terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Erro do agente penitenciário em Barretos serve como aprendizado para todos.


Precisamos de muita cautela com armas, já vi pessoas  sacando armas por brincadeira ou até mesmo apontando arma para ou colegas, sou do tempo em que arma só se saca se for atirar ou se estiver acuado.
Não digo que ele estava fazendo mal uso da arma, mas poderia procurar proteção e mandar o rapaz descer para "sumariar" o que o mesmo estava fazendo em cima da casa do vizinho.
Vi gente pedindo doação para ajudar o ASP, esse foi um erro fatal do ASP, o rapaz que foi atingido estava trabalhando, não era ladrão, na verdade é preciso saber como está o rapaz e sorte do colega que o rapaz não morreu.
Continue torcendo e orando pra ele não morrer.

Dê sua opinião sobre o fato ocorrido em Barretos.


22/01/2017 16h12 - Atualizado em 22/01/2017 16h13
Homem que atirou em adolescente por engano em Barretos, SP, é preso
Agente penitenciário de 39 anos responderá por tentativa de homicídio.
Jovem de 17 anos foi baleado enquanto instalava antena em telhado, diz PM.
Do G1 Ribeirão e Franca
Um homem suspeito de atirar por engano em um adolescente de 17 anos em Barretos (SP) foi preso e levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva (SP), informou a Polícia Militar. O agente penitenciário de 39 anos responderá por tentativa de homicídio.
O jovem foi atingido enquanto instalava uma antena no telhado de uma casa na tarde do sábado (21) no Jardim dos Comerciários.
Morador de uma residência vizinha, um agente penitenciário sacou uma arma e o acertou, acreditando que se tratava de um ladrão que invadiria o local, segundo a PM.
O menor foi baleado na barriga e levado com quadro clínico estável para atendimento na Santa Casa de Barretos.
O agente penitenciário foi levado à delegacia para prestar depoimento antes de ser levado ao CDP.





21/01/2017 19h06 - Atualizado em 21/01/2017 19h06
Adolescente é baleado em Barretos após ser confundido com assaltante
Jovem foi atingido enquanto instalava antena em telhado, diz polícia.
Suspeito de atirar, agente penitenciário achou que fosse ladrão, segundo PM.
Do G1 Ribeirão e Franca
Um adolescente de 17 anos foi baleado depois de ser confundido com um ladrão na tarde deste sábado (21) no Jardim dos Comerciários, em Barretos (SP).
De acordo com informações da Polícia Militar, o menor instalava a antena no telhado de uma casa quando o morador de uma residência vizinha, um agente penitenciário, sacou uma arma e o acertou, acreditando que ele invadiria o local.
O menor foi atingido na barriga e levado para atendimento na Santa Casa do município. O quadro clínico dele é estável.
O agente penitenciário foi levado à delegacia para prestar depoimento.

49 comentários:

  1. Não sabe se fez mal uso da arma?? Claro que fez!! Mas o que fez ele chegar a tal ponto de "falhar" no uso da arma? Quais as "neuroses" desse Asp? Na cidade onde trabalho( e creio que na maioria) 99% dos funcionarios que tem porte tiraram o mesmo para poderem fazer "bicos melhores" , para serem "puliças". Aqui tem um caso classico que o funcionario anda com a arma a mostra , com o coldre a vista quase como um cangaceiro e outro que foi dar voz : "aqui é policia" para um delegado e agora tá sentendo numa "monstra" respondendo como milicia. Não basta ter porte ou preparo se não tiver o minimo de "inteligencia".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero correta sua manifestação. Fala-se tanto em "neurose" mas o que se vê é despreparo e vontade de ir além daquilo a que foi designado.

      Excluir
  2. Erro gravíssimo! Total despreparo do agente! Não se atira em alguém desarmado, apenas por estar em cima de um telhado.
    Bastava simplesmente sumariar, observar.. pra ter certeza do que estava ocorrendo. Mas não, viu alguém em cima de um telhado e já foi atirando. Lamentável...

