sábado, 2 de agosto de 2014

Prorrogado a inauguração da Penitenciária Feminina de Votorantim pela 6ª vez.




Penitenciária feminina sofre novo atraso

Pela sexta vez, Estado adia a data de entrega da unidade. Agora, a promessa é para o segundo semestre

Trabalhadores dizem que se o número de funcionários não dobrar, obra não ficará pronta até o final do ano - Erick Pinheiro
 



Míriam Bonora
miriam.bonora@jcruzeiro.com.br

A conclusão das obras da Penitenciária Feminina de Votorantim foi adiada pela 6ª vez. O novo prazo dado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) é que o complexo esteja pronto ainda neste segundo semestre de 2014. A previsão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) era de que a unidade fosse entregue em outubro de 2011. Desde então, foram sucessivos adiamentos; o último prazo era de que a conclusão seria em julho.

A SAP não respondeu qual o motivo do novo atraso nas obras, apenas lembrou que o contrato com a MVG Engenharia e Construção Ltda foi rescindido unilateralmente em julho de 2012, pois "a empresa não conseguiu entregar a obra pronta e em perfeitas condições, caracterizando, portanto, a inexecução parcial do contrato", diz a nota. As obras foram retomadas em dezembro de 2012 pela Construtora RV Ltda.

Ainda segundo a pasta estadual, atualmente a construção está em fase de procedimentos para implantação de fornecimento de água, entre outras providências. Essas outras providências não foram detalhadas pela SAP, mas funcionários da construtora relataram à reportagem que ainda há muito o que fazer.

Os trabalhadores afirmam, por exemplo, que ainda não estão concluídas a estação de tratamento de esgoto, a caixa d"água - como é visível, pois está apenas no cimento, faltando impermeabilizar e pintar -, assim como faltam acabamentos externos de alguns prédios, como caixaria, rebocos e pintura; calçada, gramado etc. Eles relatam que os comentários são de que, se o número de funcionários não dobrar, com acréscimo de novos 80 trabalhadores, não será possível terminar tudo a tempo para inaugurar o complexo este ano.

A penitenciária

A Penitenciária Feminina de Votorantim está sendo construída na rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79) e terá capacidade para 826 mulheres no total, sendo 718 para o regime fechado e outras 108 vagas para o regime semiaberto. O custo total será de R$ 64,9 milhões.

Serão quatro pavilhões celulares que, além das celas, terão áreas para atividades esportivas, pátio de sol, creche, local para amamentação, administração, portaria e pavilhões de trabalho, áreas de saúde e visita íntima, além de outras estruturas básicas.

Desativação da cadeia

A promessa do governador era de que, com a inauguração da penitenciária, a Cadeia Feminina de Votorantim fosse desativada. Porém, a informação do delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, é de que a definição do que funcionará no prédio da cadeia só virá após a inauguração da penitenciária.

O delegado explica que o prédio não deve ser desativado, mas a cadeia pode ser transformada em uma Unidade de Trânsito, como ocorreu em São Roque. Essa unidade abrigaria as mulheres condenadas que aguardam vaga em uma penitenciária e também as que foram presas à noite, aos fins de semana ou feriados, que logo serão transferidas para um Centro de Detenção Provisória (CDP).

19 comentários:

  1. E a Penitenciária Feminina de Guariba??? desde 2010 em construção e até hoje nada e nem se ouve falar nada!!!

    ResponderExcluir
  2. E a penita de Piracicaba;alguem tem informacoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente pra setembro companheiro(a).

      Excluir
  3. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/08/1494855-governo-alckmin-cancela-licitacoes-para-construcao-de-12-prisoes-em-sp.shtml

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Mogi-guaçu esta enrolado?

      Excluir
  5. Para Guariba eu vou , não fui pra Taiuva para esperar Guariba, só esperar o ano que vem bois vamos
    Abz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta td amaaaaaaarrado!

      Excluir
    2. Também pretendo ir pra Guariba, tenho 08 anos de sistema, será que tenho chance de uma vaga?. ASP MASCULINO.

      Excluir
  6. Esse governo de SP é só blá blá blá, e com certeza irá atrasar mais ainda as nossas nomeações do
    Concurso de asp!!!

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA AMIGOS PARECE QUE VCS NÃO CONHECEM O DESGOVERNO ALCKMIN AINDA FALTA DOIS MESES PARA AS ELEIÇÕES ELE NÃO PODE INAUGURAR SEM FAZER PROPAGANDA ELEITORAL QUEM SABE TAMBEM NÃO REVERTA O CANCELAMENTO DAS licitações para construção DOS 12 presídios .

    ResponderExcluir
  8. Taquarituba eh lenda da caverna do dragão...

    ResponderExcluir
  9. Mas o mestre dos magos vai mostrar o caminho ainda tenha calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk uuunniiiiii!...
      Bérrrrrréé...

      Excluir
  10. vai sair ou nao a de guariba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, estou em dúvida se tento ir pra Guariba também! Encontrei essa informação no D.O 01/08/14 - Executivo I:

      Contratante: Secretaria da Administração Penitenciária
      Contratada: Construtora RV Ltda.
      Objeto do contrato: Conclusão da execução de obras e serviços de engenharia, consistentes na construção da Penitenciária Feminina de Guariba e da Ala de Progressão Penitenciária.
      Objeto da alteração: Alterar a planilha orçamentária e o cronograma físico-financeiro vigente. Prorrogar o prazo de execução por 184 (cento e oitenta e quatro) dias. Prorrogar o prazo de vigência por 184 (cento e oitenta e quatro) dias. Prorrogar o prazo da garantia até 05/02/2015.
      Cláusulas alteradas: Quinta, Nona, Décima, Décima Primeira, Décima Segunda,
      Data da assinatura: 29/07/2014

      Excluir
  11. Após a eleições, há chance de serem inauguradas as femininas de Votorantim e Mogi Guaçu e a Masculina de Piracicaba.

    ResponderExcluir
  12. Deusssssss te Ouçaa, pq já ta virando palhaçada a penitenciária de piracicaba viu, pelo amor de Deus !!! Ela esta praticamente pronta é só a bendita da entrada termina.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.