sábado, 5 de agosto de 2017

Comentário no BLOG sobre suicídio me deixou intrigado.

Hoje me deparei com um comentário anônimo em uma postagem de um dos colegas que se suicidaram, onde o colega ou a colega faz um desabafo e diz que o próximo pode ser ele.

Se você está passando por algum tipo de sofrimento, procure ajuda por amigos, familiares ou igreja, NÃO tire a sua vida, tenho certeza que você é muito importante para várias pessoas, eu mesmo já passei por dificuldades e já tive alguns pensamentos toscos, procurei por ajuda de amigos e por tratamento psicológico, além de fazer yoga, orientado pelo próprio psiquiatra.

Mas conheço muitos amigos que se apegaram em Deus e começaram a participar de alguma igreja e tiveram melhoras significativas, até mesmo colegas agentes que eram drogados, alcoólatras, ou que tiveram perda de filhos, pais ou amigos.

Se quiser entrar em contato comigo, mande um watts, ou fale comigo pelo facebook, por email.
Se for pelo watts, não precisa se identificar
Watts 11 98903 4659
Facebook Jenis de Andrade
Email jenisdeandrade@yahoo.com.br

Vou conversar com meus amigos do ASPs de Cristo que tenho certeza absoluta que farão uma visita para você.
Se preferir entrar em contato com os ASPs de Cristo, entre pelo email abaixo:
aspsdecristo@gmail.com 

Apelo para que os amigos do BLOG deixe uma mensagem abaixo para esse (a) colega.

Veja o comentário:


Anônimo
Pfc, Longe da família, sem chance de ir embora de lpt, humilhação, perseguição, opressão, choro, dor, emfermidade, perca familiar, não resta mais nada...posso ser o próximo e se for serei mais um número na lista da sap coremetro, melhor morre do que sair e passa fome, crise desemprego tudo difícil, o proximo post pode ser sobre mim

















79 comentários:

  1. Profissão não valorizada.
    Tanto ASP e AEVP.
    Tudo em prol dos tutelados do estado.
    Tudo no **** do funcionário.
    O tutelado do estado tem suas garantias enquanto nós não temos nem aumento de salário.
    Profissão ingrata.
    Somos ameaçados todos dias.
    Provocados.
    Vivemos com sangue nos olhos mas não podemos fazer nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALOU TUDO!!!UMA DAS PROFISSÕES MAIS PERIGOSAS E INSALUBRES DO MUNDO E O GOVERNO TÁ POUCO SE LIXANDO.
      MAS NÃO ADIANTA TIRAR A PRÓPRIA VIDA, POIS A VIDA É UM DOM DE DEUS, TEMOS QUE NOS UNIR E SERMOS FORTES.

      Excluir
  2. DPME, DRU, Estopim está ai fácil fácil a gente fazer merda, assédio moral, uma procuradoria e corregedoria que agem com cooperativismo tá complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior, esse desabafo do colega virou piada dos diretores da pfc, são os primeiros a colocar "fogo na lenha" tirando sarro dos que estão longe de casa, da familia, não reclamam de trabalhar mas saudade é saudade e os "chefes" são os que mais fazem piadas.

      Excluir
  3. Não faça isso, lembre que alguém nesse mundo gosta muito de você e sentirá muito a sua falta.

    ResponderExcluir
  4. Tudo parece sem saída quando ficamos focados só nos problema, a vida fica sem sentido, tudo parece estar contra, mas pare! Tire uma 30 minutos e faça uma caminhada e observe tudo ao seu redor, respire fundo, ouça sua música favorita, agora lembre-se das pessoas que algum dia disse que te ama!
    Perceba que você pode começar a amar mais, ajude um colega, sua esposa, seu filho, ajude!!!!! Dar atenção ao outro pode ser bem melhor do que só ficar no nosso próprio eu.
    Simples, claro que não!
    A vida é um grande presente, hora com grandes dificuldades, hora de grandes alegrias, mas sabemos que Deus cuida de nós sempre. Parece mentira, mas quantos queriam estar no nosso lugar?
    Amigo ou amiga você é um Vencedor!
    Não deixe um momento ruim tirar sua paz jamais!
    Já passei por isso é sei exatamente o que está passando, deixar minha família, meus filhos, problemas financeiros o sistema opressor e colegas de trabalho querendo seu mal.
    Nunca deixei de acreditar no meu Deus, o que me fez passar em um concurso de mais de 150 mil candidatos por vaga, não iria me abandonar jamais, e foi assim que venci é estou vencendo todos os dia!
    Tenha força, estamos com vc!

    ResponderExcluir
  5. Força guerreiro... Você tem importância sim...não faça isso e peça ajuda. Não vale a pena. Pense na sua família. E se apegue em Deus.

    ResponderExcluir
  6. Caro colega nesses 14 e meio de ASP sei que a vida não é fácil passei por isso quando sai de minha cidade longe da família é de amigos, trabalho em Suzano e além dos colegas de unidade que são verdadeiros parceiros a minha força é o meu Deus, o Deus da Bíblia cujo o nome é Jeová (Salmo 83:18) procuro não misturar trabalho com religião, mas quando saio de lá (da universidade) me refúgio nele.(Provérbios 18:10) tire 10 min por dia para ler a Bíblia que vc sentirá paz (filipenses 4:7), já vi alguns colegas se refugiar na bebida, cigarro e até outras coisas, mais não estão bem, alguns até morto, mais de mais uma chance pra e para o Deus verdadeiro.
    Pense nisso abraço.

    ResponderExcluir
  7. Jesus te ama,segura na mão dele,Ele te sustentará, não desista,ele deu a vida Dele por vc,Ele te fortalecerá.

    ResponderExcluir
  8. Sei que somos imperfeitos, mas de uma coisa eu tenho certeza amigo do desabafo... Jesus Cristo é perfeito e ele te ama acima de tudo,foque nas coisas boas e lembre que tem muitas pessoas que te ama e precisa de você, não somos máquinas e até às máquinas quebram, mas somos muito mais uma criação de Deus, não olhe os defeitos mas sim as qualidades das pessoas e das coisas...

