sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Segundo a Folha SP foram 470 presos que fugiram de presídio paulista.



Fonte: Folha SP.

Após 32 horas, governo Alckmin confirma fuga em massa de 470 presos
Fuga de Presos no Interior de São Paulo

MARCELO TOLEDO
DE RIBEIRÃO PRETO

30/09/2016 16h31

Após 32 horas da fuga em massa de presos do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Jardinópolis (a 329 km de São Paulo), o governo Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou que 470 detentos fugiram dessa unidade prisional.

Os detentos fugiram após um motim, às 9h de quinta-feira (29), e, desde então, policiais militares iniciaram uma caçada em lavouras de cana-de-açúcar, matas e até no rio Pardo, que fica na divisa entre a cidade e Ribeirão Preto. A fuga ocorreu após os detentos atearem fogo na oficina da marcenaria –as chamas se espalharam para um pavilhão da cadeia.

Superlotado, o local abrigava 1.861 detentos no regime semiaberto, para uma capacidade de apenas 1.080. A superlotação é um dos motivos alegados por familiares de detentos para essa rebelião.

De acordo com a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária), haviam sido recapturados até a tarde desta sexta-feira (30) 338 detentos. Na quinta à noite, a secretaria informara que o total de presos recapturados era de 295.

Os presos recapturados ao longo de toda a quinta-feira passaram por uma revista na unidade prisional. Apenas de cuecas e com as mãos para cima, foram revistados antes de entrar no CPP e colocados no pátio, para o início de uma contagem. O total de presos que fugiram foi informado pela assessoria da SAP somente no fim da tarde desta quinta –a Folha fez o pedido por três vezes entre quinta e sexta.


Segundo a secretaria da gestão tucana, os presos foram recapturados graças a uma cooperação entre a SAP e as polícias Civil e Militar. A pasta informou ainda que os presos que fugiram perderão o direito ao regime semiaberto, regredindo ao fechado. Dos 1.861 presos que estavam no CPP antes da fuga em massa, 1.602 trabalhavam dentro e fora do presídio.

Duas mortes são investigadas –o corpo de um preso, cujo nome não foi revelado, foi achado carbonizado num canavial, enquanto um pescador relatou à polícia que outro detento teria se afogado ao tentar fugir no rio.

Ainda conforme a secretaria, não havia motivo para o motim, "salvo o descontentamento com a revista rotineira que foi realizada, cujo objetivo é a apreensão de celulares, drogas e outros objetos proibidos".

33 comentários:

  1. Será que nem com isso o povo tá cagando mole na SAP??? Isso aí, sendo manchete e tudo mais, é caso para rodar secretário, todos os coordenadores e seus miquinhos amestrados, ops, os dgs!

    ResponderExcluir
  2. essa unidade vai ter que ser interditada ta tudo quebrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a pergunta dos funcion. do cpp sera que o dg. vai saaiiiiirrrrrr ,ou melhor quando ele cai

      Excluir
    2. vao emprestar funcionarios para outras unid. da regiao ate arrumarem o cpp 1 ano ou mais

      Excluir
  3. sr. fabio dir. disc. e sr. evandro dir. ger. parabens, conseguiram fazer 'vira' um cpp tanta perseguicao com funca. que esqueceram do que tinha que ser olhado, 20 milhoes de prejuizo

    ResponderExcluir
  4. fabio dir.disc. bateu no peito e disse que ia ensinar nos guardas a trabalhar em semi aberto [isso por nos nao concordarmos com o seu metodo de trab.] por sorte nao 'aprendi ' e deu nessa merda e o evandro sabendo de tudo nao interfiriu

    ResponderExcluir
  5. como diria o carcereiro... É É É

    ResponderExcluir
  6. Todos os semi abertos estão super lotados, recebeu o beneficio vai pro semi aberto, não aguarda vaga, e assim pulamos de 1000, 1200 pra 1500 e vai mais ainda se a capacidade é 680, a panela de pressão e atritos entre os presos pode explodir a qualquer hora, esse foi o primeiro outros vao desmoronar também, não tem arma de defesa nem impedimento de fuga, vai esperar tomar refém, matar algum funcionário?

    ResponderExcluir
  7. Em um país em que infelizmente ser honesto parece ser um defeito, preso vai querer tirar cadeia? Alegação de superlotação não é motivo para isso tendo em vista que esses caras acabam com vidas e famílias e ainda contam com vários benefícios. Será que aceitariam ficar em celas espaçosas mas com o rigor do que deveria ser mesmo uma penitenciária? Tudo anda bem no Brasil, tanto que têm que inventar coisas. Agora aposentadoria aos 65 agora!

    ResponderExcluir
  8. Ou seja, estamos cada vez numa situação pior. Frequentemente leio jornal Estado de Sp e "eles" insistem em dizer que a culpa da forca financeira é do servidor público. E quase todos os servidores recebem um valor bem acima da inflação. Palhaçada pura. Estamos é fu##### e mal pagos. 3 anis sem reajuste

    ResponderExcluir
  9. toda diretoria do cpp achou que ainda estava tendo olimpiada ,pois ficaram em primeiro lugar no quesito incompetencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e ganharam 'ouro' tambem pois foi o primeiro cpp a virar parabens evandro e fabito

      Excluir
  10. Parça na cadeia é o seguinte se cada um fizer um pouco ninguém faz nada.Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  11. O sistema progressivo já tá ultrapassado.

