quarta-feira, 13 de junho de 2018

Qual sua opinião sobre o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública).


Estou me recuperando após a cirurgia, com cicatrizes e hematomas gigantes na cabeça, mas firme e forte e ouvindo de vários amigos que cicatrizes são marcas de vitórias, comecei escrever um texto sobre o SUSP pensando sobre o que influenciaria na nossa classe, mas os remédios não me deixaram uma concentração 100%, como faltam poucos dias para diminuir a dosagem, voltarei mais firme na escrita, diante disso, peço colaboração aos amigos que deixem sua contribuição abaixo em comentários, sobre o que você entende que vá mudar para nós com a sansão do SUSP...

Posto uma matéria do G1 aqui, mas é óbvio que não será baseado em apenas uma matéria do G1 para tomarmos partido ou consciência, é preciso ler e reler a lei que cria a SUSP na íntegra.

Mas acredito que muitos amigos já leram.




Veja matéria do G1.



Temer sanciona lei que cria Sistema Único de Segurança Pública

Temer veta artigo que equiparava trabalho policial dos agentes com policiais, mais uma jogada do governo para abocanhar a grana do fundo penitenciário.



O presidente Michel Temer sancionou nesta segunda-feira (11), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O texto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, estabelece diretrizes para a atuação conjunta de diferentes órgãos de segurança federais, estaduais e municipais. Farão parte do sistema, por exemplo, a Polícia Federal e as polícias civis e militares.

Para o presidente, a criação do Susp é um passo "importantíssimo" no combate à violência no país. Ele disse que integração é o principal conceito a ser utilizado pelo Ministério da Segurança Pública, que vai coordenar o programa.

"Hoje damos passo importantíssimo para dar mais tranquilidade ao povo brasileiro. O Susp, eu estou certissimo, que estará logo incorporado no vocabulário do povo", afirmou o presidente.

"Temos de levar adiante a ideia da integração. A questão-chave para criação do Ministério da Segurança é integração", completou ele.

Na solenidade, Temer também assinou uma medida provisória que transfere recursos de loterias para o Ministério da Segurança Pública.


Susp
O objetivo é que o novo sistema padronize os procedimentos no setor de segurança pública. Para isso, os órgãos que fazer parte do sistema deverão compartilhar informações e promover troca de conhecimentos técnicos e científicos.


Principais pontos do sistema:


Operações combinadas, planejadas e desencadeadas em equipe;
estratégias comuns para atuação na prevenção e controle qualificado de infrações penais;
aceitação mútua dos registros de ocorrências e dos procedimentos apuratórios;
compartilhamento de informações;
intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos.



Os registros de ocorrência policial e as investigações também terão que seguir um padrão.


Caberá ao Ministério da Segurança Pública pasta fixar metas anuais, de acordo com a competência de cada órgão, que deverão ser baseadas em indicadores públicos para demonstrar os resultados de forma objetiva.


A nova lei também cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que estipula princípios para a atuação dos órgãos de segurança, como o uso comedido e proporcional da força.



Por Fernanda Calgaro, G1, Brasília



49 comentários:

  1. A
    R
    E
    I
    A
    !

    Desculpinha prá meterem a mão no fundo penitenciário!

    ResponderExcluir
  2. Eles estão desprezando, um importante trabalho, afinal a maioria das ordens pro crime, parte da prisao,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo,o elo mais importante da corrente está sendo deixado de fora...

      Excluir
  3. Bom dia, companheiros! Penso que todo e qualquer esforço do governo, em qqr esfera, para diminuir e combater a criminalidade é válido. O SUSP, mais do q uma integração dos diversos órgãos de segurança, deve enfatizar uma criação, reestruturação e/ou incremento dos setores de inteligência. É com inteligência q se combate o crime. Deve-se repensar, também , a médio e curto prazo, em institutos como a audiência de custódia. Se nestas audiências estiverem presentes o órgão do MP, autor do fato, vítima, condutor da ocorrência, juiz e se não houver necessidade de provas periciais que demandem mais tempo para sua produção, deveria haver o julgamento do acusado (isto é celeridade da Justiça). O cidadão comum teria a sensação de que a Justiça funciona neste país (embora, infelizmente, menos para uns e mais para outros!). E continua firmão aí, jenis! Vc vai melhorar cada dia mais! Abç! emanuel

    ResponderExcluir
  4. eu ñ quero poder de polícia, eu quero é poder de compra kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Para o asp, nunca vai chegar nada,nunca dá certo nada,sempre que tem algo de bom para categoria ficamos de fora em tudo. O ladrão é melhor tratado pelo governo do que a gente.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia observando os fatos fico com a ideia que somos apenas um grupo que foi usado para que outros usufruam de nosso benefícios sem ao menos reconhecer nosso valor ou mesmo a importância que os agentes e aevps representam dentro desta esfera da segurança pública lamentavel e quem realmente nos representara diante destes acontecimentos

