segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Fim das revistas íntimas, presente de Alckmin ao crime organizado

Há mais de cem anos pratica-se a revista intima nos presídios do estado de São Paulo. Fazer revista intima é um procedimento que não agrada os familiares ou amigos de presos, e muito menos o agente penitenciário que a faz. Apesar do constrangimento é uma prática necessária para garantir um mínimo de segurança no interior das prisões.



Recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou a lei do deputado Bitencourt, do PSD, que praticamente encerrou com esse procedimento de mais de cem anos. Mesmo tendo 180 dias para que o estado se preparasse para o cumprimento da lei, o governador Geraldo Alckmin decidiu aplicá-la imediatamente. A aplicação imediata da lei certamente trará consequências gravíssimas e inevitavelmente vai transformar cada presidio de São Paulo numa imensa e poderosa biqueira. As portas para a entrada de drogas e outros materiais estranhos à vida carcerária estão escancaradas. O aumento do consumo de drogas promete disparar nos presídios. Com isso, crescerão a insegurança e os riscos para os agentes penitenciários e todo funcionário.



A opinião pública sabe que os 160 presídios paulistas funcionam precariamente. Dentro deles, o crime organizado faz a festa, deita e rola e vive do jeitinho que o diabo gosta. É a pura verdade quando falam que o governo de São Paulo administra o sistema carcerário em parceria com as facções criminosas. Na administração dos presídios, nenhum passo estratégico é dado sem considerar os interesses do crime. Já os interesses dos funcionários, sempre ficam num segundo plano, mesmo que os funcionários vivam diariamente correndo riscos, inclusive com inúmeros assassinatos de agentes penitenciários já registrados.



A lei do deputado Bitencourt só deveria entrar em vigor quando o Estado reunisse as condições técnicas e materiais para aplicá-la. Hoje, todo presidio paulista conta com insuficientes recursos para impedir que drogas e outras porcarias sejam despejadas dentro deles. Os detectores de metais encontrados nos presídios não resolvem todo o problema. Diante disso, o constrangimento da revista intima se faz necessário. Para solucioná-lo, antes da aplicação da lei o governador deveria equipar cada unidade prisional com o chamado SCANNER CORPORAL, único instrumento capaz de substituir a revista intima e impedir que, por exemplo, a droga introduzida no corpo do visitante chegue até o preso.



Porém, o próprio governador já disse que terá dificuldades de adquirir o SCANNER CORPORAL, pois ele é muito caro. Cada SCANNER custa em torno de 500 mil reais. Ora, o que são 500 mil reais para um governo que deixou desaparecer no escândalo dos trens do Metrô quase um bilhão de reais? Dinheiro está sobrando num estado que deixou escapar da educação em torno de 8 milhões de reais para custear a campanha de Ortiz Junior, em 2012, para prefeito de Taubaté, segundo denúncias e a cassação do mesmo em primeira instância por esse motivo.



Se o governador diz não ter dinheiro para equipar os presídios com SCANNER CORPORAL, nunca falta dinheiro para encher os bolsos dos acionistas internacionais da SABESP, a responsável pela falta de água na grande São Paulo. Anualmente o governo paulista, através da SABESP, remete mais de 400 milhões de reais para o bolso desses bandidos internacionais. Outros tantos milhões de reais, Geraldo Alckmin torrou no Itaquerão, preparando o estádio para a abertura da Copa. Na verdade, sobra dinheiro em São Paulo. Porém, a segurança pública e a segurança dos agentes penitenciários não são prioridades. E por falar em milhões, quantos estão sendo gastos para reeleger o governador. Na presente campanha eleitoral, duas empresas envolvidas no pagamento de propinas no escândalo do Metrô foram flagradas doando dinheiro para a campanha do governador na semana passada.

Dos 160 presídios paulistas o único que possui o SCANNER CORPORAL é a P2 de Presidente Venceslau, presidio de segurança máxima, o que é quase nada diante da exigência real de melhores condições de trabalho e segurança no sistema carcerário, além do que esse SCANNER CORPORAL estava fora de uso até a semana passada.



