terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Agente do CDP de Suzano denuncia abuso no tratamento dos presos, segundo o G1(vídeo)

Assista o vídeo no link abaixo:
Fonte:
http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2014/01/agente-do-cdp-de-suzano-denuncia-abuso-no-tratamento-dos-presos.html


Veja a matéria escrita:
Um agente penitenciário do CDP de Suzano denuncia abusos no tratamento dos presos da unidade, bem como falta de funcionários e superlotação. O agente, que preferiu não se identificar, disse à TV Diário que trabalha diariamente com uma sensação de insegurança. Ele atua há 10 anos como agente penitenciário e desde 2007 está em Suzano.

O servidor público diz ainda que funcionários do CDP de Suzano são obrigados a cortar o fornecimento de água para os presos. "Eles são obrigados e fechar 64 registros de caixa d´água às 22h30 e somente reabri-los às 6h. Isso para que presídio alcance a meta de economia anual. E quando isso acontece, o diretor da unidade ganha um décimo quarto salário", explica o agente. Ele diz que esse problema tem revoltado os presos. "Eu diria que é uma bomba que tem um pavio. E esse pavio já está aceso.

O diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Luciano Rodrigues, confirma o que diz o funcionários de Suzano, sobre a superlotação e a falta de funcionários. "De acordo com alguns estudos, deveria ser um agente para cada cinco detentos. Esse número está defasado. Hoje são um agente cuida em média de 20 detentos", explica.

O CDP de Suzano abriga atualmente 2.246 presos, mas a capacidade é para 768 internos. "Isso compromete não só a segurança, mas afeta a saúde do agente. Hoje temos funcionários afastados fazendo tratamento psicológico. É humanamente impossível a pessoa entrar para trabalhar e ficar doze horas trancado tentando resolver esses conflitos internos", diz Rodrigues.

O advogado criminalista Vitor Monacelli Fachinetti, que também é membro do Conselho Penitenciário Estadual diz que a sociedade não deve ignorar as condições desumadas dentro das prisões. Isso faz com que facções criminosas aproveiram a falta de estrutura para controlar as prisões. "O preso sai da sociedade e vai voltar a ela, já que não temos pena de morte no Brasil. E ele precisa voltar reformando a sua mente, seus atos e percebendo que ele vai ter condições de trabalho e educação para si e para os seus na sociedade", explica o advogado.

Nota
Em nota, a secretaria de Administração Penitenciária disse que os funcionários da pasta, como o diretor do CDP de Suzano, por exemplo, não tem autorização pra dar entrevista por questões de segurança. O governo do estado disse que não há falta de água e sim o controle do uso, já que os equipamentos de bombeamento estão sobrecarregados. A secretaria de Administração Penitenciária disse também que está em vigência um plano de expansão que pretende aumentar em quase 10 mil o número de vagas no sistema carcerário.

23 comentários:

  1. meu que se dane estes presos mano, agora o cara vai em tv defender direito de preso , depois em uma rebelião apanha pra kct , ou pode ate ser morto por este lixos , quero mais que eles se danem , e outra ta com dó leva pra casa , entra na pastoral carceraria ou direito humanos , .. vc e guarda meu , ta com medo exonera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero dizer à esse sujeitoClaudio Luz-----> lixo é você, tudo de ruim que acontece com o cidadão tem o governo sua parcela grande de culpa. Os caras estão abandonados, por causa de imbecís como você, os caras saem de lá pior do que entraram. Vai se informar antes de ficar falando besteira, liga pro Alkimin e reclama, a culpa é dele, não dos presos. Fica lá um dia e depois quero ver se é macho mesmo pra afrontar o sistema. Zé.......

