sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Agente Penitenciário acusado por presos de peculato.

É óbvio que precisa ser apurado, mas se for verdade tem que cumprir a pena preso mesmo.

Por motivos óbvios essa postagem não foi compartilhada nas redes sociais.






Inversão de papéis: reeducandos delatam agente por furto no CPP-3
Júlio César Barbosa, de 43 anos, foi preso em flagrante acusado de furtar ração e medicamentos para gado, produtos pertencentes ao Estado
Marcus Liborio Marcele tonelli

Um agente penitenciário do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) 3 de Bauru, o antigo IPA, foi preso em flagrante, na última quarta (18), acusado de peculato (crime de desvio de dinheiro ou qualquer outro bem público). Júlio César Florêncio Barbosa, 43 anos, tentava sair da unidade com sacos de rações e medicamentos para gado, produtos oriundos do Estado. O mais curioso é que a denúncia foi feita por três reeducandos do CPP.

De acordo com o delegado Fábio Mariotto, os presos informaram que Júlio estaria se apropriando das rações há alguns dias. Anteontem, entretanto, uma queixa dava conta que o funcionário público estaria agindo novamente. “Quando ele estava saindo da unidade, foi abordado por policiais e teve o veículo revistado”, relata.

Ainda segundo o delegado, foram localizados na caminhonete três sacos de ração preparada com 50 quilos cada, um saco de 25 quilos de ração misturada, uma seringa com agulha, um frasco de soro (bioxan), e um frasco de mercepton (medicamento utilizado como estimulante do processo digestivo do animal).

“Questionado, o acusado declarou que havia adquirido os produtos em uma casa de ração, mas não apresentou notas fiscais. A perícia indicou ainda que as embalagens correspondiam ao mesmo lote adquirido pelo presídio”, detalha Mariotto.

O delegado destaca que os reeducandos perceberam a ação do agente e procuraram a direção da unidade para denunciá-lo. “Os produtos foram recuperados e devolvidos ao CPP-3. Ainda não se sabe a motivação do crime, pois o agente irá se pronunciar somente em juízo”, disse, ressaltando que as investigações seguem para identificar se houveram outros furtos.

Júlio foi encaminhado ao Centro de Ressocialização de Jaú, onde permanece à disposição da Justiça. A pena para o crime de peculato varia de dois a 12 anos de reclusão e multa. “A fiança, neste caso, só pode ser arbitrada pelo juiz”, finaliza Mariotto.

PROCESSO DISCIPLINAR

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou que, após diligência, foi apurado que as embalagens utilizadas pelo agente para o transporte da ração são do mesmo lote dos pacotes adquiridos pelo CPP-3, corroborando a denúncia.

“Os insumos agropecuários são recebidos e estocados em barracão do setor de estábulo, cujo controle e distribuição era realizado pelo próprio servidor preso. Os valores do desvio estão sendo levantados”, diz a SAP, também em nota.

O órgão ressalta ainda que já iniciou instauração de processo disciplinar e a Corregedoria do Sistema Penitenciário irá apurar os fatos. “O servidor está sujeito às penalidades previstas na legislação, que podem chegar à demissão a bem do serviço público, sem prejuízo do processo criminal cabível”, acrescenta.

OUTRO LADO

No boletim de ocorrência, o agente colocou como sua defesa advogados do Departamento Jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista (Sindcop). A entidade foi acionada, mas os advogados optaram por não se posicionar sobre o assunto.

51 comentários:

  1. TODA UNIDADE PARA FUNCIONAR BEM TEM QUE TER "PASSARINHOS" PARA DESCUBRIR POSSIVÉIS IRREGULARIDADES, PORÉM TUDO TÊM QUE SER APURADO COM A MÁXIMA CAUTELA.

    ResponderExcluir
  2. TÊM QUE ACABAR COM A "LPTR" SÓ ASSIM A " LPT" VAI FUNCIONAR TÊM GUARDAS AQUI EM SÃO PAULO ESPERANDO PARA SER TRANSFERIDOS A MAIS DE 8 ANOS MUITOS ESTÃO COM PROBLEMAS DE SAÚDE,É DESUMANO DEIXAR FAMILIAS SEPARADAS PELO DESCASO DA SAP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 8 anos vc podia até se formar médico, não é por nada , mas toma vergonha na cara e vai trabalhar em outra coisa, ou vc leva sua família pra SP, fica aí chorando e perdendo tempo. E tem mais CANALETA ERRADA

      Excluir
    2. O que tem haver com peculato isso ?

