segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Sobre os motins nas Penitenciárias de Val Paraíso e Lavínia em São Paulo.


Parabéns aos colegas das unidades e aos colegas do GIR.


Veja matéria do maior jornal da região de Araçatuba, se você discorda do que descreve o jornal, comente abaixo.




Presos fazem rebelião em duas penitenciárias da região

RONI WILLER - ESPECIAL PARA A FOLHA DA REGIÃO Link
http://folha.fr/450182


Domingo - 05/02/2017 - 19h23



 Atualização: 22h38 de 05/02/2017


Divulgação - 05/02/2017


Fumaça dos colchões queimados podia ser vista de longe; guardas dispararam tiros de borracha



Duas penitenciárias da região de Araçatuba foram alvos de rebeliões de presos neste domingo (5). No pavilhão 8 da Penitenciária 1 "Vereador Frederico Geometti", em Lavínia (a 69 km de Araçatuba), onde estão 235 homens, eles atearam fogo em colchões e destruíram celas pouco depois do fim do horário de visitas, por volta das 19h.

Não houve mortes ou reféns.

O motim em Lavínia durou pouco mais de uma hora e foi contido pelo GIR (Grupo de Intervenção Rápida), da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), que age no interior dos presídios. O helicóptero Águia esteve no local em apoio; homens da Tropa de Choque e da Força Tática da Polícia Militar também foram mobilizados.

A rebelião teria começado no momento em que o pavilhão foi fechado. Seis presos que seriam transferidos iniciaram o motim. O grupo da faxina teria ateado fogo em colchões. Tiros com balas de borracha foram disparados por guardas das torres.

Depois de contidos, os presos foram levados para o pátio, apenas de cuecas para que as celas fossem revistadas.

VALPARAÍSO
Em Valparaíso (a 44 km de Araçatuba), a rebelião começou neste domingo da mesma forma que em Lavínia, quando um preso, com problemas psicológicos, incentivou companheiros que trabalham na faxina a não entrarem nas celas do pavilhão 3 após o horário de visita.

Várias torneiras foram quebradas pelo grupo. O GIR também foi acionado, contendo os presos. Não houve refém ou qualquer outro estrago.

MIRANDÓPOLIS
Um preso do regime semiaberto de uma das penitenciárias de Mirandópolis (a 76 km de Araçatuba) fugiu neste domingo. A reportagem não conseguiu mais detalhes. (Colaborou José Marcos Taveira)

24 comentários:

  1. PRESO DE SEMI ABERTO NÃO FOGE,ABANDONA OU EVADE-SE.

    ResponderExcluir
  2. Depois que o PCC autorizou os vagabundos fazer qualquer fita em Cada unidade independente, cada ladrão assumi sua responsabilidade...

    ResponderExcluir
  3. Supondo que, se durante um motim os presos que estiverem trancados nas outras celas, colocarem fogo nos colchões, o Guarda tem que abrir para eles saírem ou não?
    Ou ficaram queimados?

    ResponderExcluir
  4. TUDO RESOLVIDO POR AÇÕES DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS !

    ResponderExcluir
  5. os agentes são herois não valorizados pelo governo

    ResponderExcluir
  6. Só fico pensando quando virar o 'cpp de franco da rocha" '3600 presos"

    ResponderExcluir
  7. O pior e saber que o disciplina da Penitenciaria de Capela do Alto, autoriza os presos a trazer pizza, coxinha e sfiha e diz para os guardas que é para segurar a cadeia, a vá conta outra.

    ResponderExcluir
  8. Preso da faxina sendo influenciado por outro preso com problemas psicológicos???
    Acho que não tá normal isso não....

    ResponderExcluir
  9. Quanto a PI de Lavínia, parabéns a ação dos AEVP, ASP e Gir,

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS A TODOS AGENTES PENITENCIÁRIOS, PELO ESFORÇO E TRABALHO...GOVERNO NÃO DA VALOR, NEM SOCIEDADE, MAS MESMO ASSIM CONTINUAM LUTANDO COM DIGNIDADE E FAZENDO SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO. PARABÉNS DEUS ABENÇOE A CADA UM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E TUDO ISSO A TROCO DE UM SALÁRIO RIDÍCULO,QUE OBRIGA OS ASPS A FAZER BICO E DEJEP.

      Excluir
  11. é governador, reconheça os asps, da um aumento de r$ 1000,00 e uma arma acautelada que o asp fica feliz, simples assim.........

    ResponderExcluir
  12. Se o preso estiver na sela que está supostamente pegando fogo .se vc for asp, vc abre! Porque existi o direito dos manos, se vc não for asp ai vc faz essa pergunta! ! Irmão vc não entendeu vai entender quando estiver na ativa, vc olha pro lado e ver centenas de desocupados de mentes maldosas e ociosas e ver tem apenas uma caneta no bolso isso se ela estiver funcionando, me diz ai quem é que manda nessa porra, vc ou o preso .quem é que cuida de quem? ? Amigo vc aprende que o preso é de responsabilidade do estado, vc tqbalha para o estado em tese a segurança dele depende de vc, porquê em tese, porque na atual circunstância a sua segurança depende dele, pprque o estada quer mais que vc se foda e por ai vai .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procedimento padrão, se o preso dentro da cela ateou fogo ele quer se matar! primeiro, vamos jogar agua com hidrante se funcionar? ou extintor se funcionar?, por ultimo sempre com ordem do diretor de núcleo de segurança abrir, se não tiver risco para o agente se queimar ou se intoxicar com a fumaça (altamente toxica e o colchão anti-chama queima muito), se tiver muito queimado 70%, vai morrer de qualquer jeito, o rim cozinha e para de funcionar muito raro haver sobrevida; O preso mais cabeça jamais colocaria fogo dentro da cela, sempre na área externa, sem apavoro por que não há o que fazer......cuidado pra não se queimar, vai perder licença premio, vai se atrasar na progressão de classe;

      Excluir
    2. Cela com "S", como se pode querer virar Policia Penal e fazer boletim de ocorrência?

      Excluir
  13. Eu chamaria os A$Ps de CRISTO para deus preparar um caminho, ou chamaria o CHAPOLIM COLORADO.

    ResponderExcluir
  14. Enquadra esses folgados por danos ao patrimônio público, aumenta a pena deles, quero ver se vão ficar fazendo rebelião a troco de nada!!!

    ResponderExcluir
  15. E logo será Iperó que irá virar, não há segurança nenhuma para os agentes, a movimentação de presos é intensa , são mais de 150 presos na escola ,400 presos nas firmas , andam pela penita sem algemas , sem qualquer cautela de segurança, os diretores só quer produção, sem falar que há um bafafá que o DG recebeu 20 mil de um preso para transformar uma falta grave em média, esse é o sistema penitenciário de SP...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quente esse papo dos 20 mil , o próprio preso ligou isso aí , e em mais de 10 anos que eu trampo em Iperó nunca vi uma falta grave passar pra média a não ser essa, fora as sindicâncias que sumiam do sistema contra presos do PCC na época do diretor COF cof

      Excluir
  16. SOBRE LAVINIA 1,LÁ É PRESO DOS OLHOS AZUIS , AGORA VALPARAISO , MIRANDÓPOLIS , WENCESLAU E BERNARDES , AI TEM MONSTRO , PARABÉNS PARA OS ASPS , DIRETORES , AEVPS E GIR , QUE ESYTÃO NESTAS UNIDADES , PQ RESOLVERAM DE IMEDIATO OS PROBLEMAS SEM DEIXAR RESPINGAR EM OUTRAS UNIDADES .

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo. Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.