    ResponderExcluir
  3. LIBERE O PORTE DE ARMAS PRA POPULAÇAO E ISSO ACONTECERA DIARIMENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, fora as brigas de trânsito com fatalidades cada vez pior... LEmbro de ter visto a alguns anos que um caminhoneiro tinha matado um cara na marginal com um extintor de incêndio por causa de uma fechada....

      Excluir
    2. com certeza, você fechara o cara no transito ele saca a arma efetua uns três disparos na direção do seu veiculo e acerta a cabeça do seu filho, sua esposa e de sua filha, fim... população do brasil não tem a minima capacidade de portar uma arma, só se vê o zé povinho falando, se eu tivesse uma arma eu ia sentar o pau por isso ou aquilo, é pra se pensar bem antes de liberar armas para população pois nem só bandidos irão morrer...

      Excluir
    3. Na verdade a experiência mostra justamente o contrário, por exemplo : em Alagoas ( Brasil ) porte de arma proibido = 2.084 homicídios em 2010 , já em Utah ( Estados Unidos ) porte de arma liberado apenas 53 homicídios em 2010. Não é pq uma pessoa usa um carro estando bêbado ou para atropelar pessoas que então os demais cidadãos devem ser proibidos de usar carros. Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas, ou então vamos proibir o uso de facas de cozinha pq pessoas usam facas para matar ? A legitima defesa armada é direito natural da pessoa humana e característica marcante em países desenvolvidos, e os países com maiores índices de homicídios e crimes são os que mais possuem restrições a armas de fogos. Isso sem contar que as restrições a autodefesa são características de regimes ditatoriais como a Alemanha Nazista, a China Comunista, Cuba, Coréia do Norte, etc. Temos que parar com o complexo de vira lata ao achar que o brasileiro idôneo não tem condições de portar arma de fogo para defender sua família . Sugiro a leitura de "Mentiram para mim sobre o desarmamento "( de Flávio Quintela e Bene Barbosa ) , com certeza irá mudar seu ponto de vista.

      Excluir
    4. Acredito q não é possível comparar o Brasil com EUA...É outra cultura outra cabeça... E além disso, o número d mortes nos EUA pode ser menor, mas "vira e mexe" aparece um atirador numa escola, numa boate etc e mata vários de uma vez só... Sou contra o porte de arma em qualquer país...

      Excluir
    5. discordo sobre liberar o porte pra população, acho que todos tem o direito de se defender e defender seu patrimônio. vagabundo vai pensar duas vezes antes de invadir qualquer lugar. mas acho que deve haver um controle e exigir um preparo antecipado de quem for tirar o porte. exames rigorosos com prazo de validade de no máximo 6 meses e cursos.

      Excluir
    6. Gostei muito da sua opinião, porém, sugerir leitura a Asp foi inocência, Asp não lê. Tenho 15 anos de sistema, o que mais vejo são discussões sobre futebol 12 horas por dia; aí pergunto, alguém leu a Veja ontem, ou o jornal, ou o gibi ou qualquer coisa? Nada. Viram as costas e vamos falar de futebol, aumento, aposentadoria, ponto 40, etc. ( dizem pra mim fazer, falam " menas" subir pra cima, " gente vai estar pedindo aumento " e por aí vai.

      Excluir
  4. Em qual unidade prisional este asp que está preso agora, estava trabalhando...?

    ResponderExcluir
  5. JENIS ... CONCORDO CONTIGO, JÁ QUE NÃO ERA NO SEU QUINTAL, DEVERIA TER SE PROTEGIDO E PEDIDO PARA O RAPAZ SE IDENTIFICAR E DAR SUAS EXPLICAÇÕES. CASO, ELE CHEGASSE A SACAR OU TENTASSE SACAR UMA ARMA, AI SIM PODERIA TER ATIRADO. ESSE ERRO SERVE DE LIÇÃO PARA TODOS NÓS. DESEJO QUE O RAPAZ ESTEJA BEM E QUE O ASP NÃO SEJA PUNIDO ALEM DO NECESSÁRIO, POIS FOI UMA FATALIDADE, ISSO SIM.

