quinta-feira, 5 de maio de 2016

Preso da Penitenciária de Mairinque-SP tenta fuga em fórum, segundo a RevistaVitrineIbiúna.




PRESO ESCAPA DE VIATURA DENTRO DO FÓRUM DE IBIÚNA E CONSEGUE CORRER 30 METROS NA RUA ANTES DE SER CAPTURADO
Carlos Rossini | 03/05/2016 | Notícias, Polícia |


Artur Carlos Brandão Silva Júnior, 23 anos, foi trazido por uma viatura do presídio de Mairinque para o Fórum da Comarca de Ibiúna hoje (3) à tarde para uma audiência. Às 16h30, quando o veículo já se encontrava no estacionamento do Fórum, e a tampa foi aberta ele saltou para fora do carro, pulou o portão em saiu em fuga contornando o prédio. Correu em direção à rua Zico Soares e já subia a rua Pinduca Soares quando foi recapturado por policiais militares.

Pessoas ouvidas por vitrine online na praça disseram ter ouvido disparos. Uma pessoa que estava bem próxima da cena viu um policial dar um tiro para o alto, após o que o preso foi derrubado e dominado.

Segundo registrado no boletim de ocorrência feito na Delegacia de Polícia de Ibiúna, “o preso havia soltado as algemas, de mãos e de pés” que ficaram presos ao seu corpo e conseguiu correr cerca de trinta metros, antes de ser capturado. Artur é natural de São Paulo, solteiro, tem o segundo grau completo.

18 comentários:

  1. E a tentativa de fuga no CDP de Piracicaba, ninguém fala nada Jenis já fazem 20 dias, o ladrão saiu de dentro da cadeia embaixo do caminhão e ninguém viu, passou por três portões e nada de providências inclusive sobre a fraca diretoria da unidade que não sabe nada, dcsd que não sabe nem conversa com o preso DG que se acha o maioral e só viaja na maionese e quer escrever o funcionario e agora vai sobra para eles também, será??

    ResponderExcluir
  2. Escolta externa é b.o. não faço...

    ResponderExcluir
  3. Fique sócio de um SINDesgosto

    ResponderExcluir
  4. As câmeras de segurança das celas foram feitas para se resguardar dessas situações.Vacilo do funcionário infelizmente

    ResponderExcluir
  5. Cheio de mentiras essa noticia! Más... A imprensa fala oq quer msm!

    ResponderExcluir
  6. Cheio de mentiras essa noticia! Más... A imprensa fala oq quer msm!

    ResponderExcluir
  7. O preso saltou nun cavalo doido assim que a porta da viatura foi aberta, quem capturou o.preso na verdade foi o ASP que acompanha o preso na audiência, e sim ouve disparo, um para o alto o que fez com que o preso parasse, depois os Mike chegou, só que arredondaram assim como está na reportagem.
    Sou ASP em mairinque...

    ResponderExcluir
  8. Lei Complementar nº 898, de 13/07/2001 – “Institui no Quadro da Secretaria da
    Administração Penitenciária a classe de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, e dá
    providências correlatas”
    O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
    Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:
    Artigo 1º - Fica instituída, no Quadro da Secretaria da Administração Penitenciária, a classe de
    Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, composta por 6 níveis de vencimentos, identificados
    por algarismos romanos de I a VI, para o desempenho de atividades de escolta e custódia de
    presos, em movimentações externas, e a guarda das unidades prisionais, visando evitar fuga ou
    arrebatamento de presos.
    § 1º - As atribuições de escolta e custódia envolvem as ações de vigilância do preso durante o
    período de tempo no qual se fizer necessário sua movimentação externa ou a sua permanência
    em local diverso da unidade prisional.

    Resumindo o ASP deve apenas acompanhar o preso ao invés de assumir toda responsabilidade em saídas externas. Tal atribuiçao é do AEVP e na falta deste cabe a Polícia Militar realizar tal escolta.

