quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Portaria do FTIP; O GIR Nacional.

Publicado hoje no diário oficial da União.

GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 93, DE 23 DE JANEIRO DE 2017

Dispõe sobre a formação da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária no âmbito da Força Nacional de Segurança Pública.

O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA E CIDADANIA, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto na Lei nº 11.473, de 10 de maio de 2007, no Decreto nº 5.289, de 29 de novembro de 2004, na Portaria nº 178/MJ, de 4 de fevereiro de 2010; e
Considerando os pedidos efetuados por alguns Governadores de Estado para atuação de agentes penitenciários federais, estaduais e do Distrito Federal para controlar distúrbios episódicos nos estabelecimentos penais em seus respectivos Estados, resolve:

Art. 1º Autorizar a formação de uma Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) no âmbito da Força Nacional de Segurança Pública, em apoio aos Governos de Estado, para situações extraordinárias de grave crise no sistema penitenciário.

Art. 2º A Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) será composta por agentes penitenciários federais, estaduais e do Distrito Federal, na forma dos Acordos ou Convênios de Cooperação Federativa da Força Nacional de Segurança Pública celebrados com os Estados e o Distrito Federal.

Art. 3º Compete à Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) as atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos, previstas no art. 3º, IV, da Lei nº 11.473, de 10 de maio de 2007.

Art. 4º O número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Cidadania obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ALEXANDRE DE MORAES

25 comentários:

  1. Esses otários nem se quer sabem o que estão publicando...kkkkk...quantos funcionarios dedicados e que sabem trabalhar que estão nas cadeias que poderão fazer o serviço que esses "cabeça de bagre" estão querendo que seja feito, só falta incentivo e mais funcionarios...."Só bundada".

    ResponderExcluir
  2. So tem que ser claro os criterios de convocações, que deve se estender não apenas para meia duzia como acontece nas convocações para fundaçao casa.

    ResponderExcluir
  3. Ja era! Com isso policia penal é igual tropa de eleite .nunca serão,jamais serão! !

    ResponderExcluir
  4. Esse sistema e uma piada .enquanto isso preso toma conta .famoso pao e circo para ver o agente feliz

    ResponderExcluir
  5. INFELIZMENTE VEMOS OS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAIS ENXUGANDO GELO MAIS UMA VEZ. DEMORARAM MUITO PARA AGIR E QUANDO AGEM, O FAZEM DE UMA FORMA DESORDENADA E SEM DEVIDA INTELIGENCIA! SOBRETUDO, NÃO CHAMAM PARA O DEBATE DE IDEIAS E MELHORIAS NÓS AGENTES DE SEG PENITENCIARIA, QUE É QUEM PODERIA EMERGENCIALMENTE CHEGAR COM IDEIAS, PROPOSTAS E APONTAMENTOS PARA SE COLOCAR NA MESA PARA DISCUSSAO...
    VEMOS O GOVERNO FEDERAL MEIO QUE TENTANDO RESOLVER E DAR AS CARTAS SOZINHO, E OS ESTADUAIS, TENDO QUE SE VIRAR ORGANIZANDO-SE EM GRUPOS NAS REUNIOES PARA MELHOR SUPRIR DAS DEMANDAS...
    VEMOS UMA DISCORDANCIA TOTAL NA EQUIPE FEDERAL (FATO QUE OS LEVOU A PEDIR DEMISSAO HOJE 25/01/17) QUANTO À DESTINACAO DAS VERBAS DO FUNDO PENITENCIARIO NACIONAL, QUE POR FALTA DE DEBATES DEVIDOS COM AS CLASSES DE SERVIDORES, SEGUEM PARA BOTAR O PLANO DE UTILIZACAO DESTA VERBA DE FORMA ERRONEA, EQUIVOCADA, INVESTINDO ERRADAMENTE!
    ENQUANTO ISSO, VEMOS SINDICATOS DE MAOS ATADAS, CALADOS, SÓ ASSISTINDO NO JORNAL NACIONAL, DE CAMAROTE, A QUANTAS ANDA A CAUSA PENITENCIARIA E SE VAI DAR PRA SALVAR ALGUMA COISA DESTE "INVESTIMENTO" TODO...
    OS GOVERNOS FALAM DE COMBATER O CRIME, DE ISOLAR CHEFES DE FACCOES EM "ALCATRAZES" DA VIDA, MAS NAO EXECUTAM PLANOS PRA ISSO. NAO REFORMAM LEIS DE VISITACAO (ROL), NAO REFORMAM LEIS DE PENALIDADES POR INFRACOES, NEM DE VISITACAO INTIMA, PELO CONTRARIO, SÓ AMENIZAM PARA OS PRESOS, CADA VEZ MAIS DESPRESTIGIANDO O DURO TRABALHO DOS ASPS NAS UP, E TIRANDO A SERIEDADE DA INVESTIGACAO, DA BUSCA POR INDICIOS DE CRIMES MAIORES ETC. OUVI ESTES DIAS DE UM DELEGADO: "VCS TRAZEM ESTES CELULARES AQUI, NÓS CHAMAMOS QUEM ENVIOU O SEDEX PRO PRESO, E ELA FALA QUE NUNCA FEZ ISTO, E COISA E TAL...NÓS OFERECEMOS A DENUNCIA PRA JUSTIÇA COM ESSA PAPELADA TODA, E O PROMOTOR MANDA ARQUIVAR...ISSO DESMERECE TODO O NOSSO TRABALHO!"
    SERÁ QUE OS POSTULANTES DA LEI E OS REFORMADORES DA MESMA NÃO ENTENDEM UMA SITUACAO SEM NEXO COMO ESTA?
    QUE ESTÁ HAVENDO COM A BOCA DESTES QUE UMA HORA PROPAGAM QUE QUEREM REFORMAR E CORRER ATRAS DO TEMPO PERDIDO DO SISTEMA PRISIONAL, DEPOIS NOS EXPÕE A SITUACOES RIDICULAS COMO ESTA NARRADA ACIMA?
    PARECE QUE CHEGA UMA HORA EM QUE DESEJAMOS O CAOS MESMO, QUE O PRESO QUEBRE TUDO, QUE PARTA DA FORÇA BRUTA DO DESGRAÇADO A PRESSIONAR DE ALGUMA FORMA ESTES GOVERNOS CORRUPTOS QUE NUNCA PENSARAM NUM MUNDO SOCIALMENTE MELHOR E MAIS JUSTO!
    DESCULPE AS DELONGAS, IRMAOS ASPS, MAS ESPERO QUE O AMADURECIMENTO DAS IDEIAS NOS LEVEM A CAMINHOS MELHORES. DEUS NOS ABENÇOE.
    (J.P.G. - UM ASP COMO QUALQUER OUTRO)