      Excluir
    3. E só você mudar para são Paulo, como eu fiz!! Quando você fez o concurso, no edital não estava escrito que você ia trabalhar na rua da sua casa!!

      Excluir
    4. E o que a matéria tem a ver com seu comentário???

      Excluir
    5. ACHO QUE A SAP FAZ ISSO PARA QUE OS FUNCIONÁRIOS TENHAM MUITAS E MUITAS OUTRAS COISAS PARA SE PREOCUPAR, DO QUE COM O SERVIÇO, COM AS MAZELAS DO LOCAL DE TRABALHO, COM A CORRUPÇÃO, ASSIM OS CAMINHO FICA LIVRE PARA OS CORRUPTOS DA SAP TIRAREM VANTAGEM E AINDA GANHAM UM QUALQUÉRZINHO COM SEUS ALOJAMENTOS.

      Excluir
    6. EXCELENTE COMENTARIO AMIGO

      Excluir
    7. Vai chorar na cama, que é quentinho.

      Excluir
    8. Kkkkkk
      Tenho 15 anos de sistema e Fiquei 9 anos em SP e ainda tenho colegas que estáo em unidades dá grande SP.
      Mude para perto do trabalho e leve a família é a melhor coisa q pode fazer.
      Vários casamentos acabaram por causa da distância.
      Abraços...

      Excluir
    9. TENTA A TRANSFERÊNCIA NA JUSTIÇA:

      Resolução de 19-1-2017 (DOE DE 20/01/17)
      Removendo, nos termos do art 16-A, inc III, da LC 959/2004, acrescentado pela LC 1060/2008 (por união de cônjuges) EM CUMPRIMENTO à tutela de urgência exarada nos autos do processo 1001248-54.2016.8.26.0638 pelo MM Juiz de Direito da Juizado Especial Cível e Criminal do Foro de Tupi Paulista, da Comarca de Tupi Paulista, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o cargo de Agente de Segurança Penitenciária de Classe I do SQC-III-QSAP, provido por ALINE DE OLIVEIRA BELEM, RG 40.427.800-0, do Centro de Progressão Penitenciária Feminino “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” do Butantan, da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo para a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado.

      Excluir
  3. AH SE OS VEICULOS FOSSEM REVISTADOS NA SAIDA DAS UNIDADES; MUITOS FUNCIONARIOS IRIAM RESPONDER POR PECULATOOOO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver o guarda ter coragem de barrar e fazer uma revista (como ensinado pela EAP) na saída de plantão. Não faz nem de manhã, muito mais a noite

      Excluir
    2. Quero ver olha o carro do diretô, no outro plantão tá na chave...

      Excluir
  4. Nossa... o que tem há ver LPT, LPTR, com o caso de Peculado?
    Uma hora chega... A minha LPT demorou 7 anos e chegou.

    ResponderExcluir
  5. parabens a direção,por chamar a policia!!

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes e de indignar ler certos comentários aqui, principalmente aos referentes à remoção ou transferência (LPT), o chororó e terrível. Anteriormente já externei minha opinião, a qual volto a repetir “E o servidor que tem o dever de se adaptar ao Estado, e não, o Estado se adaptar ao servidor”. Quando alguém presta um concurso público, de nível estadual ou federal, já deve está ciente que trabalhará em locais diversos, motivos pelo qual muitas vezes nos distanciamos de familiares. Nesse sentido, não adianta ficar choramingando, seja capaz de prestar um concurso público e levar seus familiares onde irá assumir seu cargo, ou então seja incapaz, muitas vezes melhor seria ter um emprego, ganhando menos, porem próximo das pessoas que amamos, imagino ser muito difícil ficar distante das pessoas que amamos principalmente esposa e filhos.
    “Se você está distante de sua esposa, e sua cabeça começa a coçar, fique esperto, alguma coisa está acontecendo”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema, amigo, não é tão simplório assim como você acha.

      Em um estado de direito, as leis e os direitos devem ser respeitados, tanto pelos cidadãos administrados, mas PRINCIPALMENTE PELOS ADMINISTRADORES.

      E o que vem acontecendo é justamente o total desrespeitos à lei e aos direitos por parte dos ADMINISTRADORES PÚBLICOS, especialmente pelos da SAP, que valendo-se da grande demora atual do Judiciário, da corrupção, da falta de emprego e da ignorância que os próprios políticos impõem e mantêm os cidadãos, fazem os administradores o que querem com o povo e principalmente com os servidores operários.