    ResponderExcluir
  7. Um governo que é dirigido por um ser que foi gravado e exposto em rede nacional com acerto de falcatrua e corrupção pelo próprio corruptor ou seja pelo dono da JBS, o que podemos esperar, na minha opinião o que querem e como o colega anônimo disse as 05:20,querem dinheiro para se apossar ou seja querem o bilionário fundo penitenciário, esse ser esta na eminência de uma nova denuncia pelo MPF, e como das outras duas vezes só o dinheiro dos otários como eu e o resto dos cidadãos representados pelos impostos cobrados pelo fisco poderá salva lo novamente. Só falácia e utopia para inglês ver.

    ResponderExcluir
  8. o que voce espera de um Governo que nao reconhece os seus direitos te paga insalubridade grau maximo e diz que nao tem direito aposentadoria aos 25 anos, te paga o RETP e nao considera o teu serviço de natureza policial, ele esquece quem tranca o ladrao e´`os Agentes penitenciarios, tira a trave do teu olho TOBIAS.

    ResponderExcluir
  9. A iniciativa é válida para a questão da segurança, porém nós agentes somos vistos pelo governo com função social e não policial, e não acredito que um dia a função será equiparada a carreira policial, pois cada vez mais teremos unfluencais de você tratados e organização de direitos humanos que tem da função a mesma visão que o governo. Melhoras ai Jenes!

    ResponderExcluir
  10. Quer diminuir a criminalidade?Pena de morte pra quem matar, prisão perpétua pra quem estuprar, fim da visita íntima,fim dos jumbos, aumento do rigor e disciplina dentro do sistema penal.Esse SUSP é mais uma desculpa para meter a mão no fundo penitenciário!!!Canalhas!!!

    ResponderExcluir
  11. O artigo que ele vetou, seria o mais interessante para a nossa categoria, pois iriamos passar a ter direito como aponsentadoria integral especial nos moldes da policia.
    Do resto que foi aprovado para nós tanto faz como fez.

    ResponderExcluir
  12. MEUS CUMPRIMENTOS JENIS ESTAMOS JUNTO COM VC. NOS NOSSOS PENSAMENTOS E ORAÇÕES. QUANTO AO SUSP, TEM UM CARA OU UM GRUPO NA CAMARA JOGANDO CONTRA OS AGENTES, SEMPRE NA HORA DE FAZER O GOL, E ANULADO, PODE REPARAR, SE NOS ESTIVESSEMOS ENTRADO COMO EQUIPARAÇÃO POLICIAL, ERA MAIS FACIL APROVAR A PEC 14 DEVEM TER MAGOAS DOS AGENTES , PODE OBSERVAR TODAS AS VEZES QUE VAMOS CONSEGUIR ALGUMA COISA , UM MISERAVEL VAI LA E MUDA TUDO,ALGUEM MUITO FORTE LA DENTRO E CONTRA OS AGENTES.

    ResponderExcluir
  13. Mobilização geral para derrubada do veto, o compromisso é nosso,vamos pressionar os deputados e senadores. A reeleição do congresso dependerá da derrubada do veto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Marcio, vc ta certo! O interessante é q dos deputados e senadores q la estao, os q teem um posicionamento digno nao sao do estado de sp. E como nao tenho a menor intencao d mudar de estado, vou mudar de candidatos para o legislativo (a menos q seja surpreendido por algum fato relevante dos q la estao). Penso q temos q votar em pessoas novas (q sejam honestas). Somente desta forma eliminaremos as atuais quadrilhas q se instalaram no poder (e torcendo para os q elegermos nao formarem novas quadrilhas). Concordo com o marcelo ihp q postou q pra nós, agentes, o mais interessante seria o artigo q o temer vetou. É lamentavel! emanuel

      Excluir
  14. Por onde anda a Tartaruga Sedex e do Gato Ventania?
    Particularmente eu me divertia muito com os comentários do "doido"

    ResponderExcluir
  15. nunca serão jamais serão nuncaaaaaa.

    ResponderExcluir
  16. AOS QUE SÃO CONTRA O PODER DE POLICIA E CONTRA A PEC 14,ESTÃO COMPANHEIROS EM LUGARES ERRADOS, PEDE PRA SAIR E VAI CORTAR CANA.E ALEM DO MAIS FICA USANDO ESSE BLOG TÃO SERIO PARA FAZER PIADINHAS.RESPEITO.

