domingo, 4 de agosto de 2013

Defensoria Pública lançará cartilha para orientar familiares de presos sobre revista nos presídios



Veja um dos trechos do texto publicado na RedeBrasilAtual:

“A quantidade de celulares e drogas que chegam com as visitas é insignificante. As drogas e celulares que entram vêm principalmente por conta da corrupção dos próprios agentes penitenciários.”
Bruno Shimizu
Defensor do Núcleo de Situação Carcerária da Defensoria Pública de São Paulo

Fico indignado quando alguém nos julga dessa forma, acredito que o principal culpado de todo esse CAOS que vive o sistema prisional paulista é o governo do estado de São Paulo.
Porque não investir em SCANNER CORPORAL E BLOQUEADOR DE CELULAR???

Veja matéria na íntegra no link abaixo:
Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/08/defensoria-publica-quer-combater-revista-degradante-em-presidios-paulistas-9518.html

30 comentários:

  1. SR. Bruno Shimizu,..... com todo o respeito
    o que o sr. entende de segurança pública e cadeia ????? o atual governo sr. GERALDO ALCKMIN não cuida nem de escolas , quanto mais de cadeias.
    o sr. é um tremendo imbecil e idiota pois é sabido que (1)hum único preso custa $ 2000,00 ao estado e o agente ganha $ 3000,00. que : paga aluguel, escola para o filho, agua, luz, telefone, internet, IMPOSTOS etc.. e estamos ,SEM AUMENTO REAL HA MAIS DE 15anos. então. nós só temos uma coisa a lhe dizer: VOCE MORA NO BRASIL ??????? IDIOTA !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que todo respeito nada uma pessoa que acusa toda uma classe não citando nome, não individualizando, não merece o meu nem o nosso respeito, na verdade digo isso com todo meu desrespeito, a esse individuo que não merece nosso respeito, no minimo deveria ter respeito pelos heróis que trabalham no sistema, esses mesmos profissionais que livram a sociedade desses bandidos, são esses que ficam a maior parte do tempo de sua vida cuidando desses bandidos, então antes de falar qualquer coisa deve conhecer os "inocentes" que eles defendem, por que não publicam casos de visitas que tetam entrar com celular por meio de crianças isso eles não publicam né. não valem nada!!!! "V" de Vitória não de Vingança

      Excluir
  2. Jenis, não vai pichar a casa dele também hein, rsrs

    ResponderExcluir
  3. Scanner corporal sem sombra de duvida, com copia para da gravação para algum órgão fiscalizador ou até empresa terceirizada, ISSO MESMO, empresa terceirizada para não haver manipulação por parte da diretoria nas unidades que nem é feito com as CFTV, FAZEM DE TUDO PARA MANTER SEUS CARGOS E PROVENTOS PREVARICANDO NO TRABALHO SEM PESO NENHUM NA CONSCIENCIA!!!

    ResponderExcluir
  4. Todos nos que trabalhamos no sistema sabemos que 90% de ilícitos que entra na cadeia é trazido por visitantes, advogados e essa corja da pastoral carcerária. O comentário desse tal Shimizu não merece nem minha indignação, ele é mais um palhaço despreparado que não sabe do que fala.

    ResponderExcluir
  5. SE O JENIS PICHASSE A CASA DELE (SR BRUNO) SERIA UM FAVOR A CATEGORIA VISTO QUE APARECE TANTOS PENSADORES EM RESOLVER A QUESTÃO PRISIONAL, POIS A ÚNICA SOLUÇÃO É CULPAR O TRABALHADOR PENITENCIARIO. NINGUÉM ESTA NEM AI PRA NÓS, A SOLUÇÃO É GREVE JÁ...COMPANHEIROS ESTA É A HORA, TEMOS QUE FAZER VALER NOSSOS DIREITOS.

    ResponderExcluir
  6. A cartilha não tem poder mandamental e só vai ser utilizada para orientação. Ocorre que, se a visitante não se submeter aos procedimentos de revista, haverá óbice à sua entrada na unidade prisional e, talvez, poderá a visitante ser sancionada com a suspensão ao direito de visitação por 30 dias.