    Acordem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo essa sua informação é importante e agrega valor ao blog muito bom se os assuntos fosses postados dessa maneira esclarecendo por favor tenho uma duvida perante estas informações não entendo porque o ASP tem que acompanhar o preso já que a custodia e escolta são atribuições do AEVP alguém poderia esclarecer essa dúvida.
      Mas por favor sem podreira se não tem o que falar não poste comentários que empobrecem o blog obrigado

      Excluir
  9. O Asp´não assume nada, só acompanha, ( leva e traz o oficio assinado), quem assina escolta é a PM, AEVP, traduzindo, quem MANDA NA ESCOLTA É O PM, AEVP o resto é papo furado ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo pela reposta o AEVP não poderia levar esses oficios porque eles estão melhor aparelhados e tem treinamento para situações de risco, enquanto o ASP sai apenas com uma camiseta e geralmente nem o numero de telefone da unidade tem, tampouco algum meio de comunicação tem que levar o próprio celular e arcar com os custos da ligação ou comprar um cartão telefônico e ligar do orelhão. Sou ASP e realmente não consigo entender como um Servidor nessa precariedade pode ser útil, sendo sincero é mais fácil o Asp atrapalhar que ajudar pois não tem recurso nenhum de trabalho externo.
      Não estou criticando nada apenas gostaria de entender se alguém conseguir me explicar agradeço muito e desde já agradeço quem me responder essa dúvida.
      Acredito eu que se nós Asps tivéssemos alguma atribuição nas escoltas pelo menos o estado deveria nos fornecer um aparelho de comunicação seria o minimo do minimo.
      Desde já agradeço saúdo meus irmão ASPs e AEVPs que Deus abençoe a todos e livre de todos os perigos grande abraço.

      Excluir
    2. Amigo o ASP vai simplesmente para fazer o serviço que no tempo da antiga escolta da PM os soldados não queriam fazer que era entregar os oficios para o preso passar em consulta etc... que são atribuições da escolta mas como os Pms tinham vergonha de bancar a babá pegavam o ASP pra fazer esse serviço, o ASP não conhece suas atribuições e começou fazer esse serviço e isso se perpetuou até os dias de hoje, como vc mesmo falou se fosse nossa atribuição acompanhar preso o estado deveria nos fornecer aparatos para tal.
      Aproveitando essa falta de conhecimento de suas atribuições os diretores aproveitam da situação e mandam o ASP fazer este tipo de serviço para caso aconteça algum coisa o ASP assuma tudo pois ele mesmo assumiu essa responsabilidade entende, não é atribuição mas a partir do momento em que ele assume esse serviço passa a ser responsável por ele.
      Tem também os ASPs que adoram pagar de policia e ir para serviço externo com suas próprias armas ou seja as armas particulares achando que o porte de armas lhe dá respaldo pra isso mas é outro engano e falta de informação o ASP não pode trabalhar armado e num serviço externo se um comando da PM resolver questionar e levar o servidor para delegacia eles tem respaldo para isso, se um AEVP que tem atribuição para trabalhar armado não pode usar arma particular em serviço que leva canetada imagine o asp que não tem atribuição de trabalhar armado está totalmente fora da lei, mas a vontade de ser policial é tanta que eles nem se preocupam com isso e quando dá BO é que vão ver o tamanho do problema.

      Excluir
    3. Então o porte não me dá direito de acompanhar o preso então como assim, o asp é policia cim recebemos retp somos policia e ponto final, tá chegando uma carga de .40 pros asps ai até o final do ano os asp vão estar todos armados é o projeto do governo o ino da sap já tá pronto e a peKhy(fica mais bonitinho em ingreis) já tá praticamente aprovada papo furado esse ceu

      Excluir
    4. Ei amigo o que você falou serve para uns guardas onde eu trabalho MOGI das CRUZES. Os guardas na maior boa vontade sempre atende o DG nas escoltas externas e mau sabem eles que isso não é atribuição deles. Quando necessitam de escoltas externa seja pra onde for PS,transferências etc os guardas tão sempre prontos a atender mas qq pisada na bola a diretoria ferra sem consideração à ninguém...

      Excluir
  10. Falou tudo amigo o asp pensa que porte de arma é pra andar ostensivo e dar tiro em todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Aevp da escolta, temos bons relacionamentos com os asp em geral, infelizmente tem algumas pessoas que ficam rachando a categoria com comentários equivocados, o inimigo nosso é o estado e o ladrão senhores não fiquem se criticando.
      Sobre andar armado só quem vai para rua sabe da importância de ter armas, antes do emprego vem a vida tenha como se defender na rua, ande armado pois pode salvar sua vida

      Excluir
  11. A realidade é uma só nos asp's perdemos cada dia mais ao invés de sermos reconhecidos e termos mais direitos, não o que a secretaria faz por nós é nos desmoralizar e nos enfraquecer perante á criminalidade em 17 anos de sistema tenho grande dúvida de que isso mudará um dia, somos discriminados há anos perdemos e muito com o passar dos anos quem fala por nós de fato com veemência e conhecimento de causa falta-nos respaldo legal e reconhecimento profissional, mas trabalho de alto risco é diário!!!

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.