sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Agente Penitenciário agredido no CDP da Vila Independência-SP.

Fonte: Sindasp.
ASP é agredido no CDP de Vila Independência e servidores decidem trancar toda a unidade até segunda-feira

Carlos Vítolo


Jornalista/Assessor de Imprensa do Sindasp-SP

imprensa@sindasp.org.br


Na manhã desta sexta-feira (7) ocorreu mais um caso de agressão contra agente de segurança penitenciária (ASP) dentro da unidade prisional. A violência ocorreu no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência, em São Paulo, contra o ASP Norberto Lopes.



De acordo com as informações de um servidor da unidade que manteve contato com a reportagem do Sindasp-SP, a agressão ocorreu durante a soltura do banho de sol, no pavilhão 4. O detento desferiu socos e pontapés no servidor, e não satisfeito, ainda tentou ferir o agente penitenciário com um “espeto” de ferro, que foi atingido apenas superficialmente.



Após a agressão o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi chamado e em 15 minutos já estava iniciando uma blitz geral para apreender possíveis ilícitos, tal qual o “espeto” usado para atingir o servidor.



O ASP foi encaminhado à Delegacia de Polícia para registrar o boletim de ocorrência e na sequência levado ao Instituto Médico Legal (IML) para passar pelo exame de corpo de delito.



Conforme a fonte que falou com a reportagem, os servidores da unidade ficaram revoltados com a agressão ao companheiro de trabalho e resolveram realizar uma Assembleia Geral dos funcionários da unidade. Os trabalhadores discutiram a violência praticada e decidiram trancar o CDP inteiro até a próxima segunda-feira (10), portanto, não haverá visitas na unidade neste final de semana.



Em casos de agressões contra servidores dentro das unidades prisionais, a tranca é automática por 15 dias, por determinação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), no entanto, neste caso, os funcionários votaram em assembleia que a unidade inteira ficará trancada até segunda-feira e o pavilhão 4 permanecerá trancado por 15 dias.



“O Sindasp-SP apoia a decisão dos funcionários do CDP e daqui para frente, quando ocorrer casos de agressões contra servidores, daremos o total apoio para que as unidades inteiras fiquem trancadas”, disse o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo.



O Secretário-geral do Sindasp-SP, Cícero Félix, manteve contato com o diretor geral da unidade, Mark Christopher Bierast, para saber sobre as providências que estavam sendo tomadas sobre o caso. Bierast informou ao diretor do Sindasp-SP que havia feito tudo o que deveria ser feito e que inclusive havia levado pessoalmente o servidor para o hospital. O diretor da unidade disse ainda que o pavilhão ficará trancado por no mínimo 15 dias, sem visitas, jumbo e sem Sedéx. “Gostei muito da atitude do diretor do CDP”, disse Félix.

46 comentários:

  1. Mark foi meu professor durante curso de formação para ASP, tenho orgulho pois sei que ele apoiará seus funcionários, não é como alguns diretores que apoiam seus cargos e os presos! Quem dera se na unidade onde trabalho fosse assim, pelo contrário lá asp é agredido e o GIR nem chega na portaria, visitas e regalias continuam as mesmas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mark é um dos melhores diretores. Tive a honra de conhecer ele na eap.

      Excluir
  2. O melhor CDP de São Paulo,fica dica .Superarão todas dificuldades,e vamos vencer mais..... Aos que torce contra , coitados DEUS È FIEL .........Unidos sempre sozinho já mais............

    ResponderExcluir
  3. Na p 2 potim o diretor da osso com sal grosso pro drao tmbm ,parbans gustavo e dr nilsom pros funça tudo pro drao nada

    ResponderExcluir
  4. ASP'S.................... A POLÍCIA CIVIL INVESTIGA E PRENDE , Á POLÍCIA MILITAR É OSTENSIVA E CUIDA DO POVO...PRENDE ...E O ASP'S CUIDA VELA PELO REEDUCANDO Á DISPOSIÇÃO Á JUSTIÇA PÚBLICA..
    SOU O MELHOR.;.. PARA QUEM FICA COM 350 REEDUCANDO......

    ResponderExcluir
  5. Mark foi o meu professor no curso de formação sem duvidas o melhor professor um detalhe ele foi do GIR Ladrão não tem vez.