    Dizer que as agentes prisionais "tocam" a visitante em suas partes íntimas é atribuir à reclamante uma supervalorização do seu relato acerca da revista efetuada.

    Ao meu humilde ver, a visita da forma na qual é realizada, realmente ultrapassa o respeito às pessoas revistadas. Quem é Agente de Segurança no sentido puro da palavra, sabe que a maioria das visitantes não carrega consigo nada de ilícito. Mas existe a parcela de visitantes que faz uso do corpo, mais precisamente a cavidade vaginal, para traficar ou facilitar o acesso de telefone celular ao preso. Com isso, há o chamado "nivelamento por baixo", equiparando as visitantes honestas com as vadias traficantes.

    Mas essa cultura já faz parte da SAP, já que até os servidores são submetidos à revista, que ao meu ver, e apesar de ser menos constrangedora que às feitas nas visitantes, também é vexatório e ridícula. Servidor público, ter que tirar cinto, relógio, anel para adentrar à carceragem é compará-lo a um criminoso em potencial.

    Como já mencionei em outra postagem, a lei preconiza que todo mundo é inocente até que seja provado que sua conduta é contrária e afrontosa a qualquer bem jurídico protegido.

    Na SAP o procedimento é o inverso. Todo mundo é "correria", e precisa demonstrar diariamente dentro do presídio que é honesto. Essa lavagem cerebral já está implementada na cabeça do Agente de Segurança e só mudará (se é que mudará) a longo prazo.

    O ASP se precisar utilizar o telefone celular na administração ou na portaria, não pode.
    Mas os policiais militares que realizam a escolta de presos, os utilizam até na área da revisora.

    Outra coisa, ASP adora reclamar, choramingar e só maldizer onde trabalha, mas não faz nada para que as coisas erradas mudem. São apenas "revolucionários de facebook" ou reclamante do blog do Jenis. É preciso mais.

    Mas voltando à revista de visitantes, eu sou da opinião que esse tipo de medida deveria ser abolida mesmo. O governo deveria investir em tecnologia, tal qual exemplificado pelo Jenis, adquirindo scanner corporal e bloqueadores de sinal de telefonia.

    Enquanto isso não ocorre, a SAP se ampara em servidores que insistem em "limpar carvão", com o cérebro lavado e com viseiras equinas.

    Eu torço para que a defensoria obtenha êxito na sua empreitada, não com foco em visitante de preso e nem pensando em bandido, mas pensando nas visitantes honestas que são equiparadas com as visitantes-traficantes.

    E vou além disso, penso também no ASP sofredor que não precisará mais ficar se despindo para adentrar em seu local de trabalho e, principalmente, nas nossas amigas agentes de segurança feminina, que não precisarão ficar mais revistando 500 mulheres, muitas mal-cheirosas, todo fim de semana, tudo isso para "tampar o buraco" que o governo insiste em fingir que não existe.

    Se a defensoria conseguir a extinção da revista como atualmente é feita, o governo precisará ofertar outra solução para o problema.

    Não querendo ser repetitivo, mas a solução é o scanner corporal e os bloqueadores de sinal de telefonia celular. Com esses equipamentos, o ASP talvez começará a esquecer da "lavagem cerebral", na qual é submetido diariamente, por achar que tem que provar todos os dias que é honesto.

    Se nós não atribuírmos valor a nós mesmos, então não há que se exigir respeito dos nossos dirigentes.

    Só para terminar, a Defensoria Pública não manda em nada. Se este órgão quiser que algo mude, que interponha, junto ao Judiciário ou junto ao Poder Executivo, petição para tal fim e, após a resposta destes últimos órgãos, só nos resta o cumprimento.

    Boa noite à todos os amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário amigo, quanto a cartilha, apenas acho que ela terá o intuito de tumultuar as UPs, arrumando mais antipatia entre agentes e visitantes, até porque muitas visitantes terão dificuldades de interpretar a cartilha...