      Aliás, os servidores operários, como nós, somos os únicos que verdadeiramente trabalham e fazem algo de útil no setor publico, pois acima dos operários, os que existem são só para sugar o dinheiro público e não fazem nada de verdadeiramente útil no setor público,,,, mas estão lá, mandando, atrapalhando, corrompendo, burocratizando, somente para manter a merda da aparência de governo, para manter a corrupção e a ineficiência com pompa de importante.

      O bom administrador, honesto, eficiente, primaria pela boa ética, pela transparência, pela retidão, pela boa fé objetiva, pela economia, pela eficiência. Determinaria que os concursos fossem no mínimo regionalizados, ou melhor ainda, fossem por unidade prisional, a exemplo de como fazem os tribunais Justiça. Se assim agissem os administradores, atenderiam a Constituição Federal, bem como várias leis, a boa ética e vários direitos e valores humanos e fundamentais, além de otimizar a gestão do sistema prisional, pois teríamos muito melhor condição de trabalho, muito menos ausências, muito menos acidentes, muito menos mortes, muito menos abusos, muito menos corrupção, etc.

      Porém, essa gestão da SAP ou psdb vai na contramão, mantêm deteriorados as ferramentas, equipamentos e veículos de trabalho, talvez para depois privatizar... e agora, só deteriorar os objetos está sendo pouco, partiram para deteriorar mais ainda o próprio servidor, não bastasse a sua saúde física com super jornadas em condições de insalubridade, também a saúde mental com esse verdadeiro assédio moral... como estaremos daqui há uns anos nestas condições?

      Amigão, o trabalho do Agente de Segurança Penitenciária, por si só já é estressante e dífícil, considerando uma Unidade Prisional IDEAL,,, pois convivemos com PESSOAS marginais PRESAS e isso não faz bem a qualquer pessoa normal que seja.

      Agora, imagina na nossa realidade,,, a superlotação, as facções, as ameaças veladas de morte, a falta de tudo nas cadeias (assistência material e jurídica) a falta até mesmo de água, comida e espaço, e o triplo ou o quádruplo de PESSOAS marginais presas com as quais convivemos mais tempo e mais próximo do que com a nossa própria família,,, Complicado mais ainda.

      Quer seja plantonista quer seja diarista, quer seja na área administrativa, quer seja na carceragem, somos todos nós ASPs, os OPERÁRIOS QUE FAZEM A SAP CUMPRIR SUA MISSÃO TODOS OS DIAS NA UNIDADE PRISIONAL,,, não a Coordenadoria, não a EAP, não a SAP ou seus Secretários e inúmeros assessores,,, o que eles fazem, ou deviam fazer, é apenas dar o suporte, ajudar nossa missão, mas com essa política de deteriorar e destruir em NÓS OPERÁRIOS a nossa saúde de corpo e mente, a nossa segurança, dignidade e humanidade, pioram muito mais do que qualquer outro fator.

      Então amigo, muito certo está quem procura, luta para estar perto, junto, ajudando, apoiando, convivendo, amando seu cônjuge, seus filhos, pais, pois têm amparo humano, ético, moral, legal e constitucional para isso,,, e muito certos também em reclamar e extravasar a dor, pois ainda temos dignidade e somos humanos, não somos LIXO, como assim tratados pelos administradores.

      Já o outro lado, o única razão é o egocentrismo causado pela fachada de poder, nada mais.

      Excluir
    2. Muito bem! Parabéns pelo seu comentário. Muito construtivo e esclarecedor! Jenis vc poderia abrir um post sobre esse assunto e levar as idéias para algum deputado!

      Excluir
    3. Parabéns amigo, ótima resposta... Já sofri ficando longe da família e sei como é duro, isso que nem tinha filhos na época. Cada um que lute por suas vontades sim, a minha é ficar perto da esposa e filhos!