    ResponderExcluir
  9. O que eu posso dizer após ler tais palavras?
    Sei que não deve ser fácil o que está passando. Já morei longe.Em 15 anos de SAP já passei por inúmeras situações,muitas revoltantes.Morei longe da minha família fui perseguido por um diretor,inclusive sofri um "bonde" humilhante que quase acabou com a minha vida profissional.Mas não desisti.Talvez em alguns momentos titubiei e pensei em acabar com tudo o que estava acontecendo de forma drástica.Nao foi uma época fácil,mas neste momento foi que encontrei alguns amigos,verdadeiros amigos. Que me estenderam as mãos e me ajudaram naquele momento. E me fizeram entender aquele momento,e principalmente lutar.Nao sei a sua fé,mas procure fortalece-la. Procure seus amigos,com certeza eles te ajudarão.Nos momentos difíceis temos que nos unir e não se afastar.Nada é fácil. A vida não é fácil. Mas se fosse,que graça teria. Hoje sou mais forte. Mais experiente e sei que tudo o que eu passei só me fez crescer. Como pessoa.Como ser humano. Se precisar de algo estou a disposição para ajudar.
    Marc Souza
    Whatts 18 99694-2320

    ResponderExcluir
  10. AINDA NÃO SOU ASP MAS SE DEUS QUISER SEREI. IMAGINO COMO DEVA SER CONTURBADA A VIDA DE UM AGENTE, PORÉM NEM TUDO SÃO TREVAS, PENSE NOS SEUS FILHOS, SUA ESPOSA, PAIS, IRMÃOS ENFIM, NA FAMÍLIA. PRA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL, TENHO CERTEZA ABSOLUTA DE QUE SE VOCE FIZER UM VOTO COM DEUS DE ALGUMA FORMA ELE LHE DARÁ O QUE VOCE PRECISA. ABRAÇO. DEUS ABENCOE SEU CAMINHO. JESUS TE AMA. MORREU POR VOCE TBM.

    ResponderExcluir
  11. Amigo Deus é teu refúgio não faça besteira Deus te deu a vida e somente ele poderá tirar-la ....NÃO FAÇA ISSO NEM PENSE NESSAS COISAS ISSO NÃO PERTENCE À DEUS. ....MAS SUA VIDA SIM

    ResponderExcluir
  12. Adilson - P.de Álvaro de Carvalhosábado, agosto 05, 2017 1:48:00 PM

    Nada dura para sempre, esse momento que você está passando com certeza vai acabar, Deus permite o dia mal na nossa vida, assim como dias de contentamento na presença dele, vai passar tudo passa,viva e lá na frente você vai agradecer a Deus pelas vitórias, não há vitória sem luta, vou apresentar você e sua família nas minhas orações, DEUS VAI TE AJUDAR.

    ResponderExcluir
  13. Jesus disse... Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos que eu vos aliviarei... Leitura bíblica pode ajudar muito amigo... não olhe para as falhas humanas olhe para as qualidades e pra Jesus ele é perfeito.

    ResponderExcluir
  14. Pra que tirar a própria vida , não resolve nada , ai sim irá trazer vergonha, humilhação para os familiares que ficaram , Eu estou longe da minha esposa , filha , to devendo um bocado no banco, me tiraram meu cartão de crédito, clonaram a placa do meu carro, clonaram meu cpf e estão fazendo compras por ai , minha mulher ta desemppregada , to com o nome mais sujo que p-- de galinheiro . Mas sei que isso é temporário e vai passar, sei que pode levar ate vários anos mas vai passar.

    ResponderExcluir
  15. Muitas vezes somos enfraquecidos por conta de eleger "ilhas de felicidade fantasiosa" e fazer projeções ilusórias de felicidades inalcançáveis.Isso não dá resistência ao coração quando as coisas saem do controle. Os conflitos são inevitáveis e devemos aprender a resiliência para tirar proveito das experiências dolorosas. Há momentos em que somos esmagados pela existência e as opressões surgem de fontes variadas, com múltiplos vetores e intensidades, onde atuam conjuntamente para nos destruir.
    Já passei por isso e desesperei da vida, por muito pouco não me suicidei.
    Por isso suplico aos amigos de profissão: Não façam besteira.
    Procurem um bom psiquiatra, precisamos vencer esse orgulho, os profissionais existem para nos ajudar. Ademais, temos um corpo físico, muitas químicas podem desequilibrar-se, muitos hormônios podem ficar desordenados e nossos pensamentos ficam depressivos, se retroalimentando como redemoinhos e carrosséis que não param de girar. Todo problema é potencializado e nessa hora não enxergamos solução.
    Também não podemos esquecer que nosso corpo é uma compleição histórica composta por alma e espírito. Pessoas sem transcendência e sem perspectiva de eternidade sofrem angústias terríveis e não conseguem encontrar sentido para a vida.
    Cuide de sua alma, creia que há um Criador que te ama, perdoa e cura. Ele revelou-se a nós na pessoa de seu Filho, que venceu a morte e por nós intercede. (falo sem religiosidade, dogmas ou doutrinas - anuncio somente o amor do Pai em Cristo).
    O tempo passa e as coisas vão se encaixando, vamos amadurecendo e compreendendo, nossa visão muda e vemos que aquelas lutas nos deixaram mais fortes, como o carvalho que diante dos terremotos fixa melhor suas raízes na terra, quando as tempestades arrancam suas folhas elas brotam mais verdes, quando os ventos derrubam seus frutos eles saem mais saudáveis e saborosos.
    Ainda recordo de tudo o que me aconteceu, porém tudo está cicatrizado, não há feridas abertas doendo. Agradeço a Deus por não ter sucumbido a tentação de dar cabo a vida.
    Aprendi a me conhecer e hoje vivo feliz. A felicidade só pode existir dentro de nós, nunca no passado e tampouco no futuro, porque nós estamos no tempo presente, portanto, vamos ser felizes hoje, valorizar a família, os amigos, o trabalho e ser gratos a Deus.
    Semeie o bem, a lei de semeadura funciona como um bumerangue. Semeie bondade com o olhar, com gestos, sorrisos e pensamentos. Faça tudo em gratidão, ajude o próximo com altruísmo e sem falsos interesses. Agindo assim, não tem como a vida dar errado e você colherá bons frutos.
    Que o Autor da vida te abençoe e dê forças para suportar as lutas e tribulações que todo terão que enfrentar na jornada.
    Ele nos disse: "No mundo, tereis aflições, mas tende bom ânimo, EU VENCI O MUNDO".

