; o cego vê, o paraplégico anda, o mudo fala, o analfabeto lê e o expresso fúnebre circula ininterruptamente, com lugares disponíveis a qualquer tempo à procura de passageiros incautos. A interpretação oficial no comportamento desta coletividade organizada, com uma estrutura de comando regida pelo medo, é definida somente pelo agente penitenciário, que convive diariamente com seus habitantes, incumbido de atuar oficialmente em nome do Estado na condução das atividades de atendimento, segurança e guarda do preso.
    Ao mesmo tempo que o seu trabalho é baseado nos princípios legais, o agente de segurança, nas relações de trabalho, não luta pela imposição das leis. É facilmente dissimulado de suas prerrogativas, possui migalhas de poder e torna-se uma figura divorciada dos seus direitos individuais e sociais no atual modelo da Administração Penitenciária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É VERDADE, precisando sim cumprir, sua função somente de agente de segurança , mais neste ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ESTAMOS SOZINHOS, nesta caminhada da vida ...

      Excluir
  6. Continuação

    Immanuel Kant, em artigo publicado em 1783 em Resposta à pergunta: “Que é esclarecimento”, respondendo a questão, define: “esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção do outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem.” Neste sentido, o caminho legal contra a violação de direitos foi efetivada na Constituição cidadã promulgada em 05 de Outubro de 1988, que estabeleceu garantias dos Direitos Humanos contra a arbitrariedade do Estado e instrumentos de força jurídica para os cidadãos assegurarem o cumprimento dos Direitos consagrados na Carta Magna como: Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Segurança, Mandado de Injunção e Ação Popular. A Democracia é a única Sociedade e o único regime político que considera o “conflito” legítimo, é exercida individualmente ou em grupos organizados em associações, movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos com o objetivo de criar uma oposição legal que limite o poder do Estado.
    Em palavras simples, o mérito e a importância do trabalho do agente de segurança penitenciário são consagrados na carceragem prisional, é um cargo sem paradigmas, sem substitutos. Neste ambiente, o brilho do seu trabalho é incandescente e reflete a lonjura do seu profissionalismo, suas qualidades técnicas, sua coragem na convivência com homens sanguinários e a manutenção dos princípios éticos que dignificam ainda mais a sua postura na convivência com os apenados. O agente possui o conhecimento da verdade real da população carcerária, identifica sistemas de informações que formulam conceitos, descobre novos métodos que propiciam a renovação periódica na rotina de atendimento nas atividades material, educacional, recreativas, saúde, no aprimoramento dos modelos de unidades prisionais, nas normas de

    ResponderExcluir
  7. continuação
    Vigilância, de segurança dos presos e servidores dos Estabelecimentos Penais.
    Por último, todos os homens têm o livre arbítrio e estão sujeitos aos ditames legais; podem ser conduzidos por homens mentirosos; podem ser conduzidos pela sua covardia; podem ser conduzidos a usufruírem dos proveitos pessoais; podem ser conduzidos pela ignorância; podem ser conduzidos por homens de bem, mas o fato é que todos os homens são diferentes como seres humanos, e seguramente esta “condução” está intrínseca no esclarecimento individual do agente de segurança, no comportamento voltado para os interesses da categoria e a transparência do trabalho do agente para a Sociedade. A responsabilidade desta mudança no sistema Penitenciário, está inevitavelmente relacionada com a atuação do agente no sentido de evitar a subserviência e assegurar o cumprimento de todos os preceitos normativos e a legislação sancionada para o exercício de suas atribuições; ou pode se curvar vergonhosamente com os braços no rosto numa evidente atitude de temor; e ser despojado de seu merecimento profissional e do valor social de seu trabalho pelos espertos agentes políticos.






    Luiz Roberto Pereira

    ResponderExcluir
  8. Somente a Penitenciária de Iperó está com mais de 3000 presos, trabalhando com 20 guardas na carceragem.

    ResponderExcluir
  9. trabalho tbem em uma penita esta com 2340 presos hoje

    ResponderExcluir
  10. Engraçado né, todo mundo fala mal, mas querem mais prisões no interior. Sei lá, talvez o judiciário deveria mudar a forma de penalizar, ou seja, mais penas alternativas (em casos leves), maior agilidade nas condenações (questão dos CDPs) e tambem nos casos de beneficios (Penitenciarias).

