domingo, 16 de fevereiro de 2014

Estado define locais onde serão implantados presídios de Pacaembu, segundo o G1.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/02/estado-define-locais-onde-serao-implantados-presidios-de-pacaembu.html


Estado define locais onde serão implantados presídios de Pacaembu

Centros de Detenção Provisória terão capacidade para 1.536 presos.
Locais serão instalados no km 7 da Estrada Vicinal Kouitiro Sato.

Vinícius Pacheco Do G1 Presidente Prudente

Consulta foi feita pessoalmente por funcionários durante as últimas semanas (Foto: Reprodução/TV Fronteira)Comércio aprovou chegada das unidades
prisionais (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) confirmou a localização dos dois novos Centros de Detenção Próvisória (CDP's) que serão instalados em Pacaembu, ainda sem previsão de inauguração. Eles ficarão no km 7 da Estrada Vicinal Kouitiro Sato, que liga o município a Mirandópolis.

De acordo com a SAP, a liberação do local que receberá as duas novas unidades prisionais foi feita após análise do terreno para publicação de Decreto de Utilidade Pública. Ao todo, 1.536 vagas para detentos do sexo masculino serão abertas. A intenção, segundo a secretaria, é de elas sejam utilizadas para “para minimizar o déficit de vagas do sistema prisional paulista”.

A abertura da licitação para que ocorra o início das obras no terreno está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano. Todos os recursos financeiros para a construção serão destinados pelo governo estadual, enquanto a regularização do espaço e a documentação necessária ficou a cargo da administração municipal.

Pacaembu já conta com uma unidade prisional, a Penitenciária Ozias Lúcio dos Santos, localizada no km 615 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). O presídio possui população carcerária de 1.110 presos, enquanto sua capacidade é para 873 pessoas.

A prefeitura espera que os novos CDPs tragam um impulso para a economia local. “Conseguiremos uma maior arrecadação, um aquecimento do comércio e um crescimento na construção de moradias na cidade. Até o setor da agricultura pode ser beneficiado, com a venda das produções para os funcionários das unidades”, explica o secretário administrativo João Nabor Zanetti.

Agentes penitenciários que trabalham em São Paulo (SP) ou outras cidades de fora da região de Presidente Pruente, mas que têm família em Pacaembu ou cidades da região de Presidente Prudente também devem se beneficiar. “É uma opção para que eles peçam transferência e atuem em locais mais próximos de seus parentes”, diz o secretário.

O comércio aprova a implantação das duas novas unidades. De acordo com um levantamento da Associação Comercial, feito em novembro de 2013, cerca de 90% dos proprietários de estabelecimentos concordaram com a novidade. “A previsão é de que R$ 1,5 milhão sejam inseridos no comércio de forma direta [vendas e empregos] e indireta [serviços]”, comenta o presidente da associação, Wilson Pereira da Silva.

Quanto mais fatura para a cidade, maiores são os repasses estaduais e federais, segundo a prefeitura. “Se aumentamos a renda per capita, também conseguimos requerer uma maior quantidade de recursos. É isso que esperamos”, declara Zanetti.

Um comentário:

  1. Saiu a consulta da LPTE de Bernardino de Campos é so publicar nas noticias link para consulta abaixo:
    http://lptespecial.sap.sp.gov.br/novasunidadesv2/consultarClassificacao.aspx

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.