quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Relato de Agente penitenciário refém na rebelião do CDP de Guarulhos II ocorrido ontem.


Divulgo esse email que recebi, não cito o nome do ASP por motivos óbvios e por ele ter me solicitado o anonimato, mas como se trata de companheiro que acredito nas suas palavras e atitudes, torno público o email.
Abaixo do email veja o VÍDEO com imagens da rebelião.

Bom dia Jenis!

Tudo começou no RCD quando os presos renderam 2 agentes com simulacros e tentaram fugir, mas foram impedidos pelo ASP da revisora que mesmo com o risco de uma arma (ate o momento não se sabia se de verdade ou não) apontada para ele fechou os portões e deixou o local.

Após a tentativa de fuga frustada, voltaram para a carceragem já com outros ASPs como reféns e abriram o raio 2, nós das outras gaiolas trancamos o que foi possível, cadeados e algemas nos portões e corremos para a parte superior da ultima gaiola e ficamos ali por um bom tempo esperando eles chegarem até nós.

Na carceragem não tem rota de fuga então não tínhamos como fugir e também não tínhamos rádios, ficamos na longa espera até que eles quebrassem tudo até nos alcançarem. Por fim quando nos alcançaram os presos disseram que ninguém ia encostar na gente e que deveríamos ir com eles até o raio.

No raio 7 ficamos na cela da faxina até que os negociadores pedirem nossa presença, foi quando atravessamos a radial no meio de quase 2500 presos e fomos para o parlatório para verem como nós estávamos.

Em seguida fomos para a cela 8 do raio 2 onde aguardamos ate o final das negociações, que se resumiram na entrada pacifica de todos para as celas contanto que o GIR não invadisse. Por fim nós mesmos que trancamos a cadeia desfizemos a barricada e saímos.

O fato começou as 9:40 e saímos as 15 horas, eramos 11 ASPs, 1 professor do Senai e 2 enfermeiras que foram liberadas no inicio, ninguém foi agredido.

Pelo que ouvimos inicialmente PARECE que os presos dos raios não sabiam o que os presos do castigo iriam fazer, eles disseram que achavam que eram os presos do seguro tentando invadir, tanto que não reivindicaram nada, apenas a não entrada do GIR na unidade.

Dentro dos raios não quebraram nada, mas destruíram inclusão, enfermaria, radial, salas de aula, biblioteca.

Bem por enquanto é isso, qualquer dúvida estou à disposição.



Veja imagens televisiva sobre a rebelião:


10 comentários:

  1. Excelente e bem descritivo o relato do nosso companheiro. Diante dessa explanação agonizante muitas perguntas poderão ser suscitadas e poucas e evasivas respostas poderão ser dadas. Não seria a superlotação o estopim dessa bomba relógio que está prestes a explodir nos presídios paulistas? O fenômeno da superlotação é algo estressante que nos esgota os esforços num tenso dia de trabalho, nos suga as forças, nos torna incapazes diante de tantos e tantos problemas. Como pode um sistema de fornecimento de água que foi construido pra 768 indivíduos suprir as necessidades de um numero quase quatros maior sem que nenhuma adequação foi feita. Soma-se a isto a capacidade supra da energia elétrica, da alimentação, do atendimento médico, do atendimento psicológico, do fornecimento de remédios e medicamentos sem contar o numero de funcionários que não aumenta conforme aumenta o numero de encarcerados. Os presos sabem que tem que cumprir suas penas dentro das condições de privação de liberdade mas não dentro dessas condições subumanas impostas por este sistema perverso que o pune além das penalidades impostas pela lei e que pune também o funcionário e sua família nesse universo agonizante, estressante e psicologicamente cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Colega, na minha unidade cabe 500 e hoje está com 1.600

      Excluir
    2. CARO COLEGA TA LEMBRADO DO "PADRÃO FIFA"???

      AQUI É O "PADRÃO SAP"

      CONSTRÓI-SE UNIDADE COM X DE CAPACIDADE

      E SOCA 3 VEZES PELO MENOS....

      E FODA-SE QUEM VAI FICAR NA PONTA DA FACA.