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS POR TAL ATITUDE DIRETOR MARK! MUITOS NA MESMA POSIÇÃO NÃO TERIAM TAL PROCEDIMENTO...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Mark. Mostrou q esta do lado do guarda.....tbm tenho orgulho de tb ter tido esse cara como meu professor na EAP.

    ResponderExcluir
  8. No dia 2 de novembro ASP do cdp de Osasco, teve um sequestro relampago, o ASP foi abordado por 4 elementos, o funcionário passa bem

    ResponderExcluir
  9. ESSA NOTA DE TRANCA AUTOMATICA POR 15 DIAS É MENTIRA , EM SANTO ANDRE HOUVE AGRESSÕES A FUNCIONARIOS E NÃO TEVE NENHUMA PARALIZAÇÃO DE VISITA OU ALGO ASSIM .AI TA FACIL EM DIRETORIA .... 1 A 0 PRA ELES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É camarada, infelizmente nem todas unidades são iguais, sofremos prá caramba aqui no Vila, mas hoje, mesmo com muitos torcendo contra e fazendo intriguinhas pela internet, temos apoio e toda vez que o Sindasp veio aqui foi recebido e falou com todo mundo tranquilamente. E aqui já tá trancado parceiro, hoje foi zero visita e zero sol... amanha mesma coisa!

      Excluir
    2. DIRETOR CORDEIRINHO É ASSIM MESMO, TEM MEDO DO DRÃO!!!

      Excluir
    3. Esse comédia aí de cima que fala que o mark tem medo de ladrão, não conhece o cara...

      Excluir
    4. Se esse tapado não tem medo é por que é retardado, ter medo é o sentimento necessário a todo se humano a fim de preservar sua existência. Dominar o medo tomando decisões como foram tomadas lá na Vila sabendo que o fumo vai entrar, se chama CORAGEM. Parabéns a todos os colegas da Vila em especial ao companheiro Norberto.

      Excluir
    5. PARABÉNS pessoal da vila! Fico imensamente feliz com a atitude dos guardas daí! O Sindasp tá procurando proteger juridicamente essas ações individuais! Mas queremos que todas ás unidades sigam o o exemplo de vila independência! Vamos fechar os fds e tbm as quinzenas quando houverem mortes ou agressões aos guardas!

      Excluir
  10. VAI VER O LADRAO TA DEVENDO ATÉ A MAE NO RAIO E PRA SAIR FORA ELE AGRIDE O GUARDA. OU SEJA. ELE APRONTA E A GENTE PAGA ????? NAO DA NAO. O CERTO E DAR AQUELE SALVE NO VAGABUNDO E DEIXAR A UNIDADE PELO MENOS 30 DIAS DE TRANCA E SEM VISITA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como os colegas ja disseram aqui, tem que acabar esse negocio de bonde porque se o cara ta correndo do raio ainda fazemos um favor quando damos bonde nele. Tem que cobrar, tirar os 30 de castigo e voltar pro mesmo raio pra população cobrar dele os dias que ficaram na tranca e sem visita.

      Excluir
  11. Concordo com o colega, trabalhei com o Mark no CDP de Guarulhos. Cara integro, humilde e mto gente boa. Se não atua mais em favor do servidor, é por conta das rédeas que a coordenadoria põe nos diretores.

    Melhoras ao Agente agredido e parabéns aos servidores do "vila"...

    ResponderExcluir
  12. Legal, ficarão trancados etc., etc., maããããsssss, respaldo da secretaria é nenhum. Sei (eu li, ninguém me contou) de um DG que trancou o raio depois de uma agressão e agora está tendo que responder uma mega trolha para o Juiz, que a mando do MP, instaurou um procedimento judicial.
    E a SAP?
    Nada, nada, nada...deixou o caro sozinho, dizendo que essas decisões "são de responsabilidade das unidades".
    Então parem com essa Estória de que a tranca é procedimento padrão, porque não é.
    Ah, e antes que critiquem, eu sei que nessa unidade, mesmo com a piça do judiciário e o desamparo da SAP, se houver outra agressão o Diretor vai mandar trancar de novo.
    Criticamos muito os diretores mas a maioria não sabe da missa um terço.

