segunda-feira, 20 de março de 2017

Enquanto as ASPs sofrem sem estrutura em Votorantim, governo de SP faz gracinha para ministra do STF.

Temos conhecimento que está com falta de água na unidade e muitos outros problemas relatados, seria muito bom alguém informar o governador em frente a ministra, se sem presas está assim, imagine quando chegar as presas.

E essa conversa de que São Paulo será o primeiro estado a não ter presa em cadeia, foi a mesma fala em 2011, quando inaugurou a Penitenciária Feminina de Tremembé II e o governador disse isso em um evento em São José dos Campos, momento em que protestei interrompendo o discurso do mesmo.



Veja na matéria do jornal Gazeta de Votorantim que a ministra estará em Votorantim para a inauguração, convidada pelo governo de SP.


19/03/2017 - 13:26

  1. Ministra Cármen Lúcia confirma presença na inauguração da Penitenciária


Penitenciária Feminina de Votorantim deve ser inaugurada na segunda-feira (20) e poderá abrigar 826 mulheres de todo o Estado
Foto: Jorge Silva
Ministra Cármen Lúcia confirma presença na inauguração da Penitenciária
Na sexta-feira(17) eram realizados serviços de capinação e limpeza no local

Luciana Lopez



A Penitenciária Feminina de Votorantim finalmente deve ser inaugurada na segunda-feira (20). O evento de inauguração, previsto para às 14h, deve contar com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes.

O prédio começou a ser construído em julho de 2010 e sofreu, no mínimo, oito atrasos na entrega. Várias empreiteiras abandonaram a obra nesse período. A construção custou quase R$ 50 milhões aos cofres do Estado. Diversas ocorrências de furtos de materiais elétricos e de construção foram registradas nesse período.

A unidade prisional faz parte do Plano de Expansão da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Será a primeira unidade prisional do Estado especialmente projetada para atender as particularidades e necessidades da mulher presa, principalmente ligadas à saúde. A medida é inédita, tendo Penitenciária Feminina de Votorantim será inaugurada na segunda-feira em vista que as unidades femininas do Estado são masculinas adaptadas. A obra de 19 mil m² abriga celas, administração, área de saúde, amamentação, creche, playground, biblioteca, oficina de trabalho, pátios e oito celas para deficientes.

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) acompanhou os trâmites para a construção desde o início. “Estávamos aguardando a definição da data, que foi confirmada esta semana pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. É uma conquista para o meu mandato, pois há anos acompanho esta obra que dará dignidade e condições de ressocialização às mulheres presas”, afirma a deputada.

A nova unidade, localizada no Km 105 da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79), terá 826 vagas, sendo 108 delas na ala de semiaberto e as demais tanto para presas provisórias, quanto condenadas no regime fechado.

No Diário Oficial do Estado de São Paulo de 17 de janeiro foi publicado o decreto nº 62.420 que cria e organiza, na SAP, a Penitenciária Feminina de Votorantim.

A promessa, é que o local deverá aprisionar mulheres de várias cidades do Estado, advindas tanto do sistema prisional administrado pela SAP, quando de cadeias públicas e distritos policiais administrados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), como é o caso da Cadeia Feminina de Votorantim, localizada na região central da cidade.

Na quinta-feira (16), a Cadeia Pública Feminina de Votorantim estava com 19 presas que aguardam julgamento. O prédio foi originalmente construído para abrigar homens e possui capacidade para 48 presas. Sua estrutura é precária, com diversos problemas elétricos e de infiltrações. No começo desta década, chegou a abrigar 225 presas, momento em que o Governo do Estado resolveu construir uma penitenciária feminina na cidade.

A SAP não informou sobre quando as presas serão transferidas para a nova unidade prisional.

Programa de Saúde da Mulher Detenta

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) é autora da lei que instituiu o Programa de Saúde da Mulher Detenta, que vigora no Estado de São Paulo através desde 2012. Mas a atuação da parlamentar referente ao assunto iniciou há 10 anos, quando realizou um trabalho de campo, visitando e fiscalizando as condições das mulheres nas cadeias públicas da região. Na ocasião, ela foi convidada a participar de um programa de rádio realizado pelas presas de Votorantim, denominado “Povo Marcado”, e um ano depois voltou ao local para participar do programa “TV Cela”, também realizado pelas detentas em um projeto de ressocialização através da comunicação.

