sábado, 22 de junho de 2013

Suposto "assassinato" de gato em presídio paulista será investigado.

http://www.jornalacidade.com.br/noticias/policia/NOT,2,2,854527,Morte+de+gato+na+penitenciaria+de+Ribeirao+Preto+e+investigada.aspx

Morte de gato na penitenciária de Ribeirão Preto é investigada

Funcionário do presídio teria afogado animal dentro de um balde; polícia abre inquérito




18/06/2013 - 18:01

Jornal A Cidade - Jucimara de Pauda


Morte teria ocorrido dentro da unidade prisional
A morte de um gato, que teria sido afogado no sábado dentro da Penitenciária de Ribeirão Preto, é investigada pela Delegacia de Defesa dos Animais e pela Corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária.

Segundo denúncias feitas à reportagem, o gato foi jogado em uma vasilha com água por um funcionário da unidade que ocupa um cargo de chefia. O nome dele não foi divulgado. “Ele disse que queria ver quanto tempo o gato ficava vivo dentro do balde com água. Quando os funcionários perceberam ficaram revoltados, mas o animal já estava morto”, diz um funcionário, que pediu para não ser identificado.

Segundo ele, existe a possibilidade de as câmeras de segurança da unidade terem flagrado a ação do funcionário. “Tudo aconteceu perto do pavilhão disciplinar e existem câmeras nas proximidades. É claro que podem ter apagado as imagens”, diz o servidor.

O delegado Luiz Geraldo Dias, da Delegacia da Defesa dos Animais, diz que recebeu a denúncia na manhã desta segunda-feira (17) e no início da tarde agentes penitenciários foram à delegacia sem serem convocados para depor. “Eles trouxeram um documento oficial informando que o gato foi encontrado morto e que isto pode ter sido praticado por preso ou pessoas desconhecidas”, afirma.

Os agentes também informaram que o animal foi enterrado nas proximidades da unidade em local seguro.

“Vamos abrir procedimento de inquérito e tomar depoimentos das pessoas e da equipe que estavam de plantão no dia. Vamos verificar se o gato tinha dono certo ou se era comunitário”, diz Dias.

O local tem vários animais domésticos, alguns deles são levados pelos familiares dos presos e acabam ficando pelo local, segundo funcionários.

Secretaria fará ‘apuração rigorosa’

Segundo a assessoria de imprensa da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) em 15 de junho, um gato foi encontrado morto dentro de um balde de margarina industrial, na Penitenciária de Ribeirão Preto. O Secretário da Administração Penitenciária determinou à Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário rigorosa apuração dos fatos.

A AVA (Associação Vida Animal) recebeu a denúncia anônima e orientou o denunciante a procurar formalmente a polícia.

Segundo a presidente da entidade, Cristina Dias, o papel da ONG é cobrar que o caso seja investigado.

Ela diz que a atuação vai ser semelhante a que foi feita no Jardim das Pedras onde foram encontrados oito gatos mortos. “No Jardim das Pedras o caso foi investigado e a responsável foi descoberta. Vamos verificar com o delegado o que ele vai fazer e cobrar providências”, afirma.

21 comentários:

  1. Maltratos à animais é crime e o autor merece ser punido!
    Outro crime que também precisa ser rigorosamente investigado é contra o Estado que furta todo mês dos ASP, AEVP, Policiais Civis e Militares 50% do Adicional de Local de Exercício desde quando foi incorporado e ainda sobre um suposto regime de escravidão, onde servidores com unidades com mais de 2000 presos, o funcionário é obrigado a fazer trabalho de dois, três e até quatro funcionários ganhando o mesmo salário, tudo isto precisa rigorosamente investigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAI CASSAR MARIDO!!! NÃO TA CONTENTE VAI VIRAR CONCRETO COMÉDIA!!!

      Excluir
    2. Isso do Ale é balela, foi incorporado 50% no base e 50% no retp. Agora quanto ao trabalho escravo ta apoiado, realmente somos levados a trabalhar ate com o quadruplo da população carcerária. e cada vez menos agentes. mas infelizmente meu caro isso nao sera RIGOROSAMENTE apurado pelo SAP pois para isso o secretário fecha os olhos. nao é do interesse dele apurar, e nem precisa ele sabe que esta assim por omissao dele mesmo.

      Excluir
  2. JENIS OS GUARDAS AQUI DA CAPITAL ESTÃO APANHANDO MAIS QUE MALA VÉIA PRA LARGAR O PÓ, E PRA AMENIZAR A SITUAÇÃO, O GORDINHO PRESIDENTE DO SINDICATO DA REGIÃO OESTE, PRA QUEM É SINDICALIZADO ELE ESTÁ MANDANDO BAND-AID, MERTIOLATE E UMA ORAÇÃO DE SANTO EXPEDITO, E DIZENDO QUE JA ENTREGOU PRA DEUS E NÃO TEM MAIS JEITO, E AGORA JENIS ME AJUDA AI OWWW!!!!

