terça-feira, 20 de agosto de 2013

Estado planeja construir mais dois CDPs no Vale, segundo O Vale.

Fonte: http://www.ovale.com.br/estado-planeja-construir-mais-dois-cdps-no-vale-1.436976

Estado planeja construir mais dois CDPs no Vale


Região já conta com três unidades; atualmente, elas abrigam duas vezes mais presos do que deveriam

Rodrigo Machado
São José dos campos

O governo do Estado prepara um pacote de medidas para enfrentar o problema da superlotação dos CDP’s (Centros de Detenção Provisória) da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. A ofensiva prevê a construção de duas novas unidades: uma em Santa Branca e outra no Vale Histórico, em cidade a ser definida.

O anúncio deverá ser feito entre a coordenadoria regional de presídios e os deputados da Frente Parlamentar em Defesa da RMVale, agendada para a primeira quinzena de setembro.Hoje, a região abriga três CDPs, todos superlotados.

O caso mais crônico é o da unidade de São José dos Campos. A unidade tem capacidade para 512 presos, mas hoje abriga 1.632 (mais de três vezes).
Já no CDP de Taubaté há 2.146 detentos. A unidade deveria atender 768.
O CDP de Caraguá também tem 768 vagas, mas abriga 1.386 presos.

“Todos os três CDPs da região estão em péssimas condições. Você tem uma cela com 40 presos, onde deveria haver apenas 12. Agora, o Estado e a Frente Parlamentar se reunirão para debater a viabilização de mais duas unidades para o Vale”, disse o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV).

“Temos presos condenados que continuam nos CDPs, o que não deveria acontecer. O Estado está extrapolando”, completou.

Compensação.
Segundo o deputado, o governo deverá discutir com os municípios que receberão as novas unidades uma política compensatória, com investimentos em outros setores.
“A reunião será feita com os deputados em 15 dias”, disse.
Para o deputado Marco Aurélio (PT), a superlotação é reflexo de erros do governo.
“É evidente que a construção de novas unidades ajudará, mas só isso não é a solução. Há necessidade de se criar uma política de humanização”, afirmou o petista.

Outro lado.
A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado informou que a distribuição das unidades irá ampliar o sistema prisional de acordo com o princípio da regionalização.

“O preso fica mais próximo do juiz que o julgará, agilizando o processo. A proximidade do preso junto aos familiares também tem grande importância no processo de reintegração social”, informou por meio de nota. “A intenção da SAP é também proporcionar melhores condições de cumprimento de pena, com mais dignidade e


OAB cobra trabalho de reinserção
As comissões dos Direitos Humanos e Política Criminal e Penitenciária, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José dos Campos, avaliaram a intenção do Governo em criar dois novos CDP’s positivamente, mas cobraram a necessidade de desenvolver projetos para reinserir o detento à sociedade.

Para ambas comissões, o sistema prisional do Brasil é um velho problema e que se
agrava cada vez mais com a superlotação de detentos em situações precárias.
“Temos acompanhado e trabalhado em parceria com as unidades dos CDP’s da região com visitas a cada 15 dias a fim de garantir que os presidiários tenham condições mínimas de sobrevivência”, disse o presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, o advogado Cristiano Pacheco.

Estudos.
Segundo o presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Luiz Alves de Lima, a OAB tem recebido pedidos de estudo sobre a população carcerária da região.

“Não é construindo mais presídios que nós vamos eliminar o crime ou colocando mais pessoas atrás das grades. O que deveria ser feito é oferecer um tratamento mais humanizado”, disse Lima. “Há necessidade reintegrar o preso à sociedade, e isso nenhum presídio no Brasil oferece”, finalizou.

11 comentários:

  1. Otima noticia vai girar a lpt.

    ResponderExcluir
  2. SE EU FOSSE O GOVERNO FARIA 4 UNIDADES, UMA SÓ PARA OS TUCANOS DO ALCKMIN

    ResponderExcluir
  3. Aqui no CDP DIADEMA que esta prestes a fazer 01 ano de nova diretoria esta perigoso neste domingo 18/08/13 um funcionário quase sofreu um acidente de trabalho estava fazendo ronda na linha de tiro quando quase foi alvejado por uma garrafa pet de 02 litros cheia com 16 celulares fora os 08 celulares que foram pegos com os presos do semi-aberto que prestavam serviços na unidade de pintura no prédio da carceragem em contato direto com os presos do fechado com autorização da diretoria o preso que estava com os celulares estava na tela do páteo de sol com os presos do fechado tomando banho de sol aqui todo fim de semana cai uma média de 06 07 celulares na linha de tiro e muitas cartas pega na censura com os presos dizendo que esta fácil entra celular em diadema.

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo quero parabenizar pelo ótimo trabalho que seu blog vem exercendo

    Gostaria de li sugerir o Gadget LEIS E CÓDIGOS do Brasil: Para seu Blog.
    O Aplicativo LEIS E CÓDIGOS vem com os linkis das Leis e códigos da federação Brasileira
    Tipo: Liberdade de Imprensa ,Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Transito Brasileiro entre outros.

    Link do Aplicativo: http://bit.ly/10uQet4

    minha admiração!

    ResponderExcluir
  5. Vejamos estas palavras.........
    Não é construindo mais presídios que nós vamos eliminar o crime ou colocando mais pessoas atrás das grades. O que deveria ser feito é oferecer um tratamento mais humanizado.(OAB)
    Tá de brincadeira essa OAB,,,daqui a pouco vão querer pantufas e TV a cabo,,, o vagabundo vai e volta 30 vezes na cadeia e acha que tem que ter tratamento vip,,,, e osso e sal grosso,,,,ninguém merece,,,vai proteger pai de família trabalhador.....país injusto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a oab não toma conta deles ou os direitos humanos também *Tem que eliminar a escória da sociedade*.
      Pena de morte no país! Os vagabundos vão pensar umas 1000 vezes, vagabundo sabe o que é certo ou errado, vida fácil todo mundo quer, até os políticos que sabem da impunidade no paisinho deitam e rolam e nada acontece.
      "ABRAÇO PARA TODOS OS AGENTES PENITENCIÁRIOS".

      Excluir
  6. conversa pra daqui uns 6 anos.
    ja tem uns 4 que escuto falar de registro, sao vicente e santos, e ate hj nada....

    ResponderExcluir
  7. Lpte talves mas é uma otima noticia,afinal moro a 25km de onde vai ser construido o futuro cdp sb afinal 2014 tem eleição.

    ResponderExcluir
  8. Lpte talves mas é uma otima noticia,afinal moro a 25km de onde vai ser construido o futuro cdp sb afinal 2014 tem eleição.

    ResponderExcluir
  9. esse vale do paraíba já é um centro de detenção provisoria . só que é tipo semi aberto o lugar pra ter ladrão. ai é o foco do pcc e ninguém toma providencias.ainda bem que sai desse lugar. o lugar sem estrutura e só tem maloqueiro. nem precisa construir cdp as cidades em si já é uma centro provisório de detenção...socorro!!! vcs que tem filho e quer dar uma educação boa aos seus filhos fuja desse lugar enquanto é tempo abç a todos que concorda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo amor ein ... medrosao soh p informaçao as cidades do vale sao as melhores do estado ... maloqueiro tem em todo lugar ... e nenhuma cidade do pais tem estrutura e a cidade nao faz a educaçao ser melhor e sim o carater e a educaçao da familia ... aposto q vc estava longe da familia e ficava chorando ... se esta no sistema abraça a causa jow

      Excluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.