segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Comentário de uma Agente de Segurança Penitenciária sobre o ocorrido na Fundação Casa.

Comentário de uma Agente de Segurança Penitenciária sobre a matéria divulgada no Fantástico em 18/08/2013.

"Pior é terminar o dia ouvindo na tv a reportagem sobre os menores na Fundação Casa.

Não sou a favor de espancamentos e nem de surras como ali expostas.

Porém, a TV e a SOCIEDADE deveria se atentar as más condições em que esses e outros funcionários trabalham. Digo com conhecimento de causa, que não somos preparados adequadamente para trabalhar e encarar todos os desafios que ali somos expostos, sem contar que muitas vezes nem o uniforme que deveria ser dado pelo Estado é entregue, quanto mais algum tipo de formação para tal profissão.

Também tenho uma denuncia a fazer, o que acabamos de assistir não é a unica coisa que se acontece em fundações, casa de detenção, CDP,  penitenciarias ou qualquer outro tipo de alojamento para cumprimento de medidas, podem ter certeza que não são só os infratores que apanham, pois DEZENAS e porque não dizer CENTENAS de funcionários são agredidos anualmente, e não pensem vocês que é só quando acontecem as rebeliões, muito pelo contrário, as maiores agressões a servidores são ocorridas diariamente, sendo elas físicas e verbais.

Fiquem indignados sim pelo que assistiram hoje no Fantástico, mas procurem conhecer a realidade dos funcionários que trabalham com o que é chamado por muitos de lixo da sociedade, e saber quais as dificuldades e barreiras encontradas no dia a dia.

Só assim poderá ter discernimento para olhar essa situação e saber o porque de se chegar até tal ato.

INDIGNADA"


Se você não assistiu a matéria ainda, veja:
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/08/imagens-mostram-funcionarios-da-fundacao-casa-espacando-menores.html

44 comentários:

  1. Com a incompetência dos governos de São Paulo há muitos anos, existe uma verdadeira GUERRA no nosso estado, onde o ódio é alimentado por essa incompetência governamental por ambos os lados, bandidos e polícias, onde servidores penitenciários e policiais são caçados pelas ruas e assassinados pelo simples fato de serem policiais, diante disso fica muito difícil esses servidores manterem a tranquilidade e serenidade, só não podemos esquecer que o verdadeiro culpado é esse desgoverno, que muitas vezes não cumpre as próprias leis, quem não cumpre a lei é um CRIMINOSO...

    ResponderExcluir
  2. na fundação casa os valores são invertidos , as agressoes a agentes não são mostrados, todos os dias agentes são agredidos e ninguem quer trabalhaar nesse lugar.

    ResponderExcluir
  3. ESSE NOSSO BRASIL É FOGO. FUNCIONÁRIOS SÃO FEITOS REFÉNS, ESPANCADOS, NÃO APARECE UMA ÚNICA ENTIDADE DE DIREITOS HUMANOS P/ OS ATENDEREM. AI, SE PERGUNTA O QUE LEVOU ESSES FUNCIONÁRIOS A DAR UNS TAPINHAS NESSES CRIMINOSOS ( MIRINS)? FUNCIONÁRIOS TANTO DA FUNDAÇÃO CASA E PRESIDIOS SÃO AMEAÇADOS TODOS OS DIAS DENTRO E FORA DAS UNIDADES. E A TORTURA QUE AS VITIMAS FORAM SUBMETIDAS POR ESSES BANDOS DE CRIMINOSOS, NINGUÉM FALA? NÃO QUE EU ESTEJA INCENTIVANDO A VIOLÊNCIA, MAS ACHO QUE ESSES (MENORES) MERECERAM E AINDA FOI POUCO. ESTE É O BRASIL...