“Verifiquei uma falta de atenção e cuidado com relação à saúde dessas mulheres, além do alto grau de superlotação”, conta a deputada. “Senti na sociedade um preconceito grande por estar preocupada com a população carcerária feminina. Mas costumo dizer que essas mulheres não podem pagar com a saúde o crime que cometeram”, finalizou Maria Lúcia Amary.

Cármen Lúcia

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, confirmou à Gazeta de Votorantim, por meio de sua assessoria, sua presença na inauguração. Em entrevista ao programa Miriam Leitão, na Globo News, em 19 janeiro, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que convidaria a presidente do STF. “Vou convidar a ministra Cármen Lúcia, pois nós vamos inaugurar daqui 20 dias uma penitenciária feminina em Votorantim, ao lado de Sorocaba, e assim São Paulo será o primeiro estado brasileiro sem uma única mulher abrigada em cadeia ou distrito policial, porque o pior não é penitenciária, o pior é distrito policial e cadeia. Seria como você morar em um elevador lotado”, disse o governador no momento em que a jornalista Miriam Leitão abordava a crise prisional pela qual o país passava.

A possibilidade da presença da ministra havia sido noticiada pela Gazeta na edição de 28 de janeiro.

17 comentários:

  1. TODA CADEIA JÁ COMEÇA COM OS MESMOS PROBLEMAS, FALTA DÁGUA. ESTOU NO SISTEMA Á 27 ANOS E ATÉ HOJE TEMOS ESTE PROBLEMA, NUNCA FOI RESOLVIDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem um funcionario que hoje deve estar na feminina de ribeirao preto , ele conhece muito de falta de agua em unidades prisionais , chama ele pra resolver

      Excluir
    2. Nunca foi resolvido porque a esmagadora maioria dos servidores não passa de marionetes! E quem tenta fazer algo eles tratam de tentar fazer uma lavagem cerebral no servidor, se esse entra no rebanho fica em paz, se não concorda com tudo o que é de mais errado é tirado de louco, fica largado e vira motivo de piada, principalmente pelos bezerrinhos que acabaram de entrar para o rebanho, como bem é ensinado na escolinha do professor cotonete sujo!

      Excluir
  2. Cadê os A$P$ de Cri$to pra fazer uma oração na inauguração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai chegar...é uma máfia kkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Cara vc é ateu? Cuida da sua vida! Eu adoro a postoral carcerária, tenha Deus no coração e sempre que vai os evangélicos em minha unidade oro com eles. Tem algum problema nisso

      Excluir
  3. Para com isso cara!!! Ja ta ficando chato!!!!(asp's de cristo)

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA A TODOS, SR JENIS PODERIA POSTAR ALGUMA MATÉRIA SOBRE AS AGENTE FEMININAS DE 2013 REMANESCENTES QUE AGUARDAM A ESCOLHA DE VAGAS A 01 ANO E 06 MESES, SEM AO MENOS TER PREVISÃO DE QUANDO ESCOLHERÃO, POIS AS NOVAS UNIDADES ESTÃO SENDO PREENCHIDAS COM LPTE E AS PROVISÓRIAS CONTINUAM SEM ESCOLHER.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. Inaugura a unidade, sem efetivo, em Mogi Guaçu não tem um médico segurar,maior bo para as asp, que tem que dobrar em duas

    ResponderExcluir
  6. 08 EMPREITEIRAS DIFERENTES?....QUE TAL CPI PARA APURAR OS GASTOS?

    ResponderExcluir
  7. Vai ser inaugurada sem automação, sem água , sem água potável para os funcionários, com tantos problemas estruturais ,vai demorar meses ou anos para serem sanados, isso com os problemas conhecidos hj , fora os que aparecerão no dia a dia , enfim é uma inauguração para "inglês ver" ,é o $anto tentado colher dividendos políticos , tentando emplacar a sua candidatura a presidente!

    ResponderExcluir
  8. Enqto isso aguardo chamada...concurso 2013...vai chega...!!!

    ResponderExcluir
  9. Será que agora com a inauguração de Votorantim sairá uma boa nomeação para ASP feminina? ????

    ResponderExcluir
  10. Assim a gente espera. Que tenha nomeações, porque a situação em Santana está cada vez pior sem funcionários na carceragem.

    ResponderExcluir
  11. Quanto a quem postou sobre eleição no sifuspesp e reclamou porque não postou, se eu der espaço aqui para uma chapa tenho que dar espaço para as duas, gostaria inclusive de fazer uma entrevista com os dois candidatos a presidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta no site do sifu q teve eleição dia 9 e 10, devia ter entrevistado antes

      Excluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.