    Nós países evoluídos só existe condicional ou cumprimento integral.

    Reflitam!

    ResponderExcluir
  12. Diretoria só se ocupava em castigar funcionários acabou esquecendo de cuidar do principal!!! Deu no que deu... Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  13. Pra mim os dois grandes culpados foram. 1- O guarda que relaxou na disciplina com o ladrão, moleza demais. 2- O Diretor Geral que fez blitz sem apoio do GIR ou da Policia Militar. Agora aguenta o prejuízo de 20 milhões de reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o guarda bate uma VTR isso sai do bolso do guarda, né? E se o DG bate a nave e a cadeia quebra, isso sai do bolso do contribuinte e o DG é punido com uma vaga em alguma teta???? É isso????

      Excluir
  14. Agora é esperar pela reforma da unidade que ficou parcialmente destruída e principalmente PELA REFORMA DA DIRETORIA ATUAL QUE DEVE SER VARRIDA DO CPP DE JARDINÓPOLIS URGENTEMENTE. Expuseram dezenas de servidores a uma situação de risco extremo de forma totalmente irresponsável e desnecessária. Fábio e evandro (letra minúscula mesmo), dois arrogantes e prepotentes. Muito bons em perseguir quem não "abraça" suas atitudes. DG que nunca tinha ficado a frente de unidade nenhuma. Disciplina de primeira viagem também. Por sorte, muita sorte, nenhum agente foi feito refém ou se feriu.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Senhores evandro e fábio (letra minúscula mesmo). Expuseram dezenas de servidores de forma totalmente irresponsável e desnecessária. Fazer blitz com 1.600 presos soltos (uns 200 já tinham saído para trabalhar na rua), sem apoio de GIR, PM, seja lá o que for. Além da reforma da unidade, tem que reformar essa diretoria também.

    ResponderExcluir
  16. Se o DG não por o ritmo dele na unidade..... A casa cai......

    ResponderExcluir
  17. Se SAP quisesse os melhores em diretorias teríamos um forte critério seletivo, portanto, eles não querem os melhores e nos aceitamos td isso, falaremos um pouco sobre isso e depois só voltaremos a falar qdo ocorrer algo novamente infelizmente é assim que é!
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Grandolfo pela expressiva votação para prefeito de Prudente, menos de 0,7% dos votos.... Aqui planta... aqui colhe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SINDASP mudou a razão social agora é AASPESP confiram

      Excluir
  19. CHAMAAAAAAAAAA... AEVP 2013 !!! 2014...

    ResponderExcluir
  20. Informações de que ontem houve tentativa de fuga no Cr de limeira, alguém pode confirmar se procede informação ? Se houve realmente, podem preparar que até o dia das crianças isso vai virar febre no sistema..... Qap total guerreiros

    ResponderExcluir
  21. Enfim execramos o PT. Venceu a democracia em São Paulo, Dória valeu

    ResponderExcluir
  22. Segundo relato da PM, ontem, houve um inicio de motim no CR de Limeira com intenção de fuga, mas não obtiveram êxito, pois a Policia militar foi acionada imediatamente para cercar o local.

    ResponderExcluir
  23. Em menos de uma Semana, Houve Rebelião e fuga em Jardinopolis, Rebelião com 2 refens em Mococa e ontem Motim e tentativa de fuga em Limeira, será que isso não é o bastante pra nossa secretaria, fazer algo em favor dos Agentes !!! Reforçar a Segurança, Aumentar o efetivo, Colocar de vez PM ou Aevps em CPP e CR !!! Ou ainda têm alguém que ache que essas unidades não precisam de segurança igual as demais......

    ResponderExcluir
  24. Diretor nao tem que ter competencia,capacidade e opiniao formada, diretor tem que ser macaquinho de circo, so apludir e fazer oque mamdam, perfil sap

    ResponderExcluir
  25. Diretor sindical pode exercer cargo de diretoria ???exemplo o sindicalista fabricio amado cunha diretor regional do sindasp é diretor de portaria turno 1 cdp praia grande

    ResponderExcluir
  26. O que??.…..Lembro dele quando estive na Praia Grande, ele era representante do sindicato fez visitas lá qdo mataram o disciplina, pq não ficou qdo o bicho tava pegando?? Depois que o novo disciplina, sr.Clayton arrumou a casa ele conseguiu uma boquinha, se não me engano era Sindasp!!
    Esse é o sistema..rsrsrs

    ResponderExcluir
  27. Neste fim de semana já está tendo visita em Jardinopolis... Olha só: a cadeia no chão e o preso ja pode tirar sua visitinha... ou seja, vai chegar chocolatinho, maconha... sem contar que na quinta feira já chegou uma boa cota de colchão para repor o que foi queimado... parabéns SAP

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.