    ResponderExcluir
  4. O engraçado é que quando funcionarios são agredidos, diga se de passagem isso vem acontecendo todo mes, nem Globo nem SBT, nem Record nem Band vem dizer sobre as condições sbre humanas que os funcionarios vivem agora quando um marginal, ou nesse caso aprendizes de marginais levam uma surra, vem todo mundo criticar os funcionarios, nao sou a favor de espancamento em presos, mas acho que deveriamos ter no minimo os mesmos direitos, os mesmos jornais e integrantes dos direitos humanos que eles, afinal se eles sao humanos, nos tambem somos

    ResponderExcluir
  5. Fiquem indignados sim pelo que assistiram hoje, mas procurem conhecer a realidade dos funcionário(a)s - Agente Penitenciário, motorista, administrativo, enfermagem, médicos, etc...- que trabalham com o que é chamado por muitos de lixo da sociedade, e saber quais as dificuldades e barreiras encontradas no dia a dia. (2)

    ResponderExcluir
  6. Só falta punir os funcionários por causa desse simples corretivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não só serão demitidos a bem do serviço publico, como serão presos por tortura para servirem de exemplo pro Alckmin dizer que apóia os direitos humanos.

      Excluir
  7. DIREITOS HUMANOS para HUMANOS DIREITOS. pena de morte já
    gente....são criminosos em pele de cordeiro. e se você está com dó LEVE PRA CASA.nao pode bater não, tem que matar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU NÃO DIRIA MATAR, MAS COM CERTEZA TERIAM QUE SER TRATADO À ALTURA. ESSES (MENORES)ESTÃO CHEIOS DE DIREITOS CONCEDIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS QUE DIGA-SE DE PASAGEM, NÃO PASSAM DE IDIÓTAS. ENQUANTO O BRASIL MERGULHA NUM CAOS MORAL E EM TODOS OS SENTIDOS. JA PASSOU HA MUITO TEMPO DA HORA DE SE VOLTAR ATRAZ BE REVER CÓDIGOS E LEIS QUE HOJE CONSIDERADAS OBSOLETAS, MAS QUANDO CRIADAS JA FORAM P/ BENEFICIAR OS LIXOS DA SOCIEDADE E QUE OS NOVOS LIXOS NÃO AS MUDAM.

      Excluir
  8. Seria mais fácil se todas as unidades da fundação casa deixassem os menores fugirem, já quem esses menores são todos coitados, vítimas da sociedade e de um sistema falido!!! Sem menores presos sem problemas!!!!

    ResponderExcluir
  9. Graças a Deus eu estou saindo dessa hipocrisia que é esta Fundação Casa. Não estamos lidando com a nenhum anjinho são em sua grande maioria criminosos e o verdadeiro refém nessa bosta de instituição é o funcionário. Pra quem está de fora acha isso um absurdo um horror, então porque não faz o seguinte pega um crachá de funcionário que é a única coisa que a Fundação te oferece e cai pra dentro do módulo pra cuidar dos coitadinhos.

    ResponderExcluir
  10. Se é tão fácil assim filmar essas agressões em menores infratores e presos, acredito que também é fácil filmar as agressões e humilhações que acontecem com funcionários no sistema, porque então não começar a fazer e enviar a imprensa para que a sociedade comece a entender o quanto sofremos com tudo isso também. É só coragem que falta da nossa parte que sempre nos calamos ou reclamamos e deixamos de agir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns companheiro, não estamos em mobilização, então vamos lá, é hora de mostrar pro Brasil inteiro, o que passamos todos os dias!!!!!!!!!!