    ResponderExcluir
  6. vou falar igual falei em 2006 para o GAR NA dois de laus, quando eu embarco...

    ResponderExcluir
  7. Apesar que tem asp atirando em instalador de antena .isso sem ser policia .iamagina depois se aprovarem a pec .mais é melhor não aprovarem mesmo não .senão não teremos mais instaladores de antenas .com um puta despreparo desse .tem mais é que ver criarem tapa buracos e só assistir .o próprio gorverno não tem segurança em criar uma policiq dessa classe .é mais seguro pegar uma meia duzia e criar esse gir nacional .coisa pra inglês ver .mais ainda é menos vergonhoso do que reconhecer os asp .afinal tem 100 tentando ser aps e mais de 1000 fazendo merda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ainda não é ASP, e vê se aprende pelo menos a escrever direito, aplicando concordância verbal e nominal, pra depois dar a sua opinião.

      Excluir
    2. INTERESSANTE VC PREOCUPAR SE COM A FATALIDADE OCORRIDA COM O COLEGA QUE VC CITA COMO EXEMPLO NEGATIVO DE PROFISSIONAL.GOZADO É VC NÃO MENCIONAR O AGENTE PRESO DENTRO DA PENITENCIARIA DE PRACINHA POR PEDOFILIA;OU SERÁ ELE ALGUM CONHECIDO?

      Excluir
    3. O RH da sua unidade esta aberto vacilão paga pau de ladrão vai e pedi pra sair seu encosto maligno dos inferno !!!!!!!

      Excluir
  8. Pior que tem idiota interessado nisso , preocupado como se inscrever , quer viajar depois chora por lpt ou lptr , acorda gente briguem por melhorias na carreira não pra ser polícia

    ResponderExcluir
  9. Primeiro vcs que só sabem criticar precisam se especializar pois se acham que sem preparo sobrevivem a três dias de treinamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBS: Alimentação bóia véia de cadeia e veneninho quaquaqua

      Excluir
  10. POLÍCIAAA,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,POLÍCIA,KKKKKKKKKKKKKKKKKK...

    ResponderExcluir
  11. AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA quer dizer: funcionário público comum,apenas cuidando de preso.
    E só.....
    POLÍCIA, acordemmmmmm...

    ResponderExcluir
  12. AGORA SÓ FALTA CONVOCAR PRA ESSA TROCA DE ELITE O AGENTE PEDÓFILO DE ADAMANTINA QUE TÁ PRESO,QUERO DIZER GOZANDO NO ALOJAMENTO DO CR DE PRUDENTE!

