quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Facção Cerol fino quer presídio exclusivo, segundo o R7.

Fonte: R7

Nova facção criminosa, Cerol Fino é suspeita de arrancar vísceras de rivais em Presidente Venceslau

Grupo ameaça fazer reféns caso não tenha um presídio inteiro só para seus integrantes

R7 Página Inicial






Alvaro Magalhães, do R7, e Josmar Jozino, da TV Record






P1 de Presidente Venceslau é tida como 'barril de pólvora'Reprodução/GoogleStreetView

A facção criminosa Cerol Fino, formada há cerca de dois anos nas prisões paulistas, é suspeita de assassinar, de modo cruel, dois rivais na Penitenciária 1 de Presidente Venceslau: além de sofrerem estrangulamento, os detentos tiveram a região do abdome cortada à navalha e as vísceras arrancadas. Os dois casos ocorreram neste mês.

A primeira morte aconteceu no dia 2. A vítima foi o detento Francinilzo Araújo de Souza. Ele foi encontrado dentro da cela 124. O segundo assassinato ocorreu no último domingo (15). Cauê de Almeida foi achado na cela 145.

Agentes penitenciários afirmaram que, desde sua criação, ao menos outros 11 homicídios foram cometidos pela facção em unidades prisionais do Estado.

O nome do grupo é uma alusão às linhas de pipa que possuem caco de vidro. Usadas em disputas, cortam como navalha.

Presídio próprio

Uma comunicação entre integrantes da facção, que foi interceptada recentemente, dá conta de que o grupo criminoso quer um presídio inteiro só para seus membros. Caso não consiga o objetivo, a facção ameaça fazer funcionários de unidades prisionais reféns.

Ao menos 1.000 detentos já fariam parte da Cerol Fino. O líder é conhecido pelo apelido de “Lúcifer”.

Suspeitos

Em nota, a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) afirmou que “na madrugada do último dia 15, por volta de 1h15, um agente de segurança da penitenciária que fazia ronda de rotina, notou que um preso estava caído no chão da cela”.

“Havia apenas mais um preso no local e este, quando indagado, assumiu ter cometido o homicídio”, prossegue o texto do órgão. “De imediato foi acionada a Polícia Civil e a perícia técnica. No local, o delegado de polícia tomou o primeiro depoimento do preso, sendo que o conteúdo encontra-se registrado no boletim de ocorrência policial.”

A pasta não se manifestou sobre as outras mortes atribuídas à facção.

Dois inquéritos foram abertos pela Polícia Civil para apurar os casos, classificados como "homicídio" e "vilipêndio de cadáver".

O nome do companheiro de cela de Almeida, que teria cometido o crime, é mantido em segredo pelas autoridades. No caso de Souza, os investigadores também suspeitam do detento que dividia a cela com a vítima. Trata-se de M. R. A., que já responde por outros dois homicídios.

Um por cela

Após os assassinatos em Presidente Venceslau, que aconteceram no raio (ala) 1 da penitenciária, a direção da unidade deixou apenas um preso por cela no setor.

Com capacidade para 781 detentos, o presídio abriga atualmente 839 detentos, de acordo com dados oficiais da SAP atualizados na quarta-feira (18). Até a última semana, o local abrigava 967 encarcerados.

A penitenciária é considerada um “barril de pólvora” por comportar detentos de diversas facções em diferentes raios. Além da Cerol Fino, integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital), do CRBC (Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade) e da carioca ADA (Amigos dos Amigos) estão detidos no presídio.

Chegada da facção

Em novembro de 2013, ao menos um integrante da Cerol Fino foi transferido para Presidente Venceslau após cometer, na Penitenciária de Andradina, um assassinato nos mesmos moldes dos atuais.

Na época, a vítima da facção foi Anderson de Castro Moraes Borges. Em setembro passado, o detento M. S. C., que admitiu pertencer à Cerol Fino, foi condenado a 32 anos de reclusão pelo homicídio.

O juiz Douglas Borges da Silva escreveu na sentença: "Não hesitou em praticar o grave delito, com crueldade e frieza, em plena unidade prisional, numa clara afronta às instituições constituídas e aos valores éticos e morais do cidadão comum, demonstração de que não receava por ação das autoridades públicas, fator indicativo de personalidade deformada, voltada à prática delitiva, o que recomenda sua mantença em cárcere para a garantia da ordem pública."

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Com certeza companheiro, em breve terao o que querem! Ainda mais com esse desgoverno mediocre que temos!!!!

      Excluir
  2. Sugurança Publica de que lado vc esta

    ResponderExcluir
  3. Aonde chegamos, sistema Penitenciário falido, Legisladores,Governo,Secretário da Segurança Pública, da Administração Carcerária, nada fazem de concreto, positivo, enquanto isso a agente sem valorização.

    ResponderExcluir
  4. É ISSO QUE DA TER LEI FROUXA QUE BENEFICIA BANDIDO. A PREOCUPAÇÃO NÃO É SE ELES VÃO CONSEGUIR OU NÃO ESSA REGALIA, ELES ESTÃO AMEAÇANDO FAZER AGENTES REFÉNS ANTES QUE ISSO ACONTEÇA A S.A.P E O GOVERNO (COMÉDIA) TEM QUE TOMAR PROVIDÊNCIA.
    QUANDO SERVIDORES PEDIRAM AUMENTO DE SALÁRIO O GERALDO COLOCOU A POLÍCIA EM CIMA DOS AGENTES, E AGORA QUAL VAI SER A ATITUDE DELE.