      Excluir
  11. O que é pior, com certeza além de serem demitidos do serviço público, responderão criminalmente pelas agressões. A presidente da fundação Casa, A Sra. Berenice Maria Gianella, deixou claro ontem durante entrevista concedida ao Repórter do Fantástico (Rede Globo) que por ela os envolvidos deveriam ser demitidos por justa causa. E novamente venho afirmar que é justamente este o intuito de nossos governantes, ou seja, a manutenção e a autonomia administrativa das instituições através do medo. A penalização a que o estado impõe o seu efetivo como forma de contenção a possíveis atitudes do servidor é bem maior do que o medo que o servidor tem em enfrentar o crime.
    Logicamente que os menores não são os anjos que o promotor do caso tentou passar ontem com relação ao caso e todos sabemos que esses menores certamente são criminosos em potencial, muitas vezes até ligados a facções criminosas.
    Porém a mão do Estado pesa mais no servidor do que pesaria a mão do crime, o servidor não teme o crime ou o criminoso, o que o servidor teme é justamente as sanções cruéis que o estado prevê a quem desrespeitar os seus intentos.
    O estado e nossos governantes não dão o mínimo respaldo as entidades que por eles deveriam ser assistidos, as condições de trabalho são péssimas, as agressões a servidores são atos de rotina e as condições de ressocialização totalmente inexistentes. Portanto basta que atitudes como as mostradas ontem de forma sensacionalista pelo fantástico aconteçam, para que o Ministério Público e os altos escalões do estado em seus cargos de confiança venham sumariamente condenar os agentes públicos envolvidos. A arma do estado, é a arma do terror e do medo, se oponha a nós e sujeite se as sindicâncias e processos administrativos da vida, que nunca mais chegarão para perto de suas casas, se oponha a nós e ao regime por nós imposto, que ficarão a mercê das sanções as quais podemos lhes imputar.
    Ou seja, nós servidores do estado, sujeitos as sanções que nossos superiores impõem como forma de penalização, ficamos de pés e mãos atados.
    Seja na Fundação Casa ou na SAP, as regras são as mesmas, o terror do estado vai sempre imperar, prova disso é a não mobilização da categoria para assuntos de interesse coletivo, pois grande parte do efetivo se sujeita a situações que não fazem parte de nossas atribuições, seja dirigindo veículos oficiais ou fazendo escoltas externas em hospitais, pelo simples fato de não correr o risco de não poder fazer parte das LPTs da vida.

    ResponderExcluir
  12. Esse é o retrato da falta de comando do PSDB...Quem deveria tomar uma atitude,fica em seu gabinete confortavelmente,com ar condicionado,frigobar,só regalias...não sabe o que é passar o dia custodiando esse menores,menores estes que deixaram pais e mães de família na tristeza e desonrados,os quais na hora da prisão do delinquente gritam: PRENDAM ESSES ASSASSINOS E JOGUEM A CHAVE FORA!!!! Se você ficou indignado com a reportagem do FANTASTICO,lembre-se de uma coisa , a mídia é dúbia,ela joga dos dois lados.Precisamos de mais treinamentos,respeito social,valorização salarial,ter de volta o orgulho de pertencer ao quadro da segurança pública de São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. MAS PERA AI JENIS ESSES CARAS GANHAM DIÁRIAS BEM GORDAS PELO QUE EU SEI É O SALRIO BRUTO INTEIRNHO, ISSO É DESVIO DE FUNÇÃO ELES PODE RESPONDER AINDA POR FAZER ALGO QUE NÃO É CONDIZENTE COM A FUNÇÃO !

    ResponderExcluir
  14. Parabens aos agentes da fundação casa, mas agiram errado mesmo, não podia ter batido, tinha que ter matado, os "anjinhos do capeta" nunca fazem nada, estão la por que? porque são excluidos da sociedade e não tiveram oportunidades na vida? ou porque roubaram, mataram, estruparam, traficaram ou sei la mais o que essa raça ruim é capaz de fazer, e os direitos humanos defendem os "anjinhos do capeta" mas ninguem que levar para casa né? e a mídia podre que se beneficia pelas materias que faz com que a sociedade imagine nós como "monstro", infelismente vivemos no Brasil país que nunca sera levado a serio, e que é mais facil colocar a culpa no mais fraco do que assumir a propria culpa, e aculpa todos nossos ja sabemos de quem é e sabemos que jamais sera punido por isso.

    ResponderExcluir
  15. Caro Jenis, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa em criar esse blog. Antes de iniciar meus comentários, gostaria de manter o anonimato, tendo em vista que qualquer um que ousar afrontar o digníssimo HB e a Secretaria de Amor ao Preso, pode vir a ser alvo de perseguições, já que a nossa brilhante secretaria afronta tudo que é tido como conceito de Estado Democrático de Direito, atuando como órgão ditatorial governamental. Mas vamos lá:

    Todo mundo (ou quase) se indigna quando presencia agressões aos presos. De fato, agredir quem está preso não é a medida correta. Alguns dirão: "Tá com dó, leva prá casa".

    Não tenho compaixão por bandido, mas cabe uma reflexão: O bandido está preso porque cometeu um crime. Quem o espanca, também está cometendo um crime. Crime é crime, não importa quem o está cometendo.