    ResponderExcluir
  17. eu quando prestei o concurso foi para ser agente penitenciario , (funcionario publico) não fiz para ser policia, se eu quisesse ser policia teria feito concurso para policia, continuo sendo agente e quem quer ser policia va fazer concurso para tal, que usar revolver, paga de policia vai ser feliz mas la na policia nao aqui de agente,
    tenho minha opiniao e é esta , policia é policia, e agente é agente .

    ResponderExcluir
  18. só vai sobrar bucha pra nós agentes, podem ter certeza, salario vai ficar esta bosta, condiçoes de trabalho esta merda, mas vai chegar muita bucha, e vai sobra para nós os tontos de plantao, da carceragem, nós do fundão , etc

    ResponderExcluir
  19. Susp é só para utilizarem de todo nosso trabalho sem nos recompensar, pois tudo passa pelo nosso sistema, nos que unificamos os dados prisionais pesquisando rgs criminais, colhendo informacoes e dando nossa cara a tapa, temos o maior banco de dados, temos o fundo penitenciario, o que fizeram foi apenas pegar o que é nosso para utilizarem.

    ResponderExcluir
  20. Ja disse pra vcs esquece policia penal e mais coisas vai na opinião dinossouro a caminho de 30 anos sai fora que é tudo areia melhor filiar sindcop ale vem ai

    ResponderExcluir
  21. E o salário do guarda só defasado.

    ResponderExcluir
  22. Tiracão TOTAL com o ASP...Bombeiro no Susp....kkkkk...tem Gp fica babando ovo para Governo...vai t%#&@a...3,5 % e agora essa..kkkk...tem que fazer o arroz com fejão olhe láaa...que inteligencia nossa....sai quente no chavão Susp!...bombeiro???kkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. eu desenvolvo as atividades da maneira em q o governo me trata ,, vou no ritmo em q a correnteza esta .

    ResponderExcluir
  24. Cada derrota dessa fico muito triste vejo a esperança de reconhecimento nós olhos dos asp e aevp .
    Trabalhadores que merecia esse reconhecimento

    ResponderExcluir
  25. Depois dessa cairei fora do GIR, chega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te respeito, mas não vou perder a oportunidade.
      Não sou do Gir e nunca vou ser.
      Se eu tiver que tirar dinheiro do bolso será pra investir em outra faculdade e não em fardamento, cursos e apetrechos.

      Excluir
    2. Isso se seu consignado permitir Ze

      Excluir
  26. ASP QUER DIRIGIR BONDE, IR PRA FÓRUM E FICAR ESCORADO EM UMA SALINHA NA ADM, O RESTO QUE SE EXPLODA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, ASP não quer nada!! E merecemos ser tratados e vistos como somos...

      Excluir
  27. Ola meus colegas de sistema Penitenciário, cada vez mais somos esquecido pelo Governo!!Mas quando a situação aperta no sistema , somos nós que estamos na linha de frente!!! Estou enojado cada vez mais !!! Abs

    ResponderExcluir
  28. LEIAM A MATERIA NO G1. E O TEMER AINDA NOS PREJUDICA NESTA SUSP! OPERAÇÃO Q COMEÇOU COM AQUELES MANUSCRITOS "POSSIVELMENTE RELEVANTES" E Q SAO ENCONTRADOS EM TODAS AS BLITZ. emanuel-
    "Polícia faz operação contra facção em 14 estados" (...) "As investigações começaram a partir de trechos de manuscritos encontrados nos esgotos do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau( ...)".

    ResponderExcluir
  29. Antes da nosso categoria ser da justiça,segurança pública utro órgão deveríamos ser mais unidos,ter mais respeito com o colega do trabalho,parar de ficar reclamando da vida,ficar todo plantão falando mal da família dos outros,ficar se encostando no colega de trabalho para não trabalhar e ficar babando ovo de chefe e tudo dizer amém,ficar com falsidade com colega somente para se beneficiar.

    ResponderExcluir
  30. Pessoal reclama mais ninguém larga o osso,quem ganha este salário com ensino médio?ou quem que fica pagando de advogado quer largar o trampo de guarda para ir advogar lá fora??kkkkk

    ResponderExcluir
  31. Será que o gato ventania está vivo ainda?

    ResponderExcluir
  32. O gato ventania chapou e pediu exonerou.

    ResponderExcluir
  33. O ventania foi visto no complexo de hortolandia...

    ResponderExcluir



Seu comentário é bem vindo, porém não será postado caso o moderador entenda que existam ofensas ou que não se aplique ao assunto da postagem.

Identificando-se, sua crítica, favorável ou contrária, terá mais credibilidade e respeitabilidade junto aos leitores.

Comente a postagem, para perguntas ou bate papo com o autor do BLOG,
jenisdeandrade@yahoo.com.br,
Jenis de Andrade no Facebook.