    ResponderExcluir
  6. Julgar é fácil, não sabemos qual o grau de periculosidade desse bairro, se o referido agente vinha sofrendo ameaças! Agiu errado sim. Deveria ter ligado 190 e resguardado sua residência, infelizmente a lei protege o meliante (não era o caso mas poderia ser, se fosse ladrão o procedimento seria parecido) enfim, esse "erro" vai custar caro, pela repercussão, à toda categoria. Mas para alguns "colegas" desarmamentistas de plantão fica a dica, se não quer portar arma a opção é sua, respeito, mas teria que ter respeito com aqueles que gostam e querem ter armas e exercer o direito de andar armados. Primeiro aos desavisados, até os anos 80 qualquer um podia ter arma e porta-la e o tal bangue-bangue não acontecia, segundo, a liberação não seria para TODA a população, e como deveríamos viver uma democracia, acredito eu que o governo deveria respeitar a decisão do referendo de 2005 onde a esmagadora maioria optou pelo direito de possuir armas e andar armado. Quem não quer, não compre! Simples assim, mesmo porque estamos inundados com armamento ilegal de calibres dos mais variados, inclusive em entrevista recente ao "O globo" um tal inquilino de Venceslau e Bernardes se vangloriou do seu vasto arsenal e que poderia comprar até bomba atômica suja no Mercado Negro. Então eu tenho uma certeza, o crime está cada vez mais ousado pois tem certeza que a maioria das vítimas estarão desarmadas, e que quando a presa está armada, predador dorme com fome! O GOVERNO DESARMOU O CIDADÃO PARA SE DEFENDER DE UM LEVANTE, AGORA ESTÁ IMPOTENTE FRENTE AO MONSTRO QUE SE TORNOU O CRIME ORGANIZADO, E O BRASILEIRO ACEITA TUDO COMO BOM CORDEIRO QUE É, SEGUE DE CABEÇA BAIXA PARA O ABATE! Então seria legal respeitar o colega que tem opinião diferente, ao invés de chamá-lo de "PULIÇA" de julgar o quanto gasta ou deixa de gastar com arma, de chama-lo de despreparado, de chapado ou qualquer outra coisa do tipo. Pois já tem gente suficiente no direto d'usmanos, pastorais e na mídia tendenciosa para julgar-nos o tempo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns companheiro (Anônimo terça-feira, janeiro 24, 2017 10:36:00 AM). Sua reflexão foi uma das mais equilibradas que lí nesse blog até hoje.

      Excluir
    2. Concordo em quem quer ter o direito de usar arma poder usar e quem não quer também não. Mas não podemos fazer comparação com outros países, culturas diferentes, educação diferente, vários fatores que não podem fazer com que o nosso pais seja comparado principalmente com países de primeiro mundo.
      Mas o fato que mais chama atenção é que dentro da nossa categoria existe "simmmmmm" funcionários despreparados e desequilibrados com autorização pra uso. Não podemos culpar ou apresentar supostos fatores que possam vir a aliviar o ato de um desse funcionário, assim como ele existe milhões de pessoas com total despreparo, desespero, incapazes de portarem uma arma. O nosso país necessita sim com urgência reagir, mas não de forma desordenada e incontrolada, pois caminharemos a passos largos a se tornar um Afeganistão, Iraque, países desfigurados, destroçados e arruinados.
      Vamos sempre lembrar que a Arma de Fogo é para ser usada em primeiro lugar para nos proteger, defender nossas famílias, nosso direito de viver. E com certeza vamos também reagir contra esse "DES"governo e contra o crime organizado.

      Excluir
    3. perfeito !!! sou das antigas como vc . concordo plenamento com seu comentario.

      Excluir
  7. http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2017/01/detentos-fogem-apos-rebeliao-em-penitenciaria-de-bauru.html

    ResponderExcluir
  8. Quer dizer então que nao se pode mais subir em um telhado para consertos.
    Imagine se ele estivesse trocando uma telha quebrada.
    Iria dizer que ele estaria querendo invadir a casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a todos que estão defendendo o cara, queria que fosse um filho de vocês subindo num muro ou telhado para pegar uma manga ou um pipa ou o que seja, de preferencia um filho de 12 anos...