A lei do deputado Bitencourt foi aprovada rapidamente pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Geraldo Alckmin. De olho na eleição, o govenador não perdeu tempo. Ele quer o voto dos familiares e amigos dos presos, e fez de conta que não conhece a realidade do sistema carcerário. A aplicação da lei, também agrada aos defensores dos direitos humanos, que nos últimos meses ficaram escandalizados com as condições carcerárias e as revistas íntimas que sofriam quando tiveram que visitar os presos do mensalão, em Brasilia, mas até então, nunca tinham se escandalizado com essa forma de revista.



No estado de São Paulo, a lei não deveria ser aplicada, pois o próprio secretário da Administração Penitenciária, o senhor Lourival Gomes, conhece como ninguém a realidade dos presídios. Lourival, que começou sua vida no sistema carcerário trabalhando como escriturário e guarda de presidio, sabe muito bem das consequências do impedimento de revista intima. No entanto, seu conhecimento é inútil porque ele se comporta como um verdadeiro office boy e garoto de recados do govenador, cumprindo sem questionamentos qualquer determinação oficial, mesmo aquelas que aumentam riscos de violência sobre agentes penitenciários.



Como a lei está sendo cumprida às pressas, e está deixando de lado a exigência do uso nas visitas do SCANNER CORPORAL, me resta recorrer ao Ministério Público exigindo que o cumprimento da mesma só seja feito quando as condições técnicas previstas pela própria lei estejam devidamente asseguradas.



A partir de agora, entendo que denúncias devem ser feitas em todos os órgãos de imprensa, pois a determinação do governador, cumprida sem a mínima estrutura, parece mais um presente de Alckmin ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Por essas e outras é que a cada dia cresce o ódio dos agentes penitenciários por esse govenador. Também, por essas e outras é que precisamos impedir a reeleição de Geraldo Alckmin. Uma vez reeleito, certamente coisas piores virão.

Jenis Andrade

28 comentários:

  1. Com a falta dos SCANNERS e com a revista intima já fora de uso só nos resta aguardar o pronunciamento do SR Governador dizendo que no tempo em que levou para implantar os equipamentos não foi feita nenhuma apreensão de ilicitios ou ilegais durante a revista nos visitantes se tornando assim desnecessário tal equipamento.Pode esperar.

    ResponderExcluir
  2. Suas palavras foram extremamente PERFEITAS!!!
    Relatou absolutamente TUDO!
    Creio que já tem conhecimento, mas nesse final de semana na P2 de Venceslau, houve muita "bateção" por parte dos presos devido ao "transtorno" que a utilização do scanner causa. Mas acho que o que mais "pesou" no assunto, foi a impossibilidade de adentrar à unidade com drogas e afins.
    Nosso Estado virou uma terra de ninguém, onde o crime vem dominando. Cada dia mais existe a inversão de valores e com "mais essa" do desGoverno vemos que ele não está nem aí para nós funcionários. E quer apostar comigo que daqui alguns dias será flagrado dentro de uma unidade uma quantidade expressiva de entorpecentes e a MÍDIA (manipulada) levantará a situação de que houve "facilitação" ou "negligência" por parte dos funcionários? E maaaaaais uma vez ocorrerá a inversão de valores?
    Minha família não vota nele. Meus amigos não votam nele.
    Infelizmente só um milagre tiram esse maldito do poder. Estamos é %¨*%(&$%%

    ResponderExcluir
  3. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/08/sp-quer-alugar-scanners-para-acabar-com-revista-intima-em-presidio.html

    ResponderExcluir
  4. Não pode entrar arma, mas entra isso aqui fácil, fácil e a um custo extremamente acessível:
    http://www.shoptime.com.br/produto/110962358/faca-de-ceramica-7cm-com-protetor-para-lamina-la-cuisine?DCSext.recom=RR-item_page.rr2-ViewedPurchased&nm_origem=Rec_Product_rr2&nm_ranking_rec=1

    por 30 contos ela vai direto para o bucho ou pescoço do guarda! Parabéns Alesp, Parabéns Picolé de ChuChú!