      Excluir
  2. CONCORDO COM O COMPANHEIRO ACIMA DISSE!!! VIROU DA PASTORAL CARCERÁRIA É? ESTES CARAS TEM QUE SE FERRAR É MAIS. QUE FUNÇA É VC ? UM AMIGO MEU AQUI DO CDP DE TANTO DE SER BONZINHO COM ESSES MARGINAIS, SABE O QUE ACONTECEU COM ELE? TOMOU 3 TIROS NA RUA SAINDO DA UNIDADE? VIU O QUE DÁ SER MAMUSCA DE LADRÃO? TÁ COM DÓ LEVA PRA MORAR COM VC?

    ResponderExcluir
  3. É isso Claudio Luz, se for guarda tem que pedir exoneração, onde ja se viu ficar defendendo vagabundo que mata por um real.

    ResponderExcluir
  4. Claudio Luz, deixa de ser imbecil, hipócrita e safado. Vc assistiu à reportagem e o teor das denuncias??? Se não assistiu e não tem capacidade de exprimir uma opinião coerente cala sua boca que vc estará prestando um relevante serviço aos seus colegas de trabalho...se é que vc seja mesmo um colega de trabalho e não um vagabundo pagando de guarda.

    ResponderExcluir
  5. Oh Claudio Luz, deixa de ser babaca. Assista à reportagem primeiro e depois abra essa sua boca de lixo pra criticar um colega que tá expondo uma situação que envolve a todos. Se vc não tem capacidade de exprimir uma opinião fecha sua boca...imbecil.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei quem fez a denúncia e também não me interessa saber quem o fez, de qualquer forma eu fico do lado do meu companheiro e me solidarizo com ele porque as denúncias são realmente graves e envolve a segurança não só dos agentes e funcionários da unidade como também a segurança da população em geral se remetermos a situação para além dos muros da cadeia. Eu trabalho no CDP de Suzano e posso afirmar que a situação é gravíssima, principalmente quando o assunto é racionamento de água, alimentação e atendimento médico. Temos passado dias tensos quando temos que explicar para os detentos o porque da constante falta d'água, da qualidade péssima da alimentação e do atendimento médico que não comporta a demanda. Eu tenho procurado ser moderado e tenho falado com os presos que lá fora também tá havendo racionamento de água, que os postos de saúde dos bairros estão superlotados e sem médicos e que a vida de quem está em liberdade tem um custo alto demais. O que está acontecendo em Suzano é reflexo da superlotação que não é culpa dos diretores, nem dos funcionários, é culpa do sistema qual se tornou inviável e não gerenciável. A cadeia foi construída para abrigar 768 detentos e tem quase 2300, No passar do tempo não foi aumentado sequer um metro no tamanho da cadeia assim como a sua capacidade de fornecimento de água à população carcerária atual. O número de funcionários que já era pequeno ficou menor ainda diante das agruras e dos problemas que não param de surgir. O que precisamos é deixar de hipocrisia a banditismo e nos colocarmos como agentes públicos responsáveis e imbuídos de maturidade pra discutir o sistema carcerário dentro dos limites que a Lei nos impõe e dentro do papel que o cargo nos exige sem a arrogância de policia, sem emoção de povo e sem o antropologismo de pastoral carcerária. O problema está aí, eu escolhi ser agente penitenciário...tenho que enfrentá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde.
    Diante de uma reportagem pontual e oportuna, devemos nos unir e contribuir para tentar "abrir os olhos" de uma sociedade cega diante das mazelas de um sistema carcerário falido, pois este se reflete no cotidiano de todos nós e se transforma num ciclo de violência sem fim. Espero também que depois dessa matéria jornalística alguns companheiros deixem de ofender uns aos outros e passem para o nível da discussão. Enfim se formos dar sustento aos nossos sentimentos creio que todos partiriam para barbárie e seríamos mais violentos que os próprios criminosos em questão.

