quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Matéria jornalística sobre o assalto da VTR e de clicks no CR de Sumaré.


Fonte: http://portal.tododia.uol.com.br/_conteudo/2014/12/policia/56191-homem-assalta-unidade-prisional.php

Mais uma prova de que se até escola tem segurança armada(ronda escolar), todo e qualquer presídio, independente se é CR ou CPP, precisa de segurança armada nas torres, se é um CR que não tem torre, fecha as portas e construa outro presídio com estrutura, nesse CR de Sumaré já teve até ganso na linha de tiro, mas certamente acham desnecessário... Ganso pode até não assustar alguém, mas faz muito barulho, talvez seria o tempo de ligar 190, porque não cães também, já que a maioria das unidades de regime fechado tem canil e agentes que dominam o assunto.
Se eu assistisse um assalto dentro de um presídio, acho que precisaria de uns bons anos de terapia. É de ficar indignado... Mas friso que os trabalhadores agiram da melhor forma, a incompetência toda é da SAP.
 



Homem assalta unidade prisional

Polícia

24/12/2014-10h19 - Atualizado em 24/12/2014-11h43



Um homem encapuzado invadiu o Centro de Ressocialização de Sumaré na noite de segunda-feira, rendeu três agentes penitenciários, roubou materiais da polícia e fugiu do local com uma viatura. Durante a ação, ele trancou os três funcionários em uma cela da unidade prisional. As informações são da Assessoria de Imprensa da SAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária).

O caso aconteceu por volta das 20h50. De acordo com a secretaria, o indivíduo encapuzado invadiu o Centro de Ressocialização de Sumaré, supostamente pelo telhado da administração e, simulando estar armado, rendeu os três agentes que trabalhavam na portaria da unidade e os trancou em uma cela de inclusão.

O indivíduo permaneceu no local cerca de uma hora e nesse tempo arrombou a porta de três salas, de onde roubou três chaves, duas lanternas, um conjunto de chave da portaria e revisora, três algemas, uma máquina fotográfica, dois coletes balísticos e um capacete de motociclista. A SAP informou que comunicou o caso às polícias Civil e Militar e instaurou uma apuração preliminar sobre o caso.

Ele também perguntava pelo dinheiro utilizado para pagamento do pecúlio dos reeducandos que seriam beneficiados pela Saída Temporária de Natal e Ano Novo. Todavia, os funcionários informaram que não havia dinheiro na unidade.

Antes de sair, liberou um dos servidores, que foi obrigado a indicar a chave de abertura do portão de entrada do CR. A viatura com a qual ele fugiu da unidade é um Palio Weekend descaracterizado.

O servidor soltou os demais e eles acionaram a diretoria da unidade e a autoridade policial.

DESARMADOS

Por se tratar de unidade prisional de regime semiaberto, não há guardas na muralha. Os agentes que atuam internamente trabalham desarmados.

21 comentários:

  1. AMIGOS....... ESSA SECRETARIA E ESSE GOVERNADOR ESTAO TIRANDO O AGENTE E O AEVP FAZ TEMPO. JÁ ESTA NA HORA DE DAR UM BASTA POIS BANDIDO É BANDIDO EM QUALQUER LUGAR, AQUI EM ARARAQUARA TODOS ANDAM ARMADOS ATÉ PRA COMPRAR PAO E NOSSO LEMA É PUXAR O GATILHO SEM DÓ.
    LUGAR DE VAGABUNDO É NA VALA.

    ResponderExcluir
  2. Jenis, você sabe onde está escrito que é proibido a segurança armada nas unidades de regime semi aberto? Pergunto porque o secretário não permite a presença de AEVP´s nesses estabelecimentos prisionais. e no entanto respondo uma sindicância por não acatar uma ordem verbal do diretor do cdp de Rio Preto, em prestar serviço aqui no cpp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não tem nenhum local escrito, apenas interpretam que em regime semi aberto o preso está preso pela consciência.

      Excluir
  3. Só dando risada pra não chorar. É muita comédia para um lugar só, coitado dos colegas que trabalham lá é muita humilhação.