    500 mil por scanner é caro? quanto é gasto em seguro para guarda morto pelo crime ao ano???? Faça as contas! O scanner tá de graça se levar esse fator em conta! E digo mais, as próprias visitas (não as parceiras do crime e nem as fedidas que vão pagar ducha na cadeia) ficaram indignadas pq não teve scanner com o fim da revista, muitas disseram que isso era um perigo!!! Revista íntima é algo horrível e humilhante sim, mas as próprias visitantes que são decentes e tem o mínimo de juízo na cabeça sabem que se é ruim com ela, pior sem ela!

    Na moral, o guarda tem q ser sacana nessas horas, ir para a sala com os banquinhos e ficar apertando o talk do HT quando toda visita senta nele, assim aciona o detector, barrando TODAS as visitas! E ai quero ver! Em 2 dias vai chover scanner corporal pelo estado!!!!

    ResponderExcluir
  5. Faço minha as suas palavras e alegações, trabalhei no plantão de ontem e foi muito difícil, a precariedade das condições de trabalho é o nosso maior problema, fiquei indignado pela postura dos Sindicatos que diante essa aberração não tomou providência alguma, ouvi de todos meus colegas de trabalho que a partir de Sábado teria um motivo mais do que justo para que todas as unidades do estado parassem, mas infelizmente não vi nenhuma postura dos Sindicatos a não ser de aceitação.
    Várias visitas com ar de deboche e comentários infelizes para conosco, trabalho porque preciso assim como todos meus colegas, amor a profissão o Desgovernador já matou de dentro de nós faz tempo, tenho nojo dessa Secretaria podre. Quem consente se iguala a eles.
    Depois a Coordenadoria exige blitz geral mensalmente e os palhaços aqui tem que entrar e tentar tirar o que de uma forma repugnante foi autorizado.
    Muita revolto, deveria parar todo o SISTEMA.

    ResponderExcluir
  6. Fato o exposto, realmente Teremos que trabalhar dentros das Biqueiras legalizadas pelo governador de SP, infelizmente

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber qual sera reação dos sindicalistas de plantão que vivem dizendo que necessitamos de melhorias no trabalho cade vocês sindicalistas , por que não propor uma greve geral .

    ResponderExcluir
  8. Palavras sábias as suas e denuncias graves.mas pelo que vejo o governador e seus secretários se filiaram ao partido:digo PCC as claras e parece que nenhuma autoridade vai contra tudo isso,será que estamos diante de um estado totalmente tomado pelo crime organizado,será que só eu estou pensando isso,será que estou exagerando,será que as autoridades militares não estão vendo isso,será que o judiciário não esta vendo isso,ou será que eu estou ficando louco.tomara que pelomenos a oposição denuncie isso pois acredito que a grande maioria da população ainda é de pessoas honestas formada de pais e mães de família que não aguenta mais essa bandidagem que tira vida de sangue inocente todos os dias,e que com certeza esta clamando por endurecimento de penas e mais justiça e não leis como essas que so vem a somar ainda mais com esse senário diabólico vivido todos os dias,o tiro vai sair pela culatra senhor desgovernador Geraldinho,se você achou que iria ganhar mais votos com essa lei de beneficio pra bandido,através de seus familiares,você quebrou a cara pois agora pra quem tinha duvida agora tem certeza: você é uma vaquinha de presépio que é e sempre foi dominado pelo crime organizado,não adianta mais pagar de durão e coisa e tal contra o crime não,pois você provou com tudo isso que no mínimo não passa de um covarde que sede a ameaças mesmo contando com todo um esquema monstro de seguranças pra você e todos os seus familiares e seus secretários também.já o guarda o pm e o policial civil de sp sim são verdadeiros heróis que mesmo andando sozinho no horário de folga não se acovardam para criminosos.pois se não fosse esses valiosos homens eu não sei o que seria da pobre e desamparada sociedade.e quando esses valiosos homens são ameaçados pelo crime organizado não tem nem amparo nem respaldo nenhum desse governo não é mesmo senhores secretários: vocês sabem do que estou falando.mas pode deixar os homens da segurança desse estado vai fazer de tudo o possível para esclarecer essa sociedade e tirar de você todos os votos possíveis e imagináveis de você seu carniceiro maldito.vou falar igual aos seus manos desgoverno alguém vai pagar por isso,vai chega viu vai vai vai.é questão de honra.que Deus proteja a todos nós desses carniceiros