      Excluir
    2. Obrigado, Jenis! Realmente a tal cartilha só servirá para aborrecer quem trabalha nas cadeias paulistas. O pior não é o sujeito que não conhece a lei, mas sim os que a interpreta erroneamente.

      Vai ser um tal de visitante ser suspensa, ir encher o saco na corregedoria e a corregedoria, por sua vez, ficar pedindo esclarecimentos à unidade prisional, pois esse mencionado órgão correcional (que eu tenho certeza que lê esse blog), dá ouvidos até às denúncias mais estapafúrdias possíveis.

      Se o visitante for lá reclamar que o funcionário deu três tiros na cabeça daquela, e mesmo não apresentando qualquer marca (sem levar em consideração que tiros na cabeça, mata), a egrégia sapiência dos corregedores auxiliares pedirão esclarecimentos à unidade.

      Sei que o exemplo acima é exagerado, mas é assim que acontece. Eles não tem nem capacidade de discernimento para filtrar denúncias infundadas de elementos verdadeiros. Abraçam tudo que aparece lá.

      Jenis, como disseminador de idéias, o senhor deveria incitar os amigos servidores a valorizar o conhecimento. A SAP faz o que faz, pq, infelizmente, os agentes, em sua grande maioria, são alienados.

      Não quero ofender ninguém, mas vc sabe que o que tô falando é verdade.

      Vamos esperar para ver os reflexos da tal cartilha. A defensoria Pública tá virando um Ministério Público às avessas. É preciso tomar cuidado com esse órgão, que como eu disse, NÃO MANDA EM NADA, mas consegue convencer quem manda.

      Excluir
    3. Amigo quer uma resposta curta e clara?

      SE COLOCAR SCANNERS NÃO ENTRA MAIS DROGAS E CELULARES!
      SE NAO ENTRA MAIS DROGAS E CELULARES, CADEIA FICA TENSA E TENDE A QUEBRAR!
      SE CADEIA QUEBRA GOVERNO SE INCOMODA POIS CAI NA MIDIA E A POPULAÇÃO ACABA ENCHERGANDO O QUE ESTA DEBAIXO DO TAPETE.

      VAMOS DEIXAR DE SER HIPOCRITAS?
      DIRETORES SABEM QUE CADEIA COM 0% DE DROGA FICA TENSA, IMPEDE AS FACÇOES DE GANHAR DINHEIRO E CONSEQUENTEMENTE COMEÇAM OS TUMULTOS
      TODOS NÓS SABEMOS QUE SERA IMPOSSIVEL COLOCAR SCANNERS ENQUANTO O GOVERNO NÃO MUDAR A ATITUDE PARA COM OS DETENTOS E NAO TIVER BOA VONTADE.

      ENQUANTO ISSO, FICAMOS NÓS AQUI FINGINDO QUE ESTA TUDO CERTO E SE SUJEITANDO A COMENTARIOS CRETINOS COMO O DESSE SENHOR Bruno Shimizu

      RAFAEL KERMER AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIARIA

      Excluir
    4. Boa noite, amigos!
      Gostaria de parabenizar o colega acima pelo seu comentário, dificilmente observo, infelizmente, pessoas bem esclarecidas juridicamente neste meio funcional. De fato, defensoria não MANDA. Mas, devo ressaltar também que concordo com o que o nobre colega Rafael disse. Penso que quem se preocupa de fato com a segurança de um presídio são os próprios agentes que estão colocando sua vida em risco diariamente, já que a maioria das Diretorias, seja a Geral ou a de Segurança, só se preocupa com seu próprio bem estar, valorizando-se ao extremo, como se perante aos outros funcionários estatutários fossem superiores. Não generalizo, mas sabemos que isso acontece demais. Quero deixar claro também que acho humilhação a revista dos funcionários, pessoas que mantém a Unidade funcionando. Denigre a dignidade da pessoa humana a revista íntima? Sim. Mas não há obrigação de visitar um detento, portanto, livra-se do constrangimento quem não vai.