    ResponderExcluir
  4. É meus amigos...A coisa ta chegando ao extremo e ninguem esta vendo isso inclusive o governo que só diz É UM FATO ISOLADO; É UMA MERA COICIDENCIA;é folclore e etc

    ResponderExcluir
  5. Só dando risada né! Continua rindo mesmo, até o dia que você ou um colega seu de trabalho passar pela mesma situação, ou algo pior! Ainda bem que não aconteceu nada demais com nenhum dos nossos colegas... Agora tente imaginar, todo mundo preocupado com esse extermínio de ASP's que vem acontecendo, ai então, a unidade onde você trabalha (antigo CR, hojé é CPP, não tem mais preso que passa por triagem) é invadida por um cara encapuzado, o seu psicológico já entra em choque! Qualquer um que tirar sarro, achar engraçado ou rir da situação... deveria tentar se imaginar no lugar dos colegas! Sem mais...

    ResponderExcluir
  6. Cr e cpp por sí são uma piada pronta da sap. Unidades de faz de conta. É o que o direitos dos manos quer. Tudo vendido essa porcaria.

    ResponderExcluir
  7. jenis, desculpas! sei que não é o local, porem hoje fui intimidado pelo meu chefe a fazer uma troca com um companheiro, no entanto seguimos uma ordem de funcionários, e quando discordei ele ameaçou dizendo que eu estava em suas mãos porque ele tem a autoridade de me desligar, estou no estagio probatório. meus colegas falaram pra mim não levar pra frente pq nosso chefe é assim mesmo. vejo varias injustiças com funcionários que estão entrando agora no sistema com ameaças de não confirmar no cargo. como devo agir agora diante deste fato, estou com medo, ele já estava ligando no RH e discutindo com o diretor, sera que é correto isto, tenho receio de virar perseguição e não ter a quem recorrer. devemos mesmo ser humilhados, sofrer estes assedios só pq entramos hj no sistema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ninguém deve ser assediado por "diretô", sei que não vai querer processá-lo por estar em estágio probatório, mas veja se não vai em festinhas, churrascos ou cervejada com ele, trate-o com indiferença, tente conversar com o DG da sua unidade sobre o ocorrido, se achar que deve e tiver coragem pra isso, processe-o ou então quando acabar o seu estágio probatório você afronte-o, mas é importante estar unido com o turno, não tome decisões só, tenha sempre o apoio dos seus colegas de plantão.

      Excluir
    2. kkkkkk, tem guarda aqui no fundão comendo merda e ficando calado, quase trazendo sua mulher pro chefe, isso é patifaria, esse muleke não viu nada ainda....

      Excluir
    3. tem guarda que largou tudo no interior pra entrar nesse serviço vc acha que ele vai bater de frente com essa mafia.... dexa arder companheiro...

      Excluir
    4. Se você tivesse sido humilhado como diz não estaria se expondo aqui desta maneira, ou você acha que a pessoa que te "humilhou" não esta lendo este blog. Se inteire mais sobre as leis pertinentes a nossa categoria, se você não conhece seus direitos então como irá lutar por eles?

      Excluir
    5. Novato, vc não é obrigado a fazer nada que não esteja entre seus direitos e deveres. Existe chefes e lideres (entendeu né). Quer um conselho de um cara mais velho: Não é hora de vc bater de frente, mas tambem não seja "bobinho". Apenas pergunte a esse chefe: Existe uma lista sequencial correto? Pq não segui-la então? E ele vai lhe explicar, se existir uma explicação é lógico. O TEMPO É O SENHOR DOS REMÉDIOS.

      Excluir
  8. Concordo com o companheiro acima...cara, informe-se sobre seus DIREITOS e DEVERES...leia o estatuto de cabo a rabo, mantenha-se atualizado sobre as portarias,normas, circulares, etc, inerentes à sua função...conheça suas atribuições...conhecendo tudo isso, quero ver quem é que vai te "zoar", esculachar ou humilhar, conforme disse. Não cai nesse "perreco furado" de diretorzinho, não. Você é um servidor do estado, não dele. Passei por isso no primeiro ano do meu probatório, nos 2 últimos anos um "antigão" me deu essa luz e terminei meu probatório de boa, não tendo que engolir mais nenhum sapo de "diretô" opressor (de funcionário, claro). TRABALHE DIREITO (dentro das normas e de acordo com o ritmo da sua unidade), tenha um bom relacionamento com os seus companheiros do plantão e não terão força e nem como te prejudicar, essa é a minha dica.

    ResponderExcluir
  9. JENIS, PQ VC NÃO FAZ UMA ENQUETE SOBRE O QUE CADA UM ACHA DA SUA COORDENADORIA? ACHO QUE BATERA O RECORD ...