    ResponderExcluir
  16. Meu irmão, não te conheço, mas existe um Deus que te conhece e te ama, assim como muitas das pessoas que te conhece, meu nome é Sebastião Válber Fialho (ASP de Cristo no CDP de Suzano) se você quiser e aceitar conversar com um amigo, deixo aqui meu contato...Válber Fialho no Facebook....ou seval_fialho@yahoo.com.br. Ou whatsapp (11)953685114.... Deus é contigo.

    ResponderExcluir
  17. Força irmão. Todos passamos por dificuldades. Foque naquilo que é bom. Sua vida é muito preciosa. Procure ajuda profissional e pessoal. Faça uma viagem para dentro de si e descubra que Deus maravilhoso mora em seu coração. Fique com Ele e conte comigo

    ResponderExcluir
  18. PARABENS

    Poxa tenho que ser realista, TODOS estão de PARABENS pela atitude de apoio e força ao colega com dificuldades, isso é força e união que precisamos para trilhar vitorias juntos. Pois ninguem vence sozinho. Temos que ser assim sempre.

    ResponderExcluir
  19. Amigo ou amiga, isso passa, fiquei 10 anos em SP, passei por isso tbm, tive vontade de tirar minha vida, já pensei (poxa vida serei mais uma noticia triste), isso tudo passou, acredito q de fato teria q passar por isso, me fez mais forte e hj dou muito mais valor a minha vida. Estamos com vc

    ResponderExcluir
  20. Acho uma besteira sem tamanho tirar a própria vida, procure um psiquiatra (o iamspe na capital tem o hospital dia, para emergências te atendem em menos de 15 minutos e o médico te afasta e te encaminha para tratamento adequado, além de te receitar a medicação correta, se o caso for extremamente grave ele te interna na hora... e sim, muitos precisam mas poucos tem coragem de procurar ajuda!) mas se vc vai mesmo fazer merda que faça direito: http://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/agenda-do-governador/
    tubo de pvc, pólvora, pregos e pavio qq um tem acesso. Pronto, se livrou dos seus problemas, mesmo que de forma covarde, e virou herói nacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tem o que postar para ajudar o colega que passa por dificuldades, fica quieto idiota...Procura por DEUS para te curar desta insensibilidade, frieza e falta de amor ao próximo. Eu acho que voce está precisando mais de ajuda do que ele.

      Excluir
    2. Vc também está precisando de ajuda!!!! Leia os comentários, vai ser bom para você também.

      Excluir
  21. Qdo se sentir triste, coma um hot dog do Marquinhos, é uma delícia.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde guerreiro isso mesmo que vc leu guerreiro,por tudo que já passou e que passa vc é mais do que um guerreiro você é um vencedor,Deus está na sua vida ele não te deixará e nem te desamparada fica firme sirvo a Deus na congregação cristã no Brasil e te faço um convite faz uma visita pra nós em alguma congregação de qualquer lugar,e tenho certeza q Deus falará com a sua alma,te peço encarecidamente apenas uma visita e Deus tirará todas as suas angústias e lhe dará mais ânimo para continuar a sua caminhada,rumo a Sião celestial.Deus abençoe apresentarem vc nas mãos de Deus.

    ResponderExcluir
  23. Força amigão fui usuario de droga bebidas fui internado varias vezes agora estou firmao nao bebo nao fumo não uso mais nada a mais de 16 anos a propria cadeia me ajudou pega firme com os proprio agentes mais proximo vc é que eu fiz e sai muito bem que Deus abençoa força.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde meu amigo, tmb estou longe de meus pais e amigos, já tive vontade de voltar para a minha cidade natal, já passei por várias dificuldades financeiras e tive uma separação que me afastou do meu filho e ainda neste período tive várias dificuldades de adaptação na unidade que trabalhava,p2 de Hortolandia, pedi ajuda aos amigos e familiares e consegui uma transferência para o Ataliba Nogueira de Campinas, sou muito católico e devoto de Nossa Senhora de Aparecida, já fazem 12 anos que estou na unidade atual, tenho muitos amigos e tmb procuro ser um bom profissional, portanto meu amigo, se apegue em Deus, e sempre que tiver dificuldades procure algum amigo e faça o seu desabafo.

    ResponderExcluir
  25. Que isso irmão? Vamos tomar uma tubaína trincando com o mega hot dog do Marquinho. Vamos cultivar relacionamentos saudáveis, vamos sorrir e proferir palavras boas. Se morar longe do Marquinho sei que em toda cidade existem lugares agradáveis para ir com a família.
    Lembrando que caminhar ao sol do entardecer, meditar, apreciar as belezas naturais e respirar ar puro é muito bom.
    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  26. Amigo ou amiga, não se apegue a esses pensamentos sei o quanto é difícil, confesso já fui tomado por pensamentos assim a pouco tempo atrás,infelizmente somos seres humanos normais e que somos exigidos em nosso profissional de forma desumana e péssimamente mau remunerado, sem apoio nenhum,sem valorização,mas os que nos ama precisa da gente aqui, a luta é árdua e diária, mas pense nada passa batido aos olhos de Deus e nosso senhor Jesus Cristo e a de chegar o dia que todos ter am que pagar por seus malfeitos digo políticos,diretores,secretarios,colegas de serviço da onça,presos e até nós próprios,então não queira para você pagar uma dívida que não é sua e sim que estão lhe causando,seja firme com Deus,tenho fé que dias melhores viram para você

    ResponderExcluir
  27. Irmão DEUS é maior e vc vencerá!

    ResponderExcluir
  28. existe uma parábola que diz assim; a lagarta é um ser horrível causa nojo e rejeição aos outros seres, vive rastejando-se aos pés das pessoas, entretanto apenas uma pequena parte de sua vida e que após uma metamorfose magica transformando-a em borboleta passa a ser admirada por todos sobrevoando acima de nossas cabeças, portanto meu amigo(a) não ha angustia que não tenha fim, tenho certeza que essa metamorfose acontecerá na sua vida também, força sempre....