    ResponderExcluir
  9. Voces nao vao acreditar que na p tres de franco rocha o dg quis se aparecer e levar para o alckimin um numero grande de apreensoes, voces acreditam que ele convocou ontem(domingo) o plantao e deu blitz geral hoje(segunda). mandou o diretor de plantao convocar e a revolta foi geral. saldo da revista: 1 aparelho celular quebrado no pateo e uma maquina de tatuagem kkkkkk quis ganhar ponto e ganhou mais a nossa revolta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que seu DG não determinou a revista pensando que se achasse muita coisa poderia provar que foi uma decisão errada liberar os visitantes sem revista? Sei lá, nem conheço o "cara".

      Excluir
    2. ele nao sabe nada de cadeia, novo no sistema e amigao do coordenador ele nunca trabalhou no pavilhao e nem sabe trocar ideia com os presos e nos funças.nunca desceu na cadeia e pra conversar com ele so com hora marcada.como questionamos na hora que deu ordem para nao revistar, ficou bravinho e quis mostrar que quem manda é ele. ta a um ano no predio e tem a rejeiçao de 80% dos guardas.nao fica mais 6 meses so ta fazendo cagada.

      Excluir
    3. PAREIUVA TAMBEM FOI NESSE NAIPE!

      Excluir
    4. Parece ter sido boa a intenção da revista: achar bastante droga seria bom argumento para pedir a vinda urgente de scaner ou a volta da revista íntima. Só que como não acharam nada, então não entrou droga, ou aumento na entrada né... vai saber...

      Excluir
  10. É MAIS UMA VEZ O GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIN COMPACTUANDO COM O CRIME ORGANIZADO, PARA INSASTIFAÇÃO GERAL DE NOSA CLASSE,QUER DIZER , DOS OPERARIOS DO FUNDÃO, POIS DIRETORIAS CORREM JUNTO COM O GOVERNADOR ,POIS TEM INTERESSES EM SE MANTER NOS CARGOS !!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Este final de semana uma das visitantes, já dentro da Unidade, falou: "- Agora tá "mamão"!..." e sem falar que aumentará o número de visitantes pois as mesmas tb comentaram que agora tal e tal pessoa poderão vir, .... e outra muito importante é que NINGUÉM MAIS SERÁ BARRADO POR PROBLEMA DE SAÚDE TAMBÉM!!!!!!... TAIS COMO SARNA E DOENÇAS VENÉREAS!!!!!!!!!!.... parabéns DESGOVERNO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. 18/08/2014 15h44 - Atualizado em 18/08/2014 15h44
    SP quer alugar scanners para acabar com revista íntima em presídio
    Segundo governador, mudança nas unidades prisionais será gradual.
    Lei tem até seis meses para ser regulamentada pelo governo.
    Tatiana Santiago
    Do G1 São Paulo


    Scanner vai evitar revista íntima (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
    Scanner vai evitar revista íntima
    (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse na tarde desta segunda-feira (18) que pretende alugar scanners para as unidades prisionais do estado. O equipamento irá substituir as revistas íntimas, conforme prevê a lei sancionada na semana passada.
    “Nós estamos estudando ou alugar ou comprar. O aluguel é mais rápido. Nós não vamos alugar para todos nem comprar para todos, que são muitas unidades prisionais. Nós vamos iniciar pelas mais necessárias”, afirmou o governador após visitar o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros São Paulo, na Praça da Sé, no Centro da capital.
    De acordo com Alckmin, a mudança na revista será gradual. “Enquanto a gente não tiver os scanners tem que manter [a revista], por isso o prazo de seis meses que a própria lei estabeleceu

    ResponderExcluir
  13. Temos que encontrar um meio de esta carta chegar ao conhecimento da imprensa, para que dessa forma, essa informaçao seja do conhecimento do publico geral