    ResponderExcluir
  3. Todo plantao eu sou obrigado a deixar pro estado 30, 40 e ate 60 minutos da minha folga na troca de plantão. CDP veio e isso, SJC turno na noite quer sair 7hrosras, mas chega pra render 7:15. Epacaba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CDP de Sjc na mídia de novo!!! OOOO cadeia ruim de trabalhar. Diretoria péssima!!! Só sabe falar daqueles porcos fedorentos e pagar raiva para o asp. Pro porco tudo, pro asp nada! Falando em porco... Diretor da noite. KKKKKK onde um cagueta pode chegar.. rsrsrs

      Excluir
    2. É só vocês cruzarem os braços e não soltar ninguém até o secretário mudar a Diretoria.Mas tem que ser Homem e tem que ter União pra fazer isso e o Diretor cai.

      Excluir
  4. O fato aconteceu realmente, mas n tem nada de afogamento em balde d´agua, infelizmento o animal morreu asfixiado, mas n era esta a intenção, e sim solta-lo longe da unidade, pois os gatos ali nesta unidade fazem muitas sugeirasn nas radiais nas gaiolas, e alem de funcionarios trabalharem por 3 ainda vive numa porquice que estes animais deixam, se a diretoria n toma providencia em chamar o centro de zoonose o guarda tomou mais infelizmente o animal veio a obto... #vamos_com_calma!
    . Funcionário da Penitenciária de Ribeirão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tanto rato nesta cadeia voces estão querendo eliminar os gatos ta de brincadeira

      Excluir
    2. o parcero, pelo tamanho dos ratos nas unidades eles comem ate o gato gato!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Não que o coitadinho do gato merecesse morrer,e quem fez isso tem que pagar,mas é impressionante A.S.P.S são agredidos quais todos os dias não aparece ninguém para perguntar como ele está,agora aparece o gato morto vem delegado instaurar inquérito o secretário pedi uma apuração criteriosa e tudo mais, no Brasil o rabo é que abana o cachorro mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, estamos valendo menos que gato.Isso é ridículo.

      Excluir
    2. Tudo bem que temos nossos problemas, mais matar gato(s) não ajuda em nada em resolve-los, e olha que eu odeio gatos.

      Excluir
  6. Se quem reclama da sujeira, bem como quem ta achando ruim pelo fato do gato ter morrido, tivesse "metido" o diretor no papel para a corregedoria, pelo fato da omissão em permitir gatos na cadeia, isso não teria acontecido.

    Cadeia não é lugar de animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, pelos menos não de animal de 4 patas, estou me referendo a todos os presos, e alguns diretores, rsr.

      Excluir
  7. Nessa o Piu Piu se deu bem contra o Frajola... rsrsrsrsrs. Calma gente! Apenas um minuto de desconcentração.

    ResponderExcluir
  8. Quanto ao comentário citado que contem uma sigla, tire a sigla e não coloque nome da pessoa que será postado.

    ResponderExcluir
  9. A SAP DEVERIA DAR PRIORIDADE A RESOLVER O PROBLEMA DA LOTAÇÕES DOS PRESÍDIOS E CONTRATAR MAIS FUNCIONÁRIOS PARA O SISTEMA PRISIONAL POIS DO JEITO QUE ANDA NÃO VAI SER SÓ GATO QUE VAI MORRER NÃO.TENHO CERTEZA QUE NINGUÉM TEVE A INTENÇÃO DE MATAR GATO, MAS SIM DE RETIRÁ-LOS DO LUGAR EM QUE FICAVAM, E SE NÃO TIVESSEM FEITO, LOGO OS PRESOS IRIAM ARRUMAR UM MOTIVO PRA NÃO PEGAR A ALIMENTAÇÃO,POIS, OS GATOS SUJAVAM O LOCAL COM MERDA E URINA.TALVES ALGUÉM DEVERIA TER TOMADO A INICIATIVA DE MANDAR CHAMAR ALGUÉM DA ZOONOSE E RETIRAR TODOS OS GATOS DO LOCAL.MAS ACONTECE QUE TEM MUITO CHEFE E POUCO ÍNDIO NAS PENITENCIÁRIAS.

    ResponderExcluir
  10. Maltrato a animais é crime e também é crime o que o governo faz com a população.Ninguém teve intenção de matar gato e sim de retirá-los do caminho por onde passam as refeições dos presos,e se não fosse feito isso, teríamos problemas, os gatos sujavam durante todo o dia o corredor.Com tanto chefe naquele lugar, porque alguém não chamou a zoonose para retirar os gatos? Devemos respeitar os animais, alguns são melhores do que humanos, mas nesse caso,que foi sem intenção de matar ou maltratar, estão dando muita importãncia e tem coisa muito pior para ser resolvida.Nunca ví uma cadeia não ter cadeado para substituir os velhos e isso sim é grave.

    ResponderExcluir
  11. O governador de SP agora com medo dos protestos, resolveu não aumentar o valor dos pedágios (só faltava essa), mas disse em alto e bom tom que 1º de julho é a data base para reajuste do valor para as rodovias em concessão. Pois bem, será que vou ter que fundar um sindicato para cobrar ele da data base do nosso reajuste, que ele nunca respeita? ainda bem que o povo foi pra rua, e pelo menos por enquanto é um imposto que não vai aumentar, mas nosso salário continua congelado. Essa semana sem falta me desfilio desse clubinho chamado sindicato

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.