    ResponderExcluir
  29. Grande amigo, irmao e guerreiro. Dificuldade todos nos temos e todos somos capazes de superar. Vc nao chegou ate aqui a toa, Deus é contigo e nós Asp's, seus amigos e familiares precisamos de vc. Nao queremos um numero pro estado q nao ta nem ai pra nós, queremos um guerreiro leal, forte e sincero como vc ao nosso lado. Fique firme, seja forte. Estamos juntos.

    ResponderExcluir
  30. Primeiramente quero te desejar força e fé para você passar essa fase de sua vida.
    Entretanto, não está agindo corretamente, ponha-se em lugar de milhões de brasileiros que estão desempregados!! Graças a Deus você é um funcionário público, pouco ou muito, todo final de mês recebe seu salário, então não vejo motivos para você cogitar tal absurdo.
    Volto a repetir o que falei aqui outrora, o funcionário e que deve se adaptar ao Estado, e não o estado se adaptar ao funcionário, quando prestamos um concurso público, devemos ter em mente que haverá mudanças, porém, tem-se formas de adequar essas mudanças, cito: trazer a família para o local onde tomou posse e organizar finanças, essas a meu ver são as principais.
    As pessoas têm que mensurar ate quando vale a pena ser agente penitenciário, principalmente àquelas que moram no interior.

    Além disso, amigo! Se você for ASP masculino, você está no lucro, pois em sua mensagem percebe que você trabalha em uma penitenciária feminina

    ResponderExcluir
  31. Entendo bem os sentimentos desse colega pois estou passando por situações delicadas tbem, a quase sete anos fora de casa e sem perspectiva de voltar, perdemos momentos unicos com nossa família, perdemos familiares e não estivemos presentes, perdemos a própria vontade de viver pois não vemos esperança para estarmos juntos dos que amamos, já tive quadro de depressão e estou lutando com outra rescindiva novamente, dentro do trabalho o que vemos são pessoas se afastarem prq já se encontram cheios de problemas tbem e seria mais um, então o que fazemos é nos afastar das pessoas prq não é um problema dela mas sim nosso.Por outro lado vejo um sistema falido que representamos apenas números e por sinal super reduzidos e qdo procuramos ajuda médica ainda somos avaliados como réus e nos negado o período para pidermos nos tratar, aproximação familiar apenas para o preso ah esse sim tem o direito, dai eu deixo uma pergunta: Quem são os sentenciados? E por qtos anos ainda teremos q pagar por essa pena de uma má administração.

    ResponderExcluir
  32. OBSERVAÇÃO SOBRE ESSE COMENTÁRIO DE FUTURO SUICIDIO

    Anônimo
    Pfc, Longe da família, sem chance de ir embora de lpt, humilhação, perseguição, opressão, choro, dor, emfermidade, perca familiar, não resta mais nada...posso ser o próximo e se for serei mais um número na lista da sap coremetro, melhor morre do que sair e passa fome, crise desemprego tudo difícil, o proximo post pode ser sobre mim

    *************************************
    Muitos de nós, AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA, somos nascidos e criados no interior do estado de São Paulo.
    Desde 1998, começou uma grande grande propaganda de emprego com estabilidade. ONDE???? Na secretaria de administração penitenciária. Não me entendam mal por favor. Todos nós que moramos no interior, que fizemos este concurso, passamos e ingressamos na carreira de ASP, temos o sonho, de ganhar um pouco mehor $$$, dar conforto para os filhos, de trabalhar próximo de casa, como muitos de nós. No início desta grande maratona de construção de presídios muitos de nós conseguimos êxito em retornar para trabalhar próximo de nosso lar e de nossos familiares.

    MAS ATENÇÃO!

    NÃO EXISTE TANTOS PRESÍDIOS PARA RETORNAR PARA PRÓXIMO DE CASA.

    POR ISSO QUEM INGRESSAR NESTA CARREIRA E LONGE DE CASA, TEM QUE TER EM MENTE QUE SERÁ UMA MUDANÇA EM SUA VIDA.

    TERÁ QUE RECOMEÇAR SUA VIDA EM OUTRA CIDADE, TALVEZ MUITO LONGE DE FAMILIARES;
    TEM QUE TER EM MENTE QUE FEZ O CONCURSO PARA TRABALHAR EM UMA UNIDADE PRISIONAL LONGE DE SUA RESIDENCIA E
    TERÁ QUE FAZER UMA NOVA VIDA, NOVOS AMIGOS,RESISTIR A HUMILHAÇÃO DE ALGUNS DESUMANOS QUE POR ESTAR NO CARGO DE DIRETOR, TEM O PRAZER DE VER O ASP DESMOTIVADO, SEM SENTIDO DE VIVER, FAZ UM JOGO DE INTRIGA, INVENTA REGRAS QUE NÃO EXITE PARA DIFICULTAR MARCAR FOLGA SAP, OU ABONADA, TRATA MELHOR O SENTENCIADO DO QUE O PRÓPRIO COLEGA DE SERVIÇO, UMA TOTAL INVERSÃO DE VALORES ÉTICOS E MORAIS.

    COM ISSO E MUITAS OUTRAS IRREGULARIDADES QUE EXISTE NO SISTEMA PRISIONAL ALGUNS ASP's perde o sentido de viver, não consegue ver novos horizontes, se sente incapaz de sair da SAP para arrumar outro emprego por estar muito tempo fora do mercado de trabalho e um sentimento de humilhação por ter que pedir exoneração por não suportar tanta pressão psicológica, que passa pela mente do ASP em tirar sua própria vida.

    INFELIZMENTE ESSA É A REALIDADE EM QUE VEJO O MOTIVO DE ALGUÉM FAZER UM DESABAFO TÃO GRAVE CONFORME ACABAMOS DE LER NESTE BLOG.

    É ISSO PESSOAL!

    O QUE A SECRETARIA PRECISA FAZER COM URGÊNCIA É BARRAR ESSA GRANDE INVERSÃO DE VALORES ÉTICOS E MORAIS DE ALGUNS DIRETORES QUE SE ACHAM O "DEMÔNIO" QUE FAZEM O IMPOSSÍVEL PARA AGRADAR O SENTENCIADO E DESPREZA O ASP, O IGNORANDO, DESVALORIZANDO DESMOTIVANDO PROFISSIONALMENTE.