    ResponderExcluir
  11. Jenis, vou te dar uma idéia que ha muito tempo penso nela. COMO É SABIDO A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO CARCERARIA ADVEM DA CAPITAL E O ESTADO DEVERIA FAZER PENITENCIARIAS PROXIMOS DALI COMO BENEFICIO PARA O PRESO DE BOM COMPORTAMENTO, OU SEJA, SE ELE ESTIVER A CINCO ANOS SEM COMETER NENHUMA FALTA SERIA AGRACIADO COM TAL BENEFICIO. CASO ESTEJA NESSE NOVO ESTABELECIMENTO COMETA FALTA OU FALE QUE É DE ALGUMA FACÇÃO, RETORNA PARA O INTERIOR E NUNCA MAIS SERA INCLUIDO NOVAMENTE. POSSIVELMENTE NESSE LOCAL O ASP TRABALHARIA COM MAIOR TRANQUILIDADE, POIS EM TESE, SÓ ESTARIA ALI PRESOS COM BOM COMPORTAMENTO E PERSPECTIVA PARA O FUTURO...QUEM CONCORDA, OPINE.

    ResponderExcluir
  12. SABE PORQUE ISSO NÃO VAI MUDAR NUNCA ?PORQUE ESSES SEM VERGONHA DOS DG E DCSD RECEBEM PRESOS COM MEDO DE QUE SE FALAR QUE NÃO CABE MAIS PERDE O CARGO E AÍ JA VIU NÉ ENTÃO VAI LA NOPAV E DIZ É ORDE DO DOTOR VAI TE QUE RECEBE!POR ISSO QUE TEM QUE FAZER CONCURSO INTERNOPRA SER DIRETOR E NÃO FAZER FACULDADE A DISTANCIA E JA ERA POIS SE FORCOM CONCURSO AÍ É PAPORETO:A CADEIA NÃO SUPORTA ,NÃO TENHO EFETIVO,NÃO TEM ESPAÇO NA CELA COMODIZ A LEP,NÃO TENHO MEIOS PRA RECEBER E PONTO.QUERO VER QUEM VAI BATER OPE TIPO RECEBE QUE SE DERCACA EU SEGURO ...TÁ PRA NASCER!O SISTEMA PENITENCIRIO É BONITO NO PAPEL,NO D.O,NA ACADEPEN,NA PRATICA ...É ISSO AÍ QUE VOCES VEEM.

    ResponderExcluir
  13. Jenis gostaria que você colocasse a reportagem de nosso parceiro AEVP reagindo a assalto e metendo balas nos malas

    http://videos.band.uol.com.br/programa.asp?e=noticias&pr=brasil-urgente&v=15193638

    ResponderExcluir
  14. Hoje, dia 10/09, ocorreu a primeira Evasão de preso no CPP de Porto Feliz, o preso escalou o alambrado e correu para o canavial. Foi o primeiro, agora é só esperar muitas outras evasões.

    ResponderExcluir
  15. NEM FALE EM GREVE, FOMOS HUMILHADOS. QUER MELHORAR, EXONERE-SE.

    ResponderExcluir
  16. NOSSA PROFISSAO E INSALUBRE PORQUE TRABALHAMOS NO MEIO DE VARIAS DOENÇAS GRAVES, TAMBEM TEMOS DIREITO DE GANHAR PERICULOSODADE POR RISCO EMINENTE A VIDA QUE É O BEM MAIS VALOROSO PARA NOS , COM AS UNIDADES COM 200 POR CENTO DA ACIMA DA CAPACIDADE TEMOS QUE GANHAR 200 POR CENTO A MAIS NO NOSSO SALARIO E AI GERALDO E LORIVAL DESCASCA ESSE ABACAXI OU MELHOR SOLUCIONE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo em Presidente Bernardes, o ASP pegou tuberculose e a Cipa fez o procedimento necessário como acidente de trabalho, mas o Estado e sua Pericia negou Acidente de Trabalho, aceitando somente Licença-Saúde, e diga de passagem Funcionário que roda a Chave trabalha em qualquer Setor esse funcionário, a pericia só faltou alegar que ele pegou Tuberculose em outro lugar, menos na Penitenciária, É O FIM. #nomatofudidoesemcachorro.

      Excluir
  17. A cadeia é como um latão de lixo tampado, quando a tampa sai da posição começa a feder, ai a sociedade lembra de tampar novamente !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.