sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A história da Penitenciária do Estado, antiga PE, hoje PFSantana.


Essa penitenciária nos anos 20 era exemplo de penitenciária no mundo todo, hoje temos um sistema prisional paulista falido e carcomido.

Veja a história com fotos da época no link abaixo:
http://www.saopauloantiga.com.br/penitenciaria-de-sao-paulo/

48 comentários:

  1. Aprendi trabalhar lá. Com bons profissionais, e principalmente grandes amigos, que tenho até hoje. Quem não conheceu, infelizmente perdeu uma grande oportunidade de conhecer o que é um presídio DISCIPLINADO.

    ResponderExcluir
  2. Isso é fruto da incompetencia exatamente de quem?

    ResponderExcluir
  3. Ali conheci o "lenda viva", um grande amigo e pessoa admirável. Hj ele é DG num dos CDPs de Pinheiros (Dr. Guilherme). Foi a primeira pessoa a me ajudar quando fui pra Capital e por isso, sempre serei grato. Vc, velho amigo, merece todos os elogios que por ventura surgiram neste blog e quantos as criticas, são normais. Nem vou me identificar, pois com certeza isso só vai gerar intrigas. Mas, fica aqui meu registro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenda vida? O velho Mun-rá, já tá empalhado.

      Excluir
    2. A filha do lenda viva, é diretora da acadepen e tá respondendo processo criminal no fórum da barra funda por peculato.

      Excluir
    3. Eta pega....crime de peculato e ainda é diretora? pode isso, lourival? Cadê a corregedoria que se diz imparcial, correta e atuante? Pode isso, jenis? faça alguma coisa... questione, seu blog tem peso contra essas coisas..

      Excluir
    4. Doutor Guilherme? Doutor em quê? Mania de guarda ficar chamando diretor de doutor...

      Excluir
    5. Mun-Rá mestre das fugas saia pelas saidas secretas e deixava os funça na podre,Lá em Pinheiros Uva abraça ladrão como se fosse filho e os funça só no lépo-lépo
      Tomara que tenha apreedido coisas boas pois as ruins ele tinha bastante pra ensinar...

      Excluir
    6. O mun-rá só tá lá, pq na época que fatiaram a casa de detenção em unidades menores, ele abraçou a diretoria de uma, pois ninguém queria aquela porcaria. E também pq é da época do lourival gomes e na SAP, impera a "amigocracia". Queria ver ele tocar o belémI e II, o parada neto e outras cadeias problemáticas. Ser DG numa cadeia que só tem funça no probatório e de presos seguro do seguro, é a maior teta.
      A filha dele só tem cargo pq é filha dele, pq não tem competência nenhuma para o cargo, além de ser prepotente, arrogante e verdadeira igual uma nota de 3 reais.

      Excluir
    7. Sabe de nada inocente essa é nossa SAP
      Vocês conhecem alguém desta lista

      Processo: 0032386-09.1994.8.26.0224 (224.01.1994.032386)

      Classe: Crime Contra a Administração em Geral(arts.312 a337,CP)

      Área: Criminal

      Distribuição: Livre - 28/04/1994 às 10:37
      2ª Vara Criminal - Foro de Guarulhos
      Outros números: 0032386-09.1994.8.26.0224
      Dados da Delegacia: Outros nro. /0 - Não Informado - Não Informado
      Exibindo todas as partes. >>Exibir somente as partes principais.
      Partes do Processo
      Autor: Justiça Pública
      Indiciado: Jocelyn de Araujo Neto
      Indiciado: Hugo Berni Neto
      Indiciado: Manoel Ribeiro Moraes
      Indiciado: Wilson Denigres
      Indiciado: Ulisses Wolfmann
      Vítima: Administracao Publica (peculato)

      Excluir
    8. A filha dele responde a processo? Já foi condenada? NÃO, então ninguem pode acusa-la de nada, ou vc acha que quando um ASP responde a uma sindicância, ele já é culpado? Claro que não né. Se pensar o contrário, desculpe meu amigo, mas não se esqueça que um dia podera ser vc.

      Excluir
    9. Trabalhei com o Guilherme tambem. Quando o chamo de Dr é por puro respeito. Na real, não conheço nenhum Doutor na SAP, mas aprendi a ter respeito pelos mais antigos e isso, é o anda faltando nos novatos. Hj em dia ser antigo é ser velho.

      Excluir
    10. é verdade.... a partir de agora, vou chamar todo mundo que for mais velho do que eu, de doutor... vou começar pelo meu vô, que tem quase 80 anos e só tem o antigo ginasial...

      Dotô mun-rá... a filha dele não tá condenada, mas prá mim pouco importa... tomara que seja demitida a bem do serviço publico...

