quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Delegada desafia PCC e ataca o secretário


Fonte: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/37880/Delegada+desafia+PCC+e+ataca+o+secretario+

Delegada desafia PCC e ataca o secretário

Delegada de Sorocaba adesiva carro para criticar postura inerte da Segurança Pública contra violênciaAdriane Souza
adriane.souza@bomdiasorocaba.com.br

Gilson HanashiroDelegada adesivou o carro para criticar a segurança públicaDelegada adesivou o carro para criticar a segurança pública
Indignada com a postura da Secretaria de Segurança Pública sobre os incidentes que aterrorizam a capital paulista, uma delegada de Sorocaba - que optou por manter sua identidade em sigilo - pagou para adesivar uma grande frase no vidro traseiro do seu veículo, na tarde de ontem: “Vem PCC tô facinha pra você! Se o secretário de segurança não tá nem ai, eu me preocupo. Poupe pais, mães de família e o coitado do povo inocente.”

A delegada disse ao BOM DIA que tomou esta atitude após a confirmação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmar, no início da tarde de ontem, que não tem plano de trocar o comando da Segurança Pública, mesmo após a crise que matou mais de uma centena de pessoas na região metropolitana. “Não tem nenhuma alteração”, afirma.

Constatação / A delegada atua na Polícia Civil há 23 anos. “Negar que a onda de violência existe e está chegando em Sorocaba é o mesmo que dizer que Papai Noel existe”, destaca. Com o ato de protesto, ela espera que mais pessoas decidam romper o silêncio e se manifestar contra a atual situação do Estado.

“A cegueira nas atitudes do secretário de segurança pública perante aos atos criminosos é inadmissível”, avalia. Além disso, ela afirma que existem denúncias de ameaças de bombas contra companhias da Polícia Militar e Distritos Policiais. “Não me conformo com este caos”, desabafa.

Pela Vida / Explicando a frase escolhida para estampar o vidro de seu carro, a delegada afirma que não suporta mais ver pessoas inocentes morrendo na guerra da capital. “Eu me importo com o povo do meu Estado. Gostaria que o secretário de segurança se importasse da mesma maneira”, diz.

Para resolver a questão que ameaça a se espalhar pelo interior de São Paulo, a delegada ressalta a importância da valorização do serviço de inteligência da Polícia Civil que, segundo ela, é capaz de detectar os reais ‘donos do tráfico’ e membros de facções criminosas. “Violência só gera violência, não é assim que se ataca bandidos. Criminosos são combatidos com inteligência”, avalia. A mesma conclusão foi tirada pelo especialista em segurança pública e professor universitário Gustavo Barata, na edição publicada pelo jornal BOM DIA de sexta-feira.

A delegada finaliza seu depoimento avaliando seu próprio trabalho: “graças a Deus nunca precisei matar ninguém durante toda minha carreira, sei que corro o risco de sofrer retaliação pelo meu desabafo e, por isso, espero contar com o apoio da imprensa, isso se o PCC (Primeiro Comando da Capital) não me pegar primeiro.”

Entrevista de especialista fundamenta visão de delegada
Respondendo as perguntas do BOM DIA, o professor universitário, doutor em direito e especialista em segurança pública Gustavo Barata chegou a mesma conclusão que a delegada: é preciso integrar as forças policiais e valorizar o setor de inteligência da Polícia Civil. Confira trechos da entrevista:

Em Sorocaba, 90% dos pontos de venda de drogas pertencem ao PCC. O comércio de entorpecentes é a principal fonte de renda da facção atualmente. Como é possível combater isso?
A palavra-chave é inteligência. A investigação é muito importante para identificar os reais causadores dessa conduta. Sem esse trabalho, as prisões serão esporádicas, de pequenos traficantes. O trabalho da Polícia Civil identifica os reais fornecedores e distribuidores das drogas, denominados ‘grandes traficantes’. Porém, o trabalho investigativo precisa ser completo, com escutas telefônicas e determinação de pontos de lavagem de dinheiro. Tudo isso acaba convergindo para o combate efetivo e prisões dos criminosos. Por isso, as forças policiais precisam trabalhar de forma integrada.

O fato de o Governo do Estado negar a existência do PCC contribuiu para o fortalecimento da facção?
Claro. Se você nega que algo existe, você não atua e, com isso, aquilo cresce ainda mais. Essa negativa fez com que a facção criminosa se tornasse algo imenso, sem o comando do Estado perceber.

Boatos de mudanças não são desmentidos por assessoria
Na manhã de ontem, um boato de que o Secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto poderia deixar o cargo tomou conta da internet e, principalmente, das redes sociais.

A comoção foi gerada após o apresentador da rede Bandeirantes de televisão, José Luiz Datena, dizer em seu programa que, segundo informações recebidas, a troca de comando seria articulada pelo Palácio dos Bandeirantes, após a onda de ataques na capital paulista e região metropolitana.

A assessoria de imprensa da secretaria de segurança pública optou por não se posicionar sobre o fato. “Não podemos negar, nem confirmar o assunto, pois as informações que temos ainda não são oficiais”, destaca uma das assessoras da secretaria por telefone. A questão foi respondida após a declaração do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin afirmar que não pretende mudar o comando da Segurança Pública.

A possibilidade de mudança surgiu após a morte do servente Paulo Batista do Nascimento, 25 anos, que teria sido rendido e baleado por policiais e, na ocasião, o governador classificou o incidente como intolerável.