    ResponderExcluir
  10. Esse chefe zé ruela esquece que ele "está" e nem tudo é para sempre. A cadeia é uma roda gigante, hoje estou lá encima, amanhã... Troque de plantão meu amigo. Saia de perto de pessoas assim. Seja um guarda correto e justo e vá para sua terra de cabeça erguida. E vocês que tiram barato, deviam se envergonhar. Saia de perto de pessoas assim.

    ResponderExcluir
  11. esta na hora de mudança!!! vamos ter mais 4 anos pela frente de um mesmo governo... vai ser a mesma gestão, administração e diretoria, ou seja, os mesmo problemas que nós vivemos comentando e reclamando neste blog... temos de ter um sindicato que nos apoie e nos de respaldo, no nosso sistema temos e vemos varias irregularidades... mas sabemos que somos perseguidos caso seja levado em frente, as cadeias são verdadeiros feudos onde a diretoria faz oque quer com funcionários, uns podem e outros ficam a desejar... é uma realidade isso em nosso sistema, e nosso egoismo com os companheiros, brincadeiras etc. estamos ajudando a falir esta secretaria...

    ResponderExcluir
  12. infelizmente estamos nos desgastando e expondo também nossas companheiras e filhos...alem desse desgaste desnecessários que a própria cadeia nos gera, temos que nos preocupar com a infantilidade de superiores que se acham donos do mundo e da verdade só porque tem o apoio do secretario. uma sensação em olhar para meu filho e pensar que seu pai é um "zé", que fica envergonhado de expor seu trabalho por ser mau julgado pelas pessoas, e fica submisso a pessoa sem qualificação e capacidade nenhuma. olha amigos! não quero ser mal interpretado, não que fosse um sonho, porem é algo que todos corremos atras por uma realização e estabilidade, aprendemos nossas atribuições no curso e no decorrer do serviço, mas não tínhamos que nos estressar com diretoria por sua má administração. já damos o sangue em improvisar o que o estado não nos supre! desdobrando em tentar fazer essa engrenagem continuar rodando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, pode ter certeza de que a cada final de plantão você é um herói. Quero ver quem tem coragem de trancar 300 vagabundos sozinho de cara limpa. E tenha certeza que sua família também apoia você e se orgulha. Força e honra sempre. Um forte abraço.

      Excluir
  13. REESTRUTURAÇÃO CARGO MOTORISTAS - SAP (Oficial Operacional)
    Para: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Gestão Pública, Casa Civil, Secretaria da Administração Penitenciária, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

    Nós Oficiais Operacionais (motoristas) Penitenciários, solicitamos uma reestruturação de cargo, pois trabalhamos com o contato diário e direto com detentos, transportando-os a Hospitais, Cdps., penitenciárias, fóruns e Distritos Policiais; Corremos o risco de arrebatamento em caso de uma tentativa de resgate, riscos infecto contagiante, por diversas doenças; Participamos DIRETAMENTE da escolta de detentos, não temos os equipamentos devido para nossa segurança, precisamos de cursos de formação, para lidar no dia-a-dia com diversas situações( direção defensiva, evasiva, curso de escolta e etc.) e uniformes. Mas na Lei 1080/2008, somos tratados como motoristas administrativos, onde NÃO podemos comparar um motorista que transporta processos, pacientes ou funcionários com o transporte de DETENTOS, pois o grau de risco é constante, fora a pressão psicológica, que a qualquer momento poderá ser vitima de uma tentativa de resgate, tanto no trajeto, quanto aguardando em um hospital.

    Solicitamos uma reestruturação na lei 1080/08, Alterando o cargo dos oficiais operacionais (Motoristas) da Secretaria da Administração Penitenciária; Nós fazemos parte da ESCOLTA DE PRESOS, tivemos um único reconhecimento do RISCO CONSTANTE, onde o Sr. Secretário Lourival Gomes, após enviar ofício ao Superintendente da Polícia Federal e assim nos autorizando e fornecendo o porte de armas, devido ao risco iminente.
    Com a reestruturação somaremos à escolta ampliando o efetivo; Somaremos na segurança e qualifica os profissionais existentes e novos, evitando gastos desnecessários com acidentes e manutenção de viaturas.


    ResponderExcluir
  14. Estou ficando louco ou é isso mesmo que eu li. Bem, vou lá na esquina morrer e depois já volto (CR sofrendo assalto. Só aqui mesmo).

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.