    ResponderExcluir
  5. Não dou 6 meses para serem alocados numa penitenciária exclusiva para essa tal facção! Para a mídia, o Estado tem que garantir a integridade física do homem transgressor, e nada chega mesmo para os guardas, só areia, e olha lá quando vem, !!!! Pare eles TUDO!!! Para o asp NADA!!!

    ResponderExcluir
  6. Vai dizer que já não estão "exclusivamente" enrustidos em ANDRADINA??? Já estão se criando por lá faz é tempo. É que o PCC tem outras prioridades como trafico drogas e armas, jogatina, arrecadações $, lavagem de dinheiro e etc...a hora que se sentirem incomodados vai ser uma chacina só...baixa em cima de baixa...assim como fizeram com CDL, CRBC, SS e etc...

    ResponderExcluir
  7. ELES ESTÃO AMEAÇANDO FAZER AGENTES REFÉNS, E O GOVERNO NÃO FAZ NADA!!! FICA APÁTICO!! OLHANDO PRA CIMA COMO SE ESTIVESSE TUDO EM ORDEM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Véio prá nós que estamos no raio e na ponta da faca o que é mais uma flecha pro santo expedito! Desde que eles não machuquem um guarda tamos concordando! ou vcs acham que o desgoverno do alckimin tá preocupado com nós! Tem UP prá estuprador, prá oposição, prá seguro, prá guarda vagabundo, etc

      Excluir
  8. o jenis e o concurso asp 2013 , será que o restante não será convocado ?? obrigado

    ResponderExcluir
  9. Abre todas as celas de todos os raios; saem todos os funcionários e deixa o pau torá. No final todas as perdas será um grande ganho para a sociedade.

    ResponderExcluir
  10. Putis ta foda mesmo hein, nem se quer dão uma explicação, avisam, mandam email, nada disso... Ninguém sabe se irá ou não chamar, todos sem resposta, manda email ninguém na sap responde... O concurso 2015 ja está em andamento e o 2013 nao finalizo... Patifaria

    ResponderExcluir
  11. Esse governador é bom demais. Até agora estou impressionado com a qualidade do nosso uniforme. Quem dera ter capacidade para resolver assuntos desse patamar. Chama o BOPE.

    ResponderExcluir
  12. Esse governador é bom demais. Até agora estou impressionado com a qualidade do nosso uniforme. Quem dera ter capacidade para resolver assuntos desse patamar. Chama o BOPE.

    ResponderExcluir
  13. Huumm...Lúcifer?RÁ!
    Ele deve ter boas lembranças de uma equipe de pés vermelhos do plantão noturno de RDD de Bernardes.Imaginem a cena:
    Fernandinho Beira mar de um lado,Andinho do outro e este maluco fazendo showzinho,dizendo que estava "endemoninhado",com duas giletes nas mãos,se cortando como um puto,todo ensanguentado ameaçando matar quem entrasse na cela.Imaginem o que aconteceu 5 min depois...estava imobilizado,não conseguia nem mexer a bola dos olhos e o Beira mar pagando madeira e aplaudindo a equipe de ASPs loucos.E olha que naqueles tempos não havia esse mamão de escudo,tonfa,capacete e treinamento tático,era tipo pegar boi com as unhas.Esse Lúcifer não é tudo isso não hein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. misericórdia.... parece até cena de filme...

      Excluir
  14. E o DR. ME.n.ti.ra da Croeste, diz o que? Bem, o tucunaré é mais facil de pescar, mas quem sabe pode até ter um pintado e bla bla bla ... Ah ! sobre um local proprio pra essa facção? claro que vai sair, pois já existe para outras e pq não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk...vc tbem conhece o cara...kkkk

      Excluir
    2. QUEM TEM "PASSADO" SERÁ ASSOMBRADO POR ELE A VIDA INTEIRA.

      Excluir
  15. Affff.Até o cão ta fundando facção.É pakabá.

    ResponderExcluir
  16. tá ai querido Quedorlaomer65sexta-feira, fevereiro 20, 2015 12:23:00 PM

    http://noticias.r7.com/sao-paulo/apos-mortes-em-presidio-fundador-da-faccao-que-arranca-visceras-de-rivais-vai-para-o-castigo-20022015

    ele voltou para tranca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que maravilha, deixa ele trancado pra sempre

      Excluir
  17. DR M ou DR Areia, ou DR que não cumpre a palavra dada, ou seja não é homem.Esse é o DR da CROESTE.

    ResponderExcluir
  18. Colega sequestrado sábado as 23:15 tá na mão dos malas na favela do Heliópolis ele é do Cdp de Mogi das Cruzes. É o que me passaram, a esposa está em desespero.
    Saiu para tomar uma cerveja com um camarada dele e segundo informações na volta foi pego e visto na favela na mão dos malas o nome do ASP é
    MARIO CESAR DOMINGUES CARDOSO.

    ResponderExcluir
  19. Não e só isto, a facção cerol fino também quer indicar alguns membros para ocupar alguns cargos na secretaria. Os cargos almejados são de especialistas na malversação do erário público, Com tantos profissionais só vai restar para a facção apenas cargos de staff.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.