    ResponderExcluir
  33. Meu irmão maior que seu problema é o DEUS que guia seus passos. Dificuldades todos temos e acredite que tem muitos que gostaria de ter o que você tão maior e o problema que ele atravessa. Não ti conheço mas acredito que para alguém além de Deus o você é o ser humano mais importante. Comece agradecendo todos os seus dias vividos e busque ao senhor Jesus a ajuda que mais necessita neste momento.E tenha certeza que tudo o que você pedir ao senhor para lhe ajudar ele irá lhe fazer.JESUS deu a própria vida por cada um de nós ele não aceitar perder uma de suas ovelha.Gaste ao menos 10 minutos de seu tempo estudando a Bíblia Sagrada.

    ResponderExcluir
  34. Meu amigo, não faça isso,dia 2 agora de agosto,completou 2 anos sem meu amado irmão se suicidou ,por depressão devido a uma mulher ordinária que gastava 10x mais do que ele ganhava além de o chifrar, conclusão ,ela continua puta,meu irmão se foi,nos deixando uma dor profunda e diária, até hoje vivemos tentando saber porque ,e sem resposta,tenha certeza que existe muitos que lhe amam,e morrerão junto com VC se fizer essa loucura,se apega a Deus,procure um bom psiquiatra, torcemos por sua melhora!!!

    ResponderExcluir
  35. Não faça isso, conte com os asps de cristo...

    ResponderExcluir
  36. É amigo, esse emprego está te matando, mas vc precisa dele, como já disse e, até deve ter corrido bastante atrás dele. A saída, então, é encarar as dificuldades, filhão. Problemas, vc pode ter certeza que todos temos. Hoje em dia, estamos deixando de viver muita coisa boa em nossas vidas por conta da péssima situação financeira que passamos, mas, o que fazer se esta situação não depende de nós. Pelo menos, no que depende, devemos procurar fazer o melhor que podemos, principalmente em relação à família. Você ocupa um lugar nessa vida, que ficará vago no momento que vc não estiver mais aqui e, tenho certeza que vai estar fazendo falta pra alguém que precisa ou depende de vc. Ninguém é sozinho no mundo. Pense nisso. Vários colegas acima deram ótimas sugestões pra vc, como, procurar ajuda médica, que não é vergonha nenhuma, procurar uma vida saudável, que é até, sinal de inteligência, como, parar de fumar e beber, caso fume e beba. Fazer um esporte, ou tambem pode ser uma pedalada ou uma caminhada diária. Procure estudar, faça um curso. Exercitar os neurôneos tambem é bom.Enfim, se essa vida não está dando certo, procure corrigi-la a medida do possível. Amigão, espero ter ajudado em alguma coisa. É isso que todos temos que fazer uns pelos outros e, VOCÊ faz parte disso também. Um abraço.

    ResponderExcluir
  37. Uma Boa Noite a todos...
    A Poucos dias publicamos uma matéria interessante com relatos bíblicos para momentos de dificuldades...
    Na verdade existem momentos que parece não ter saída mas são apenas momentos pois logo surgem novas expectativas e o que parecia terrível se torna em importantes experiencias de vida!
    Meu nobre companheiro de trabalho SR Jenis de Andrade fez menção em citar o Grupo ASPS de Cristo para um apoio espiritual. A alguns anos é realizado cultos e orações pela nossos companheiros de trabalho...
    As vezes ficamos chocados com o que acontece ao nosso redor com nossos parentes, nossos amigos, a saudade do nosso local onde crescemos e hoje estamos distantes mas apesar de todas as tristezas que ocorre encontraremos refúgio em Deus...
    Por isso é importante confiarmos neste ser Superior...
    Que Deus abençoe a todos!
    Deixo um link onde postamos relatos bíblicos para ajuda espiritual. http://aspsdecristo.blogspot.com.br/2017/07/suicidio-nao-e-saidajesus-e-solucao.html

    ResponderExcluir
  38. Perdi um ente querido para o suicídio,as pessoas nem imaginam a dor que a família está passando,tire isso de sua cabeça,procure ajuda,não ceife sua vida,se tens vergonha de expor teus sentimentos,fique sabendo que sempre haverá alguém para te ouvir,não tome decisões precipitadas,que não terão volta,pense que se fizeres isso,poderá até resolver teus problemas,mas causarás muitos outros para os que ficarem,muita dor e sofrimento,no meu caso essa pessoa não deu chance para ajuda la,de essa chance para aqueles que estão ao seu redor,para aqueles que gostam de vc,se eu pudesse ter ajudado eu com certeza o faria,mas não pude,sofro com isso dia a dia,é um sofrimento terrível,do qual terei que conviver pelo resto da vida,dizem que para os que ficam,somos os sobreviventes,para ser sincero,até pensei em fazer o mesmo,tamanho sofrimento que venho passando,mas pensei em todos aqueles ao meu redor,que gostam e me amam,e desisti definitivamente,pois não quero causar,a meus familiares e amigos,a mesma dor que sinto diariamente,reflita sobre tudo o que escrevi,e viva em paz,pois os problemas passam,e tudo se acerta,esse é o depoimento de um sobrevivente!!!

    ResponderExcluir
  39. Também estou aqui caso sinta vontade de conversar minha amiga (o), Deus é fiel e vai honrar suas promessas pra conosco. "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã"!!

    ResponderExcluir
  40. Jenis, Boa Noite!
    Em relação às pessoas que estão com dificuldades psicológicas e estejam necessitando de apoio, talvez a grande maioria desconheça, mas as Coordenadorias também possuem o CQVIDASS - Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor, onde os trabalhadores de todas as classes podem procurar ajuda psicológica.
    É só ligar e agendar.
    Para aqueles que estiverem com dificuldade em fazer a ligação, também podem procurar a direção da unidade, para que o agendamento seja feito via Notes.
    Importante destacar que o CQVIDASS também oferece outras ações de saúde aos servidores, tais como:
    Atendimentos de medicina ocupacional;
    Psiquiatria;
    Psicologia;
    Nutrição;
    Enfermagem e Serviço Social.
    Para quem tiver interesse, seguem os telefones das Coordenadorias.
    Corevali (12) 3624 6797
    Coremetro (11) 3206 4826
    Noroeste (14) 3584 4450
    Central (19) 3282 3132
    Oeste (18) 3272 3006

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurar a direção da unidade??? Kkk é brincadeira isso... a pessoa diz que está sofrendo humilhação, perseguição e opressão por parte de diretores da PFC, COMO SEMPRE, e pedem pra procurar a direção pra fazer agendamento via notes com funcionários chupeeeeetas, aaaaa nos poupem, se poupem!!!!!