      Excluir
  7. Cadeia, não é Parque de Diversão, para visita de famíliares





    Visita de familiares em Presídios, deveria ser como é no resto do mundo sem visita intima, se o cidadão foi julgado e condenado para ser excluído do convívio social, alguém achou que nesta terra de quebra galho seria mais calmo ele ver os seus e fazer filhos , deu no que deu, ficou liberado e agora não acaba mais, é como criar cobra , e o agente é o "garçon dela bandidagem" , nas cadeias é só fralda que voa. haja saco.
    Bruno falando em fralda você é um esterco.





    ResponderExcluir
  8. porque nao bloqueia os celulares, e simples, sem os grampos o mp e pm, fica sem informação e nao poderão fazer investigação sentada.

    ResponderExcluir
  9. Não é por nada não Jenis, mais o entendido da RedeBrasilAtual, não deve ter TV, COMPUTADOR e outros meio de comunicação, ou senão não gosta de ler ou saber do sistema penitenciário, bem que ele podia frequentar o seu blog para saber realmente das notícias do sistema penitenciário.

    ResponderExcluir
  10. Fico indiguinado com um babaca deste se dizer defensor publico e ainda defender bandido e sua familia, entra sim pela visita todo fim de semana, gostaria que esta merda de excelentissimooooooo, fosse até um presidio, pode ser qualquer um, e analizar a superlotação dos mesmo e fazer uma cartilha para o governo ser mais "humano" e só colocar a capacidade que o mesmo divulga!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ele tá fazendo o serviço dele, defendendo os malandros. A quantidade de droga quE CAI COM AS VISITAS REALEMNTE é pequena, porque o grosso da coisa entra tudo, ou agora as pobres agentes também tem olho de raio x pra ver laaaa no fundo?? Que canastrão esse defensor!

    ResponderExcluir
  12. Pelo amor de Deus, Sindasp e Sifuspesp entrem com representações urgentes contra esse malandro de terno, me sinto humilhado com essa reportagem, acessem o link, leiam e vomitem.

    ResponderExcluir
  13. Nossa !Que absurdo esse cara falou...Se cada preso pedir pra sua visita trazer uma colher de cha de pó entuchado na dita cuja só em um complexo de s paulo (pinheiros,belem,osasco e etc)entraria num unico dia uns 500 kg e ele diz que é insignificante.Então já que os agentes são corruptos vai la no governador e "determina SCANER corporal em todas unidades AÍ EM UMA UNICA VISITA DE FIM DE SEMANA ELE VAI VER O QUE É INSIGNIFICANTE .sÓ QUERO VER SE ELE TEM @#%*#@!"### PRA ISSO PROQUE O ALKIMIN A GENTE SABE QUE NÃO TEM OU TO MENTINDO ?

    ResponderExcluir
  14. ESSA FOI PAKABA COM O PIQUI DE SP !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto ASP ter como opinião frases de capiau para se referir aos problemas, a SAP te faz de marionete.