      Excluir
    2. Parabéns pela resposta. Temos muito a pensar neste caso. O colega errou e errou feio. Vamos começar pelo fato que somos Agentes Penitenciários, serviço que é para a Polícia é ligar para 190 e pronto. Para se ter arma, a primeira coisa que deve vir à mente é "sou inteligente, paciente, e equilibrado pra ter uma arma?". Até hoje, nunca vi nenhum colega não passar no teste psiquiátrico pra obter a arma. Sinto muito pelo colega, mas se ele não conseguiu a fiança, deve agora estar matrícula SAP e em Tremembé II. É triste, mas poderia ser meu filho no telhado.

      Excluir
    3. Sei q não é o caso. Mas do jeito q vc falou, pra mim quem sobe em telhado dos outros pra pegar pipa é vagabundo, bala nele!

      Excluir
  9. cenas do cpp iii de bauru https://www.youtube.com/watch?v=wga7WgdTWN8&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  10. Total imprudencia. Agiu no impulso e no amago da emoçao ou do medo. De qualquer forma nao deveria ter efetuado o disparo sem antes ter a certeza de que se tratava de um ladrao e que este lhe estivesse oferecendo riscos que pudessem leva-lo a agir em legitima defesa.

    ResponderExcluir
  11. Palpites sobre o problema ocorridos devem ser parente de ladrão ou comédias que estão invadindo o sistema e não tem noção nenhuma do quanto o agente sofre perseguição de bandido e até é levado a morte o agente sofrendo emboscadas dos mesmos. Peço aos palpiteiros que se não puder ajudar o agente amigo, que fique com a boca calada sem dar opinião boba e perniciosa, vale a boca que ganha seu comédia. Tenho dito, se não pode ajudar vai dar palpite em pqp.... Só isso.....Fica calado porra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser querer "morder mas ja mordendo a chumbada " brabo assim ta cheio no pavilhao. Acho que tenho mais tempo de pavilhao do que vc de serviço. Comedia é o cara que nunca valeu um "cuzcuz" ao tirar o porte ou entrar por convite do Dg no Gir parar de falar com os "colegas normais". Arma tem que ter quem tem qualificação para tanto . Ja vi mortes mais que o suficiente. Aquele que não aprende com seus erros estará fadado a penar . Tranco mais de quinhentos sozinho fazendo contagem de boa o que irrita são os funcionarios super herois/brabos.

      Excluir
    2. Falou o poliçaaaa pra caramba ai em cima...foi despreparo e pronto. O poliça que disse pra ficar calado acima tá se achando o que??? O cara errou e tem que pagar pelo que fez com o trabalhador... E não ajudo em nada... Pede ajuda pros 3 sindicatos se eles ajudarem sorte sua oh de Taiuva. Só ajudaria se fosse realmente uma legítima defesa.

      Excluir
    3. parabéns, ajudo nada, o asp fez merda que segure agora, trabalhei em baladas e cansei de ver GP pagando de policia pra entrar de graça e quando eu me identificava o xarope ficava com cara de retardado, minha resposta era "se você tem vergonha de assumir sua profissão, como é que vocês terão respeito de que tato almejam"... e digo ainda por experiencia, todo cara que paga de bilão, operacional, cuidado hein é questão de tempo para fazer merda...

      Excluir
  12. É por essas e outras questões que o cargo de ASP é menosprezado.

    ASP incompetente!! e tem muitos outros por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incompetente! kkkkkk, ele alvejou fora do trabalho; como pode dizer que é incompetente, se nem conhece o trabalho do agente. Muita calma nesta hora.

      Excluir
  13. Falar mal dos outros é fácil, difícil é se colocar no lugar do outro. Ninguém sabe o que estava se passando na cabeça do agente, ou se estava sendo ameaçado. Se não sabe o que falar então fique de boca fechada

    ResponderExcluir
  14. Tem Asps que se acham policia, o rapaz estava mexendo na antena do vizinho, não era nem na casa dele. Vi outros comentando que ele deveria pedir para a pessoa se identificar ? Que absurdo, não podemos e não devemos achar que somos policia, seria mais facil perguntar pro vizinho se estar tudo bem, evitaria ele cometer essa besteira.