      Excluir
    2. Emerson Luperini, será que não é chegada a hora do CQVIDASS sair do ar condicionado e iniciar uma busca ativa nas UPs?

      Excluir
  41. Às vezes sentimos que não temos força, que não seremos capazes de ultrapassar os desafios. Sentimentos até que não merecemos qualquer gênero de felicidade. Mas estamos errados!

    Todo mundo tem o direito de ficar de bem com vida. Mas também tem o dever de lutar até alcançar esse estado maravilhoso de paz e alegria. Mantenha o otimismo na sua mente e batalhe todos os dias por um sorriso ou um momento especial. Seja feliz, por mais difícil que lhe pareça!


    ResponderExcluir
  42. se tentar de todas as formas igrejas família e não resolver procure ajuda de psicólogos boa sorte e ouve sempre a palavra de Deus .DEUS sabe de todas as coisas e na bíblia vc encontrara palavras de conforto .

    ResponderExcluir
  43. Infelizmente muitos problemas viraram rotina, o que deveria ser uma situação esporádica vira definitivo, os colegas do interior já sofrem pela condição de estarem longe da família, o trabalho por si só é bem estressante, daí vem a diretoria que não quer perder o cargo de jeito nenhum e trata funcionário como degrau, por sua vez a maioria dos colegas quer mais é ver você mal, parece que tem prazer em humilhar e criar confusão, me sinto muito mal em ir trabalhar, não pelo trabalho mas pelo ambiente, todo mundo se degladiando, plantonista com odinho de diarista, turno a com odinho do turno b, gaiola 4 com raivibha da gaiola 1, olha isso é muito difícil, não vejo perspectiva de melhora, faço acompanhamento psiquiátrico tomo remédios e as vezes me sinto sozinho no meio de uma multidão, é muito ruim ter que ser forte o tempo todo, muito ruim ser invisível, muito ruim...

    ResponderExcluir
  44. Estou em oração por Vc meu amigo(a). Estes pensamentos são loucuras passageiras. Tenha fé e força. Isso passa, só pelo fato de expor este seu pensamento significa que NÃO É a sua vontade. Vai pra vc a poderosa Oração de São Bento:

    A Cruz Sagrada seja a minha luz,
    não seja o dragão meu guia.
    Retira-te, satanás!
    Nunca me aconselhes coisas vãs.
    É mau o que tu me ofereces,
    bebe tu mesmo o teu veneno!
    Amém!

    ResponderExcluir
  45. Irmão se ver este post por favor entre em contato comigo tenho certeza que tenha trabalhado comigo na escolta em São Paulo minha bênção chegou fui para o interior e sei que vc sairá dessa, me add leandrosmb@hotmail.com ou pelo wats 19997360492 sei muito bem o que vc está passando pois vivi 3 anos e um mês em São Paulo então vivi de perto o que vc está passando sei que não na mesma intensidade pois cada um sente de um jeito. Abraços a todos e Que Deus esteja com vcs...

    ResponderExcluir
  46. Prezado amigo (a)
    Nosso Deus, eh o Deus do impossivel
    Portanto cre somente. Deus eh conosco.

    ResponderExcluir
  47. nao se trata de religiao....O criador esta conosco por todo o sempre ,Fé e perseverança sem luta não é nada e não acontece nada.Para nascermos temos que lutar contra milhões de espermatózoides....pense nisso ! mas...estamos aqui!!!

    ResponderExcluir
  48. Pfc? Parece que o funcionário trabalha na Penitenciária Feminina da Capital!! Se for isso, pelo amor de Deus, eu te suplico, saia imediatamente desta unidade, peça a sua transferência para ontem, procure a Coremetro e peça a sua saída imediata, não espere mais!! Se for isso me responda aqui que passo um contato meu!! Por favor, de alguma resposta aqui!!!!

    ResponderExcluir
  49. CERTA VEZ FUI CHAMADO PARA CONVERSAR COM UMA PESSOA QUE ACABARA DE TENTAR SE SUICIDAR. É INEXPLICÁVEL O SEMBLANTE E A FORMA DE SE EXPRESSAR, NÃO PARECIA ELA. GRAÇAS A DEUS CONSEGUI CONVENCE-LO QUE OS PROBLEMAS SE RESOLVEM, APENAS DEVEMOS DAR O TEMPO NECESSARIO PARA ISSO E NÃO SOMOS NÓS A DETERMINA-LO. COM CERTEZA ESSE NOSSO AMIGO MERECE E PRECISA DO APOIO DE TODOS. PODE TER CERTEZA COMPANHEIRO, TIRAR SUA VIDA PODERÁ RESOLVER SEUS PROBLEMAS E PRA QUEM FICARÃO OS OUTROS? TEUS PAIS? ESPOSA? FILHOS? CALMA, ESSA TEMPESTADE PASSA, MESMO QUE PRA VC ESSE FIM ESTEJA LONGE AOS SEUS OLHOS, MANTENHA A FÉ E BUSQUE GASTAR SUAS ENERGIA COM COISAS MELHORES DO QUE AS QUE ESTA FAZENDO AGORA. CALMA ... VC VAI VENCER.

    ResponderExcluir
  50. Tenho 15 anos de ASP, fui assumir em um CDP da grande São Paulo,fiquei 10 anos nesse CDP.
    Fiquei enfermo e longe da família, minha esposa me abandonou perdi tudo o que tinha,a SAP nunca me ajudou em nada, mesmo ligado a uma máquina, ela não me concedia a transferência para um melhor tratamento.
    Chegou uma hora que resolvi cuidar de mim pois só me restava esse emprego,
    Enfim me cuidei, sarei e não queria ser mais transferido, e sem eu esperar me transferiram, confesso que não gostei pois estava bem em SP.
    Aconselho a todos ASPs que estão longe do seu lar, principalmente os casados,
    Que levem a família para perto de você seja onde for e deixem essa coisa de transferência de lado isso é uma paranóia que acaba com a gente,
    Sei que é difícil mas ter a esposa e filhos por perto é recompensador.
    Se for solteiro (a) aproveite faça uma faculdade, estude, se especializa em uma outra profissão pra fazer outros concursos, conheço vários exemplos de colegas de trabalho que estudaram estão bem melhor se estivesse nessa Secretaria.
    Abraços e que Deus cuide e guarde todos nós.