      Excluir
    11. Processo:

      0070014-15.2007.8.26.0050 (050.07.070014-1)
      Classe:

      Inquérito Policial

      Área: Criminal
      Assunto:
      Peculato
      Local Físico:
      26/09/2014 00:00 - Ministério Público
      Distribuição:
      Prevenção - 06/09/2012 às 14:12
      23ª Vara Criminal - Foro Central Criminal Barra Funda
      Exibindo todas as partes. >>Exibir somente as partes principais.
      Partes do Processo
      Autor: Justiça Pública
      Declarante: FUNCIONARIOS DA SECRET DE EST DA ADM PENINT DO ESTADO DE SAO PAULO
      Denunciado: VERA LUCIA CIDRONIO DA SILVA
      Denunciado: FRANCISCO DE ASSIS SANTANA
      Denunciado: SANDRA REGINA DE SOUZA APRILL
      Advogado: Joao Carlos Gomes da Silva
      Denunciado: MARIA APARECIDA PINHEIRO SARNO
      Denunciado: JANE MEYRE DE ALMEIDA
      Denunciado: HELENICE DE FÁTIMA ROSALINO POLITO
      Denunciado: APARECIDA REIGOTA
      Denunciado: GISELE ANGELICA SILVEIRA RODRIGUES
      Denunciado: VIVIAN HOFFGEN
      Denunciado: IRACI DE FÁTIMA CONSORTI
      Denunciado: SANDRA DE SOUZA MENEGHETTI

      Excluir
    12. Eu fiz curso de marceneiro, tb qro ser chamado de doutor...

      Excluir
    13. CDP II PINHEIROS É A UP QUE CONCENTRA O MAIOR NUMERO DE DETENTOS QUE COMETERAM CRIMES BARBAROS, QUEM DIZ QUE É "MAMÃO" É PORQUE NÃO TRABALHA LÁ, E SE HJ É CONSIDERADA " CADEIA MODELO", É PELO EMPENHO DE TODO CORPO FUNCIONAL E UMA EXELENTE GESTÃO. PARABENS GUILHERME!

      Excluir
    14. Quando falo ter respeito pelos mais antigos, não estou dizendo "idoso" e sim, com muitos anos no sistema prisional. A vc que deseja que a filha do Guilherme seja demitida, parabens. Na vida é assim, a frustação faz muito mal. Na real, fiquei com pena de vc. Com certeza vc deve ser uma pessoa infeliz, mesmo que negue. Mas, desejo de coração que Deus te abençõe e o ajude a conquistar o que sonha, pois caso contrário vc será um sério candidato a depressão, mesmo que negue.

      Excluir
    15. Trabalho em pinheiros II.. a cadeia é mamão mesmo...

      Excluir
    16. É lamentável como pessoas se dedicam apenas a atingir outras, e ainda sem conhecimento do que escreve.
      Quando a Casa de Detenção foi "fatiada" quem ficou como diretor foram Aniceto, Jesus e Zepelin, e não o Dr. Guilherme.
      Jenis trouxe a nós uma história que muitos ainda não conheciam, mas infelizmente um "Zé Mané" que não sabe o que diz, ou talvez seja um daqueles envolvidos com os "mano" tenta a todo custo atingir um profissional honrado como o Dr. Guilherme.

      Excluir
  4. Quem viu, viu e quem trabalhou lá como eu, sente orgulho. Mas, aconselho aos amigos que se puderem ir até Ubatuba-SP, façam o passeio até a ilha Anchieta (1º Presidio). Só restam ruinas, mas prá quem é do sistema se torna interessante e leiam a historia. Só para ilustração, quando o criminoso cometia uma falta grave, ele levava uma surra e era colocado no mar e depois, ficava de 3 a 5 dias sem tomar banho (só curtindo a salmora). Alias, a P.E foi construída logo depois da rebelião na Ilha Anchieta.

    ResponderExcluir
  5. Lamento muito que nosso amigo Jenis nunca tenha colocado um link com as historias do sistema prisional, elaborado aqui pela equipe do Museu Penitenciário Paulista. Infelismente com isso, acaba repetindo a posição das pessoas que não conhecem o valor dos funcionarios que trabalham no sistema e desvalorizam o que produzimos no dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o trabalho do amigo Sidney e de todos que construíram e não medem esforço para manter o Museu Penitenciário Paulista funcionando é de se parabenizar, agora estou andando o estado todo e com pouco de tempo, mas quando acabar a campanha quero fazer uma visita aos amigos do MPP e divulgar o trabalho que existe no Museu Paulista Penitenciário.