    Algo está errado quando chegamos ao ponto que o servidor penitenciário ou o agente sócio educativo, tenta suprir a deficiência do Estado em gerir suas próprias unidades prisionais. Com isso, esses servidores extrapolam suas atribuições previstas em lei e partem para o procedimento informal de manutenção da ordem e da disciplina, com espancamentos, feituras de serviços alheios às suas funções, desvio de função, indicação para cargo de chefia sem ter competência para tanto e etc.

    Algumas vezes vi um companheiro escrever em seu blog, a seguinte frase: "Agente só pensa em celular cheio de merda". Hei de concordar.

    Não compactuo de que preso tenha telefones (sou contra até que tenham TV sem controle da direção penitenciária), mas o telefone virou "lavagem cerebral" nos agentes penitenciários. Explico: O agente penitenciário, por costume e por ter pensamento restrito, acha que o celular é o maior mal que existe dentro da cadeia. Não é. Não é mesmo.

    O maior mal dentro das cadeias, além dos presos, é a falta de estrutura, o baixo salário, servidores longe de suas famílias e desmotivados, excesso excessivo (desculpe-me pelo neologismo redundante pleonástico) de presos em cada cela e, o principal, falta de dirigentes competentes.

    A SAP está infestada de dirigentes que sequer sabem o que diz a lei de execução penal. Mas tudo isso é um movimento cíclico vicioso que envolve a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Judiciário e, principalmente, a própria SAP.

    É isso aí, pessoal. Que Deus proteja nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens - usemos mais o senso em tudo.

      Excluir
  16. Jenis.

    Boa tarde.

    Essa manhã indo até a cidade de Marília, na estrada Julio Mesquita - Marília viu uma kombi branca capotada na ribanceira e ao retornar para minha residência fui informado que se tratava de uma kombi que transportava 07 agentes penitenciários da região para fazer curso na cidade de Marília.

    Dizem que um ficou preso nas ferragens e outro caiu fora do veículo na ribanceira e está gravemente ferido.

    Um médico que passada no local ajudou a socorrer e os feridos foram encaminhados até a Santa Casa de Guarantã.

    São informações extraoficiais. Se tiver alguma informação e puder postar é bom.

    Grato.

    ResponderExcluir
  17. Só um comentário com relação ao cinegrafista, que provavelmente é servidor da Fundação CASA:

    Todo mundo que trabalha dentro da unidade é responsável por preservar a integridade física dos bandidinhos "dimenor".

    Assim sendo, quem filmou também tinha o dever de evitar o espancamento e não o fez, preferindo gravar a agressão.

    Desta forma, o vagabundo que filmou, incorre na pena do artigo 1º, §2º da Lei de Tortura, por omissão. Não importa que queria denunciar, se omitiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE: ESSE SERVIDOR TRAIRA, DEVERIA ESTAR DO OUTRO LADO DAS GRADES. ELE É CONIVENTE COM AS MAZELAS DOS (MENORES) INFRATORES. ESSE DEVERIA SER DEMITIDO POR JUSTA CASA!!!

      Excluir
  18. Tem que bater no fdp que filmou essa correção e divulgou... seu comedia.

    ResponderExcluir
  19. enquanto isso na sap o asp ta apanhando mais que mala véia pra largar o pó!!!

    ResponderExcluir
  20. Se a Imprensa e os Direitos Humanos estão com dó.....leva para casa..............Fazem este sensacionalismo todo pois não foi um filho(a), mãe ou pai, mulheres e etc... que estes menores roubaram, ofenderam, espancaram e coisas mais. Sou sim contra tortura, mas sou também contra todo esse sensacionalismo em cima de Internos e Reeducando dos Sistema Prisional Paulista.