Ao menos 90 policiais foram assassinados no Estado em 2012. Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram um crescimento de 102,82% no número de vítimas de homicídio no mês de setembro, só na capital paulista, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, o aumento foi de 26,71% no mesmo período.

13 comentários:

  1. Temos que fazer o mesmo contra Lourival Gomes, que anda omisso e trancafiado na SAP e nada diz, inclusive seus Coordenadores que estão omissos junto com o chefe. Ou Lourival Gomes toma uma providência ou então enfrentará uma GREVE já em 2013. A região OESTE e CAPITAL está começando a querer mobilizar, unica palavra que a categoria precisa por em prática: G.R.E.V.E!!! VAMOS MOBILIZAR JÁ e deflagrar o movimento! COLEGAS: Comecem a fazer reuniões em suas UNIDADES referente a GREVE e monte suas comissões e VAMOS A LUTA! A reivindicação número UM é pela exoneração do secretário OMISSO, FRACO e SEM PULSO!!!

    ResponderExcluir
  2. EITA DELEGADA PORRETA !!!!!
    PRECISAMOS DE MAIS PESSOAS ASSIM !!!!
    PARABENS DOUTORA...

    ResponderExcluir
  3. Todods deveriamos de alguma forma fazer manifestações contra a incopetência do PSDD(Alkckmin). Embora os secretários da SAP e da Segurança sejam meros marionetes, eles preferem dizer que vão fazer algo. Se quisessem mesmo fazer eles iam apresentar resultados não fazer igual o secretário de segurança fez, nos envergonhando, mandando recadinho no programa do datena para os PCCs de Venceslau.

    ResponderExcluir
  4. ...

    Marionete ....= todos nós, ASPS, PM, CIVIL, GCM...

    ResponderExcluir
  5. fora lorival gomes ,quer se manter no cargo ficando quietinho pra não aparecer e nem faz nada ,quanto vcs querem apostar que so vai tranferir lagarto e ele e os diretores vão proteger os maiores com medo !!!!

    ResponderExcluir
  6. nao ela e do pcc tem pacto nos somos numeros

    ResponderExcluir
  7. Pois bem, aqui em São Paulo nas unidades vizinhas vou tentar implantar e mobilizar a categoria , "GREVE EM 2013" Esse governo esta brincando de segurança e botando nossas vidas que as duras penas estamos sobrevivendo ! E ainda o Ministro J. E. Cardoso, faz um discurso verdadeiro mas porem ele é um dos maiores culpados dessa situação, pois o mesmo usou 1/5 da verba em segurança. Estamos todos desarmados e refens da criminalidade. Quem poderá nos salvar ?

    ResponderExcluir
  8. Me sinto terrívelmente indginado com essa plim plim, ela deveria sim cobrar o PT que está no poder a 10 anos e só piorou a nossa situação e a situação do País. Participou da campanha do desarmamento e hj estamos todos em situação de risco e desarmados, antigamente para alguem invadir sua casa eles pensavam 2, 3 vezes e hj os criminosos já sabem que armas em residências e mentira e ficam a vontade para a invasão. Poi eu quero o direito de defender a minha vida uma vez que o estado não tem condições de me oferecer a minha defesa e integridade fisíca. E abaixo o desarmamento !!!

    ResponderExcluir
  9. Temos sim que dar apoito a este desabafo da Delegada!!!
    Mostra ao povo que nossos governantes não está preocupados com ninguem!
    Parabens Delegada!!!!

    ResponderExcluir
  10. Serviço de inteligência, kd?
    Chega de cargos oriundos de puxa sakismos e bons relacionamentos. O secretário e os devidos diretores prisionais tem que passar numa peneira moral e de capacidade intelectual antes de gerenciar um Órgão Público. Foi a incopetência dos gestores que gerou essa tragédia.

    ResponderExcluir
  11. IRMÃOS, O ESTADO É OMISSO. PARA CADA IRMÃO NOSSO QUE CAI, PARA CADA PM FUZILADO, PARA ELES É APENAS MAIS UMA VAGA NO PRÓXIMO CONCURSO. CONVOCO A TODOS A PRESSIONAR O GOVERNO FEDERAL A VOTAR E APROVAR AS PEC´s 300 E 308/2004. ESTAMOS SENDO CAÇADOS E EXTERMINADOS PELO CRIME ORGANIZADO. É PRECISO UNIÃO E MOBILIZAÇÃO JÁ!

    ResponderExcluir
  12. A delegada está de parabéns pela atitude. O PCC domina e o estado não faz absolutamente nada. Não quero acreditar nessa hipótese, mas não duvido do envolvimento de gente graúda nessa organização criminosa. De políticos a gente influente da sociedade, assim como é lá no Rio de Janeiro. Se não agirmos com rigor, combinando isso com inteligência, coisa que os governos sequer fazem, nós vamos assistir quietos o crescimento dessa palhaçada. GREVE GERAL DOS ASPs JÁ!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Governador, se o Sr está cuidando do estado de São Paulo com todo esse "CARINHO",o que o Sr não faria se tivesse o Brasil nas mãos, hein... e por favor Sr Governador, não vá despejar toda sua raiva contra a corajosa Delegada, por que ela apenas lhe deu um tapa na cara pra ver se o SR cria VERGONHA.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.