segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

19 presos fogem de presídio em São Vicente-SP, segundo o G1.


As fugas em regime semi aberto é rotina no estado de São Paulo, se não houver resgate a SAP classifica como evasão, que pra mim é a mesma coisa, 19 presos saírem por um buraco na parede surpreende qualquer um, mesmo os mais antigos que trabalham em regimes de semi aberto ficariam surpresos, mas vão se acostumando, tenho certeza que isso vai virar rotina, pois essas ALAS construídas anexadas as penitenciárias foram construídas de qualquer forma e geralmente não tem agentes suficientes para fazer a segurança,  em todas as alas construídas recentemente os agentes que fazem o trabalho de segurança são lotados nas penitenciárias que já tem uma grande falta de agentes.

Veja a matéria na fonte:

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/12/presos-cavam-buraco-na-parede-de-presidio-e-pelo-menos-19-fogem.html

Presos cavam buraco na parede de presídio e pelo menos 19 fogem




Administração do presídio diz que detentos cavaram buraco na parede.
Polícia segue fazendo buscas mas, até o momento, ninguém foi detido.





Natasha Guerrize Do G1 Santos


Penitenciária II de São Vicente (Foto: Natasha Guerrize/G1)Detentos cavaram buraco e fugiram da Penitenciária II, em São Vicente (Foto: Natasha Guerrize/G1)
Uma fuga em massa pegou de surpresa os funcionários da Penitenciária II, em São Vicente, no litoral de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (22). De acordo com a administração do presídio, um grupo formado por pelo menos 19 presos conseguiu fugir após cavar um buraco durante vários dias. Até o momento, ninguém foi recapturado.

Presos fizeram um buraco para fugir de penitenciária (Foto: Natasha Guerrize/G1)Presos fizeram um buraco para fugir de
penitenciária (Foto: Natasha Guerrize/G1)

De acordo com informações de funcionários do presídio, que preferiram não se identificar, os 19 fugitivos identificados, até o momento, fazem parte do regime semi-aberto. Ainda não há informações sobre o material e as ferramentas utilizadas para que o buraco fosse cavado. A fuga dos presos só foi notada na parte da manhã.

A Penitenciária II de São Vicente fica na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Samaritá. A unidade foi inaugurada em 1990. Neste ano, a Penitenciária II de São Vicente foi fechada para reforma e ampliou a capacidade de 500 para 862 presos.

De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o local abriga 660 pessoas em regime fechado. Já a Ala de Progressão Penitenciária (APP) tem capacidade para 204 presos e conta com a população de 229 pessoas.

Em nota, A Secretaria da Administração Penitenciária informa que ao realizarem a contagem de presos, nesta manhã, foi constatada a ausência de 19 presos da Ala de Progressão Penitenciária (semiaberto) que se localiza fora dos muros de proteção da Penitenciária II de São Vicente. Após a constatação os agentes da unidade realizaram uma ronda ao redor do prédio da Ala de Progressão e localizaram um buraco em uma das paredes do fundo do prédio, com menos de um metro, e outro no alambrado de proteção.

Ainda segundo a secretaria, uma hora antes da contagem, às 5h, havia sido realizada vistoria de rotina e nada de anormal foi localizado na unidade. Foi acionada a Polícia Militar, aberto boletim de ocorrência e instaurado Procedimento Apuratório para averiguação dos fatos. A Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário efetuará rigorosa apuração dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.