segunda-feira, 1 de maio de 2017

Porte e Registro de Arma para os ASPs e AEVPs durante o curso de formação.

Alguns ASPs e AEVPs recentemente nomeados me perguntaram sobre o Porte de Arma, se é possível ter o Porte ou comprar uma arma registrada durante o curso de formação, me perguntaram também se tem algum desconto, isenção de taxas e se a SAP oferece alguma ajuda.




Quanto a comprar uma Arma.

Existem dois procedimentos para compra de armas, as armas que são vendidas nas lojas para qualquer cidadão e as armas restritas, sobre armas de uso restrito você verá nesse link: http://jenisandrade.blogspot.com.br/2016/01/calibres-de-arnas-restritas-para-asp-e.html.

Quanto a comprar uma arma na loja de armas, você como agente de segurança penitenciária, agente de escolta e vigilância penitenciária ou Oficial Operacional (motorista) da SAP, você será isento de uma taxa que é por volta de R$ 60,00, mas terá o gasto do curso de tiros que alguns instrutores cobram entre R$ 180,00 e R$ 250,00 e o teste psicológico por volta de R$ 150,00, todas essas informações você terá na Polícia Federal, ou nas próprias lojas que vendem armas. Tem um tempo de entrega da armas que varia muito de loja pra loja após estar com as certidões e exames que são exigidos prontos.

Se tiver pressa sugiro que compre uma arma comum que é permitida para todos cidadãos, como revólveres calibre 38 ou pistolas calibres 380, já que as armas de uso restrito tem um tempo bem maior de espera para entrega.
Para ver todas as postagens desse blog desde o início sobre o porte de armas dos Agentes penitenciários, digite no "busca" desse blog a frase PORTE DE ARMA.

Pesquisar neste blog





Quanto ao Porte de Armas para quem já tem a Arma:
Para o Porte concedido pela SAP, é preciso dar entrada na documentação pelo departamento de pessoal da SAP ou através do núcleo de pessoal da unidade que você estiver lotado, nesse caso sugiro ir até o DRHU que fica junto a EAP e perguntar sobre o procedimento durante o curso.




Veja legislação sobre o assunto:
Estatuto do desarmamento; LEI No 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003.

DO PORTE
Art. 6o É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, SALVO para os casos previstos em legislação própria e para:
VII – os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, os integrantes das escoltas de presos e as guardas portuárias;
§ 1º-B. Os integrantes do quadro efetivo de agentes e guardas prisionais poderão portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, mesmo fora de serviço, desde que estejam: (Incluído pela Lei nº 12.993, de 2014)


O que diz a Lei 12.993/2014;
LEI Nº 12.993, DE 17 DE JUNHO DE 2014.

§ 1º-B. Os integrantes do quadro efetivo de agentes e guardas prisionais poderão portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, mesmo fora de serviço, desde que estejam:

I - submetidos a regime de dedicação exclusiva;

II - sujeitos à formação funcional, nos termos do regulamento; e

III - subordinados a mecanismos de fiscalização e de controle interno.


Observe: A arma particular é para usar durante a folga. Não é permitido usar no trabalho.

22 comentários:

  1. é se soubessem a burocracia e o preço de uma arma!15 anos no sitema sistematico e minha arma é a fé e tem que ter muita!arma!

    ResponderExcluir
  2. Falando um pouco sobre esses 3 itens de fiscalização:
    Quer dizer que o ASP e o AEVP que for pego pela polícia militar ou pela polícia civil no trajeto de sua residência pra unidade, ou em dia de folga portando sua arma devidamente registrada, porém sem o Porte Funcional que a Sra SAP fornece, ele é passível de penalidade, até de detenção..? Isso..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. positivo amigo, na baixada já ouve vários casos meu amigo estou pensando duas vezes pra sair armado é só pika mesmo tando certinho...

      Excluir
  3. Mesmo o Aevp realizando o curso de tiro durante o curso de formação tem que fazer o curso de tiro e psicológico novamente pagando por fora?

    ResponderExcluir
  4. Fé eu também tenho,mas para minha defesa é às minhas 3 armas.