    ResponderExcluir
  14. BABACAS DESIGNADOS , CONCURSO PARA DIRETOR JÁ , ASP SABE DE NADA CUMPRE TUDO, ABSURDO E AINDA VAI RESPONDER SINDICÂNCIA, ESQUECE LPT ASp ESTA SENDO CONIVENTE COM ESTÁ DECISÃO ORDEM ABSURDA.
    QUEM DEIXOU ENTRAR DROGA, ARMA, EXPLOSIVO FOI O ASP NÃO O GOVERNADOR...EO PORTE NÃO REGULAMENTADO ATÉ AGORA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, acabei de dizer isso, os asps foram ludibriados pelos diretores gerais das Unidades, cumpriram uma ordem absurda, deixaram visitas entrar nas unidades sem revistar, para cumprir uma lei que tem 180 dias para aplicação, o ASP não sabe a diferença de entrar em vigor e ser cumprida, a SAP tinha 180 dias para se adequar a nova regra o ASP foi lá e cumpriu, agora estão dizendo: Cumpri porque o DG mandou, explica lá em SP, e espera sentado a LPT, a DEJEP. Ordens absurdas não se cumprem, se não consegue segurar, pica o cartão e doa sangue zé.

      Excluir
  15. É POR ESSAS E OUTRAS QUE EU CONTINUO A FAZER CONCURSOS,ESSE GOVERNO E ESSA SECRETARIA NÃO ESTÃO NEM AI PARA NÓS QUE ESTAMOS NA LINHA DE FRENTE COM AS CHAVES E UMA CANETA NA MÃO. BANDO DE LIXO,SOMO SÓ NÚMEROS E ESTATÍSTICAS PARA ESSE GOVERNADOR MAIS NADA. FORTE ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem que fazer concurso fora do estado de sao paulo, porque senao vc vai apenas pudar de secretaria, e vai continuar no mesmo, patrao, nao muda nada. temos que nos adequar ao sistema, trabalhar do jeito que o governo quer. pra que se estressar???

      Excluir
  16. É CHEGADA A HORA DE NOS MOBILIZARMOS E COBRARMOS DESSES SINDICATOS QUE FAÇAM ALGUMA COISA E QUE ESSA PATIFARIA E OUTRAS QUE A POPULAÇÃO NÃO SABE TORNASSE PUBLICO. DEPOIS TODOS NÓS SOMOS TAXADOS DE CORRUPTOS E CONIVENTES, QUANDO NÃO TEMOS RESPONSABILIDADE NENHUMA.

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, assistindo agora pela manhã ao Bom dia São Paulo o governador Geraldo Alckmin disse que as revitas intimas devem continuar enquanto não chegarem o scanner na sua unidade!!! Então quem deu essa ordem absurda se não ele?! Agora que o chicote esta estralando o picolé de chuchu pula para trás... pessoal nesse próximo fim de semana vamos voltar com a revista intima e se o DG falar qualquer coisa, manda ele ver a entrevista do chefe dele!!! Abraço a todos os guerreiros do sistema!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai esses engomadinhos das adms dão essas ordens absurdas e ficam assitindo de camarote deixa o chicote estralar aí nó sobe na mesa deles e dizemos "AGORA ÉSUA VEZ DE PÁ" ENTENDEU DESSE LA ERESOLVE.

      Excluir
    2. Aí fudeu hein, para os DG... kkkkkkk Esse Gerardinho tá mesmo é ficando gagá já, tá precisando é se aposentar... kkkkkkk Acabou com os seus DG.

      Excluir
  18. Se o governo gasta dinheiro com tanta bosta q nao vale apena ..isso nao é nada. Olha o tanto de dinheiro q foi gasto na COPA ?
    E. Agora eles estao chorando por causa de uns. Scanner aff ninguem mereçe fica passando por revista intima

    ResponderExcluir
  19. tudo porque venceslaus colocou o scaner que tava no almoxarifado juntando poeira para funcionar

    ai a cadeia tremeu o estado tremeu todo mundo tremeu

    scaner em uso fica osso para o crime

    ResponderExcluir
  20. Artigo 3º - Todo visitante que ingressar no estabelecimento
    prisional será submetido à revista mecânica, a qual deverá ser
    executada, em local reservado, por meio da utilização de equi-
    pamentos capazes de garantir segurança ao estabelecimento
    prisional, tais como:
    I - “scanners” corporais;
    II - detectores de metais;
    III - aparelhos de raios X;
    IV - outras tecnologias que preservem a integridade física,
    psicológica e moral do visitante revistado
    Só uma duvida, quando ele diz "tais como" o quer dizer???

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.