    ResponderExcluir
  13. se todo diretor geral fosse igual o mark, ia ser bom de trabalhar em qq cadeia. E ainda tem prego que reclama do cara, como se ele fosse a única engrenagem da cadeia..

    Acho que os colegas aqui do Vila, esqueceram do Marcelo Bighetti, que passava pelo funciona´rios em nem olhava na cara, mas ia direto pro raio dar banho de piscininha no ladrão (batismo das águas, aleluia irmao?)

    Ou esqueceram da quadrilha do rabicó, que saiu esculachado pela coordenadoria na época...Sem contar um outro, que foi preso com drogas (DG) e passaram um pano, mas que, felizmente, foi demitido a bem do serviço público...

    O mark é gente boa mesmo e merece apoio dos colegas.

    ResponderExcluir
  14. Eita vila independencia.. bons tempos em que o ladrão se mijava todo só de saber que ia prá la...

    ResponderExcluir
  15. e como sempre o sindasp na rabeira da decisões tomadas pelos funcionarios.... igual a greve....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Véio vc é otário, ignorante ou é pau mandado! Acesse o site do Sindasp e veja o que té acontecendo! Participe e depois venha aqui
      instilar veneno. Idiota!

      Excluir
    2. Novamente prá vc otário! Nesse momento os guardas já estão reunidos com o presidente e diretores do Sindasp prá primeira assembléia itinerante em Marília! Procure se informar ou acesse o site. Pro seu governo ainda o Sifuspesp e o Sindicop vão nos acompanhar no que os guardas decidirem!

      Excluir
    3. e aí jenis cadê ás réplicas! tá censurando!

      Excluir
  16. devemos fazer isso no estado inteiro que , esses guerreiros sirvam de exemplo pra todos nos quando houver agressao , façam assembleias internas, comuniquem o sindicato pra ter algum respaldo , e vamos começar a agir, talvez assim o secretario , tome alguma atitude, pois sem visita fica ruim pra politica do desgoverno

    ResponderExcluir
  17. nao tive o prazer de conhecer esse diretor Mark , mas pelo que os colegas estao falando , voce merece todo nosso respeito e parabens o sistema precisa muito de diretores como voce , que outros se espelhem em sua pessoa

    ResponderExcluir
  18. PARABÉNS AOS COLEGAS DO CDP DE GUARULHOS, AO CONTRÁRIO DE OUTRAS PENITENCIÁRIAS POR AÍ QUE COLEGA É ATÉ ASSASSINADO E NÃO FAZEM NADA. QUEREM QUE OS SINDICATOS FAÇAM POR ELES.

    ResponderExcluir
  19. EI JENIS E AS ASSEMBLEIAS QUE O SINDASP FEZ POR AÍ A RESPEITO DAS PROVIDÊNCIAS REFERENTE AO ASSASSINATO DO COLEGA AZENHA DO CDP DE TAIUVA, NO QUE DEU? CONTA PRA GENTE!

    DEU MUITA GENTE?

    FIQUEI SABENDO QUE DEU MEIA DÚZIA DE GATOS PINGADOS E QUE O DANIEL DAVA PULO DE RAIVA! É VERDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder pelo Jenis! Ás assembléias foram esvaziadas no entanto a partir de hoje, 10/11/2014, vai ser uma em cada região por dia ou seja o Daniel vai participar de todas. Vamos ver se assim a classe dê respaldo e não só ficar metendo o pau em redes sociais. Abraços

      Excluir
    2. E aí jenis! Tá censurando ás respostas?

      Excluir
    3. Isso mesmo Jenis! Dê aos incautos o poder da palavra! Vamos ver o que eles tem a dizer! Pode ser que aproveitamos algo!