    ResponderExcluir
  51. Porra, sem comentários, não sou funcionário do estado, nem mesmo trabalho nos presídios sou advogado do ramo empresarial e gosto de ler noticias deste blog, e como em qualquer área de trabalho, pessoas uma hora fraquejam, só tenho uma coisa a dizer: força! você sairá dessa, procure um profissional: um psiquiatra sei lá, já passei por isso, sai do fundo do poço e hoje estou bem, lhe desejo apenais uma coisa, NÃO DESISTA, você é importante ! Todos temos nossa importância...

    ResponderExcluir
  52. Eu já passei por isso e venci. Você vai sair dessa, se apegue com Deus que a sua vida vai mudar. Fica com Deus.Estou orando por você. Não esqueça que você é muito importante para Deus.

    ResponderExcluir
  53. À 17 ANOS ATRÁS, QDO FUI O EXAME DEMICIONAL PARA INGRESSAR NO SISTEMA PRISIONAL, O MÉDICO ALERTOU ME, QUE O MEU NOVO LOCAL DE TRABALHO, É UM AMBIENTE "CARREGADO" MENTAL E ESPIRITUALME, PIIS, LÁ VC VERÁ DE TDO, COLEGAS DROGADOS, ALCOÓLATRAS, SUICÍDIOS E UNS CONTRA OS OUTROS, PORTANTO GUERREIROS, TEMOS QUE TOMAR CUIDADO COM NÓS MESMOS E COM OS DEMAIS COMPANHEIROS, PARA NÃO CAIRMOS NAS ARMADILHAS DO "INIMIGO ", NÃO TEM BOM NÃO IRMÃOS, TDS ESTAMOS SUJEITOS A TENTAÇÃO, DEVEMOS ORAR NA ENTRADA E NA SAÍDA, DAR PRIORIDADE À NOSSA FAMÍLIA, SAÚDE E LAZER, PEÇO HUMILDEMENTE À TDS QUE SEJAMOS + UNIDOS, VAMOS SE PREOCUPAR + UNS COM OS OUTROS, ASSIM TEREMOS A PROTEÇÃO DO ESPÍRITO DO SENHOR EM NOSSAS VIDAS; BOA NOITE IRMÃOS E Q NOSSSO PAI CELESTIAL ABENÇOE À TODOS.OBS: SE ALGUÉM PRECISAR DE UM AMIGO PARA CONVERSAR, POSSO SER ÚTIL E ESTOU À DISPOSIÇÃO. JOÃO PESSOA(FACEBOOK).

    ResponderExcluir
  54. Estamos em uma luta constante para sobrevivermos,uma batalha onde qq guerreiro é importante,não se entregue ao "inimigo" ,TUDO PASSA NESSA VIDA ,TANTO OS MOMENTOS BONS COMO OS RUINS,OS MOMENTOS RUINS SERVEM PARA VC IDENTIFICAR OS BONS,EM NOSSO TRABALHO NÃO EXISTE"MOTIVAÇÃO",NADA NESSA VIDA ACONTECE POR "ACASO"EXISTE ALGUM MOTIVO PARA ESTARMOS AKI LUTANDO, PODE TER CERTEZA DISSO.

    ResponderExcluir
  55. No mundo passará por aflições. Eu sei que é difícil meu irmão, as dificuldades são imensas, mas pense nesse emprego como uma preparação de Deus. E um emprego difícil mas precisamos vencer as dificuldades a cada dia e Cristo pode nos ajudar assim como me vem ajudando a cada dia, busque a Deus em oração e Ele te ajudara a vencer estes momentos difíceis.

    ResponderExcluir
  56. Nunca corra atras das borboletas,faça um jardim ,elas viram até voce,assim voce achara não quem voce estava procurando,mas sim quem estava procurando voce.(Mario Quintana).Não procure a felicidade ela esta procurando voce.

    ResponderExcluir
  57. eu estava com problemas de depressão eu ñ procurei igreja, nem religião e nem asp de cristo eu fui procurar o médico da area q é o psiquiatra e hj eu estou ótimo e voltei a trabalhar.

    ResponderExcluir
  58. concordo cm o comentário acima do anonimo, se igreja e religião curassem problemas de depressão, os manicômios estariam vazios é só fazer o tratamento cm o psiquiatra q tudo volta ao normal esses pseudos enviados de JE$U$ só rindo kkkk

    ResponderExcluir
  59. Olá, sei que a vida é cheio de caminhos, cada caminho nos monstra que somos mais do que pensamos que somos. Procurar o caminho da ajuda neste momento é a melhor experiência que você terá na sua vida, pode acreditar, será mais do que pensa ser.

    ResponderExcluir
  60. É VERDADE IRMÃOS, OS MANICÔMIOS ESTÃO CHEIOS DE DOENTES PSIQUIÁTRICOS, ENTUPIDOS DE PSICOTRÓPICOS E "GROGUES", MAS É ISSO AÍ, NA VIDA TEMOS DE TDO, ESPERO QUE OS Q PRECISAREM UM DIA, FAÇA UMA BOA ESCOLHA, BONS CONSELHOS INDEPENDEM DE RELIGIÃO, BASTA SER CRISTÃO, APESAR DE HAVER PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE DEUS, VAMOS PROCURAR AJUDAR O PRÓXIMO, SEM HIPOCRISIA E DEBOCHE, BOM DIA.

    ResponderExcluir
  61. há cerca de 02 anos a imprensa divulgou um rapaz dentro de uma igreja evangélica deu uma crise epilética, os enviados de JE$U$ começaram a espancar o homem dizendo q ele estava cm o satanás q inclusive acabou morrendo povo ignorante amém JE$U$.