      Excluir
  7. Esse foi pego no pulo..... se ferrou

    ResponderExcluir
  8. Muitas vezes e de indignar ler certos comentários aqui, principalmente aos referentes à remoção ou transferência (LPT), o chororó e terrível. Anteriormente já externei minha opinião, a qual volto a repetir “E o servidor que tem o dever de se adaptar ao Estado, e não, o Estado se adaptar ao servidor”. Quando alguém presta um concurso público, de nível estadual ou federal, já deve está ciente que trabalhará em locais diversos, motivos pelo qual muitas vezes nos distanciamos de familiares. Nesse sentido, não adianta ficar choramingando, seja capaz de prestar um concurso público e levar seus familiares onde irá assumir seu cargo, ou então seja incapaz, muitas vezes melhor seria ter um emprego, ganhando menos, porem próximo das pessoas que amamos, imagino ser muito difícil ficar distante das pessoas que amamos principalmente esposa e filhos.
    “Se você está distante de sua esposa, e sua cabeça começa a coçar, fique esperto, alguma coisa está acontecendo”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Estado tem o dever legal e constitucional de manter servidores cônjuges no mesmo local. Quanto a servidores não casados com outros servidores, o Estado tem o dever moral de não dar causa à separação, então devia rever seu modo de realizar concurso, devia ser regional. Do jeito que está, alguém está levando vantagem ilícita, e não é a sociedade!

      Excluir
  9. MEUS AMIGOS PUBLIQUEM O QUE QUIZER,QUEM TÊM QUE SE PREOCUPAR COM PECULATO E QUEM FEZ E O SETOR DE SINDICANCIA

    ResponderExcluir
  10. se fosse aquele famoso jumbo de antigamente: linguiça, salsicha, frango, café q saudades do famoso carandirú kkkk

    ResponderExcluir
  11. SOLICITAM A PM PORQUE OS DIRETORES NÃO TÊM HOMBRIDADE PARA RESOLVER NADA DIGO MAIS A MAIOR PARTE DOS DIRETORES SÃO CORRUPTOS, AQUI ONDE TRABALHO EM BEM POUCO TEMPO JÁ RODOU MEIA DUZIA DELES.

    ResponderExcluir
  12. Só fecho que q funcionário que pega se for um centavo tem q ir preso! O problema dá SAP e a falta de uma auditoria fudida independente e sem governo.


    Quer um exemplo! Esse banco de horas que tem na escolta q até administrativo q entra às 7 e sai às 19 horas , no final do mês o mesmo está com 71 horas de banco e vai ter que tirar. Cadê a corregedoria dá SAP q só fica parada e não vê o dinheiro ser jogado no lixo.


    Funcionário lixo tem q ir preso msm e exoneração na hora!

    ResponderExcluir
  13. O MAIOR PRESIDIO FEMININO DA AMERICA LATINA ESTA SEM EFETIVO PRA ABRIR E TRANCAR AS PRESAS,O NUMERO DE FUNCIONARIAS QUE ESTAO EM DESVIO DE FUNÇAO É NAIOR QUE AS COITADAS QQYE ESTAO COM A CHAVE NA MAO!
    FUNIONARIAS QUE TRABALHAO NA COORDENADORIA COREMETRO É MAIOR QUE AS QUE TRABALHAO DENTRO DOS PAVILHOES,AS FUNCIONARIAS QUE TRABALHAO EM SETORES ADMINISTRATIVOS TAMBEM É MAIOR E A DJREÇAO DA FAMOSA PFS TA POUCO SE LIXANDO.
    POR FAVOR EU SEI QUE VC É UM CARA HONESTO DA UMA FORÇA PRAS COITADAS QUE ESTAO TOTALMENTE LARGADAS.
    HA SO MAIS UMA COISA PRESIDIO FEMININO COM DIRETOR GERAL MASCULINO E TRES DIRETORES DE SEGURANÇA E DISCIPLINA MASCULINOS.ABSURDO
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  14. Ate assustei no começo da leitura ,achando q se tratava de uns dez docinhos ,ou meia dúzia de banana q sobrou ,ou um dipirona ,mas tres sacos de 50k moço?
    Karaka kk.
    Claro ,tem q apurar!

    ResponderExcluir
  15. Ótima atitude da direção, tem de extirpar esses bandidos que só fazem denegrir a classe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima atitude dos presos em denunciar, e obrigação da diretoria em apurar!

      Excluir
  16. Isso acontece praticamente em todas unidades prisionais de SP,
    Culpa dos diretores que fazem vista grossa.
    Na minha unidade o FDP levava até porcos vivos pra casa, fios, ração, medicamentos veterinários e muito mais,
    Graças a Deus deram bonde nele
    Mas já já haverá outro lixo.

    ResponderExcluir
  17. Tem tar de mineiro que trabalha no c.r de mogi mirim revista até carro do coordenado com ele não tem boi não todos carros são revista quer conferir vai no plantão dele.