      Excluir
  15. SÓ TENHO UMA COISA A DIZER:SR BRUNO SHIMIZU VAI PRA PQP,QUEM É VC PARA JULGAR NOSSA CATEGORIA?OUTRA COISA,SE O VAGABUNDO ESTIVESSE TÃO PREOCUPADO COM SEUS FAMILIARES,ELES NÃO IRIAM PRESOS,TENDO EM VISTA,QUE EM VÁRIOS CASOS SEGURAM SEUS PRÓPRIOS FAMILIARES EM REBELIÕES,IMPONDO TERROR ATÉ EM SEUS PRÓPRIOS PARENTES,MAIS UMA COISA:SOU A FAVOR É DE ACABAR COM VISITAS EM PRESÍDIOS,AÍ ACABARIA ESSA PATIFARIA DE REVISTAS,CARTILHAS,ETC....,CADEIA É FEITA PARA O VAGABUNDO CUMPRIR PENA,E NÃO PARQUE DE DIVERSÕES,E FESTINHAS EM DATAS COMEMORATIVAS,PIOROU VISITAS ÍNTIMAS,ESSA É A PRIMEIRA QUE TERIA QUE ACABAR,MAS NÃO, ESTÁ É PIORANDO,TENDO EM VISTA QUE FOI PERMITIDO ATÉ VISITAS ÍNTIMAS COM TRAVECOS,CHAMADAS DE VISITAS HOMOAFETIVAS,ISSO É ESCULHAMBAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL,MAS VCS ACHAM QUE O COVARDE DO NARIGUDO,TEM CORAGEM PARA ISSO?QUERO VER TER,GOVERNADOR DE 1,99,QUE NÓS TEMOS,ARREGÃO DE BANDIDOS,O ESTADO ESTÁ AVACALHADO MESMO,E SE ELE SE IMPORTASSE COM NÓS,COBRARIA DESSE BRUNO SHIMIZU,DEFENSORZINHO DE 1,99 TAMBÉM A DECLARAÇÃO CALUNIOSA QUE ELE FEZ SOBRE SEUS SERVIDORES,AFINAL SOMOS NÓS QUEM REPRESENTAMOS SEU GOVERNO PERANTE A SOCIEDADE,FICO INDIGNADO QUANDO ISSO ACONTECE,QUE PALHAÇADA,VAMOS PARAR E DEIXAR AS CADEIA A DERIVA!!!!!

    ResponderExcluir
  16. São pessoas despreparadas como o Sr. Bruno Shimizu, que deve ser um filhinhos de papai, que teve todas as oportunidade do mundo para estudar e se formar, que veem na mídia fazer um comentário absurdo, sobre o que acontece no sistema penitenciário e levantar suspeitas sobre o caráter dos seus funcionários. Esse senhor me lembra outra pessoa, que falou uma asneira parecida e que na minha opinião foi um dos responsáveis pelo que acontece nos presídios atualmente o Sr. Nagashi Furukawa.

    ResponderExcluir
  17. Jenis esse trouxa tem que estudar um pouco mais sobre CADEIA, falar sempre que o AGENTE é o culpado é fácil...........precisa ler mais, como ele explicaria que mais de 50% das mulheres presas no Estado foram flagradas tentando colocar Ilícitos para dentro das cadeias????? como essa noticia que foi postada aqui anteriormente...


    Scanner corporal detectou droga escondida nas partes íntimas de visitante em presídio
    É amigos...
    Essa notícia é de um presídio do Rio de Janeiro, é claro que lá o sistema prisional está um caos também, mas na unidade que tem o SCANNER CORPORAL ele ja mosta eficiência.
    Em São Paulo o governo vai continuar culpando o ASP pela entrada de drogas nos presídios, ou vai nos obrigar fazer PAPA NICOLAU e EXAME DA PRÓSTATA nos(as) visitantes?



    10/03/2011 11h16 - Atualizado em 10/03/2011 11h16
    Mulher é detida com drogas durante revista em presídio do Rio
    Scanner corporal detectou a droga escondida nas partes íntimas da mulher.
    Ela ia visitar o companheiro no Presídio Esmeraldino Bandeira.

    Do G1 RJ
    Veja matéria:


    Uma mulher foi detida com drogas escondidas nas partes íntimas, durante uma revista numa penitenciária no Rio. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), ela foi flagrada na manhã de quarta-feira (9) por agentes do Presídio Esmeraldino Bandeira, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste da cidade, que usaram um scanner corporal para fazer a inspeção. A mulher ia visitar o companheiro que está preso.

    De acordo com a Seap, estavam escondidas 218 gramas de ervas secas. Como a mulher não conseguiu remover o material do corpo, teve de ser levada a um hospital da rede pública.

    Após receber alta, ela foi encaminhada à 34ª DP (Bangu), onde, segundo a Seap, foi autuada por transporte ilegal de drogas.
    Leia sobre SCANNER CORPORAL e BLOQUEADORES DE CELULAR nos presídios.
    Clique aqui e veja a matéria na fonte.