    ResponderExcluir
  62. Quando o funcionário tira uma licença psiquiátrica, casos de depressão sindrome do pânico, e outras pertinentes ao nosso trabalho, as pessoas de trabalho não tem a menor compaixão, logo dizem "esta metendo o loco", pessoas até param de falar com vc, os diretores lhe tratam como se vc fosse lixo, niguém tenta lhe ajudar, só criticar, esta secretaria não è séria infelizmente!!!!

    ResponderExcluir
  63. qualquer pessoas q estiver cm problemas psiquiátricos e procurar essas igrejas q cada esquina tem uma, ela vai sair de lá mais louca porque tudo pra eles vc está cm o satanás rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  64. SEI Q OS CAPANGAS DA S.A.P. LÊEM ESSE BLOG E GOSTARIA DE FAZER UMA OBSERVAÇÃO QUANTO A ATUAÇÃO DOS DIRETORES DESSA P.F.C POIS,SÃO VÁRIOS FUNCIONÁRIOS QUE RECLAMAM DA OPRESSÃO DESSES DIRIGENTES,GOSTARIA DE TRABALHAR LÁ PRA VER QUEM IRIA SE MATAR...EU QUE NÃO SERIA. IRIA MATÁ-LOS DE RAIVA.

    ResponderExcluir
  65. Se já passou pela minha cabeça cometer suicídio? Sim!
    Motivos:Falta de perspectiva na vida. Apesar de ser servidor público a quase uma década começa a bater um desânimo que não sei de onde vem. Mas ai vai uma lista de negativas:
    Perspectiva de salário ruim para a função que faço(que nós fazemos). Sensação de estar enxugando gelo. Má vontade da Administração Penitenciária na qualidade de vida do Agente.
    Nesses poucos anos que estou na função vi muitos colegas sendo perseguidos injustamente, tomando bonde do nada. Fofocas.
    Sim, eu sei que temos a chance de fazer outra coisa na vida, estudar, passar em outro concurso melhor. Uma coisa que me deixa intrigado é auxilio alimentação da nossa secretaria. É uma vergonha. Enquanto cargos de ensino fundamental do Ministério Público recebem 700 reais de vale a alimentação, Tribunal de Justiça vinte e poucos reais por dia e nós...vale miséria.
    Essas coisas me deixam realmente triste. Lembro até hoje a felicidade que tive quando fui nomeado e tomei posse.
    Hoje não posso dizer o mesmo. O negócio é continuar trabalhando e estudar pra outra coisa porque assim não dá!

    ResponderExcluir
  66. Querido Amigo(a), perante a lei divina quem atenta contra a própria vida não tem perdão, seja em qualquer circunstância e/ou dificuldade que esteja passando nada justifica! não estou aqui para falar de religião seja ela qual for cristã, católica, cardecista etc... se sim do Amor pleno de Deus por nós, pois não existe problemas sem solução amigo, Jesus te ama, sua família embora distância, se tiver Filhos, seus colegas, pensa como uma postura desta você teoricamente acabaria com seus problemas aqui e depois?? já pensou como seriaa??... puniria injustamente quantas pessoas que te ama de verdade e digo mais existe sim um proposito muito maior que este proposto para todos nós. Existe sim uma luz no fim do Túnel, não desanime, se não tem forças para prosseguir peça ajuda!!! não se envergonhe tenho certeza que encontrara ajuda. Força guerreiro os humilhados serão exaltado, o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã!!! não sou evangélico porém vou deixar a sugestão de uma igreja que dentre tantas que estão criando ainda é uma igreja séria e tradicional, é a DEUS E AMOR, lá você encontrará a resposta para seus problemas, receberá oração e ainda se Deus permitir revelações!!! Graças a Deus não me encontrei nestas circunstancias mas já precisei deste tipo de ajuda e foi muito válida, crê em Deus e sobreviverás. Por fim faça a sua parte e deixa Deus agir na sua vida, ignore as dificuldades seja elas pessoais ou profissionais, com o tempo tudo se acerta, nada é por acaso!! e sim talvez passamos por momentos difíceis para dar mais valor a tudo até nas pequenas coisas, já pensou nisso??

    ResponderExcluir
  67. o fundador desta igreja seu dinheiro é amor foi preso na ex casa de detenção por estupro q bela indicação em anônimo rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  68. só rindo desta indicação do anônimo indicando a igreja deus é amor o falecido fundador desta igreja davi martins miranda foi hóspede na extinta casa de detenção morador no pav.02 no de 1959 até 1962.

    ResponderExcluir
  69. os comentários acima dos anônimos são verdadeiros é uma pena q muitos prontuários foram queimados numa rebelião em 1985 o artigo do fundador da igreja deus é amor sr davi miranda era 213 (estuprador).

    ResponderExcluir
  70. Querido companheiro de serviço, sei que não é fácil, pois também já passei por isso "longe da família, dor, choro, e sem nenhuma expectativa de uma transferência para próximo de casa", mas um dia durante a minha angustia, alguém me disse algo, que agora digo a você. " Ei, levanta a cabeça, ânimo, vc é especial... porque enquanto muitos tentam e não conseguem, vc conseguiu passou em um concurso publico muito concorrido. Mais especial ainda vc é porque todo o mês seja seus pais, filhos, parentes ou amigos, esperam sua chegada anciosos para te dar aquele abraço carinhoso, imagina o quanto que vc é importante a eles e como eles sofreriam sem vc. Busque a Deus, pois pra mim Ele foi a única saída, que encontrei, busquei diversas alternativas, mas somente Ele me deu paciência e sabedoria para passar por tal tribulação. Também lhe aconselho, para não ficar só pensando nisso, busque alternativas para distrair a mente, como praticar algum tipo de esporte, uma acadêmica, natação, aprender a tocar algum instrumento musical, coisas que vc possa interagir com outras pessoas. Pois na angustia acabamos por se isolar do mundo a nossa volta, o que é o pior erro, pois a tendência é piorar a situação cada vez mais. Então meu irmão, busque a Deus pois Ele é poderoso hoje e o será sempre, para resolver qualquer tipo de causa "Todo poder me foi dado no céu e na terra" Mt. 28:18. E nunca esqueça ocupe a sua mente só assim conseguirá passar por esta situação. Um abraço fraterno e que o nosso bondoso Deus lhe abençoe grandemente.

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.
Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.