      Excluir
    2. Então valeu meu "chorinho ", contamos com o ápio de cxs para divulgação das histórias do sistema. A sociedade ainda tem muito preconceito por se tratar de um Museu Penitenciário. Só a categoria usando esse espaço como seu, pois de fato é, que poderemos ser respeitados pela sociedade em geral. Obrigado Jenis

      Excluir
    3. Na faculdade onde sou acadêmico de Direito divulguei e na segunda feira estaremos por ai visitando ..... uma honra conhecer um pouco da História do sistema ....

      Cássio

      Excluir
  6. Legal, e ela foi exemplo e ponto de partida para algumas outras unidds que foram criadas - Laus I - que chegou a ser exemplo na América do sul, Avaré Araraquara, etc.
    Depois, rasgaram a LEP em nome da economia e nunca mais fizeram penitenciárias com celas individuais ( Checar a Lei nº 7.210/84, ainda em vigor mas...estranhamente esquecida pelo desgoverno e não fiscalizada pelo MP conivente e parcial).
    Só essas excrescências que vemos por aí sendo inauguradas a moda "baralho", com ladrão saindo pelo ladrão (essa doeu) e faltando servidores até pra fazer reclamação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Laus I tem uma "maket" que esta apodrecendo pelo descaso. É de dar dó ...o museu da SAP já deveria ter tomado, nem que fosse a força. Se alguem duvida vai lá prá vêr.

      Excluir
  7. O NEGOCIO TA FEIO EM PRESIDENTE PRUDENTE TBEM, JENIS DE ANDRADE, DEVIDO OS PRESIDISO SE CONCENTRAREM MUITO Um taxista de 63 anos foi assaltado na noite dessa sexta-feira (26) por um falso cliente durante uma corrida até o Bairro Aeroporto, em Presidente Prudente. Ladrão tentou enforcar a vítima.

    Segundo a Polícia Civil, o “cliente” contratou o serviço do taxista no Terminal Rodoviário e pediu para ser levado até o prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes, próximo ao Aeroporto Estadual de Presidente Prudente.

    De acordo com o Boletim de Ocorrência, quando o taxista entrou em uma estrada de terra, no prolongamento da avenida, por volta das 23h, o passageiro encostou um objeto em seu pescoço e o ordenou que parasse o veículo.

    O passageiro então anunciou o assalto e em seguida “tentou passar o cinto de segurança no pescoço do taxista”, segundo consta no registro policial. Neste momento, “o taxista pediu para que o ladrão levasse o dinheiro e o carro, mas que o deixasse no local”.

    O ladrão então empurrou a vítima para fora do veículo, assumiu a direção do automóvel e fugiu do local, seguindo pela estrada de terra.

    Em seguida, o taxista sinalizou para outro veículo que passava pelo local e a vítima foi levada de carona até o Terminal Rodoviário, onde acionou a Polícia Militar.

    A ocorrência foi registrada na Delegacia Participativa de Presidente Prudente, onde o taxista repassou as características do assaltante. A vítima não soube precisar qual tipo de objeto foi encostado em seu pescoço. Além do carro, VW Gol, foram levados cerca de R$ 180.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E daí? O que que isso tem a ver?

      Excluir
    2. Vdd, nd a ver kkkkk aff.

      Excluir
  8. INCOMPETÊNCIA EXCLUSIVAMENTE DO DESGOVERNO DO ESTADO,PRINCIPALMENTE NA GESTÃO PSDB/DEM. (20 anos) OU VC QUER INSINUAR ALGO?????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao, so p confirmar msm.
      Esse psdb tem q sumi junto c PT, revoltante meu.

      Excluir
  9. É fácil criticar e falar mal das pessoas,, seria bem mais bonito e ético se essas pessoas se identificassem ao invés de ficarem anônimos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabou de escrever o cara que se identificou...

      Excluir
  10. Para quem crítica a filha, do Sr Guilherme deveria ser um pouco menos imbecil e ver o quanto o núcleo a que ela é subordinada trabalha, se o pessoal novato está tendo curso de formação de qualidade é graças ao empenho dela e da equipe dela.... Reflita mais e tenha certeza do que diz, acusar sem provas é crime fale do que vc sabe, não dá sua imaginação....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a equipe dela trabalha.. vc falou bem...

      Excluir
    2. A equipe dirigida por ela...vc falou bem ...

      Excluir
  11. Trabalho no CDP de Pinheiros e tenho muito orgulho em ter por DG o "Dr. Guilherme". Pessoa honrada e de uma competência ímpar. Somente quem o conhece é que realmente pode dizer. Comentários à boca pequena existem muitos, mas só quem vive à realidade é que sabe. Trabalhar em uma unidade de " seguro", como muitos acham, não é moleza. Temos as mesmas obrigações e responsabilidades que qualquer outro ASP do sistema e tenho certeza, que muitos dos que criticam, dariam tudo para trabalhar nessa unidade. Se fossemos todos um "bando" de seguros e folgados, não teríamos dado nossa cara à tapa, para levarmos borrachada e gás de pimenta na cara. E a propósito probatório também é ASP...todos nós já o fomos um dia...e atire a primeira pedra quem puder....É fácil fazer críticas anonimamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabou de escrever o cara que se identifica...os ASP dai não são seguros... a cadeia é de seguro e só entra nela quem o mun-rá quer.. ele escolhe a dedo os presos...é mentira?