      Excluir
  20. Conheci o Mark no Gir 4, do qual eu fazia parte na época. A princípio no começo o grupo estranhou um cara largar um cargo de supervisor para ir para o Grupo, teve até aposta de quanto tempo aguentaria lá. Pois ele chegou, fez todos os cursos, se tornou um ótimo escudeiro, depois de 6 meses foi batizado e com sua humildade e coleguismo conquistou a amizade de todos no Gir, que o consideram até hoje um Operacional da ativa e nosso irmão; Sempre ele terá todo apoio e amizade do Grupo, e parabéns ao Diretor Caveira, que é como chamamos ele aqui no grupo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menos, menos véio, vai parando com isso!!, faz uma placa de homenagem e honra ao mérito e entrega pro cara, ou faz uma recomendação lá pro "lori" Secretário da SAP pra esse diretor ai assumir uma coordenadoria, e deixa esse cantinho aqui pra informações sobre o sistema, babação de guebo deve ser em outra canaleta, abraços!!!

      Excluir
  21. FICO TRISTE POR MAIS UM COMPANHEIRO DE PROFISSÃO SER AGREDIDO, MAS FICO SATISFEITO PELA ATITUDE TOMADO POR TODOS, Q ISSO SIRVA DE EXEMPLO A TODAS AS UNIDADES, E PRINCIPALMENTE A ALGUNS DIRETORES....

    ResponderExcluir
  22. Sò um detalhe, o Diretor não levou o funcionário ao Hospital não, ele mesmo pediu para corrigirem a reportagem.. E nem poderia com a cadeia a milhão depois da agressão sair dela, ficou lá com o Gir até o final, ficou com o funça agredido e o que ele fez foi ceder a viatura da DG e o funcionário para ficar a disposição do funça agredido o dia todo e para o que precisasse... De qualquer forma, fiquei surpreso com a chegada do Gir tão rápida, parecia que estava na porta esperando. Parabéns aos funcionários pela firmeza e atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega quanto a chegada rapida do GIR, é para isso q treinamos nos preparamos e é como atuamos SEMPRE PRONTOS PARA E EM CONDIÇÕES D se vc observou é sinal q estamos fazendo nosso trabalho corretamente, quero aqui manifestar o meu respeito ao Diretor Mark pela conduta diante do ocorrido.

      Excluir
  23. Balela de proferir ao diretor elogios, tudo camaradagem, tipo ASP em desvio de função ou com o rabo preso com esse diretor Mark. Vão ver o que realmente aconteceu.... cadê a apuração preliminar; deixem o preso falar para saber se verdades sobre esse CDP de Vila Independência não serão reveladas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhei com o mark na carceragem... o cara é gente boa sim... se vc sabe que tem coisa errada na cadeia, pq não representa?
      sabe pq? pq é comédia e frouxo... se sabe de coisa errada e não relata, é conivente e está prevaricando...

      Excluir
  24. Anônimo domingo, novembro 09, 2014 11:27:00 AM
    Sò um detalhe, o Diretor não levou o funcionário ao Hospital não, ele mesmo pediu para corrigirem a reportagem.. E nem poderia com a cadeia a milhão depois da agressão sair dela, ficou lá com o Gir até o final, ficou com o funça agredido e o que ele fez foi ceder a viatura da DG e o funcionário para ficar a disposição do funça agredido o dia todo e para o que precisasse... De qualquer forma, fiquei surpreso com a chegada do Gir tão rápida, parecia que estava na porta esperando. Parabéns aos funcionários pela firmeza e atitude.

    Notem este último comentário que dei print na página, o diretor encaminhou o ASP ao IML enquanto o preso ficou na cela. Ora, deveria esse diretor encaminhar os dois imediatamente ao IML. Absurdo! Ministério Público tem que agir nesse caso com vistas à que outros casos como este não venham a ocorrer no CDP de Vila Independência, que tem histórico ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Histórico ruim deve ter vc, vacilão...

      Excluir
  25. Esta diretoria esta parabéns por estar engajados com o sofrimento de nossa categoria se 20% dos diretores fossem assim conseguiriamos mostrar pro estado que seu descaso nos trás muito sofrimento e que a solução não é o pesar de sua mão diante de uma classe tão sofrida.

    ResponderExcluir
  26. Gente, essas mensagens de apoio ao diretor eh tudo de amiguinhos dele. Ou esta acessorando-o, no setor administrativo ou em escala favoravel. O cara que que esta la dentro de f....... no raio tenho certeza que nao proferiu elegios a ele. Vao mudar a diretoria na hora que que estourar esse CDP. Eh sempre assim no governo, se a merda nao feder, da pra engolir.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.