    ResponderExcluir
  8. O Diretor quer o seu 14° Salario colocando o Funça na ponta da faca, tem uns ai que questionaram o Funça mas eu não pq isso e uma manobra do DG para beneficio proprio, aonde eu sou lotado desligamos a aguá e energia as 1:00 e ligamos as 7:00 da manhã e nunca deu nada mas agora vou procurar saber desse 14° pro DG pq e novidade pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Baba-ovo, puxa-saco e cagueta de diretor de cadeia...

    ResponderExcluir
  10. Trabalho na carceragem a 10 anos de ponta, o que vejo é que o Administrativo recebe muita verba do Estado mas não aplica esse dinheiro na Unidade nem no Servidor, entra tudo naquelas famosas notas frias e é comissão pra todo lado.
    O servidor que trabalha na chave cada vez mais sucateado, trabalhando em coisas que seriam jogadas no lixo como mesas e cadeiras que chegam a dar vergonha e infinitas coisas que temos direito e nos é negada pela ADM, enquanto qualquer um que sobe pra almoçar na copa pode ver as salinhas com ar condicionado e tudo o mais até geladerinha, agora eu pergunto é certo isso.

    ResponderExcluir
  11. É fácil ser" MONSTRO" longe da chave, quero ver ser MONSTRO aqui na G4 com 1600 ladrão na sua frente e mais de 10 portões na sua frente e nenhum recurso e os malandros catimbando o dia todo cheios de espetos armas e celulares.
    MONSTROS DE PLASTICO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  12. ESSE AGENTE QUE DENUNCIOU DEVIA ERA ESTAR PRESO, TRABALHO EM SUZANO A 10 ANOS, SE ELE COMEÇOU EM 2007 FAÇAMOS AS CONTAS E TEREMOS 7 ANOS NÃO 10 COMO FOI DITO
    E SABENDO OS POUCOS QUE COMEÇARAM EM 2007 .. RESTAM DOIS FUNÇAS

    DETALHES DOIS VAGABUNDOS QUE METEM O LOCO EM LICENÇAS

    SE TIVESSE REIVINDICADO FUNCIONÁRIOS OU MEIOS MAIS DIGNOS DE TRABALHAR EU APOIARIA A DENUNCIA...

    O CONTROLE DE AGUA E NECESSÁRIO, POIS SE DEIXAR ELES ESVAZIAM A CAIXA DE AGUA QUE E DE 300 MIL LITROS EM MENOS DE 2 HORAS, PRA QUE PARA TOMAR 5 BANHOS POR DIA
    LAVAR 50X O PÁTIO POR DIA...

    ESSE COLEGA QUE DENUNCIOU, DEVIA RESPONDER UMA BELA DE UMA SINDICÂNCIA.... DEVE SER MAIS UM DOS VAGABUNDOS SIMPÁTICOS QUE PAGA PAU DE LADRÃO...

    TENHO NOJO DE LIXOS COMO VC... SEMPRE TRABALHEI NO PAVILHÃO, PASME AMIGO EM SUZANO MESMO...

    QUEM FAZ O RITMO E O ZELADOR.. SE TA RUIM PRA VC, PRA MIM NÃO TA BOM... MAS REIVINDICAR AGUINHA PRO LADRÃO..
    EXONERA COLEGA ...VC NÃO MERECE PERTENCER A NOSSA CLASSE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim falou um guarda decente. Prá ladrão é: osso e caroço! Ladrão tem que se f... mesmo. Na cadeia em que trabalho se vacilar eles abrem as torneiras e fazem piscina dentro da cela. Tô mentindo? Se na rua também falta água, porque não vai faltar na cadeia? Se eles tiverem de virar a cadeia vão virar com água ou sem ela. Raça ruim, cambada de vermes, eles tem é que fritar dentro das celas. Quem não concorda é porquê tá do lado deles.

