quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Vagabundos arremessaram pacotes para dentro de presídio paulista, um foi interceptado, o outro está na mão do preso.

Segundo informações de alguns,  colegas, hoje, 02/02,  no período da tarde foram arremessados ao mesmo tempo nas torres II e IV do CPP Atalíba Nogueira em Campinas dois pacotes para o interior da unidade, um pacote foi interceptado e tinha aparelho de telefone celular, o outro pacote pelo déficit de agentes penitenciários não foi possível encontrar, trabalhei por 10 anos nesse presídio, de março 1994 à novembro de 2004, portanto conheço muito bem esse presídio, sei do profissionalismo dos agentes penitenciários dessa unidade, uns estão lá desde a inauguração em 1986, mas impossível fazer um trabalho satisfatório se um presídio precisa de ao menos 50 agentes no plantão e geralmente não tem nem um terço desse número.


Foto do site G1.

Esse presídio há 20 anos atrás tinha uma capacidade para 900 presos e dificilmente chegava a ter 860 presos, hoje tem uma suposta capacidade de 1446 presos e está com 2551 segundo o próprio site da SAP.


Presídios de regime semiaberto são complicados para fazer um bom trabalho, já que são muito grandes, tem pouquíssimos ASPs e não tem AEVPs, são os próprios ASPs que ficam nas torres.

Veja situações que já presenciei em presídios semi abertos pelo descaso da SAP por manter um número reduzido de ASPs achando que é mais tranquilo:
Um ex preso pulou o muro, dois alambrados foi até um determinado pavilhão deu um tiro em um preso e fugiu.
Um ex preso pulou o muro, foi até o alambrado e ficou cobrando o rádio AM/FM que ficou no presídio (pasmem, não era celular, não existia ainda) ESSA ME DEIXOU INDIGNADO, pois levamos o ex preso até o distrito e o delegado pediu para que deixássemos ele na residência do mesmo. (é óbvio que erramos o caminho e fomos ao contrário da residência, ou seja retornamos ao presídio).
Preso pulou os dois alambrados, o muro e foi buscar CACHAÇA, pegamos o mesmo no retorno correndo com uma sacolinha com o barulho blim blim blim...
Preso pulou os alambrados e o muro, quando os agentes foram atrás do preso, tinha um carro com vagabundos aguardando e alvejaram os agentes com tiros.


Quando fugia preso do semi aberto gostávamos de pegá-los la fora, alguns perguntavam, porque vocês fazem isso? Vocês colocam a vida em risco e não é obrigação nossa.
 Geralmente eu respondia, se não fizermos isso, esse presídio vai virar uma ZONA onde presos passarão o DOMINGÃO em casa e voltarão para a contagem da tarde. Mas essas minhas atitudes  me deram um RG Criminal, fui indiciado por ABUSO DE AUTORIDADE, graças ao advogado da FUNAP que ouviu o preso e me processou, sorte a minha que esse processo foi arquivado por não ter testemunhas.

Reafirmo que os agentes desse presídio são corajosos, competentes e odeiam corruptos, vagabundos ou qualquer tipo de gente que "corre"  com o crime.
Mas como trabalhar com sucesso em um quadro desses.

Apenas relatei sobre esse CPP porque trabalhei 10 anos nessa unidade, mas tenho certeza absoluta que em outros CPPs ocorrem fatos semelhantes, ah... trabalhei 2 anos no CPP Mongaguá também, lá tive colegas baleados também em resgate de presos, e o pior, não podemos fazer nada, senão nos tornamos réus.

Não que os presídios de regime fechado estejam uma maravilha, é que nos presídios de regime fechado os problemas são outros.

Temos conhecimento que sempre acontece esses arremessos, até porque o CPP Campinas fica ao lado de várias favelas.

Se a SAP não tomar atitude, a tendência é piorar, vejam que em 4 meses tivemos fugas em massa e rebeliões em CPPs como esse:



11 comentários:

  1. Tambem trabalho em um cpp e os problemas são os mesmos falta de funcionarios etc dizem que cpp é maus tranquilho mas se esquecem que os presos do semiaberto são os mesmos que um dia estavão no fechado vejam o exemplo de jardinopolis e bauru então me digam semiaberto é mais tranquilo.Se não forem tomadas providencias mais semiabertos poderão vir a explodir.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos você tem RG criminal por Abuso de Autorizado, em uns vagabundos com apelido de asp que tem é matrícula por coisa que desonra a classe.

    ResponderExcluir
  3. Este CPP ta balançando faz tempo.

    ResponderExcluir
  4. Está uma verdadeira "chuva" de celular no Ataliba Nogueira,está caindo por dia mais de 50 pacotés contendo celularés e carregadores alguns os agentes conseguem pegar mais na maioria das vezes os bandidos pegam pulando o alambrado.

    ResponderExcluir
  5. arremesso todos os dias e começa antes das 06:00h e assim continua durante todo dia. Difícil está sendo o dia em que a cadeia não fica na tranca, ninguém toma providência. Para que serve mesmo o setor de INTELIGÊNCIA? ficam na Coordenadoria, ao lado do Ataliba, o rádio HT na mesma frequência e NUNCA se despuseram a fazer NADA. Vários ASPs em desvio de função na Coordenadoria e a gente sendo esfolado dentro da cadeia. Há mais de 04 anos não tem revista geral na cadeia, a última foi com o GIR em 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ultima foi em 2012? que beleza heinnn...

      Excluir
    2. Com relação ao que o irmão falou a respeito dá inteligência, tenho que constar que ontem mesmo estava na coordenadoria e acompanhei o pessoal saindo correndo pra dar um apoio pois tinham copiado no rádio que estavam tentando arremessar algo pra dentro do Ataliba.Tenho muito contato com o pessoal de lá e sei que esperamos muito mais deles.Tb tinha a mesma visão mas hj depois que conheci o serviço que é feito, vi que são coisas que jamais passaria na minha cabeça. Falo isso pois no dia que precisei liguei pro pessoal de lá numa ocorrência na minha casa e choveu viatura num instante, apoio que jamais teria somente ligando 190

      Excluir
  6. Aqui na P3 de Franco da Rocha também está tento arremesso quase todos os dias, já virou rotina, nesse mês de janeiro a diretoria ate parou de deixar a cadeia na tranca porque ficava mais na tranca que solta.
    Tem arremesso 2x ou 3x por semana, e ninguém faz nada para inibir

    ResponderExcluir
  7. Já que não conseguimos inibir pelo menos poderias fazer blitz para dar prejuízo ,uma blitz bem feita fazer convocada de todos os plantões e chamar o gir para fazer a contenção derrubar td ,tem que ter um tipo de punição pq deixar na "banguela" igual está o Ataliba não tem jeito o ladrão está rindo da cara dos Asp .

    ResponderExcluir
  8. Houve transferência de mais de 50 presos ontem no Cpp de Mongaguá, consta que haveria fuga em massa e quebra, quebra lá. Não esperem as diretorias informarem nada, busquem suas próprias informações e também não transmitam nada a eles, pq não estão nem aí com o pessoal do fundão.

    ResponderExcluir
  9. Pemano está entrando em colapso com mais de 3600 presos

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.