    ResponderExcluir
  13. Alguém sabe quanto será a diária desse GIR nacional?

    ResponderExcluir
  14. Não a PEC 308 não a vir nacional estruturação dá carreira de agente

    ResponderExcluir
  15. Policia! !! Jamais .pec morta e enterrada .a resposta pra isso ta ai .aprovado o mais rapido possivel gir nacional kkkkkkkkkkkkkkk. Sindicatos.diretoria da sap e alguns mais que não vou neim citar nomes,meu pêsames pelo descaso e pela incompetência.

    ResponderExcluir
  16. quem embarcar nessa so prova o quanto a classe é desunida, tem que comer o pão que o diabo amassou .. novas contratações, melhores condições , melhores salários... isso nem pensar né. a chance está ai , se deixar passar com essas medidas mequetrefes e mais um acordão que o Sr ministro sabe muito bem fazer , ai acabou de vez ... falar nisso cade os representantes dos sindicatos ? não falam nada ?

    ResponderExcluir
  17. A CULTURA DO PASSADO SE FAZ PRESENTE PARA A MAIORIA, CACHAÇA, SER BONZINHO COM PRESO (ACREDITANDO QUE COM PRESO TEM IDÉIA), TEM ENQUANTO CONVÉM PARA ELES, POR ISSO O GIR É CONSIDERADO UMA TROPA DE ELITE, NÃO PORQUE SÃO MUITO BONS, MAS, PORQUE A MAIORIA É MUITO RUIM, SEM PREPARO NENHUM, APENAS A LÍNGUA AFIADA PARA CRITICAR OS COLEGAS QUE SE PREPARAM E BUSCAM REPRESENTAR MELHOR A CATEGORIA, TEM ASP QUE NÃO TEM A MINIMA VERGONHA NA CARA DE SE VESTIR CORRETAMENTE, DE TOMAR BANHO, AI NOSSA CATEGORIA FICA MAL VISTA NOS FÓRUNS, HOSPITAIS, DELEGACIAS E DEMAIS LOCAIS QUE CHAGA OS MALOQUEIROS MENDIGOS QUE ENVERGONHAM A CLASSE E AINDA SE ACHAM NA RAZÃO DE CRITICAR OS COLEGAS QUE INVESTEM PARA REPRESENTAR POSITIVAMENTE A CATEGORIA, O CARA PAGA $200, NUMA CALÇA JEANS CHEIA DE VIADAGEM, MAS, NÃO COMPRA UMA CALÇA MASCULINA TÁTICA DE R$100,00 PARA TRABALHAR, QUERIA VER ESSES CARAS NUMA EMPRESA GANHANDO R$1.500,00 E TENDO QUE IR COM ROUPA ADEQUADA, TOMADO BANHO, E A EMPRESA NÃO REEMBOLSA NÃO, É OBRIGAÇÃO, COM O RISCO DE IR PARA A RUA SE NÃO CUMPRIR. A CATEGORIA VAI SER RESPEITADA QUANDO O PRÓPRIO ASP SE DER O RESPEITO E O VALOR, SER PROFISSIONAL, SE PREPARAR, TOMAR BANHO E SE VESTIR ADEQUADAMENTE NÃO É QUERER SER POLÍCIA, É TER ORGULHO E CORAGEM PARA FAZER DIFERENTE E MELHORAR NOSSA IMAGEM, QUE ANDA DIFÍCIL POR CAUSA DOS MALOQUEIROS QUE PREFEREM PARECER O PRESO DO QUE UMA AUTORIDADE DENTRO DOS PRESÍDIOS. TEM PRESO QUE ACHA QUE O GIR É FORMADO POR PM, DEVIDO OS PRESOS ACHAREM QUE O ASP ORIGINAL É O REFLEXO DO PRESO, FALANDO NA GÍRIA, ANDANDO GINGANDO, DORMINDO NA CARCERAGEM, PEDINDO CIGARRO PRO PRESO E POR AI VAI. ENFIM, DEVIDO ESSA MAIORIA ACHO DIFICIL MELHORIAS, E CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE A MELHOR COISA DE SE FAZER NA SAP, É SAIR DELA, NÃO PELA SECRETARIA, MAS, PELA MAIORIA QUE A COMPÕE.

    ResponderExcluir
  18. JÁ FORAM ESCALADOS ASP DE SÃO PAULO E JÁ ATUAM NO G.IR, PRINCIPALMENTE DA CAPITAL. BOA SORTE AOS COMPANHEIROS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os PULIÇA de elite , só que não!! tapa buraco mesmo!! a troco de merreca.

      Excluir



Seu comentário é bem vindo. Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.