sábado, 29 de abril de 2017

Aos ASPs e AEVPs nomeados recentemente, o que é DEJEP e como funciona as trocas de plantões?

Muitos colegas que foram nomeados recentemente me perguntam sobre a carga horária, troca de plantões, DEJEP (uma espécie de hora extras que o desgoverno de SP tinha concedido aos PMs com nome de DEJEM e estendeu aos ASPs com o nome de DEJEP, aos AEVPs necessita de ser aprovado na Alesp ainda e aos policiais civis com nome de DEJEC), DEJEP significa Diária Especial por Jornada Extraordinária.

O único intuito do desgoverno de São Paulo ao conceder essa DEJEP era não conceder mais reajuste aos trabalhadores por muito tempo, tanto é que ela foi concedida por Lei Complementar em 2014 e desde que foi concedida não tivemos mais reajuste salarial, mas tem sindicalista que se gaba de ter conquistado essa DEJEP (essa é uma longa história), apesar dessa DEJEP ajudar muitos colegas, mas é preciso trabalhar muito mais do que a própria carga horária, deixando sequelas na saúde física e psicológica ao longo dos anos.




Como funciona a DEJEP nas unidades?
A quantidade de DEJEP é publicada ano a ano por despacho do governador, onde é definido pela SAP a quantidade que será destinada a cada unidade prisional por mês, o diretor de segurança e disciplina é responsável mas geralmente delega para algum ASP organizá-la, ela tem o valor de R$ 200,56 por 8 horas no dia de folga, não levando em conta o desconto de imposto de renda, que no caso do ASP I é o que menos desconta desconta o imposto de renda, já trabalhei em unidades que poucos ASPs faziam DEJEP, com isso os ASPs conseguiam fazer cerca de 10 DEJEPs por mês, mas já trabalhei em unidade que muitos ASPs fazem DEJEPs, onde a maioria consegue fazer no máximo 3 DEJEPs por mês, sendo que a maioria faz apenas 2.




Trocas de plantões:
Como os ASPs e AEVPs trabalham geralmente em plantões 12/36, ou seja, trabalham 12 horas e descansam 36 horas, ou seja ainda, trabalham dia sim dia não, ou noite sim noite não por 12 horas, geralmente das 06 hs às 18hs ou das 07 hs às 19 hs do dia, das 18 hs às 06 hs ou das 19 hs às 07 hs, existem algumas unidades com outros tipos de horários, respeitando a carga horária mensal, mas no geral é da forma citada. Diante disso e devido muitos colegas serem lotados longe de seus familiares, é autorizado pela SAP 4 trocas de plantões por mês, além de muitos colegas juntarem uma Folga SAP (Folgas da classe da nossa classe, 11 por ano, sendo 1 por mês), com isso alguns colegas trabalham cerca de 10 dias seguidos e depois ficam de folga 12 dias seguidos por mês. Já houve caso de algumas unidades autorizarem de 7 a 8 trocas por mês, fazendo com que colegas ficassem 15 dias de folga e 15 dias trabalhando por mês.


Se você tem sugestão de postagens para os colegas novatos que irão tomar posse, sugira abaixo...

19 comentários:

  1. o diretor de segurança e disciplina é responsável mas geralmente delega para algum ASP organizá-la
    Sempre tem um lagartinho kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Já postou algo sobre como funciona o Iamspe e plano de carreira do Asp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É obrigatório contratar o Iamspe?

      Excluir
  3. Mt bom. Estou feliz em saber disto

    ResponderExcluir
  4. É caros colegas na verdade o DJEP é um engana trouxa para não dar aumento e tem um monte de jegue que abraça.Depois reclama.Tem mais é que virar escravo mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Troca tem que acabar pois tem guarda que vai viajar cansado e volta cansado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q comentário idiota! A maioria mora no interior... se acabar as trocas como os asps vão pra casa? O cansaço existe, mas td mundo aguenta! E só faz troca quem quer!

      Excluir
  6. Jenis, essas DEJEPS que vc explicou sao repartidas de maneira honesta com todos os colegas nas unidades ou tem colegas que são privilegiados com um número maior que a divisão proporcional de um cota. Na unidade o que vc presta serviços funciona certo, ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem as pessoas com privilégios, sou da pfc e tem asp que faz 8 dejep por mês e tem agente que faz 1 cada 2 meses

      Excluir
    2. Que vergonha, essa classe e muito desumida mesmo, no mínimo se realmente está acontecendo isso talvez o diretor esta ganhando alguma porcentagem ou vantagem em coluio com este asp.

      Excluir
  7. Jenis, e quanto a cargos administrativos? Qual é o horário de serviço? Sei que muitos ASP odeiam que outros ASP trampem no ADM, mas devido a necessidade sei que muitos são desviados pra essa função.

    ResponderExcluir
  8. Largatinho e o famoso baba ovos ou x 9 com pouco tempo você identifica e fica esperto tem vários

    ResponderExcluir
  9. Jenis,

    As férias nessa jornada de 12x36 é de 30 dias?

    ResponderExcluir
  10. Rapaz... parece até verbete de enciclopédia isso!

    http://temas.folha.uol.com.br/clube-do-crime/introducao/faccao-criminosa-tenta-dominar-presidios-do-pais-todo.shtml

    ResponderExcluir
  11. Para quem mora em outro estado o jeito e trabalhar direto e depois folgar, em Minas a escala e ótima os Agentes não querem trocar nunca 24x 72

    ResponderExcluir
  12. Olá Jenis, estou entre os nomeados do dia 14, mas ainda tenho uma dúvida. Qual a duração do curso de formação ?

    ResponderExcluir
  13. sera que com a reforma nas leis trabalhistas de agora a escala 24x72 deixa de ser sonho e passa a valer

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, guerreiros.
    Alguém sabe me informar sobre horário especial para quem cursa ensino superior?

    Lei 10.261
    Artigo 121 - Para o funcionário estudante, conforme dispuser o regulamento, poderão ser estabelecidas normas especiais quanto à freqüência ao serviço.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.