quarta-feira, 28 de maio de 2014

Presos fogem após render agente, mas são recapturados em Itirapina, SP

Fonte: G1
Presos fogem após render agente, mas são recapturados em Itirapina, SP

Caso aconteceu na Ala de Progressão Penitenciária, no domingo (25).
Os dois internos algemaram um agente durante a entrada de visitantes.
Do G1 São Carlos e Araraquara

Rebelião na penitenciária de Itirapina (SP) (Foto: reprodução GloboNews) 
Agentes da Penitenciária contaram com a ajuda da
PM na ação (Foto: reprodução GloboNews)
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) abriu procedimento apuratório para investigar a fuga de dois presos, no último domingo (25), na Ala de Progressão Penitenciária - Itirapina (SP) II. Por volta das 10h15, eles renderam o agente de segurança penitenciária durante a entrada de visitantes. A SAP divulgou o ocorrido somente na manhã desta terça-feira (27). Mesmo algemado pelos detentos, o agente conseguiu pedir ajuda, o que fez com os fugitivos fossem recapturados logo em seguida.
Segundo a SAP, os internos simularam estar armados, usando as mãos por debaixo da camiseta. Eles ordenaram que o profissional deitasse no chão, empurrando-o e o algemando. Mesmo rendido, o agente dirigiu-se ao setor de Subportaria do Regime Fechado, que acionou uma equipe de apoio.
Os presos conseguiram fugir, mas foram recapturados minutos depois pelos agentes, que contaram com a ajuda da Polícia Militar. A SAP não detalhou a área exata onde os fugitivos foram localizados.
Além do procedimento apuratório preliminar, também foi instaurado um procedimento disciplinar em desfavor dos presos, que podem perder benefícios ao fim da apuração. Os internos do regime semiaberto têm permissão para usufruírem de cinco saídas por ano, onde se dirigem para a casa de familiares.
Segurança
Em relação à segurança na Ala de Progresssão Penitenciária, a SAP informou que as unidades e alas de regime semiberto não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralhas.
Em nota, a Secretaria ainda alegou que a permanência nesse tipo de regime se caracteriza muito mais pelo "senso de autodisciplina", que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão.
 

5 comentários:

  1. Vai vendo pessoal, agora o criminoso vai ser doutrinado a focar preso por vontade propria "senso de auto disciplina", e bandido agora tem senso de alguma coisa??? Fica aqui a minha indignacao, pois na Ala de Progressao da PII de Itirapina nao existe seguranca nenhuma, onde apenas 1 Agente tem que tomar conta sozinho de quase 200 deterntos, e um Agente fica na "Ronda" apenas pra segurar B.O. quando algum se evade!!! Nesta unidade o agente nao pode nem ser chamado de agente de seguranca, tem que ser chamado de "Super Homem"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ala de progressão é uma piada sem estrutura é mal planejada mal construída, não tem enfermaria,não tem local para visitas como banheiros separado,não a local de atendimento,não tem guaritas em volta,não oferece segurança para os funcionários e a sociedade e põe em risco a própria unidade a que pertence pois baixa segurança permitem presos se comuniquem com fechado e juntos planejem fugas e ataques à unidade.(com certada a SAP vai culpar os agentes pela sua incompetência em lidar com realidade ).

      Excluir
  2. essa ala de progressão é uma idiotice, fica a poucos metros da avenida e a diretoria desta unidade inventou uma guarita aos fundos para que um funcionário fique durante o dia rodeado de presos do lado externo e interno, isso ja era de esperar pois sabemos de denuncias de armas de fogo reais nesta ala, sabemos que o sistema esta falido, mas esta falindo ainda mais com as diretorias nas unidades prisionais, Diretores despreparados, que não conhecem nem o significado de segurança, administração indicados por vinculos podres....pois é assim esta itirapina II, se não acreditam, funcionarios desmotivados, revoltados, sem vontade de trabalhar, sem direção....pois é uma das unidades que era considerada modelo hoje esta abandonada, não digo os melhores mas os mais experientes funcionarios deste sistema encontran-se la,,,,,,,abandonados..... uma vergonha.......E aviso podera acontecer coisa pior, isso foi um exemplo para os outros detentos......

    ResponderExcluir
  3. Acorregedoria administrativa da SAP tem acesso à esse blog, e por isso tem ciencia das falcatruas que ocorrem na sap... mas é omissa...

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.