    ResponderExcluir
  15. Tá insistindo em comentar a vida dos outros seu pulha você é um ramelao, fica de boa e não comente a vida dos outros que não lhe dizem respeito, fica de boca calada, seu merda. E tenho dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 8/16/24h ta quase na hora do controlado , vai tomar ele vai.....

      Excluir
  16. Típico asp querendo ser polícia, é o que mais tem!! Liga 190 sem ficha e corre, nesses casos... mas tem asp de monte querendo ser polícia, exonera e presta concurso pra polícia...

    ResponderExcluir
  17. discordo!!Sei que ele agiu muito errado, o cidadão de bem tem o direito de portar arma, até mesmo porque está muito fácil pro vagabundo, porém, devemos agir com cuidado e lembrando que não é tão simples que se caracterize como excludente de ilicitude a legítima defesa. Graças a Deus nunca precisei usar minha arma, mas me sinto mais seguro estando com ela.

    ResponderExcluir
  18. Temos que ter um pensamento, se colocar do lado do Agente, que mesmo de folga não deixa de ser um representante da lei, alguém sabe dizer o estresse sofrido da categoria no dia a dia??? Sabe falar se tal criança de 17 anos (menor) em cima de um telhado trabalhando ou na observação da casa do Agente "de folga" que novamente volto a frisar não deixa de ser Agente, sabem do famoso Erro de Tipo, onde se pode ter uma pressussao de o Trabalhador"menor" poderia ter dado sinais possíveis para tal ato do Agente. Fácil de se criticar, difícil de entender a reação de cada um no momento.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Jenis pelo discernimento, não tem que defender quem está errado mesmo.

    ResponderExcluir
  20. O COLEGA ERROU DEVIDO AO EXCESSO DE CAUTELA E DESPREPARO PSICOLÓGICO,TEM QUE SEGURAR AS CONSEQUÊNCIAS,SÓ ESPERO QUE NÃO SEJA PEGO COMO BODE EXPIATÓRIO PELOS FALSOS MORALISTAS.PORÉM O QUE MAIS INDIGNA ME SÃO OS COMENTÁRIOS DOS JUÍZES DE PLANTÃO E A REPERCUSSÃO DADA AO OCORRIDO,HAJA VISTA QUE NO ANO PASSADO UM PEDÓFILO DISFARÇADO DE ASP MORADOR DE ADAMANTINA QUE TRABALHAVA NA PENIT. DE PRACINHA,FOI BUSCADO PELA POLÍCIA DENTRO DA UNIDADE E CONDUZIDO ATÉ SUA RESIDÊNCIA,ONDE FORAM APREENDIDOS VÁRIOS ITENS PEDÓFILOS,DENTRE ELES FOTOS E VIDEOS DE CRIANCINHAS SENDO VIOLENTADAS.NÃO VI TANTA AUDIÊNCIA NA OCASIÃO,LEMBRANDO AOS COLEGAS QUE O MESMO ESTÁ PASSANDO FÉRIAS NO CR DE PRUDENTE.

    ResponderExcluir
  21. engraçado tem um monte de criticas aqui ,mas vai saber oque rolou na hora tenha do ne rapaziada e nosso colega de trabalho ,e outra coisa criticar ANONIMAMENTE E FACIL ,agora coloca o nome ai seus BORRA botas ,MEU NOME Anderson salles

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente o colega agiu no impulso e errado, pois deveria avaliar a situação com maior cautela, tenho porte de arma e graças a Deus consegui comprar a minha e sou Asp também, nessa situação ele deveria ter mandado o rapaz descer com calma e se manter na defensiva, chamar os donos da casa e ai sim com cautela tomar as devidas providencias, claro que qualquer um em cima de um telhado, gera uma desconfiança, só que nesse caso o colega deveria sim ter tido cautela e avaliado melhor a situação antes de qualquer atitude., Errou e vai pagar pelo erro, ele não era bandido e sim um trabalhador despreparado como muitos que conheço e que devido ao stress da profissão muitas vezes agem pela emoção e não pela razão e outra se ele fosse ligar 190 sabemos quanto tempo leva pra eles aparecerem, isso quando vem claro, não to falando que se deve fazer o papel de policia, porque não somos, mas se tiver alguém em cima do telhado da minha casa ou em cima do muro ou tentando entrar de alguma maneira, pode ter certeza, que de maneira prudente e progressiva, vai levar bala, pode apostar meu irmão... melhoras ai pro garoto que foi baleado