      Excluir
  2. destruíram inclusão, enfermaria, radial, salas de aula, biblioteca. Ja não se tem muitos recursos, e ainda destroem oque tem, é uma pena saber que estas pessoas tem a mente maligna e destroem as únicas formas de entreter e diminuir suas penas, depois dizem que são escolachados pelos funcionários,quando eles mesmos se escolacham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TENHO UM EXCELENTE PLANO DE SAÚDE O IAMSP ( FOI IRONIA SE NÃO PERCEBERAM RS.)

      QUEM VAI FICAR PERRECANDO ATENDIMENTO NA ENFERMARIA NÃO SOU EU...

      MESMO CASO QUANDO PÕE FOGO NOS COLCHÕES
      TEM QUE FICAR 3 MESES DORMINDO NA PEDRA..

      Excluir
  3. Acho que o Asp está equivocado, pois quem segurou a fuga foi um AEVP, certo, que apontou a Famae para os que estavam tentando fugir, que retornaram assim que viram o Aevp. Então, tá faltando um pouco de verdade em relação a isso.

    ResponderExcluir
  4. bom caros amigos, é lamentável tal relato, quando na verdade deveriamos estar relatando ak coisas boas pra categoria, vejam a que ponto estamos chegando com nossa propria ignorância em relação aos nosso direitos, e mais uma vez não vamos fazer nada pra melhorar isso??? nosso amigo e dono do blog ak me permita dizer uma vez que o senhor também é asp, porque não fomentar ak no seu blog a greve de nossa categoria? nós não podemos mais ver esse tipo de noticia veiculando nos meios de comunicação e ficarmos inertes e cegos e tapados aos fato e acontecimentos, o narigudo do nosso Governador ta nem ai pra nós, temos um principio de assembleias por um tal sindicato ai da categoria, estou acompanhando e não vejo os ASPs participarem e só ficam da mesma forma que aqui, dizendo asneiras e falando que é areia, então caros amigos de profissão vamos acordar, sou asp a 5 e 6 meses sofridos ak em são paulo entre viagens, trocas de plantão e muita movimentação na minha unidade uma vez que é transito da capital, eu pergunto: Vamos aderir a greve dia 10 de março ou não, conversei com o diretor do tal sindicato ontem e ele disse que vai juntamenta com a força sindical tentar fazer barricada ao menos numas 10 unidades, e quem esta´ra com ele nesse? certamente guarulhos estará por sentirem na pele como é, é o restante de nós quem estará??

    ResponderExcluir
  5. Amigão só sei que é o seguinte, pelo o que vejo na unidade que trabalho, CDP de SV, e o que ouço falar, as unidades estão super lotadas, estão tipo barril de polvora, infelizmente estamos na linha de frente a diretoria só quer saber do prolabore incorporar e o governo de maquiar não tem muito o que fazer que Deus nos proteja...

    ResponderExcluir
  6. TODA VEZ OS GUARDAS FICAM DE REFEM E FICA POR ISSO AI MANDAM PRA LAUS 1 AI TIRAM UMAS FERIAS

    ResponderExcluir
  7. MAIS UMA VEZ QUEM PAGA O PATO É OS GUARDAS NÉ ! FAZER O QUE O GUARDA NOS RAIOS TRABALHA NA SUA FUNCÃO , É OBRIGADO A INFORMAR TUDO PARA O PRESO REFENTE AO QUE SABE , ELE É PSICOLOGO , ENFERMEIRO ETC E AINDA GANHA UM SALÁRIO QUE NÃO DÁ PRA SOBREVIVER DIREITO E AINDA QUANDO SOBE UM NIVEL PERDE O TIKET .
    OU SEJA O GOVERNO SÓ FALTA FALAR VOCE TA SENDO PAGO PRA FICAR REFEM , PORQUE QUANDO ALGUEM FICA DE REFEM , CONDENA O PRESO EM CARCERE PRIVADO AÍ PASSA A MAO NA CABEÇA DO PRESO , AINDA O ESCULHACHADO ( PRESO ) NÃO QUER QUE O GIR ENTRE !

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.