      Excluir
    2. Agora sim falou um guarda decente. Prá ladrão é: osso e caroço! Ladrão tem que se f... mesmo. Na cadeia em que trabalho se vacilar eles abrem as torneiras e fazem piscina dentro da cela. Tô mentindo? Se na rua também falta água, porque não vai faltar na cadeia? Se eles tiverem de virar a cadeia vão virar com água ou sem ela. Raça ruim, cambada de vermes, eles tem é que fritar dentro das celas. Quem não concorda é porquê tá do lado deles.

      Excluir
  13. Guardas, guardas....a super lotação só fortalece o crime e nos enfraquece. Não adianta entrar nessa "vagabundo não quer nada" quando somos nós que vamos trancar os animais. Na minha humilde opinião deveria era ter pena de morte para esses caras, mas infelizmente isso não existe. Deixar os ladrões estressados só vai provocar uma coisa: REBELIÃO, dai o(s) pobre(s) guarda(s) que estiver no pavilhão é quem vai pagar o pato, o diretor vai negociar com os vagabundos e a vida segue. Portanto a denuncia procede.

    ResponderExcluir
  14. Mais um detalhe sobre o denunciante, ele trabalha a noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples bem simples, fala para esse Diretor de Suzano fazer captação de água para atender a meta e ganhar seu 14º salário, quanto os Guardas que estão em pequena quantidade obriga os Agentes que se encontra em desvio de função na Administração,Secretaria e coordenadorias descerem para a Cadeia e fazer suas funções que serão bem mais benéficos e não terá a falta de guardas.

      Excluir
  15. Prá ladrão é: osso e caroço! Ladrão tem que se f... mesmo. Na cadeia em que trabalho se vacilar eles abrem as torneiras e fazem piscina dentro da cela. Tô mentindo? Se na rua também falta água, porque não vai faltar na cadeia? Se eles tiverem de virar a cadeia vão virar com água ou sem ela. Raça ruim, cambada de vermes, eles tem é que fritar dentro das celas. Quem não concorda é porquê tá do lado deles.

    ResponderExcluir
  16. Prá ladrão é: osso e caroço! Ladrão tem que se f... mesmo. Na cadeia em que trabalho se vacilar eles abrem as torneiras e fazem piscina dentro da cela. Tô mentindo? Se na rua também falta água, porque não vai faltar na cadeia? Se eles tiverem de virar a cadeia vão virar com água ou sem ela. Raça ruim, cambada de vermes, eles tem é que fritar dentro das celas. Quem não concorda é porquê tá do lado deles.

    ResponderExcluir
  17. Olá Renato. Olha, eu e muitos outros não concordamos com você e muito menos estamos do lado do "ladrão". A sua raiva pode até ser compreensível mas não aceitável,a sua posição é radical e a sua visão é unilateral, o que o torna cognitivo-comportamental e descontextualizado do novo padrão de agente penitenciário exigido pelo Estado, pela anistia internacional e pela sociedade. A sensatez não nos permite condescender com essa mentalidade involuntária de que o "ladrão" tem mais é que fritar dentro das celas, o "ladrão " tem sim é que cumprir a pena que lhe foi imposta pelos crimes que ele cometeu mas com a sua cota de água, sua cota de comida, de remédio, de atendimento judiciário e de respeito. Nunca vamos abdicar da nossa autoridade diante do preso e nem tampouco relaxar a disciplina, o preso tem que saber onde é o lugar dele, qual a sua conduta na cadeia e quais os seus deveres e obrigações. Se nós agentes penitenciários ficarmos "pagando raiva" pro "ladrão" vai se esgueirar a nossa autoridade dando deixa para as facções criminosas reivindicarem a paz e a ordem dentro das prisões.

    ResponderExcluir
  18. Oi Jenis fui convocada pro concurso de asp 2009 pra levar os documentos e exames médicos gostaria de saber se tem algum modelo específico de laudo médico, pois a médica em que fui pediu para eu verificar se tem que colocar alguma coisa especificando no laudo que é pra penitenciária, aí eu fiquei sem saber. Pode me ajudar? Desde já obgada

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.