    ResponderExcluir
  23. Não dá para julgar! O colega pode ter ramelado feio, mas eu mesmo já quase fiz merda muito pior! Imagina vc ir trabalhar e ficar sabendo na entrada da cadeia que um colega seu foi executado horas atrás? Aí vc entra pra contar o raio e aquele silêncio, mas assim que abre as celas, ao sair do pavilhão começa a escutar "primeiro de muitos!" (e, pra variar, a direção não faz nada e deixa os presos terem até visita! padrão diretor da sap....) e com isso na cabeça vc volta pra sua casa depois do plantão e numa rua deserta, sem ter pra onde correr ou onde se esconder, um omegão filmado e rebaixado cola do seu lado, emparelha com vc e começa a te seguir! Oq vc faria se estivesse armado? Se estive armado eu sentaria o dedo até acabar a munição sem pensar duas vezes! Mas como não estava armado segui com o cú na mão, instantes depois abaixam o vidro do carro de ladrão e vejo duas velhas na frente e 3 crianças atrás, elas só queriam pedir uma informação!!!! Olha a bosta colossal que daria!!!! Viram como é complicado julgar alguém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsss kkkk ri pra caramba no trecho "Mas como não estava armado segui com o cú na mão, instantes depois abaixam o vidro do carro de ladrão e vejo duas velhas na frente e 3 crianças atrás, elas só queriam pedir uma informação" kkkkkkkk

      Mas é isso mesmo, vemos coisas, escutamos muitas histórias, vemos muitas sutis provocações de presos, muitas nem sequer foram mesmo povocação, mas nos sentimos como se fosse. Já passei por várias situações parecidas com a que vc relatou, achei que fosse morrer executado... mas no fim, não era nada, somente muita neurose mesmo... kkkkkk. Não tenho arma, não pretendo ter, não critico quem tem de forma responsável, mas uma coisa é certa, todos os colegas que vi se darem muito mal por aí (morrerem), portavam arma. Enfim, tenho consciência de que eu não portar arma de fogo, me livrou de muitos problemas igual ao que colega agora se vê. E superada a punição criminal e administrativa, como vai ficar esse colega quando recobrar a consciência e ver a merda que fez contra um inocente juvenil trabalhador (algo raro hj em dia). Deus abençõe que esse rapaz se recupere totalmente dos ferimentos e não fique qualquer sequela.

      Excluir
  24. Temos que ter cautela, nosso porte é só pra inglês ver, e verdade quem disse que é só pra fazer bravo tb. Hj sacar a arma ja dá b.o. imagina fazer um disparo, mesmo estando certo tem que torcer para o delegado não lascar com a gente.

    ResponderExcluir
  25. Vai encarecer o preço da SKY CLARO GVT VIVO NET o seguro dos instaladores vai aumentar de preço, consequentemente...

    ResponderExcluir
  26. Quantos comentários inúteis e maldosos! Conheço o colega faz muitos anos e afirmo que houve erro, mas não dolo, pois se tratava de um ASP com a conduta ilibada e que nunca desabonou a nossa classe!!! O mesmo está doente. É muito fácil criticar o colega pelo incidente contra um pobre garoto, mas garanto que os dois foram vítimas. Ninguém aqui relata que consome álcool e dirige, que é o caso de quase todo "ASP", não é verdade? Quero ver quem será o hipócrita que vai tentar me desmentir! Mas da mesma maneira que um ASP bêbado corre o risco de ser preso e deixar esposa e filhos angustiados, é o mesmo caso do colega que efetuou os disparos.
    É complicado atirar pedra no telhado alheio quando o nosso telhado é de vidro.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.