sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Preso tenta render agente penitenciário na Penitenciária I de Itirapina-SP, segundo o jornal Primeira Página.

Fonte: http://www.jornalpp.com.br/policia/item/77824-preso-tenta-render-agente-na-penitenciaria-i-de-itirapina
Preso tenta render agente na Penitenciária I de Itirapina


Escrito por Lucas Castro



Penitenciária I sofre com superlotação no regime fechado. Penitenciária I sofre com superlotação no regime fechado. (Foto:Lucas Castro)


Um detento da Penitenciária “Antonio de Queiroz Filho” (P-I), em Itirapina, tentou render um funcionário e ao retornar à cela arrumou uma confusão com outros presos sendo espancado, sofrendo ferimentos na cabeça.

Segundo informações de dentro da unidade prisional, o fato aconteceu na ala do regime fechado na última segunda-feira, 24, logo às 6h da manhã, na contagem dos presos. Um detento, armado com um pedaço de escova de dente pontiaguda, tentou fazer um agente penitenciário refém, quando o funcionário conseguiu se desvencilhar do preso e com a ajuda de outros servidores deteve o meliante e o devolvendo à cela.

De volta à cela, o mesmo preso arrumou uma confusão com seus companheiros e os mesmos acabaram espancando-o, onde sofreu ferimentos na cabeça, precisando ser socorrido até o Hospital Municipal São José, após passar pela enfermaria da penitenciária.

Na terça-feira, 25, o Grupo de Intervenções Rápidas (GIR) junto com agentes de segurança da própria unidade prisional fizeram uma revista em todas as repartições da penitenciária e nada de ilícito foi localizado.

Como punição, as televisões e rádios dos presos foram retirados das celas e os mesmos estão de castigo. Os banhos de sol foram cortados e nos próximos dois finais de semana os detentos não receberão visitas de familiares e amigos.

Até o fechamento dessa edição, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e a direção da penitenciária não se pronunciaram sobre o assunto.



SUPERLOTAÇÃO – A P-I foi criada em 1978 com capacidade para acolher 316 presos em regime fechado, mas atualmente está com quase 700 detentos. No semi-aberto a situação não é assustadora, mesmo assim o excedente é de pouco mais de 10 pessoas.

A SAP alega que o problema existe devido o aumento da população prisional no Estado de São Paulo.

A assessoria da SAP diz que o ideal seria que em cada CDP, por onde os presos entram no sistema penitenciário paulista, houvesse um defensor público, para acompanhamento da situação processual do preso a partir da data de sua prisão, não depois de condenado.


5 comentários:

  1. entendam uma coisa, no sistema prisional nada funciona, a nao ser jogar preso contra preso, isso funciona sempre, vao ficar sem visita por causa de uma atitude de preso, isso funciona. lembrem-se sempre disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. usar com as visitas, sempre dar certo

      Excluir
  2. O pior que colocar preso no castigo sem banho de sol e visita a DF( Defensoria Pública) pede indenização,já basta esse auxílio-reclusão, vai um servidor agredido pedir indenização é perigoso o servidor ser esculachado e pagar pro estado . Acho que bandido tem mais direito do que um trabalhador, esse Brasil ta de ponta cabeça, o Governo abriu as pernas
    (Defensoria pede indenização para presos que ficaram sem banho de sol)
    http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/11/defensoria-pede-indenizacao-para-presos-que-ficaram-sem-banho-de-sol.html

    ResponderExcluir
  3. PARA O PRESO TEM SEMPRE DINHEIRO E DIREITO , PARA OS AGENTE PENITENCIÁRIO NADA, SEM VALE TRANSPORTE , SEM VALE ALIMENTAÇÃO (que já é pouco) , SEM LIBERDADE (não podemos trabalhar em outro serviço remunerado),CLARO QUE ESCOLHEMOS ESSE EMPREGO QUANDO TOMAMOS POSSE , O PRESO JA ESCOLHEU SENDO BANDIDO , DAQUI A POUCO VÃO ESTAR RECEBENDO SALÁRIO MAIOR QUE O NOSSO , ARREDONDANDO O ASSUNTO , ACHO QUE RECEBE , SOMANDO , CASA COMIDA AGUA LUZ , LAZER pagode todo dia) , NAO PAGA IMPOSTO ,

    ResponderExcluir
  4. O asp abrindo cela sozinho, sem qualquer aparato de segurança o que esperávamos ? Um ramalhete e flores.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.