    ResponderExcluir
  18. Quando é para matar novilha, porco, carneiro para as festas e presente para o diretor, seus amigos (principalmente de marilia e alvaro) e coordenador pode???????? Daí pode!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é diferente né, é de usofruto da maioria, agora nesse caso ele pegou na caruda para uso próprio, se for isso mesmo tem que ser exonerado, e esse Asp deve ganhar uns 5.000 reais de salário, nao precisava disso.

      Excluir
  19. Não que justifique, mas nem pra um nem pro outro, é roubo do mesmo geito. tudo pertence ao estado

    ResponderExcluir
  20. Tá difícil de achar um diretor que não leve vantagem nenhuma,muitos respondem por improbidade administrativa e acaba dando em nada,isso quando recebem"ajuda"da famosa distribuidora de marmitex,e por aí vai....

    ResponderExcluir
  21. preso honesto 'e assim que age

    ResponderExcluir
  22. Véio na unidade que trabalho tem funcionário que leva BANDECO de presos pra família é de 06 pra cima, eles levam na garrafa de coca cola veneninho (suco véio de cadeia).Comem jumbo de presos até VIAGRA um fdp pegou na revista e levou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a cara do guarda desviar as guloseimas e comidinhas e bebidinhas e remédiozinhos dos presos. Depois progridem na carreira, nos cargos, nos desvios, nas 'improbidades'...

      Excluir
    2. exatamente, vamos parar de hipocresia no bagui, e encarar a realidade. TEM FUNÇA PATIFE, 100 VEZES PIOR QUE O PRESO. o bagulho é lokão

      Excluir
  23. Vamos denunciar estes ratos aos coordenadores porque os diretores não querem que comuniquem.

    ResponderExcluir
  24. SÃO TANTAS COISAS NÃO PREVISTAS EM LEI,PORÉM QDO É PRA FAVORECER OS MAÇONS TD É MEDIANTE VISTAS GROSSAS,HAJA VISTA QUE EM ALGUMAS UNIDADES EVASÃO DE PRESOS SÃO FREQUENTES E NADA ACONTECE COM OS PSEUDO DONOS DAS CADEIAS,SEM CONTAR QUE NO ANO PASSADO UM ASP DE PRACINHA FOI PRESO EM ADAMANTINA APÓS A OPERAÇÃO PETER PAN II,OCASIÃO NA QUAL A POLICIAL LEGALMENTE REVISTOU SUA RESIDÊNCIA E APREENDEU CONTEÚDOS PEDÓFILOS,MAS POR SER FILHO DE MAÇOM,ACREDITEM SE QUISER,ESTA NO CR DE PRUDENTE.

    ResponderExcluir
  25. querem trabalhar do lado de casa? exonera e vira o homem do lar; ESTADO não é mãe, se estão insatisfeitos estudem e partam pra outra profissão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTADO NÃO É MÃE, ESTADO É A PIOR MADRASTA QUE ALGUÉM PODE TER.

      Excluir
    2. Kkkk, falou. Então vc é desses: "Ele dizia que era o único homem em São Paulo, com condições de negociar rebeliões.
      — “E se acontecerem duas ao mesmo tempo, em Venceslau e São Vicente, por exemplo?” — perguntei.
      — “Eu resolvo uma e depois vou resolver a outra. Os presos, quando me vêem, balançam seus rabinhos como cachorrinhos quando vão ao encontro do dono” — foi o que me respondeu, mexendo o dedo indicador, imitando o rabinho do cachorro". (frase dita por lorival, segundo ex-secretario da sap nagashi, em http://jenisandrade.blogspot.com.br/2015/07/ex-secretario-da-sap-nagashi-furukawa.html) kkkk.

      Excluir
    3. "Anônimo domingo, janeiro 22, 2017 12:03:00 AM". Pensamento típico de gente medíocre, ignorante e inútil.

      Excluir
  26. Cuidado "Paulo peculato" vc será revistado na portaria Mirim kkkk

    ResponderExcluir
  27. E saco de cimento, ferragens, areia que é comprado e nem chega na unidade.....

    ResponderExcluir
  28. SE REALMENTE FOR CULPADO TEM MAIS É QUE SER EXONERADO. JÁ NÃO BASTA DIRETORES E GOVERNO CORRUPTOS, AGORA O ASP VAI DAR ESSE MILHO????

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.