    ResponderExcluir
  21. VOU DIZER O QUE SEMPRE DIGO: NÃO DOU ENTREVISTA, NEM AUDIÊNCIA PARA TV. GLOBO, POIS, ESSE LIXO SÓ CORRE DO LADO DE LADRÃO POR QUE SERÁ???. TEM MAIS, NAO DEVEMOS ASSISTIR ESSE PROGRAMAS POIS, ESTAMOS DANDO O QUE ELES MAIS QUEREM AUDIÊNCIA, PARA ESSA PESOAS QUE DE TÃO BOAS ESTÃO CHEIAS DE PROCESSOS, POR NÃO PAGAR IMPOSTOS.QUEM VIU A ENTREVISTA DA TAL PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO "SE FOSSE POR MIM, ERA DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA...."PRECISA DIZER ALGO MAIS??? ESSA AI COMO MUITOS DIRETORES DE PRESIDIO, DEITAM E ROLAM E NA HORA, VEM COM ESSE MESMO PAPO.PERGUNTO DE QUEM É A CULPA ??? RESPONDO NOSSA!!!! POR ACEITAR ISSO... SE LADRÃO FUGIR A POLICIA QUE CORRA ATRAZ... SE LADRÃO AGREDIR... B.O POR CRIME DE TORTURA COMO FAZEM COM A GENTE, E NÃO UM MERO B.O DE AGRESSÃO QUE NAO DÁ EM NADA, POIS VOCÊ TEM QUE FAZER ARREPRESENTAÇÃO R E QUEM JÁ PASSOU POR ISSO SABE DO QUE ESTOU FALANDO... PARA FECHAR É BOM TODOS SABEM QUE É ESSA NOSSA REALIDADE NAS CADEIAS E NAS FEBENS DA VIDA. ATÉQUANDO ??.

    ResponderExcluir
  22. é esse mês teve uma acontecido uma professora de uma unidade da fundação casa teve dó de um vagabundo e levou pra casa ele só matou a vó da professora estrangulada senhora de 85 anos estrupou a professora e ainda segui para casa da tia da professora para matar e estrupar tbm, mês passado em bauru um funcionário quase morreu sendo refém e espancado por esses demônios,e ai cade a imprensa para esses casos, hoo lugar difícil de trabalhar,ser baba destes projetos de bandidos é fogo,a lei, ECA , SINASE, não ajuda, vc pode apanhar bater não. imaginem a situação de vc tentar impedir uma fuga de vários adolescentes e não poder colocar a mão neles, podendo só conter, é conter esses monstros com naifas e barras de ferros nas mãos, é por isso que fugiu mais de 50 la daquela unidade. vc vai entra na frente? pra termina bandido só conhece uma língua, e todo mundo q trabalha nesta área sabe qual é.

    ResponderExcluir
  23. É companheiros, triste a realidade que vivemos!
    Pouco tempo atrás conversávamos sobre as ilusões que a mídia corriqueiramente transmite à sociedade. Esta reportagem faz um recorte da realidade e com característica de um curta metragem tenta mostrar uma história de mocinhos e bandidos que em nada condiz com a realidade. Não é o caso de aqui entrar em detalhes, mas sabemos que no estado de desgoverno que nos encontramos, onde todas as atitudes tomadas tem um condão de maquiar a realidade e nunca de realmente resolver o problema, quem arca com toda consequência é o servidor, tido neste caso como agressor violento, mas que nada mais faz, se não, tentar corrigir o que pais e escolas não conseguem fazer, educar estas "crianças"!

    ResponderExcluir
  24. Alguém já viu um cavalo doido na FEBEM. Adolescentes que não tem medo de nada, nem dão valor à vida de ninguém, em uma correria desenfreada, carregando paus, pedras e barrras de ferro, levando tudo o que tem pela frente em busca da liberdade a qualquer preço. Coitado do funcionário que marcar na radial nessa hora! Mas tudo bem, são só menores, são só futuros lideres do PCC.
    Quem é o PCC? Não sei, o Alckmin disse que não existe esse tal de PCC. Meus pesares aos tres que serão demitidos, por ousar impedir uma fuga de pobres inocentes "menores infratores". Meu único desejo é que algum dia, alguém coloque as imagens de um cavalo doido acontecendo, e mostrassem como realmente é uma tentativa de fuga.