    ResponderExcluir
  18. Acho que ele tem que acompanhar mais o que acontece realmente nas unidades prisionais do Brasil inteiro.....vejam noticia..

    http://www.folhadedourados.com.br/noticias/dourados/penitenciaria-mulher-e-flagrada-com-dois-celulares-no-anus

    Mulher tenta entra em penitenciária com dois celulares no ânus
    Share on email 3


    Uma mulher de 35 anos foi flagrada na tarde de ontem tentando entrar na Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa com dois celulares introduzidos no ânus.

    Ela mora em Dourados, no Jardim São Pedro, e embora marido esteja preso na penitenciária ela disse aos agentes que os aparelhos não eram para ele.

    A mulher foi encaminhada ao 1º Distrito de Polícia Civil, ouvida e liberada.

    ResponderExcluir
  19. BOA TARDE JENIS,,,, VAMOS FAZER UMA CAMPANHA PRA ELEGER ESSE MANÉ DIRETOR DE UMA U.P. LOTADA.... COM POUCOS FUNCIONÁRIOS,,,SEM ESTRUTURA,,,,PRA VER O QUE ELE FALA DAQUI A 1 ANO....

    ResponderExcluir
  20. JENIS mandei umas perguntas para o tal sr. Bruni Shimizu no proprio site da materia.

    ACOMPANHEM ESSE COMENTARIO QUE COM CERTEZA SERA POLEMICO.

    http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/08/defensoria-publica-quer-combater-revista-degradante-em-presidios-paulistas-9518.html#comment-989504751

    ResponderExcluir
  21. Esse senhor que diz ser defensor público, nada mais é que defensor de vagabundo, não é de hoje que a defensoria pública cria inúmeros problemas aos funcionários do sistema prisional de são paulo, somos mal remunerados é verdade, mas temos compromisso com o nosso trabalho que não é fácil. recebemos prá manter a segurança dentro das unidades prisionais, não para sermos xingados, agredidos não sóverbalmente mas muitas vezes fisicamente e a mesma defensoria pública não se move para auxiliar na apuração e na púnição dos segregados que tudo fazem para desestabilizar o sistema, "virando" as unidades prisionais que custam muito dinheiro ao erário público, assim como os bons ssalários que estes abnegados senhores recebem prá nada fazer e posar de especialistas. de novo tô cansado de tanto especialista em sistema prisional que não sabe absolutamente nada. se entrassemos com uma ação a cada agressão verbal ou física contra o Estado, este estaria falído.

    sugiro que sejam convidados estes senhores especialistas a passarem uma semana com o uniforme de ASP, trabalhando dentro de uma unidade prá ter um leve vislumbre do que estou dizendo.

    ResponderExcluir
  22. os funcionarios so estao obedecendo ordem da sap se alguem tem que ser punida com serteza esse alguem e a sap porque foi ela que elaboro a rip ,regulamento interno padrao para todas as unidades prisionais do estado de sao paulo

    ResponderExcluir
  23. eu gostaria de entender? O nome de defensor público não é para civis,porque só defendem presos ? o restante da população não é pública,se não é pública é privada . Realmente é o que pensam de nós , uma privada.

    ResponderExcluir
  24. Calma, caros amigos não vamos ficar ofendendo as pessoas através desse blog, como faz muitos de nossos amigos com os companheiros durante o árduo plantão. Quando ouvi falar dessa cartilha, comentei com meus amigos, deveria ser implementada, pois dessa forma visitas seriam barradas, por não aceitar as normas impostas, a adoção dos SCANNERS seria imperiosa facilitando em muito o nosso trabalho. Quanto a não mais entrar drogas, realmente no início irá gerar tensão, mas pensem bem será o começo de uma era em que o sentenciado poderá longe das drogas e do achaque das facções refletir sobre o crime cometido, maneiras de repará-lo e planejamento de uma vida DIGNA, pós-muralha. Quanto a terceirização sou contra quem serão os donos das empresas que vão operar os SCANNERS? Políticos, ou testas de ferros do "crime organizado". Att KLEBER SERAFIM P1 de LAVÍNIA

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.