      Excluir
  12. Colegas falta 07 dias para as eleições e dia 05.10.2014 será o dia que poderemos ter um representante na câmara federal, isso se nós nos mobilizarmos em pedir votos para Jenis de Andrade 5078, vamos falar com nossos familiares, amigos, colegas de trabalho pois a eleição do JENIS poderá ser o marco divisório entre a humilhação, falta de condições de trabalho, baixo salários, falta se segurança enfim tudo que nos oprime e a bonança.Espero que cada um de nós peça ao menos 05 votos.E não se esqueçam de nosso irmãozinho o Carlos Giannazi 50789 para deputado estadual.Quem comenta é JAMAMELU

    ResponderExcluir
  13. É triste como uma tópico de algo que poderia trazer conhecimento para aqueles que não tiveram oportunidade de conhecer, possa virar essa lavação de roupa suja entre pessoas que não se conhecem. Mas o tema ainda está sendo bem acessado, então temos tempo de retomar o raciocínio (A história da Penitenciária do Estado, antiga PE, hoje PFSantana). Abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Leandro
      Vivemos numa democracia, mas, este personagem que se diz tão entendido de assuntos pertinentes ao sistema prisional, tenta a todo custo denegrir a imagem de pessoas que contribuem para que nossas funções sejam respeitadas.
      Se este "ANONIMO" quer mesmo lavar a roupa suja, procure os órgão pertinentes e faça a sua denuncia, de sua cara a tapa.
      Utilizar-se deste blog e de uma postagem interessante sobre a historia do sistema prisional, é o mesmo que não ter identidade, é ser covarde ao ponto de se esconder através do anonimato.
      Lamentamos que pessoas com este perfil possa gastar tanto tempo para tentar destruir outras.

      Excluir
  14. Quer postar processos aqui? Tudo bem, os processos são públicos, só peço que não faça comentários, afinal, quem responde processo não é culpado ainda, não podemos agir como o desgoverno representado pela SAP costuma agir, jogando no lixo quem é apenas processado, portanto o comentário dizendo que um diretor gosta do cigarrinho do capeta e que ele é bandido não foi postado, reformule a postagem que será postado, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Jenis. Não vou me identificar, pois nesse caso não o faz necessário. Se o servidor acha que seu superior age em contrariedade as leis que o denuncie, mas o faça em forum competente. Infelizmente usam seu blog como leões esfomeados, mas garanto a ti, na frente de um corregedor ou juiz, viram gatinhos. Mas, tambem não sou contra as criticas construtivas, mesmo que vindas de um anonimo. Frequento seu blog com muita regularidade, pois gosto de saber o que anda acontecendo no estado. AOS NOVATOS, abram seus olhos e não se "aliem" a pessoas que só sabem reclamar, pois isso não o levara a lugar nenhum.

      Excluir
  15. Infelizmente o sistema está cheio de pessoas que gostam de denigrir a imagem dos outros, por isso é que somos tão esquecidos pelo governo e pela própria SAP, e para esses que ficam falando que nós que trabalhamos no CDP II de Pinheiros somos seguros, no dia da Greve estávamos lá enfrentando o choque, e levando borrachada quanto muitos ai que se dizem, o tal, nem se quer deram as caras, tanto os daqui que ficam criticaqndo o DG quanto de outras unidades.

    ResponderExcluir
  16. Para falar é preciso conhecer, pq não vão lá e ficam trabalhando por uma semana, mas, sem essas vestimentas do"poder", vão de uniforme...fiquem lá, daí sim podem falar alguma coisa. Nós que estamos todos os dias e horas, podemos dar qualquer opinião, mas quem fica atrás de uma mesa...faça o favor

    ResponderExcluir
  17. Gostaria que alguém me explicasse algo...Há 05 anos no Sistema aprendi que, qdo solicita uma transferencia e esta sai, vc tem que assumir e ficar um ano para "somente" após esse período pedir outra, mas como na Penitenciaria Feminina de São Paulo (santana) uma pessoa que hava pedido a transferencia, esta saiu no mes passado, daí por conhecimento de uma outra pessoa de "outra" penitenciaria conseguiu ficar no lugar onde já trabalhava????? cade a Ouvidoria??????

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.