    ResponderExcluir
  25. Sou ASP e colega do José Jovêncio e sei que nesse ato ele fez a coisa certa mais o problema é que segundo dizem na fundação casa os funcionários podem entrar com celular de uso particular e algum sem vergonha os filmaram. Carlos (P)

    ResponderExcluir
  26. Estamos todos descontentes(PM, PC, ASP, AEVP....) falta tudo, o estado não dá nada, muitos compram farda para trabalhar, não sei onde isso vai parar

    AEVP CDP de Pinheiros

    ResponderExcluir
  27. A nossa única chance talvez seja o voto na eleição, e deputados interessados em ajudar as classes de segurança publica linha de frente fundação sap policiais na rua, agora se vocês funcionários da segurança que são muitos votarem mal, reelegendo sempre os mesmos, estaremos fadados a mais alguns anos disso tudo que vocês expressam neste blog, se houver essa mudança, juntamente com o cumprimento total das penas sem beneficio, mesmo com toda droga, visita intima, celular, televisão e outras simpatias, ninguém vai querer cadeia.

    ResponderExcluir
  28. E ainda a tv coloca música de fundo de filme de suspense para ficar mais "emocionante".

    Cada menor custa R$ 7.100,00 por mês!!!

    Porque não filmam MENORES agredindo funcionários e "jogam no ventilador" para só ver o que dá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é de lascar...tentei colocar um filho meu para estudar nos EUA e o custo ficava em torno de 2,5 a 3 mil por mês.
      Fica mais barato mandar esses projetos de vagabundos pra estudar fora (e nunca mais voltarem) do que mantê-los nessas fundações mentirosas (CASA, FUNAP, etc...)que só servem pra contar estória pra boi dormir.

      Excluir
  29. Mais uma vez fica demonstrado que somos usados pelo sistema, assim como no episódio do Carandiru!
    Ademais já expuseram os funcionários que além de processados agora também correm risco de vida com suas imagens que rodaram por todo o País.

    ResponderExcluir
  30. NA fundação esses criminosos tem tudo; 5 refeiçoes ao dia, medicos , enfermeiros, medicação, psicologos, dentistas a toda hora,visitas, cursos a vontade, caps( TRATAMENTOS PARA DESINTOXIÇÃO), escolas, e bons professores, e os agentes,mal tem um lugarzinho para comerem suas marmitas para economizarem os ticktes. e alem de serem agredidos constantemente de forma verbal, são tembem agredidos fisicamente e psicologicamente é muito revoltante ver essas coisas ai, e sem contar que 99%¨dos psicologos e professores são contra os agentes no geralllllll, tem que mudar com urgencia ai vai o meu apelo.

    ResponderExcluir
  31. ESPACAR SERVIDOR PODE NÉ!A PROMOTORIA DA INFANCIA É UMA PIADA!PODERIA LEVAR ESSES COITADINHOS PRA CASA DO PROMOTOR!

    ResponderExcluir
  32. Aquilo foi filmado com caneta espiã.

    ResponderExcluir
  33. Esses funcionarios depois que perder em todas as instancias ate mesmo na esfera federal , vao trabalhar do que, ao meu ver, ja que todos sao iguais perante a lei... Eles merecem uma segunda chance de permanecer trabalhando, houve casos piores de funcionarios de outras secretarias, nao perderam o cargo muito menos a aposentadoria...

    ResponderExcluir
  34. UM PROBLEMA MUITO FÁCIL DE SER RESOLVIDO, SOLTAMOS TODOS OS BANDIDOS PARA QUE ELES NÃO "SOFRAM" MAIS AGRESSÕES NAS PENITENCIARIAS, E AS PESSOAS QUE ESTÃO OS DEFENDENDO LEVAM UNS TRÊS PARA A CADA DELES E TRATEM COMO ACHAM QUE DEVEM TRATAR!!! MAIS DEPOIS É BOM ESQUECER QUE EXISTE POLICIA E AGENTE PENITENCIÁRIO!!!

    ResponderExcluir
  35. Bom dia,
    Ontem viajei até SP Tucuruvi para fazer a entrega da documentação para ASP onde não entreguei a certidão de objeto de pé, pois não consegui retirar a mesma porque os documentos referentes ao processo estão arquivados em Jundiai,( em 2005 me envolvi em uma briga e já em 2006 a Juíza extinguiu a punibilidade, e como o sistema do fórum mudou 2 vezes nos últimos anos a primeira certidão que tirei não constava nada e na última constou, oque vc acha posso ser prejudicado por isso?

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.