    ResponderExcluir
  5. Com registro que qualquer categoria exige,porte de arma que leva até 3 meses é sem novidades, nossa que Mimi do caralho,gostam de ser rebaixar,essas pessoas já nasceram infeliz,derrotados pelo amor

    ResponderExcluir
  6. Fui parado em uma blitz recentemente após mostrar o porte funcional. Me identificar se Asp levei cansera de 40min e ainda o copom ligou na unidade em que trabalho para confirmar se sou funça de lá msm. Se estivesse apenas com o registro com certeza iria ter muita dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  7. Quando entrei para sap já tinha minha arma é pior que antigamente era uma canseira para comprar levava entorno de 1 ano,hoje até 3 meses,finalizando depois de uma semana do término do curso já estava com minha funcional de porte.Temos direito por lei de porte de armas no cal.38,380,357,40 e 45 aos chorões de plantão, inclusive já tenho à minha 45.
    Nem mais nem menos de qualquer outra instituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Guerreiro! É isso mesmo, eu também tenho minha 380 e uma.40 a burocracia é igual para todas as carreiras seja Polícia ou agente penitenciário. Agora têm uns colegas que se a Sap fornecesse a arma antes de prestar o concurso iriam reclamar ainda da demora, pelo amor de Deus parem de reclamar, porque nada é fácil nessa vida.

      Excluir
  8. È cada figura, com historias mirabolantes que só Deus na causa.
    Aquele que usa de uma prerrogativa e não utiliza, ou utiliza e não procura se informar é melhor não te-la. Caros colegas, tenham um pouco de curiosidade em lê a lei, pois deixam todos com propriedade para argumentos no caso de um possível abuso por parte de outra categoria na hora de imaginarem violar nossos direitos. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  9. Putz!O guarda quer andar só com o registro e quer estar no direito !!!!!!!!!!!!!!!!!não sei como passa no concurso viu !

    ResponderExcluir
  10. Nao pode usar ela no trabalho na cadeia ....mas se vc for pro forum ...hospital ou qualquer outro lugar que vc esteja com preso ...leve sua arma pois na hora que o bicho pega a p.m corre ...entao vc mesmo que se vire pra fazer sua segurança. ..

    ResponderExcluir
  11. EU TENHO ARMA, TENHO REGISTRO, PORTE E ETC. FUI PARADO NUMA BLITZ E APÓS ME IDENTIFICAR O POLICIAL PERGUNTOU ONDE EU TRABALHAVA E SE ESTAVA ARMADO. EU DISSE QUE SIM E ELE PEDIU PARA VER O PORTE, MAIS NADA. ENTÃO, NÃO VEJO TANTO PROBLEMA ASSIM, SE VC ESTA DEVIDAMENTE DOCUMENTADO NÃO HÁ PORQUE TEMER.

    ResponderExcluir
  12. O maior problema é fora de serviço, quando sai de casa ou retorna, na rua, rapidamente somos identificados pela bandidagem que saiu da cadeia, só saque em iminente perigo, senão deu no primeiro vacilo do ladrão, treino muito treino de saque, como primeira arma aconselho revolver 38 com munição spl+p, pratico rápido não falha, requer pouca manutenção, munição compra vários locais, já arma restrita tudo é burocrático até munição, só direto da fabrica, requer autorização e demora, então arma restrita aconselho como segunda compra.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia....para aqueles que trabalham com segurança privada....e tem exame psicológico e curso de tiro a cada dois anos....mesmo assim ainda se faz necessário fazer o curso de tiro e o psicológico para comprar a armas?

    ResponderExcluir
  14. Quem ja tem a arma sabe algum lugar em SP para comprar? algum lugar para indicar?
    Fui nomeado agora essa semana vou fazer a pericia, mas ja queria comprar a arma.
    estou pensando em uma .380

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho uma glock e esta tudo documentado. Até hoje não tive problemas com a Policia, mesmo sendo parado por 3 vezes em blitz.

    ResponderExcluir
  16. Quem ja tem a arma sabe algum lugar em SP para comprar? algum lugar para indicar?
    Fui nomeado agora essa semana vou fazer a pericia, mas ja queria comprar a arma.
    estou pensando em uma .380

    ResponderExcluir
  17. Alguem sabe um lugar que de desconto na compra do armamento?

    ResponderExcluir
  18. porte de arma ,??? ninguem sabe o q significa aquilo q esta escrito no hollerith retp(trabalho POLICIAL).SERA Q A PM A CIVIL ,ETC,TBM TEM ESTA"PALHACADA"PRA COMPRAR UMA ARMA E TIRAR O PORTE,DEVERIA SER AUTOMATICO,POIS, PRA INGRESSAR NA CARREIRA JA TEM EXAME PSICOLOGICO.AHO Q E UM MEIO DE" EXTORQUIR "DINHEIRO DO ASP QUE O SALARIO E MISERAVEL.SE NÃO PODE PORTAR ARMA NAO PODE SER POLICIA SALVO SE HOUVER ALGUM IMPEDIMENTO APOS INGRESSAR NA CARREIRA.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.